Mulan

Mulan Elizabeth Rudnick
Elizabeth Rudnick




Resenhas - Mulan


75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Bart 22/08/2020

Mulan - Livro oficial do filme
*Elizabeth Rudnick*
.
Editora Universo dos Livros
256 pág, 2020.
.
Mulan é a melhor "princesa" (se ela for uma) da Disney, não depende de ninguém, e outra que não aceita o tratamento de praxe é a ruiva Brave ?????.
Esse é o livro oficial do live action baseado no desenho de Mulan de 1998. Apesar das adaptações, posso dizer que o filme vai ser a melhor das adaptações dos desenhos p/live actions p/cinema!! (Confesso que eu estava curioso p/esse filme).
.
Todo mundo já conhece a história do desenho... não sei porque das alterações, mas contribuíram p/trama ficar impressionante... Eu acho que deu uma atualizada mesmo respeitando tudo do desenho... só que melhor!
Não temos mais Mushu (dragão) nem Gri-li (grilo) no lugar deles teremos uma surpresa que ficou muito melhor... uma fênix.
O nome da família (no original) de Mulan é Fa, agora para o filme é Hua... que em mandarim Hua dignifica Fa ... Hua Mulan, Hua Zhuo (seu pai)... em fim, é a família Hua. Mulan não vai mais se apaixonar por seu comandante... calma que não vou contar quem é o felizardo kkkkkkk! Quem ataca a China não são mais os hunos e junto com o lider dos invasores, teremos uma feiticeira chamada Xianniang, que de certa forma ela está no desenho também... preste atenção kkkkk.
.
Até a pérola de sabedoria do imperador mudou... "Até um grão de arroz pode desequilibrar uma balança."
Agora temos ... "Quando empregados corretamente, cem gramas podem movimentar quinhentos quilos."
Existem outras adaptações, mas garanto que a trama conseguiu ficar ainda melhor... e terão aqueles momentos de levantar as plateias, pode ter certeza (um desses momentos é quando descobrem que Mulan é mulher ?????)
.
Pelo livro, o filme vai ser maravilhoso, se eu tinha algum receio, não tenho mais! O livro é show e o filme vai ser da mesma forma.
.
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Yasmayfair 03/09/2020minha estante
Mas os mongóis nunca atacaram a China no filme original, quem fez isso foram os HUNOS, é outro povo.
Ah, Moana também não aceita ser chamada de princesa. E o grilo se chama Gri-Li :)


Bart 03/09/2020minha estante
Então, num vai ter nem um nem outro no filme!! Kkkkkkk eu tô confundindo os filmes!! Mas de qqr forma mt obg pela correção!!
Eu tenho q lembrar de qual filme eu fui tirar o ataque do povo mongol.




FabricioSC 01/04/2024

Demais!
Uma das leituras que mais gostei. História dinâmica demais, e não existe nem momento arrastado, somente menos dinâmico. Tem aquelas cenas bem fantasiosas de movimentos de luta características das histórias chinesas, bem descritas e objetivas.

Para quem assistiu ao filme e gostou, esse livro é ideal para ler. Aliás,quem tem filha, incentive a ler esse livro, é uma enorme dica.
Marco.Renan 01/04/2024minha estante
Gostei muito tbm, as leituras das adaptações da disney são excelentes. Recomendo tbm A Bela e a Fera. :)


FabricioSC 01/04/2024minha estante
Valeu pela dica! Vou já procurar.




Karine.Maco 28/01/2024

Uma heroína
A história da Mulan é uma de minhas favoritas. Até o momento eu conhecia apenas o filme que vi quando era criança, depois de muitos anos, depois de adulta, resolvi ler o livro. Ela é uma heroína incomum porquê ela não tem poderes mágicos, ela tem apenas disciplina onde aprende a usar a força o Chi, uma força que também está presente em alguns guerreiros na história. Ela não precisa ser além do que é pra vencer, na luta ela vence, justamente por ser pequena, agil e resistente a dor (mulheres tem mais resistência a dor do que homens) e a pressões psicológicas, diferente dos homens que geralmente são grandes, pesados e com pavio curto. O livro também mostra suscintamente um romance para Mulan, mostrando que mulheres guerreiras, mesmo tendo responsabilidades geralmente atribuídas ao masculino, também podem e querem ser amadas por um homem. Enfim, teve alguns momentos que me senti entediada mas, terminei os últimos capítulos chorando. Essa é uma história de autoaceitação da própria Mulan e da aceitação da família da Mulan, reconhecendo que ela não precisava mudar para se ajustar a sociedade, ela só precisava ser ela mesma, e isso já era o suficiente.
missi-dominique 30/01/2024minha estante
Amei, nunca tinha pensado na história da Mulan por esse ponto de vista


Karine.Maco 31/01/2024minha estante
Eu tbm porque me baseava apenas no filme, entendi melhor a mensagem da história através do livro pq as palavras trouxeram detalhes de pensamentos e sentimentos que fazem com que a gente entenda melhor a protagonista e a família dela, diferente da adaptação em filme que a gente depente em grande parte da emoção a ser transmitida através atuação dos atores.




