Mulan Elizabeth Rudnick

Mulan - Livro oficial do filme
*Elizabeth Rudnick*
Editora Universo dos Livros
256 pág, 2020.
Mulan é a melhor "princesa" (se ela for uma) da Disney, não depende de ninguém, e outra que não aceita o tratamento de praxe é a ruiva Brave ?????.
Esse é o livro oficial do live action baseado no desenho de Mulan de 1998. Apesar das adaptações, posso dizer que o filme vai ser a melhor das adaptações dos desenhos p/live actions p/cinema!! (Confesso que eu estava curioso p/esse filme).
Todo mundo já conhece a história do desenho... não sei porque das alterações, mas contribuíram p/trama ficar impressionante... Eu acho que deu uma atualizada mesmo respeitando tudo do desenho... só que melhor!
Não temos mais Mushu (dragão) nem Gri-li (grilo) no lugar deles teremos uma surpresa que ficou muito melhor... uma fênix.
O nome da família (no original) de Mulan é Fa, agora para o filme é Hua... que em mandarim Hua dignifica Fa ... Hua Mulan, Hua Zhuo (seu pai)... em fim, é a família Hua. Mulan não vai mais se apaixonar por seu comandante... calma que não vou contar quem é o felizardo kkkkkkk! Quem ataca a China não são mais os hunos e junto com o lider dos invasores, teremos uma feiticeira chamada Xianniang, que de certa forma ela está no desenho também... preste atenção kkkkk.
Até a pérola de sabedoria do imperador mudou... "Até um grão de arroz pode desequilibrar uma balança."
Agora temos ... "Quando empregados corretamente, cem gramas podem movimentar quinhentos quilos."
Existem outras adaptações, mas garanto que a trama conseguiu ficar ainda melhor... e terão aqueles momentos de levantar as plateias, pode ter certeza (um desses momentos é quando descobrem que Mulan é mulher ?????)
Pelo livro, o filme vai ser maravilhoso, se eu tinha algum receio, não tenho mais! O livro é show e o filme vai ser da mesma forma.
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Yasmayfair 03/09/2020minha estante
Mas os mongóis nunca atacaram a China no filme original, quem fez isso foram os HUNOS, é outro povo.
Ah, Moana também não aceita ser chamada de princesa. E o grilo se chama Gri-Li :)

Bart 03/09/2020minha estante
Então, num vai ter nem um nem outro no filme!! Kkkkkkk eu tô confundindo os filmes!! Mas de qqr forma mt obg pela correção!!
Eu tenho q lembrar de qual filme eu fui tirar o ataque do povo mongol.

Any 08/12/2020

Mulan
“Seu cabelo é como você... Impossível de controlar.”
Mulan é uma jovem destemida e “selvagem” que está sempre tentando se encaixar nos padrões que daria muito orgulho a sua família, mas ela é muito diferente das jovens da sua aldeia. Aos dezesseis anos, a casamenteira encontrou um pretendente, mas não era o futuro que Mulan desejava para si. Não estava em seus sonhos viver para obedecer a um marido. Mulan ansiava por aventuras. Após um desastroso encontro com a casamenteira, ela acredita que perdeu a oportunidade de honrar a sua família através do matrimônio. Os Rouran estão levando o caos à China e o imperador precisa unir forças para proteger o seu povo e para isso, ele convoca um membro de cada família para o seu exército. Mulan sabe que o seu pai Zhou, não tem condição de servir o imperador em razão de sua idade avançada e o problema da sua perna. Temendo pela morte do pai e com o desejo de trazer honra a sua família, ela decidiu se passar por ele. Mulan agindo como um homem e após um treinamento pesado se torna uma guerreira admirável. Mesmo tendo o respeito de todos os companheiros, ela precisa continuar protegendo o seu segredo para não ser punida e nem manchar o nome da sua família. Ela é um exemplo de jovem forte, dedicada e livre para ser ela mesma.

