Talvez você deva conversar com alguém (Audiolivro)

Talvez você deva conversar com alguém (Audiolivro) Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

juliaalb 25/05/2024

Colo
Ao terminar o livro, posso dizer que senti como se estivesse ganhando um colinho de mãe! Sou psicóloga e me sinto bem ao ver que muitas das vivências da autora se assemelham às minhas dentro e fora do consultório! Me sinto compreendida e tiro um peso das costas ao ver que os terapeutas passam por coisas parecidas e que tá tudo bem passar por elas! Existem muitos profissionais que gostam de ditar regras sem sentido na psicologia, mas com a Lori percebi que as vezes, fugir de algumas regras, é muito mais benéfico do que mantê-las?

TalitaRuiz 24/05/2024

Incrível, por incrível que pareça, comecei este livro achando que seria mais um livro de auto ajuda. Ledo engano.
O livro conta a história de uma terapeuta, que precisa de terapia, ou ?conversar com alguém?.
Ele nos traz a mensagem de uma forma leve, de como a terapia e o conversar com alguém, pode deixar tudo mais leve. Nota mil !

Beatriz3578 24/05/2024

Talvez eu deva MESMO conversar com alguém
Quando eu comecei esse livro eu sabia que ele iria me quebrar, só não esperava que fosse tanto
me senti representada e desafiada em tantos níveis, virou até pauta de terapia minha.
uma obra de arte, vou levar pra vida.
Rafaela1861 24/05/2024minha estante
Eu amo ele, mexeu muito comigo também ??

Altina.Magda 24/05/2024

Só sei de uma coisa: como eu queria ser uma terapeuta e queria fazer terapia, essa é minha conclusão ao término desse livro! Em alguns momentos ficava monótono, mas em outras páginas me deixava encantada, e acho que é assim a terapia... Vale a pena sim a leitura!

Caroline662 24/05/2024

Esse livro me tocou de várias formas! primeiro, pq seu tema principal é a terapia e é a profissão que eu planejo seguir, e que me encanta em todos os sentidos.

segundo, pq a autora faz vários paralelos e reflexões que me deixaram pensativa de fato e me envolveram cada vez mais na história! basicamente ela se coloca como personagem principal na história, onde ela conta sobre a própria vida pessoal enquanto compartilha também sobre a relação com seu terapeuta e com seus pacientes.

a história é bem cativante pois quando se coloca em questão as relações humanas e suas emoções, não há como não se identificar em alguns pontos. mas não gera só identificação, realmente te faz refletir sobre diversas questões que aborda. você acaba se envolvendo também com a história de alguns pacientes que ela traz, querendo saber como vão ser as próximas sessões deles e o desfecho de suas histórias, ao mesmo passo que se interessa pela vida da própria terapeuta que os atende. num geral, achei muito bom e recomendo pra todos!

"Por outro lado, isto aqui, neste momento, entre mim e você, não é terapia, mas uma história sobre terapia: como nos curamos e aonde ela nos leva.
[...]
Sendo assim, embora minha imagem com o rímel escorrendo pelo rosto riscado de lágrimas, entre uma consulta e outra, possa ser desconfortável de se imaginar, é aí que começa esta história sobre a complexidade de um punhado de seres humanos em dificuldade, que você está prestes a conhecer: com minha própria humanidade."
[...]
O que equivale a dizer: continuamos indo trabalhar diariamente sendo nós mesmos, com nosso próprio conjunto de vulnerabilidades, nosso próprios anseios e inseguranças, bem como nossas próprias histórias. De todas as minhas credenciais como terapeuta, a mais significativa é eu ser membro de carteirinha dar raça humana."
????

Juli 23/05/2024

Acho que vou precisar ler de novo
ver tantas pessoas elogiando constantemente esse livro, fiquei pensando se talvez eu precisasse ler novamente. Acho que criei muitas expectativas, e ele não me prendeu tanto quanto eu esperava. Quem sabe em outro momento, se eu reler, acabe gostando mais. rs ?

deia 23/05/2024

Uma maravilha pra quem curte psicologia
Eu já acreditava de início que iria amar esse livro pelo que ele tenta passar só pela capa e pela sinopse, mas ele consegue te surpreender mais ainda. Todos os pacientes, todo o desenvolvimento deles, toda a linha de raciocínio e de vida que a terapeuta precisa ter para com eles e com ela mesma. Tudo no livro é uma representação do desenvolvimento humano. Sobre como a psicologia vem para te fazer se auto entender, porque, no fundo, nós mesmos achamos as nossas próprias respostas e elas só precisam do auxílio de um profissional humanizado para serem achadas. E enquanto você está em busca de um sentido para sua vida, talvez quem está te ajudando nesse processo também precise achar um.
Acredito que o livro consegue te fazer entender como que a vida é muito diversa, cada um tem sua história, tem sua vivência, e todos merecem e precisam de um apoio para melhorar sua existência e saber lidar com as mudanças que sempre acontecerão.
Não tem como mudar a forma que o mundo acontecerá, mas tem como mudar a forma que você reagirá a essa mudança.
Psicologia é ser humano, psicologia é amor.