LaAs. 27/05/2021

Sinceramente, o livro é idêntico ao filme que lançou ano passado, não sei se foi esse o objetivo, mas acho q acabou perdendo um pouco a graça.
Mas ao mesmo tempo, eu sou uma fã dessa guerreira, e gostei de ver uma leitura que embora seja igual ao filme, tem algumas particularidades.
ChloA0 04/06/2021minha estante
Sim pq o livros é o oficial do filme e é por isso que perdeu a graça


LaAs. 04/06/2021minha estante
Sim




Lara 31/08/2022

mulan
enfim não sei porque reckamam!! Este livro é muito bom comparado a outros que surgem do filme... É um livro cativante, que vc não gosta no início mas vai te cativando até vc ficar com a ansiedade de querer acabar o livro logo. Muito bom!
Lara 01/09/2022minha estante
*reclamam




LaraPolix 22/08/2020

Uma belíssima atualização do amado filme de 1998
Primeiramente é importante salientar que esse livro foi escrito tendo como base o roteiro do filme de 2020. Que no momento dessa resenha ainda não havia sido lançado por conta da Pandemia de Covid-19. Assim, lê-lo pode não ser recomendado aos que se incomodam em já saber o que iram ver quando o filme for lançado.

Tendo isto posto, o livro tem uma escrita ágil e por vezes superficial, a autora faz um trabalho muito competente transformando o roteiro em um livro. Porém ele é realmente raso em questão de aprofundamento do psicológico das personagens. Possui cenas de luta física e batalha bem descritas de um jeito veloz e que não quebra o ritmo da história (pra mim, uma boa promessa do que está por vir no filme).

Comparativamente com a história da animação de 1998, há mais elementos da cultura Chinesa ricamente apresentados e atualização das questões ligadas ao feminino, feminismo e quebra de padrões e expectativas de gênero. A bruxa, acrescentada nessa versão, dá um tom incrivelmente atual e acrescenta uma relação de Mulan com outra mulher que não foi tão bem explorada no filme de 1998. Essa relação trás elementos incríveis capaz de atualizar e agregar a uma história já tão difundida.

É um livro curto porém muito bom, fui lê-lo sem expectativas e me surpreendi muito positivamente! Alguns momentos me arrancaram lágrimas e risos, além de, mais de 20 anos depois de me encontrar nessa história pela primeira vez, me reencontrei mais uma vez representada nela.
comentários(0)comente



Caroline.Casaes 04/09/2020

Coragem, lealdade e verdade
Ainda estou sem palavras pra processar essa leitura! Sou grande fã de Mulan desde criança e ao longo dos meus 23 anos já devo ter assistido ao filme em animação uma centena de vezes, sem exagero.

Quando eu soube que seria lançado uma live-action e algumas coisas sofreriam alterações eu confesso que tive receio de que a estória que ganhou o meu coração se perdesse, mas o que aconteceu foi o contrário, através do livro pude ver o quanto a equipe de adaptação se esforçou para manter os fãs de Mulan satisfeitos e pra inovar essa encantadora estória.

A edição é muito linda, tem detalhes em casa página que me deixou muito feliz pelo cuidado com que foi produzido, a capa tem alto relevo, o livro possui orelhas e ao final de cada capítulo teia umas ilustração.

A forma que Mulan se desenvolve na trama lutando contra o seu auto julgamento me trouxe a sensação de empatia.

Acho que o livro deixa claro que a graciosidade de Mulan como mulher contribui para que ela se destaque entre os homens, pois, ela se concentra melhor e tem mais paciência e sabedoria o que qualifica um bom guerreiro.

Gostei muito da forma de narração do livro, imaginar cada cena, cada detalhe foi fácil, inclusive em algumas cenas acabei lembrando da própria animação e achei muito bom ter essa referência.

Ainda tenho tanto a falar sobre esse livro, nao vejo a hora do filme ser lançado!
comentários(0)comente



Gabriel 20/09/2020

Acredito que esse livro sirva mais como um complemento para o filme. Não tem grandes pretensões, temos algumas cenas extras mas nada demais. É aquele livrinho bônus, pra ler depois de um ressaca literária.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz 20/10/2020

Perfeito
"Ela tinha passado tanto tempo fingindo ser alguém que não era com a esperança de, assim, conseguir ajudar. A ironia era que, o tempo todo, ela só precisava ter sido ela mesma."


