O Médico e o Monstro

Robert Louis Stevenson

Resenhas - O Médico e o Monstro

Lucas 20/12/2014

Que livro fantástico! me prendeu por muitas horas.

Ricardo R. de A 01/12/2014

Livro Inacreditável!
O suspense ronda toda a história e de fato envolve o leitor em uma agoniante tentativa de reconhecer quem é o estranho Mr. Hyde, sujeito de caráter maléfico e que leva toda a trama em suas costas.
É impossível você tomar medidas precipitadas sobre o livro, pois o seu carro-chefe é o fim, onde toda a ansiedade de descobrir o real desfecho da história é sucumbida pela surpresa de algo incerto.
Robert Louis Stevenson acerto em cheio e conseguiu formular algo atrativo, tornando uma simples história em um clássico, só pelos simples fato de saber manusear o mistério e conseguir encaixar todas as mínimas peças na histórias, visto que, de um modo decisivo para o enredo, todas as cenas descritas são no final unidas, e o mais impressionante é que durante a leitura você fica quase perdido com tanto mistério, para que no final tudo se encache e você compreenda todos os fatos.
Bem, não é pra menos que este livro é um dos 3 clássico do gênero gótico e uma peça importante para literatura inglesa. Além de que retrata bem a possibilidade humana de obter duas personalidades, claro que se um mais dramático, contudo é bem perceptível a mensagem.
Portanto, para aqueles que realmente gostam de sentir a ansiedade e que adoram tentar desvendar mistérios, aconselho que leiam o livro e formule hipóteses antes mesmo do fim, e veja se oque você interpreta, bate bem a com realidade e tenha o poder de terminar a história você mesmo!

Nat 19/10/2014

Mr. Utterson, advogado, descobre um episódio envolvendo um sujeito chamado Hyde. O mesmo Hyde que tornou beneficiário do testamento de um grande amigo seu, Henry Jekyll. Utterson sai em busca de explicações sobre o tal homem com outro amigo e também conhecido de Jekyll, o médico Lanyon. Ele descobre quem é o homem, mas não entende de onde surgiu a repulsa instantânea provocada pela aparência dele. Utterson tenta descobrir também porque Jekyll confia tanto em Hyde, mas o amigo não explica. Até um crime cruel ter Hyde como suspeito, o que faz Jekyll cortar qualquer que fosse a relação com o misterioso homem e começar a viver bem novamente. Quando Lanyon se diz não mais amigo de Jekyll e morre, Utterson percebe que o amigo começou a agir de modo estranho de novo. No dia em que Poole, mordomo de Jekyll, aparece com um pedido de ajuda, o advogado percebe que está na hora de esclarecer aquela situação de uma vez por todas. Mas o que ele descobre não chega perto de suas suspeitas mais loucas.

Eu conhecia essa história, mas nunca havia pensado em ler o livro porque não faz meu estilo. Mais uma vez, me surpreendi gostando da leitura. Mesmo quem não curte terror psicológico, não consegue largar o livro porque também fica absorvido pelo mistério de Hyde (eu fiquei, totalmente). Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/10/o-medico-e-o-monstro-robert-louis.html

Lord Eduardo 11/10/2014

Uma obra bem feita
O autor realmente um grande desafio próprio ao fazer este livro e para mim ele sem dúvida conseguiu criar um suspense, terror e um medo que mesmo leve é feito com muito talento pelo autor.
As pessoas deviam ler esta obra porque é realmente muito boa e surpreendente.

car 26/09/2014

O medico e o montro
O medico e monstro
Dr. Jekyll and Mr. Hyde (Dr. Jekyll and Mr. Hyde) é um filme estadunidense de 1931, dirigido por Rouben Mamoulian. É uma das muitas adaptações feitas para o cinema e televisão do livro de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro, publicado em 1885.
O filme é rico no uso de técnicas narrativas e de imagem (algumas herdadas do cinema mudo). Rouben Mamoulian era, então, quase estreante, tendo apenas dirigido a película musical Applause, em 1929. No entanto, demonstrou domínio da técnica cinematográfica e usou-a com raro talento neste Dr. Jekyll and Mr. Hyde.
A trama da história está centrada no conflito emocional do protagonista. Frederico March incorpora excelentemente o personagem e supera os vícios do cinema mudo com seu talento interpretativo. Foi um dos poucos astros que passou dos filmes silenciosos para os sonoros sem perder o brilho.

