A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - Outra Volta do Parafuso

Francisco M. 23/01/2021

A outra volta em torno de si mesmo
Li este romance por recomendação de um youtuber... a primeira vista tive a impressão de ler algo como Arthur Conan Doyle, pois o estilo doyliriano da narrativa é comparável para tal.

mesmo assim James consegue construir uma narrativa cativante com surrealismo contundente através do discurso indireto, o que nos desafia a imaginar muita coisa ao decorrer da narrativa...

cheio de "sê" e "porquês" o autor nos traz um romance com desfecho inusitado e muitas vezes considerado "decepcionante" para alguns que não entrou não entrou no clima de uma história contada as voltas de uma lareira.

Jéssica 21/12/2020

Sensação de que falta algo
"A outra volta do parafuso" começa extremamente bem. Um grupo de pessoas sentadas em volta de uma lareira contando uma história de terror é uma imagem excelente.

Até a metade do livro eu estava empolgada com a leitura, mas depois parece que nada novo acontece e tudo passa a ser uma repetição de eventos.

Pra quem assistiu a série primeiro, leiam o livro conscientes de que a maior parte dos acontecimentos de lá não chegam a entrar na obra.

Nessa 19/10/2020

Esperava algo
Parece bobagem mas esperava mais. Talvez um susto , uma tensão maior. Porém , a maneira como é escrita nos faz desejar saber mais é mais do que acontece. Para mim lá no meio ficou um pouco repetitivo. No geral é um bom livro de fantasmas, mesmo sentindo falta de algo mais .

Erica 07/09/2020

Se não fosse tão chato, seria um bom terror... mas a quantidade de frases deixadas nas entrelinhas torna o livro entediante ao invés de amedrontar

z..... 08/08/2020

Edição Rideel (Coleção Aventuras Grandiosas, 2009)
Li na adaptação em resumo da Rideel e pretendo conferir o texto integral também.

É uma obra incrível, não pela questão do surrealismo fantasmagórico em si, de suspense aterrador, mas pelo contexto que torna explícito a importância e diferenciação do amor dos pais na vida dos filhos.
Flora e Miles, crianças orfãs, vivem cercadas de luxo e comodidades, mas falta-lhes a presença e comunhão paternal, ainda que tenham preceptores rotineiramente. Essa ausência e indiferença as torna fragilizadas e suscetíveis à influência maléfica, que o autor direciona na aproximação de dois fantasmas creditados a falecidos empregados da casa que, convenhamos, foi concebida também para parecer e evocar algo sinistro. Convenhamos também, fantasma qual o quê... Demônios.
A chegada de uma nova preceptora, que se mostra mais interessada, coloca os espectros fantasmagóricos em choque com ela, aterrorizando e influenciando ainda mais negativamente as crianças.
Chega de spoiler, leia a obra e veja os desdobramentos finais...

Fiquei direcionado à essa percepção porque me fez lembrar do trabalho em um abrigo. Essa visão de criança desamparada, em situação de abandono, suscetível à influências diversas por conta da ausência dos pais, de fato ou por negligência, se fazia notar de muitas maneiras. Havia estrutura boa em apoio a elas, mas não substituía o amor dos pais. Este é como um escudo, através do qual Deus opera, e essa ausência era sentida. Tinham situações variadas que as levavam até ali, como maus tratos, abandono, influências de más companhias, precocidade para sexualidade ou sedução do crime. Em todas, uma suscetibilidade grande para ilusões e sentimentos negativos que se apresentavam.
Enfim, muitas histórias presenciei e o pensamento maior com a leitura foi a falta da mãe e pai nas vidas, escudo em amor que faz diferença, protege e guarda.

Leitura na quarentena em Macapá....

Léa Diógenes 24/07/2020

A outra volta do parafuso, começa com um grupo contando histórias de assombrações na véspera do Natal. Douglas ao perceber que as histórias não eram tão assustadoras assim, resolveu contar uma história que realmente aconteceu, após o clima de suspense preencher o ambiente, rapidamente a história muda de narrador, agora que conta o assombro episódio de duas crianças e dois fantasmas é uma jovem governanta de 20 anos, que enfrenta seu primeiro trabalho. A jovem que não menciona o seu nome, estava em busca de emprego, quando ver um anúncio em um jornal, um homem milionário sem nenhum paciência para crianças procurava alguém para cuidar dos seus sobrinhos órfãos. A governanta aceita o trabalho, sabendo que após chegar em Bly a residência onde morava os pequenos, ela não poderia mais incomodar o tio, ele não queria saber nada do que acontecia, e todas as decisões cabiam a ela.
Assim que a governanta chegou se encontrou com Bly a casa era linda assim como os jardim, porém tudo mudou quando ela viu um fantasma, porém como ela tinha se apegado às crianças a governanta começa a investigar o motivo dos fantasmas estarem assombrando a casa.
Minha opinião 👻👻👻
Essa é a segunda vez que leio esse livro, e assim como na primeira vez terminei rapidamente, apesar de ser uma história muito interessante, o autor deixa algumas questões em aberto. Tipo: eu senti que o autor começou interessado e depois se desanimou com o enredo e quis finalizar logo e com a ansiedade em terminar deixou vários pontos soltos, questões sem respostas como:
✓ Que fixação(objetivo) era essa que os espíritos tinham com os garotos?
✓ Que relação os fantasmas tinham quando estavam vivos? Eram namorados?
✓ Qual era o plano dos fantasmas?
A história brinca com o leitor, ela brincou comigo, em alguns momentos pensei que o relacionamento da governanta com o garotinho não era saudável, enfim, existe no livro muitas situações deliberadamente ambíguas e complexas, sinto que cada leitor terá uma experiência diferente.

site: https://www.instagram.com/p/B_fXvHDD9zB/

Luana Lavareda 03/07/2020

Louquinho
É assim que eu defino esse livro kkkk Não me prendeu como eu imaginei antes da leitura, mas confesso que fiquei instigada o bastante pra depois ler explicações... e li teorias que eu nem imaginei
Luana Lavareda 06/11/2020minha estante
Quem puder assista A Maldição da Mansão Bly na Netflix!!! É uma série apenas inspirada nesse livro, portanto não é o mesmo enredo, mas INCRÍVEL

Rafaela.Maria 16/04/2020

Diferente
Uma leitura muito diferente do que estou habituada. É uma leitura fácil, tranquila e cheia de movimentos. No início, você não entende muito bem o porquê do título, mas, ao se aproximar do final, a frase é mencionada e todo o desfecho passa a ter uma significação; talvez confuso, já que estamos lidado com uma literatura que envolve misticismo.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Histórias de terror em dias chuvosos

Letícia 24/03/2020

Interessante porém lento
Bom livro, com um desenvolvimento interessante, mas em algumas partes o ritmo é lento e se torna um pouco entediante.

Andre 22/03/2020

Se fosse pra definir em apenas uma palavra seria: Angustiante. Acompanhamos a história de uma jovem contratada para ser governanta em uma casa no campo e cuidar de duas crianças órfãs as quais o tio (solteirão rico, atraente e contratante da jovem) faz questão de não ter o menor contato, não querendo nem mesmo receber notícias delas.
Algumas coisas estranhas começam acontecer e a gente se depara com um mistério que enquanto parece levar a moça ao limite da loucura, nos leva junto em sua angústia.

Rodrigo 01/03/2020

Forte
Que leitura formidável. Um livro relativamente pequeno, mas com tamanha narrativa que me deixou preso do início ao fim.
Formidável!

Magasoares 21/02/2020

Confuso
Estória muito difícil de entender. Só para quem tem um QI acima da média. O meu é muito baixinho ^^