Danda 24/05/2023

Mulan
Apesar de não ser um gênero que eu estou acostumada a ler, eu gostei da narrativa e da escrita, e quase me fez chorar algumas vezes. Adorei o livro.

Karine.Maco 28/01/2024

Uma heroína
A história da Mulan é uma de minhas favoritas. Até o momento eu conhecia apenas o filme que vi quando era criança, depois de muitos anos, depois de adulta, resolvi ler o livro. Ela é uma heroína incomum porquê ela não tem poderes mágicos, ela tem apenas disciplina onde aprende a usar a força o Chi, uma força que também está presente em alguns guerreiros na história. Ela não precisa ser além do que é pra vencer, na luta ela vence, justamente por ser pequena, agil e resistente a dor (mulheres tem mais resistência a dor do que homens) e a pressões psicológicas, diferente dos homens que geralmente são grandes, pesados e com pavio curto. O livro também mostra suscintamente um romance para Mulan, mostrando que mulheres guerreiras, mesmo tendo responsabilidades geralmente atribuídas ao masculino, também podem e querem ser amadas por um homem. Enfim, teve alguns momentos que me senti entediada mas, terminei os últimos capítulos chorando. Essa é uma história de autoaceitação da própria Mulan e da aceitação da família da Mulan, reconhecendo que ela não precisava mudar para se ajustar a sociedade, ela só precisava ser ela mesma, e isso já era o suficiente.
missi-dominique 30/01/2024minha estante
Amei, nunca tinha pensado na história da Mulan por esse ponto de vista

Karine.Maco 31/01/2024minha estante
Eu tbm porque me baseava apenas no filme, entendi melhor a mensagem da história através do livro pq as palavras trouxeram detalhes de pensamentos e sentimentos que fazem com que a gente entenda melhor a protagonista e a família dela, diferente da adaptação em filme que a gente depente em grande parte da emoção a ser transmitida através atuação dos atores.

Laiz 01/09/2021

vergonha para tu, vergonha para a tua vaca
- é igual ao filme, e o filme é ruim
- eu ainda não entendi qual o conceito dos filmes agora terem livros que contam exatamente a mesma história
- já pararam pra pensar que é a única princesa da disney com uma bodycount na casa das CENTENAS???????
- não tem música, não tem mushu, não tem o grilinho, não tem o general shang gostoso ícone bissexual que se apaixonou pela mulan quando achava que ela era homem e continuou apaixonado quando viu que ela era mulher

SubaLivros 13/10/2020

Sensacional
Há algumas diferenças em relação ao desenho original, mas isso não diminuiu a magnitude dessa história fascinante! Indico muito.

Biancabfmc 24/01/2021

Maravilhoso o livro eu amei muito mesmo. Uma adaptação épica da Disney sobre a guerreira lendária Mulan, uma jovem corajosa arrisca tudo em prol do amor por sua família e por seu país, tornando - se assim, uma das maiores guerreiras da história da China.

duda 04/05/2021

ótimo como o esperado
por algum motivo estou viciada nos livros da elizabeth rudnick, a escrita dela é extremamente fluida e melhora todas as experiências que tive com os filmes.
mulan foi o terceiro livro da mesma que li e foi melhor do que o esperado, me fez gostar mais não só do filme mas também da própria personagem, mal posso esperar pra ler os livros restantes da autora pois vale a pena demaiss, com o foco certo da pra ler em 1 dia cada livro kkkk

Ketlin.Canalle 28/01/2023

Uma história muito boa da Disney! ???
Neste livro conhecemos a história de Mulan de acordo com o último filme da Disney. A representatividade e os valores abordados trazem uma grandeza sensacional a todo enredo.

O imperador convoca suas tropas quando o país é ameaçado pelo inimigo. Mulan se sente na responsabilidade de se apresentar no lugar de seu pai que foi ferido na última guerra, mas como não aceitam mulheres ela finge ser um homem e com isso passa por diversas situações que irão mudar todo seu destino!

Gostei bastante e super indico!

???

