A Prova

A Prova Ágota Kristóf

Resenhas - A Prova

Marianna 15/05/2022

Diferente do primeiro livro da saga - Muito bom
Tal como diz o título, realmente esse segundo livro é uma nova forma de ver a vida desses gêmeos. Até porque, só pela própria sinopse do livro já se sabe que nesse acompanhamos basicamente apenas um deles.
Outra pessoa que eu vi e criei a imagem na minha cabeça, Lucas surpreende pelo último laço de amor na vida (depois do irmão), apesar de sempre tão racional.
É tão pesado quanto o primeiro livro, mas é mais profundo sentimentalmente que ele.
E o penúltimo capítulo: não esperava. Estava bem de boas, acreditando que o que aconteceu no último, já aconteceria mesmo, mas não acontecendo o que aconteceu no penúltimo.
Kristof é uma ótima escritora, de fato. Mas olha, o estômago pra escrever determinadas coisas, admiro. Indico. E já vou partir pra o terceiro livro da saga, bem curiosa haha

Victor 30/09/2021

Livro 2/3
Eu acabei o livro ou o livro acabou comigo?
Eu nem sei pôr em palavras o quanto esse livro me desestabilizou, principalmente pelo fato de grande parte da história ser sobre paternidade.

Virou um dos meus favoritos, porém, eu digo isso levando em conta apenas até o penúltimo capítulo, pois não sei exatamente como me sinto sobre o último, terei que ler o terceiro livro pra entender melhor.

Ana 15/07/2015

O livro começa exatamente onde parou o primeiro (um caderno e tanto), e é coerente e forte como aquele. Não tão bom como o primeiro, só faz sentido como sequência, mas é uma bela sequência.
O ponto fraco é a editora - a Rocco sempre se esmerou em fazer edições feias, descuidadas, traduções toscas e capas horríveis (nos livros da Rocco, até os mais atuais, sempre me espanta que apareça nos créditos o nome de quem "cometeu" a capa, pois são em geral medonhas! de uma falta de gosto a toda prova ...). Isso pra nem mencionar a capa do "Um caderno e tanto", talvez a mais feia de todos os tempos!
Ou seja, se Agota Kristof manteve seu brilho apesar dos esforços da editora bem que poderia merecer uma reedição de suas obras, mais caprichada, com boa tradução, papel e diagramação decentes. E a capa ... qualquer coisa vai ser melhor que essas coisas que a rocco fez na primeira edição ...
Nanci 15/07/2015minha estante
As edições da Rocco são toscas! Mas, especialmente para você que não gosta das traduções de Portugal, foi a chance de conhecer essa autora, cujo primeiro livro da trilogia também achei ótimo. Não dá pra entender a não-aposta das editoras brasileiras em alguns autores do calibre de Agota...Vou ler os demais, para comentarmos.

Ana 15/07/2015minha estante
pois é .. mas deve ter Agota em espanhol ... rs aliás, vc viu que tem e-book com a trilogia completa, em inglês? ele deve ser bom de ler em inglês ...

Nanci 15/07/2015minha estante
Rs sempre por fora do mundo digital - deve ser boa opção, vou procurar.

Ana 15/07/2015minha estante
acabei de pedir para Mirco trazer a edição em espanhol :) Ahh! e dei uma olhada na wook, acho que também não tem Agota em Portugal ...

Nanci 15/07/2015minha estante
Lá tem Dubravka que nunca apareceu por aqui :) & Sebald & Walser...

DIRCE 04/08/2013

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.
Disse o poeta (Caetano Veloso): "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...".Mas pelo que parece, Agota Kristof– a escritora do livro "A Prova" -, desconhece a palavra delícia, a menos que em seu dicionário a palavra delícia figure como sinônimo de amargura.
A amargura parece ocupar moradia permanente no peito da escritora e o resultado de tanta amargura é a criação de personagens vencidas - a vitória coube à DOR. Uma dessas personagens é Lucas um dos irmãos gêmeos e protagonista até quase no final da história,quando então, reaparece Claus – o outro gêmeo. Acho que devo esclarecer que no romance anterior "Um Caderno e Tanto" (primeiro da trilogia)não nos é dado saber os nomes dos meninos.
Lucas vive isolado na casa da avó até que conhece Yasmine e seu bebê Matias.Lucas nutre pelo pequeno Matias um amor paternal desmedido, mas a amargura de Agota não deixa esse amor triunfar. Tampouco triunfa o amor que Lucas sente por Clara – uma "viúva da guerra".
A narrativa meticulosa e implacável de A. Kristof faz com que a leitura de "A Prova" seja uma experiência dolorosa, porém igualmente rica. Não daria para ser diferente, pois décadas de vida me levaram a saber, empiricamente,que independente do agente causador,a solidão e a dor são sentimentos reais.