O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Almir Junior 29/12/2023

Uma metáfora sobre o que somos e como lutamos com nós mesmos
Tudo aqui vai ser spoiler, se você não leu e se importa com isso não leia essa resenha.

Não é um livro de terror, de forma alguma. Essa é uma história sobre um homem que está lidando com conflitos internos entre seu lado altruísta e seu lado demoníaco. E através de uma bebida mágica o nosso protagonista consegue acessar sua pior versão, o completo oposto do ser bondoso que é o Dr Jekyll.

Em certo ponto ele começa a encontrar dificuldade de deixar de ser o monstro e voltar a ser o médico. Podemos entender como uma metáfora a dificuldade de se voltar a ser uma boa pessoa depois que você se corrompe e se torna algo ruim.

Ao final ele se mata numa batalha entre essas duas pessoas dentro de si. Creio que um livro escrito por um psicólogo ou alguém da área sobre esse livro seria mais interessante que o próprio livro. Já que isso aqui é muitas vezes vendido como um semelhante a Frankenstein, Drácula, A Múmia e simplesmente não é isso. É outra proposta aqui, não menos valiosa, só diferente.

Saturno0 29/12/2023

Último de 2023
Já tinha tentado ler anos atrás, mas era muito jovem e não funcionou pra mim. Agora conseguir comprar ser melhor a história, e até que gostei.

ViviGreg. 28/12/2023

Terror clássico muito bom, amei ler esse livro. Senti vontade de ler depois de tantas referências vistas em diversos lugares e até mesmo algumas histórias baseadas nesse livro. Achei que valeu muito a pena a leitura.

Valéria 28/12/2023

Um verdadeiro clássico
Uma leitura rápida, mas de fácil compreensão apesar do tema tratado entre as entrelinhas.

Achei fascinantes a escrita, a forma como a estória é narrada, o desenrolar dos fatos.

Todos nós trazemos dentro de nós o bem e o mal. Mas qual deixamos transparecer de fato? Nosso médico decidiu incluir aos seus conhecimentos científicos suas convicções espirituais e isso resultou na separação de suas ?duas identidades? sei lado bom como o respeitável médico, e seu lado mal como o inescrupuloso Sr. Hyde.

Um salva vidas, outro não se importa com nada a não ser consigo e com a realização de suas vontades e prazeres. Qual deles irá se sobressair?

No meio disso tudo seus amigos mais antigos demoram a entender o que está acontecendo e temem pela vida do querido Dr.

Alexlivros 28/12/2023

Prometeu muito e entregou pouco
"O Médico e o Monstro" é uma obra-prima do terror psicológico publicada originalmente em 1886 pelo autor escocês Robert Luis Stevenson que mergulha nas profundezas da natureza humana, revelando seus lados mais sombrios e misteriosos. A narrativa por vezes é arrastada e os personagens intrigantes aqui e acolá nos conduzem a uma jornada de reflexão sobre a dualidade presente em cada indivíduo, explorando os conflitos internos e os segredos mais ocultos da mente. Esta leitura pode agradar aqueles que buscam mistério e suspense.

Fe_Mariluz 26/12/2023

Clássico
Antes de iniciar a leitura eu já imaginava um pouco da história, mas por se tratar de um clássico escrito com esse tipo de linguagem, foi uma leitura difícil de acompanhar, mas traz boas reflexões.

FlávinhaM 26/12/2023

Precedente de muitas outras histórias
A história provavelmente foi impactante na época em que foi escrita. Hoje, é possível desvendarmos o mistério desde ínicio, já que muitas das produções escritas e cinematográficas que vemos hoje tem temas semelhantes - possivelmente inspirados nos personagens de Jekyll e Hyde.
Com relação à escrita, é bastante fluida e fácil de ler.

Soda Káustica 25/12/2023

Durante a introdução, é abordado o fato de que muitas das pessoas que vão ler o livro, assim como eu, já tem uma ideia geral do que o livro O Médico e o Monstro se trata, mesmo que essa ideia esteja errada, como eu pude comprovar lendo. Foi muito bom saber que o livro não seguiu as trilhas que minhas ideias tinham criado para ele. A história se desenrola de modo que muitas das reflexões que eu achei que seriam feitas, não chegaram ao livro, mas outras que nunca nem tinham passado pela minha cabeça marcam a história. Esses questionamentos fazem o livro tenha não só um enredo interessante e surpreendente (até pra uma pessoa que já sabia qual é a ideia geral do livro), mas também consiga causar grandes reflexões aos seus leitores.
O livro também é marcado por sua época, o que contrasta com o atual e consegue fazer eu pensar sobre o começo de gêneros tão conhecidos e dissecados hoje em dia, de uma maneira parecida com que Drácula fez.
Apesar disso, para um livro de aproximadamente 100 páginas ele demora bastante para "engatar", fazendo você ter aquela sensação de que "eu não estou lendo isso aqui só para terminar a história logo, eu estou lendo porque eu realmente estou engajado nela, e até mesmo gostaria que ela se alongasse um pouco mais".
Dito isso, o livro não vai decepcionar ninguém (muito pelo contrário), não tenha medo de encarar a outra face da história. Aquela que o livro realmente conta, não aquela criada pelo senso geral.

bongars 25/12/2023

Releitura
Releitura de um grande clássico é sempre bem-vinda.
Ainda falta reler na edição da DarkSide rsrsrs.