Mah 14/05/2023

Mulan é sempre inspiradora a buscar ideias maiores do que o próprio conforto. Quando temos consciência de quem somos, podemos ir além do que ousamos imaginar!

Clara Azevedo 29/10/2020

Mulan
Esse é o livro oficial do filme Mulan. Hua Mulan se esforça para tentar se encaixar nos padrões tradicionais da aldeia onde vive, por mais que tente ela não consegue é diferente das outras mulheres até mesmo da mãe e da irmã. Depois de um episódio desastroso com a casamenteira de sua aldeia Mulan fica triste ao achar que não pode proporcionar a sua família a devida honra porque uma mulher deve proporcionar honra para sua família através do casamento, segundo o que ela e sua irmã foram ensinadas desde pequenas. O Imperador decreta que um homem de cada família se aliste ao exército a fim de combater uma ameaça a China que antes estava aniquilada e aparentemente voltou com força total um homem chamado Bori Khan ele tem a ajuda de uma feiticeira de nome Xianniang e de um exército de outros que acreditam nós ideais dele. Mulan sabe que se seu pai for para a guerra de novo não vai retornar ele está velho e tem um problema na perna iria morrer na primeira hora de combate, então a garota decide tomar o lugar dele fingindo ser um homem já que o único na sua família é o seu pai e obviamente ele não pode ir, Mulan vai precisar esconder esse segredo a todo custo dos seus colegas recrutas e do Comandante do exército porque se for pega as consequências serão bem severas. Eu gostei muito desse livro ele consegue dar um atualizada na história que nós tanto conhecemos e insiri algumas coisas da lenda chinesa que foi daí que a animação e o live- action foram inspirados.

"Nas raras ocasiões em que a perna não o incomodava, seu pai levava a espada para o quintal a fim de treinar. Ele fazia os movimentos parecerem tão fluidos que Mulan sempre tinha imaginado que a espada era leve como uma pluma. Mas,em sua mão, era pesada e desajeitada. Ao tentar levanta-la a frente, seus olhos cintilaram sobre três palavras gravadas na lâmina. Apertando os olhos, ela leu: Lealdade, Coragem, Verdade." Pág:67.

"Não importava o quanto se esforçasse, ela sempre parecia falhar. Então agora, ela traria honra a sua família de uma outra maneira. Ela se tornaria uma guerreira." Pág:68.

"- Desonestidade? Penalidade... - ele fez uma pausa, deixando a palavra pairar no ar por um momento antes de terminar. - Expulsão! Desonra.
Os recrutas ofegaram.
O Sargento Qiang assentiu.
- Desonra para vocês, desonra para as suas famílias, desonra para sua aldeia... Desonra para o seu país.
Pelo olhar no rosto dos homens ao redor, e pela maneira como todos se remexeram desconfortavelmente, Mulan sabia que eles estavam pensando a mesma coisa que ela. A desonra era um castigo muito pior que a morte." Pág:124.

"- O tempo todo, você disse que a minha jornada era impossível - disse Mulan, suavizando a voz enquanto se aproximava do trono.- No entanto estou aqui. A prova que existe um lugar para pessoas como nós." Pág:226.

Isis.Borges 05/01/2021

Lealdade. Coragem. Verdade
Mulan é a filha mais velha da família Hua e como tradição todos esperam que ela se case bem, trazendo honra para família. Por mais que ela tente ser uma dama, seu espírito é indomável e sempre acaba decepcionando seus pais. Enquanto isso, o Império chinês entra em guerra com invasores e informa a todos que para combatê-los, cada família deverá enviar um homem para servir ao exército imperial. Para que seu pai, um veterano de guerra e ferido em batalha, não passe por isso novamente, Mulan foge e se apresenta em seu lugar para o comandante do exército como Hua Jun. Ela passa por treinamento pesado e carrega o fardo de fingir ser um rapaz. Não vi a live action ainda, mas amei o livro, trás mais seriedade e força pra personagem que é uma guerreira, menos romance e mais ação. Livro leve e favoritado pra começar bem o ano.

1 | 2 | 3 | 4 | 5