O Médico e o Monstro

3.88842 4302

Resenhas - O Médico e o Monstro

Isaah 10/01/2015

Clássicos geralmente têm a fama de serem um pouco massante ou "arrastados", contudo, lido em um dia, Dr. Jekyll e Mr. Hyde possui uma leitura bem rápida e dinâmica.
A história é contada em 3º pessoa, sob a visão de Mr. Utterson, um advogado e amigo íntimo do Dr. Jekyll.
Ele observa e acompanha todos os estranhos acontecimentos na cidade, após a aparição do misterioso Edward Hyde, e com seu amigo Henry Jekyll, que se mostra à cada dia mais recluso.
Todo o mistério é descoberto por Mr. Utterson através de cartas, e é com estas que o livro termina.

Possui um alto teor psicológico , fazendo reflexões sobre a dualidade que habita o ser humano, a facilidade que o "outro lado" possui em nos seduzir, e após liberto ficar mais forte, que causa, diversas vezes, a perda do controle sobre si. Interessante e profundo, para quem sabe enxergar.

Todavia, com prepotência ouso julgar um clássico, com a única observação de ter sempre acreditado se tratar de um romance em primeira pessoa (um clássico poucos são os que leem, porém todos conhecem a premissa). Não que de alguma forma tenha prejudicado o texto, no entanto, a impressão que fica é que a experiência em primeira pessoa, ou do ponto de vista do próprio Dr. Jekyll, seria ainda mais profunda e instigante.

Um clássico não recebe este título à toa. Sobrevivente há mais de um século continua genial e com impressionante leveza para ser lido e admirado

Lucas 20/12/2014

Que livro fantástico! me prendeu por muitas horas.

Ricardo R. de A 01/12/2014

Livro Inacreditável!
O suspense ronda toda a história e de fato envolve o leitor em uma agoniante tentativa de reconhecer quem é o estranho Mr. Hyde, sujeito de caráter maléfico e que leva toda a trama em suas costas.
É impossível você tomar medidas precipitadas sobre o livro, pois o seu carro-chefe é o fim, onde toda a ansiedade de descobrir o real desfecho da história é sucumbida pela surpresa de algo incerto.
Robert Louis Stevenson acerto em cheio e conseguiu formular algo atrativo, tornando uma simples história em um clássico, só pelos simples fato de saber manusear o mistério e conseguir encaixar todas as mínimas peças na histórias, visto que, de um modo decisivo para o enredo, todas as cenas descritas são no final unidas, e o mais impressionante é que durante a leitura você fica quase perdido com tanto mistério, para que no final tudo se encache e você compreenda todos os fatos.
Bem, não é pra menos que este livro é um dos 3 clássico do gênero gótico e uma peça importante para literatura inglesa. Além de que retrata bem a possibilidade humana de obter duas personalidades, claro que se um mais dramático, contudo é bem perceptível a mensagem.
Portanto, para aqueles que realmente gostam de sentir a ansiedade e que adoram tentar desvendar mistérios, aconselho que leiam o livro e formule hipóteses antes mesmo do fim, e veja se oque você interpreta, bate bem a com realidade e tenha o poder de terminar a história você mesmo!

Nat 19/10/2014

Mr. Utterson, advogado, descobre um episódio envolvendo um sujeito chamado Hyde. O mesmo Hyde que tornou beneficiário do testamento de um grande amigo seu, Henry Jekyll. Utterson sai em busca de explicações sobre o tal homem com outro amigo e também conhecido de Jekyll, o médico Lanyon. Ele descobre quem é o homem, mas não entende de onde surgiu a repulsa instantânea provocada pela aparência dele. Utterson tenta descobrir também porque Jekyll confia tanto em Hyde, mas o amigo não explica. Até um crime cruel ter Hyde como suspeito, o que faz Jekyll cortar qualquer que fosse a relação com o misterioso homem e começar a viver bem novamente. Quando Lanyon se diz não mais amigo de Jekyll e morre, Utterson percebe que o amigo começou a agir de modo estranho de novo. No dia em que Poole, mordomo de Jekyll, aparece com um pedido de ajuda, o advogado percebe que está na hora de esclarecer aquela situação de uma vez por todas. Mas o que ele descobre não chega perto de suas suspeitas mais loucas.

Eu conhecia essa história, mas nunca havia pensado em ler o livro porque não faz meu estilo. Mais uma vez, me surpreendi gostando da leitura. Mesmo quem não curte terror psicológico, não consegue largar o livro porque também fica absorvido pelo mistério de Hyde (eu fiquei, totalmente). Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/10/o-medico-e-o-monstro-robert-louis.html

Lord Eduardo 11/10/2014

Uma obra bem feita
O autor realmente um grande desafio próprio ao fazer este livro e para mim ele sem dúvida conseguiu criar um suspense, terror e um medo que mesmo leve é feito com muito talento pelo autor.
As pessoas deviam ler esta obra porque é realmente muito boa e surpreendente.

car 26/09/2014

O medico e o montro
O medico e monstro
Dr. Jekyll and Mr. Hyde (Dr. Jekyll and Mr. Hyde) é um filme estadunidense de 1931, dirigido por Rouben Mamoulian. É uma das muitas adaptações feitas para o cinema e televisão do livro de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro, publicado em 1885.
O filme é rico no uso de técnicas narrativas e de imagem (algumas herdadas do cinema mudo). Rouben Mamoulian era, então, quase estreante, tendo apenas dirigido a película musical Applause, em 1929. No entanto, demonstrou domínio da técnica cinematográfica e usou-a com raro talento neste Dr. Jekyll and Mr. Hyde.
A trama da história está centrada no conflito emocional do protagonista. Frederico March incorpora excelentemente o personagem e supera os vícios do cinema mudo com seu talento interpretativo. Foi um dos poucos astros que passou dos filmes silenciosos para os sonoros sem perder o brilho.

-Quem quer saber mais pega o livro!!!kkkkk

Hernani 01/07/2014

somos todos duplos.
Se a nossa tradução (invenção) medonha para titulos de filmes estrangeiros teve algum início memorável, foi talvez com a tradução do livro mais conhecido de Robert Louis Stevenson. Traduzir O estranho caso do dr. Jekyll e do sr. Hyde como O médico e o monstro com certeza é uma façanha única dos brasileiros que não dão a mínima para o nome original de nada. Talvez na esteira das traduções brasileiras estão as produções hollywoodianas, que (quase) absolutamente nunca foi fiel a descrição dos personagens do livro. Digo “quase” porque alguma coisa se salva afinal. Só posso recomendar aqui o filme de Stephen Frears, O segredo de Mary Reilly, com Julia Roberts e John Malkovich. O filme segue pela visão da empregada da casa do dr. Jekyll, que no livro é somente mencionada. E a aparência entre os dois personagens é somente de detalhes na aparência, mais condizente com o livro. Vivemos numa época de pouco inocência literária, e qualquer criança sabe que no livro O médico e o monstro, o médico É o monstro. Não há mais surpresas nem sustos, talvez por isso os filmes tentem fazer o monstro cada vez mais monstruoso, mas apavorante (Hulk é um exemplo). Para mim um erro, pois o polido e refinado dr. Hannibal Lecter assusta muito mais com um “boa noite, Clarice” que os efeitos especiais mais deformantes e sanguinolentos.
O básico do livro todo mundo sabe, o médico toma uma poção e se torna um monstro. Mas o monstro do livro é um monstro moral, não físico. O senhor Hyde é, tão somente mais baixo e mais jovem que o dr. Jekyll (há algo simbólico aí que se explica no final). Claudica de uma perna e tem algo, nunca identificado, em sua fisionomia que incomoda que o encara, mas não tem desfiguração facial.
Grande parte do livro é narrado por terceiros que conhecem o dr. Jekyll e presenciam, estarrecidos sempre, as ações do sr. Hyde. Apenas no último capítulo do livro temos a versão, numa carta, dos acontecimentos pelos olhos do respeitável doutor. O intuito do autor era criar o suspense na época. Como hoje todos sabemos do enredo isso faz parecer que o livro é maçante. Mas principalmente a longa carta final do dr. Jekyll não somente é reveladora em como tudo se dá, mas é revolucionária ao acolher a “liberação” do senhor Hyde. O senhor Hyde é o selvagem primitivo que a sociedade reprimiu. Todos os sentimentos e sensações eróticas, instintivas e violentas tomam forma nas suas ações. Todas as suas ações são a liberação desse ser aprisionado por tanto tempo. O dr. Jekyll descreve esse seu lado, esse lado de todos nós, não como algo maligno ou imoral, mas como algo que deve acontecer. Nós não somos uno, somos um duplo. Habita em nós, em termos freudianos, o princípio de prazer e o de realidade, o Eros e o Thânatos. O dr. Jekyll quer que sejam independentes, Freud explica que são interdependentes.
A maioria dos críticos trata desse livro como um exemplar gótico pelo ambiente pesado e sinistro, e pela violência contida. Mas me parece que se encaixa melhor num romance psicológico, quase psicanalítico, já que coloca algumas ideias que só anos depois Freud exploraria. Stephen King, numa observação sagaz, diz que não tendo outro livro que se compare, esse é o livro que dá origem ao mito do lobisomem. O instinto animal dentro de nós, solto... no centro da sociedade.
Assim recomendo muito mais que se leia um livro profundo, com apenas 90 e algumas páginas (dependendo da tradução) do que perder tempo com efeitos especiais que não atingem nem a superfície do que somos feitos por dentro.Porque talvez não seja mesmo aleatório, como sugere Alberto Manguel, que entre o H de Hyde e o J de Jekyll fique o "i" (eu, em inglês).