Lucas Mart1m 23/12/2023

Boas histórias
O médico e o monstro, é uma verdadeira influência, tanto em seu tempo quanto atualmente. O conceito de dualidade da moral e do ser, se espalha em tantos outros personagens e histórias da cultura nos dias de hoje(Hulk, o espelho de machado de Assis, entre outros).
Entretanto, devido a ser um assunto tão recorrente, o leitor atual não se surpreenderá tanto quanto o da época que foi escrito, e o livro pode ser lido com mais fluidez caso já tenha se familiarizado com os aspectos góticos.
Em relação ao pavilhão nas dunas, a novela começa bem de uma forma que o narrador conta a história de maneira interessante junto com o romance, mas em relação ao resto, a falta de presença em relação aos acontecimentos gera uma frustração
E em relação ao diamante do rajá, história interessante envolvendo personagens movidos pelo desejo, mesmo que não o deles próprios.
Sendo eles: um secretário honesto mas frouxo, a surpreendente empregada Prudence, um padre perdido que seria um ótimo detetive, dois irmãos gananciosos, um filho ilegítimo emocionado, um príncipe sortudo e seu narrador árabe.

Manu 23/12/2023

Um livro interessante, porém cheio que lacunas que acabam por deixar a narrativa insossa. O desenrolar do livro é, realmente, muito bom e o final também é bem construído, porém, nada demais. Gostei bastante do tema central, os alteregos, e achei curioso o modo o qual são abordados durante a narrativa, o que nos deixa, de certa forma, numa dualidade dilacerante que é bem exposta na seguinte frase de Clarice Lispector em "A hora da estrela": sou um monstro ou isso é ser uma pessoa?

Bina 22/12/2023

Previsível mas legal
É aquele livro que já sabemos o que vai acontecer, então não tem muito suspense. No mais achei legal, gostei das reflexões finais do personagem. É rápido e fácil de ler

Monalisa.Ribeiro 21/12/2023

Um clássico
Gosto de uma frase atribuída ao mestre Stephen King: ?Monstros são reais e fantasmas também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem?.
Muitos são os monstros/demônios internos que precisamos vencer; somente os possuídos por eles podem nomeá-los, citarei alguns: preconceito; ciúmes; inveja; falta de equilíbrio emocional etc.

Feliky 21/12/2023

De fácil leitura (recomendo super)
Uma ótima leitura e eu diria que recomendo muito para quem quer começar a ler livros clássicos, mas está intimidado porque quando a palavra "clássico" aparece a imagem que vem é aquela coisa intelectual, cansativa e de espantar qualquer um para longe de uma leitura prazerosa. "O Médico e o Monstro" é um livro que considero curto, tendo apenas 100 páginas, e possui uma escrita fluida e agradável de ler. Quando você pega, é difícil parar. Os personagens, mesmo em tão poucas páginas, são pessoas reais que você consegue visualizar no seu dia a dia.

O ponto negativo que existe não é culpa do autor. É que, infelizmente, ler ele já em 2023 tem a triste desvantagem de que você provavelmente já sabe parte do enredo, o que, enquanto eu ia me desenrolando na história, eu senti que prejudicou um pouco a experiência. Para quem tem filha/o ou sobrinha/o próxima/o e gosta de incentivar o hábito de leitura, eu recomendaria apresentar "O Médico e o Monstro" quando ainda estiver nova/o porque aí as chances de saber o plot são baixas. Claro, não estou falando pra você ler como história de ninar pra uma criança de 5 anos, mas um pré-adolescente consegue ler isso tranquilamente.

Quanto a edição, achei muito boa. Os textos complementares e as notas explicativas são curtos, mas adicionaram contextos a mais que eu não recuso a receber. É avisado ainda na introdução em dada parte que, caso seja primeiro contato com a história, é melhor ignorar o restante da introdução e ler a obra primeiro e aí sim retornar e eu achei de muito bom tom terem avisado porque, após ler, concordo plenamente. Ainda tem "spoilers" na parte antes do aviso, mas são referentes ao plot que já sabemos (a poção, a tomada da poção, quem é o bicho), então não me afetou ter lido antes. MAS, no caso que eu citei no parágrafo assim, eu recomendaria pular mesmo essa parte porque preserva ainda mais a experiência do leitor da época que não sabia o plot como sabemos hoje em dia.