Marih 22/05/2024

Não tenho nem palavras para dizer o quanto esse livro foi reconfortante e prazeroso para mim, como estudante de psicologia eu sempre me senti mto falha para esse papel, mas com esse livro percebi que o psicologo como todas as outras pessoas n precisam ser perfeitos, nós também somos humanos, com nossas falhas, nossa vida pessoal e nossos problemas. Esse livro foi como um abraço para mim e acho que li no momento perfeito.

Isabella.Werkema 22/05/2024

Que livro bom!
Uma nova experiência, desde que comecei a leitura já percebi que não se parecia em nada com meus livros habituais, e eu adorei.
É como um abraço de acalento na alma, na mente?
recomendo bastante.

Abigail57 22/05/2024

Gente
Eu simplesmente amei esse livro, ele foi indicado por uma amiga pelo menos uns dois anos atrás, mas não era o momento ainda.
E na fase atual da minha vida ele veio me acrescentar muito, em conhecimento de vida, a forma de auto entendimento.
Falei sobre ele com a minha terapeuta.
A forma como ele foi escrito é de fácil entendimento, e a leitura "rende".
Eu admito que chorei no final, e me trouxe uma reflexão incrível.

FlAvia.Forlin 21/05/2024

O gás que eu precisava no meu último período da graduação. Livro certo na hora certa. Indico para todos os colegas de profissão

Luiza 20/05/2024

Necessário e perfeito.
Que leitura mais extraordinária.

Inteligente. Perspicaz. Atual. Educativa. Interessante. Engraçada.

Nos vemos envolvidos com os pacientes. Querendo saber o que vai acontecer com o John. Se a Julie vai conseguir engravidar. Se a Rita vai se reconciliar com os filhos.

Chorei. Dei risada. Senti raiva. Vontade de socar o John, mas aprendi tanto, tanto, tanto com cada um deles.

Um livro extremamente necessário e maravilhoso.

Vini 19/05/2024

5/5 RECOMENDO D+
O tipo de livro que eu recomendaria para todo mundo e qualquer pessoa ler, dar para adquirir vários conhecimentos de Psicologia e desmentir muitos mitos sobre o que é de fato terapia. Gostei do livro tanto que me deu vontade de adquirir uma cópia física (mas tá caro ?) já que eu uso um Kindle. É um livro longo mas valeu a pena cada página porque a escrita é fluida e a abordagem é maravilhosa. Outro bônus desse livro é que ele pode funcionar como autoajuda já que aqui é discutido tanta coisa que podem nos levar a grandes reflexões. Senti que fui ouvido ao ler esse livro e queria até ter a coragem de fazer terapia porque a gente costuma subestimar o cuidado emocional que a gente tanto precisa.

Pyetra Schmidt 19/05/2024

Surpreendente eu diria.
De começo achei que seria mais uma leitura qualquer, quis me arriscar em um tipo de livro que jamais pensei em ler. Achei mesmo que seria um livro de autoajuda, do estilo que Coach gosta, sabe? E de fato autoajuda foi! mas definitivamente não da maneira que esperava.
Se eu tivesse a oportunidade de fazer com que todos lessem, com certeza o faria - porque a partir das histórias, sejam inventadas ou não, me projetei em alguns personagens, desejei que pessoas pudessem se identificassem e desejei mais ainda que as reflexões trazidas por Lori pudessem tocar todos que a lessem como me tocaram.
É um livro sobre recomeço, mas também sobre despedidas. Um livro sobre autoajuda, mas também sobre ajudar. Um livro sobre vida, mas também sobre morte. Um livro sobre alegria, mas também tristeza. É um livro sobre começo, mas em suma sobre fins. É sobre ser humano e saber - e aprender - a viver e sentir.
Lori vai explorar não só o lado mais cru e vulnerável dos seus pacientes, mas também o dela e ali tu se torna cada vez mais íntimo da narrativa.
Apesar do assunto ser terapia, ela traz referências sobre o mundo da psicologia que qualquer um entende. Te faz até se sentir a vontade com os termos, e digo mais, dá vontade de pesquisar sobre eles! Porque o livro te faz olhar-se no espelho e reconhecer tuas fraquezas e a tua força.
Digo de novo, todos deveriam ler! Comecei ele sendo uma pessoa, e saio outra - porque ele marca!
Karina Paidosz 19/05/2024minha estante
Amei esse livro. Está no meu top 10

Jayane 19/05/2024minha estante
Sou doida pra ler

Gabriela.Canabarro 19/05/2024minha estante
AAA vou ler ??

Julia Souza 19/05/2024

Perfeito
O melhor livro de psicologia que eu já li, pra quem tem interesse em clínica, ele agrega muito conhecimento, sobre a conduta do psicólogo e também brevemente sobre as abordagens. Com relação a história do livro, os personagens, todos, são muito legais, as histórias que cada um carrega são subjetivamente interessantes e eu amei muito a experiência de acompanhar o processo terapêutico deles. A jornada da psicóloga de aprender com os pacientes e ao mesmo tempo auxiliar os mesmos em suas questões é oque faz com que seja impossível abandonar o livro.
eemyzx 19/05/2024minha estante
Eu amo esse livro dms

eemyzx 19/05/2024minha estante
Não tem uma parte ruim ou enjoativa nesse livro, simplesmente não tem erro