Nicolas 29/05/2014

O Médico e o Monstro
O médico e o monstro e considerado por por min um excelente livro de horror e suspense, que me marcou profundamente eu (seus leitores). A história gira em torno do conceituado médico, Dr. Jekill, que vem se comportando de maneira estranha, chamando atenção de seus empregados e amigos. Cada vez mais isolado em seu laboratório, Jekill começa a preocupar Mr. Uterson, advogado e amigo do médico, principalmente quando de posse de seu intrigante testamento. E assim a historia fica cada vez mais emocionante u.u

Lina 22/05/2014

Bom, considerando os filmes como Hulk e desenhos animados que esse livro inspirou é um ótimo livro. Acho que a ideia é boa mas por conta do vocabulário bastante difícil de se entender e pelos vários personagens para saber me compliquei bastante na leitura, vários capítulos tive que ler mais de uma vez porque não consegui entender mas em geral é um livro de bolso bastante bom e interessante.

Isabelly 15/05/2014

Uma obra-prima!
Brilhante, a maneira com que Stevenson descreve os personagens, com uma escrita simples, mesmo assim, é como se você que está lendo estivesse vendo pessoalmente tudo aquilo!
Henry Jekyll, um grande médico da ficção, conseguiu separar o "bem" e o "mal" de uma pessoa.
Se olharmos pelo lado não-ficção todos nós temos um Hyde dentro de nós. Todos nós tentamos controlá-lo(No livro Jekyll, para sua tristeza, não conseguiu controlar o "mal", depois que o separou do "bem", e Hyde acaba se sobressaindo, sendo assim "o mal em pessoa", cometendo suas atrocidades).

cam 18/01/2014

Terminei de ler este livro em 21.07.13. Livro interessante que mostra como o tormento pode ser um fator decisivo na vida humana. Jeckyll morreu porque não pôde aguentar seu lado maldoso, não pode ver ele crescer e tomar proporções inesperadas. Todos temos dois lados, somos duais mas erá que aguentaríamos ser unos?

logo skoob
"Se você não achar um livro lá, você pode cadastrá-lo. Isso é um diferencial, porque o acervo se torna ilimitado"

Gazeta do Povo