-Quem quer saber mais pega o livro!!!kkkkk

Hernani 01/07/2014

somos todos duplos.
Se a nossa tradução (invenção) medonha para titulos de filmes estrangeiros teve algum início memorável, foi talvez com a tradução do livro mais conhecido de Robert Louis Stevenson. Traduzir O estranho caso do dr. Jekyll e do sr. Hyde como O médico e o monstro com certeza é uma façanha única dos brasileiros que não dão a mínima para o nome original de nada. Talvez na esteira das traduções brasileiras estão as produções hollywoodianas, que (quase) absolutamente nunca foi fiel a descrição dos personagens do livro. Digo “quase” porque alguma coisa se salva afinal. Só posso recomendar aqui o filme de Stephen Frears, O segredo de Mary Reilly, com Julia Roberts e John Malkovich. O filme segue pela visão da empregada da casa do dr. Jekyll, que no livro é somente mencionada. E a aparência entre os dois personagens é somente de detalhes na aparência, mais condizente com o livro. Vivemos numa época de pouco inocência literária, e qualquer criança sabe que no livro O médico e o monstro, o médico É o monstro. Não há mais surpresas nem sustos, talvez por isso os filmes tentem fazer o monstro cada vez mais monstruoso, mas apavorante (Hulk é um exemplo). Para mim um erro, pois o polido e refinado dr. Hannibal Lecter assusta muito mais com um “boa noite, Clarice” que os efeitos especiais mais deformantes e sanguinolentos.
O básico do livro todo mundo sabe, o médico toma uma poção e se torna um monstro. Mas o monstro do livro é um monstro moral, não físico. O senhor Hyde é, tão somente mais baixo e mais jovem que o dr. Jekyll (há algo simbólico aí que se explica no final). Claudica de uma perna e tem algo, nunca identificado, em sua fisionomia que incomoda que o encara, mas não tem desfiguração facial.
Grande parte do livro é narrado por terceiros que conhecem o dr. Jekyll e presenciam, estarrecidos sempre, as ações do sr. Hyde. Apenas no último capítulo do livro temos a versão, numa carta, dos acontecimentos pelos olhos do respeitável doutor. O intuito do autor era criar o suspense na época. Como hoje todos sabemos do enredo isso faz parecer que o livro é maçante. Mas principalmente a longa carta final do dr. Jekyll não somente é reveladora em como tudo se dá, mas é revolucionária ao acolher a “liberação” do senhor Hyde. O senhor Hyde é o selvagem primitivo que a sociedade reprimiu. Todos os sentimentos e sensações eróticas, instintivas e violentas tomam forma nas suas ações. Todas as suas ações são a liberação desse ser aprisionado por tanto tempo. O dr. Jekyll descreve esse seu lado, esse lado de todos nós, não como algo maligno ou imoral, mas como algo que deve acontecer. Nós não somos uno, somos um duplo. Habita em nós, em termos freudianos, o princípio de prazer e o de realidade, o Eros e o Thânatos. O dr. Jekyll quer que sejam independentes, Freud explica que são interdependentes.
A maioria dos críticos trata desse livro como um exemplar gótico pelo ambiente pesado e sinistro, e pela violência contida. Mas me parece que se encaixa melhor num romance psicológico, quase psicanalítico, já que coloca algumas ideias que só anos depois Freud exploraria. Stephen King, numa observação sagaz, diz que não tendo outro livro que se compare, esse é o livro que dá origem ao mito do lobisomem. O instinto animal dentro de nós, solto... no centro da sociedade.
Assim recomendo muito mais que se leia um livro profundo, com apenas 90 e algumas páginas (dependendo da tradução) do que perder tempo com efeitos especiais que não atingem nem a superfície do que somos feitos por dentro.Porque talvez não seja mesmo aleatório, como sugere Alberto Manguel, que entre o H de Hyde e o J de Jekyll fique o "i" (eu, em inglês).