Como eu meu sinto extremamente realizada e feliz de ler livros com personagens femininas mostrando que mulher PODE fazer o que ela quiser. Mulan é um exemplo disso, um dos maiorias exemplos ela enfrentou o medo, a morte tudo para ser finalmente ela mesma. Eu estou apaixonada por essa guerreira.
comentários(0)comente



Clara3935 19/04/2024

Uma nova versão da história
Eu amei essa nova versão de Mulan baseada no filme, uma leitura leve e divertida, com algumas mudanças com relação a história original do desenho. Super recomendo!
comentários(0)comente



Clara Azevedo 29/10/2020

Mulan
Esse é o livro oficial do filme Mulan. Hua Mulan se esforça para tentar se encaixar nos padrões tradicionais da aldeia onde vive, por mais que tente ela não consegue é diferente das outras mulheres até mesmo da mãe e da irmã. Depois de um episódio desastroso com a casamenteira de sua aldeia Mulan fica triste ao achar que não pode proporcionar a sua família a devida honra porque uma mulher deve proporcionar honra para sua família através do casamento, segundo o que ela e sua irmã foram ensinadas desde pequenas. O Imperador decreta que um homem de cada família se aliste ao exército a fim de combater uma ameaça a China que antes estava aniquilada e aparentemente voltou com força total um homem chamado Bori Khan ele tem a ajuda de uma feiticeira de nome Xianniang e de um exército de outros que acreditam nós ideais dele. Mulan sabe que se seu pai for para a guerra de novo não vai retornar ele está velho e tem um problema na perna iria morrer na primeira hora de combate, então a garota decide tomar o lugar dele fingindo ser um homem já que o único na sua família é o seu pai e obviamente ele não pode ir, Mulan vai precisar esconder esse segredo a todo custo dos seus colegas recrutas e do Comandante do exército porque se for pega as consequências serão bem severas. Eu gostei muito desse livro ele consegue dar um atualizada na história que nós tanto conhecemos e insiri algumas coisas da lenda chinesa que foi daí que a animação e o live- action foram inspirados.

"Nas raras ocasiões em que a perna não o incomodava, seu pai levava a espada para o quintal a fim de treinar. Ele fazia os movimentos parecerem tão fluidos que Mulan sempre tinha imaginado que a espada era leve como uma pluma. Mas,em sua mão, era pesada e desajeitada. Ao tentar levanta-la a frente, seus olhos cintilaram sobre três palavras gravadas na lâmina. Apertando os olhos, ela leu: Lealdade, Coragem, Verdade." Pág:67.

"Não importava o quanto se esforçasse, ela sempre parecia falhar. Então agora, ela traria honra a sua família de uma outra maneira. Ela se tornaria uma guerreira." Pág:68.

"- Desonestidade? Penalidade... - ele fez uma pausa, deixando a palavra pairar no ar por um momento antes de terminar. - Expulsão! Desonra.
Os recrutas ofegaram.
O Sargento Qiang assentiu.
- Desonra para vocês, desonra para as suas famílias, desonra para sua aldeia... Desonra para o seu país.
Pelo olhar no rosto dos homens ao redor, e pela maneira como todos se remexeram desconfortavelmente, Mulan sabia que eles estavam pensando a mesma coisa que ela. A desonra era um castigo muito pior que a morte." Pág:124.

"- O tempo todo, você disse que a minha jornada era impossível - disse Mulan, suavizando a voz enquanto se aproximava do trono.- No entanto estou aqui. A prova que existe um lugar para pessoas como nós." Pág:226.
comentários(0)comente



Giovanna.Lorascki 07/11/2020

Nossas críticas pelo visto foram ouvidas
Como é uma adaptação do roteiro acho que eles pegaram as críticas feitas sobre o filme e adicionaram ao livro, como a falta do mushu no live action, eles colocaram a fenix de uma forma mais divertida e bem protetora, ao contrário do filme em que ela só aparecia algumas vezes e de relance. Também tiveram algumas cenas no livro que lembram a animação e melhoraram muito a relação entre mulan e o par romântico dela (que no filme nem parecia ser um par). Para quem se decepcionou com o filme, recomendo que leiam, cumpre as expectativas e é o que queriamos ter visto nas telas.
comentários(0)comente



Any 08/12/2020

Mulan
“Seu cabelo é como você... Impossível de controlar.”
Mulan é uma jovem destemida e “selvagem” que está sempre tentando se encaixar nos padrões que daria muito orgulho a sua família, mas ela é muito diferente das jovens da sua aldeia. Aos dezesseis anos, a casamenteira encontrou um pretendente, mas não era o futuro que Mulan desejava para si. Não estava em seus sonhos viver para obedecer a um marido. Mulan ansiava por aventuras. Após um desastroso encontro com a casamenteira, ela acredita que perdeu a oportunidade de honrar a sua família através do matrimônio. Os Rouran estão levando o caos à China e o imperador precisa unir forças para proteger o seu povo e para isso, ele convoca um membro de cada família para o seu exército. Mulan sabe que o seu pai Zhou, não tem condição de servir o imperador em razão de sua idade avançada e o problema da sua perna. Temendo pela morte do pai e com o desejo de trazer honra a sua família, ela decidiu se passar por ele. Mulan agindo como um homem e após um treinamento pesado se torna uma guerreira admirável. Mesmo tendo o respeito de todos os companheiros, ela precisa continuar protegendo o seu segredo para não ser punida e nem manchar o nome da sua família. Ela é um exemplo de jovem forte, dedicada e livre para ser ela mesma.
comentários(0)comente



75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5