Nicolas 29/05/2014

O Médico e o Monstro
O médico e o monstro e considerado por por min um excelente livro de horror e suspense, que me marcou profundamente eu (seus leitores). A história gira em torno do conceituado médico, Dr. Jekill, que vem se comportando de maneira estranha, chamando atenção de seus empregados e amigos. Cada vez mais isolado em seu laboratório, Jekill começa a preocupar Mr. Uterson, advogado e amigo do médico, principalmente quando de posse de seu intrigante testamento. E assim a historia fica cada vez mais emocionante u.u

Lina 22/05/2014

Bom, considerando os filmes como Hulk e desenhos animados que esse livro inspirou é um ótimo livro. Acho que a ideia é boa mas por conta do vocabulário bastante difícil de se entender e pelos vários personagens para saber me compliquei bastante na leitura, vários capítulos tive que ler mais de uma vez porque não consegui entender mas em geral é um livro de bolso bastante bom e interessante.

Isabelly 15/05/2014

Uma obra-prima!
Brilhante, a maneira com que Stevenson descreve os personagens, com uma escrita simples, mesmo assim, é como se você que está lendo estivesse vendo pessoalmente tudo aquilo!
Henry Jekyll, um grande médico da ficção, conseguiu separar o "bem" e o "mal" de uma pessoa.
Se olharmos pelo lado não-ficção todos nós temos um Hyde dentro de nós. Todos nós tentamos controlá-lo(No livro Jekyll, para sua tristeza, não conseguiu controlar o "mal", depois que o separou do "bem", e Hyde acaba se sobressaindo, sendo assim "o mal em pessoa", cometendo suas atrocidades).

cam 18/01/2014

Terminei de ler este livro em 21.07.13. Livro interessante que mostra como o tormento pode ser um fator decisivo na vida humana. Jeckyll morreu porque não pôde aguentar seu lado maldoso, não pode ver ele crescer e tomar proporções inesperadas. Todos temos dois lados, somos duais mas erá que aguentaríamos ser unos?

Katy 17/01/2014

Questões de consciência em o médico e monstro
Para quem curte literatura com apelo psicológico, "O médico e o monstro" é um prato cheio. Criado por Robert Louis Stevenson, este livro aborda o conflito interno pelo qual todos nós passamos, entre o bem e o mal, o certo e o errado.
Não é apenas uma ficção científica fantasiosa, mas uma grande obra que nos faz pensar o que faríamos se pudéssemos realizar todos nossos impulsos (racionais ou não) sem necessariamente ter que arcar com as consequências.
A história se passa na terceira pessoa e conta a história de um médico integro e respeitado pela sociedade, o famoso Henry Jekyll, de seu empregado sinistro, macabro e extremamente cruel, Edward Hyde e o melhor amigo de Jekyll, o advogado Utterson.
Seu ponto de partida é quando o misterioso Mr. Hyde começa a cometer crimes desumanos e grotescos, sendo, assim mesmo, protegido por Dr. Jekyll, o melhor e mais digno médico da cidade. Isso desperta o interesse de Utterson, que fica ainda mais intrigado quando Jekyll lhe entrega um testamento passando todos os seus bens à Mr. Hyde caso ele morresse ou desaparecesse. Estaria Henry Jekyll sofrendo algum tipo de chantagem? Porque o tão benevolente médico protegeria alguém que parece ter apenas o mal dentro de si?
O médico e o monstro fala, sobretudo, sobre a dualidade de personalidades que cada um tem. A questão principal do livro é a seguinte: todos nós temos dentro de cada um o bem e o mal, sendo que um sempre se sobrepõe ao outro. E se pudéssemos separar estes dois lados, fazendo de cada um uma pessoa diferente... Como cada um deles se manifestaria?
É o tipo de livro que faz seus leitores se questionarem a respeito do caráter de cada ser humano e, principalmente, sobre as graves consequências que podemos ter ao agir por impulso. Reflete sobre os ímpetos e desejos ocultos que cada pessoa possui dentro de si e sobre como agiríamos se manifestá-los não tivesse nenhum outro resultado que não fosse a satisfação de nossas vontades. Surpreendente, intrigante e extremamente verdadeiro quando se refere aos pensamentos e sentimentos que se escondem atrás da conduta de cada um.

Sue 26/11/2013

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
Robert Louis Stevenson realmente fez uma grande obra. Este, que é um grande admirador da psique humana, como está presente no seu livro, mostra que todos nós temos um lado "bom", um lado que age corretamente, digno; por outro lado, também temos um lado "ruim", que muitas vezes fica oculto.

Luke 16/11/2013

Maravilhoso
Realmente me surpreendi com este livro. De início ele se parece confuso mas logo você se joga na história e entende. O final é surpreendente. Realmente, recomendo!!!

logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia