Últimos Poemas

Últimos Poemas Pablo Neruda

Resenhas - Últimos Poemas

Prof. Wollace Silva 22/04/2023

Pablo Neruda
Fiquei muito surpreso com a leitura! Tive um contato anterior com Neruda, mas havia sido somente um ou dois textos que meu professor de Espanhol trouxe para a classe.
No começo do livro fiquei um pouco entediado, mas ao decorrer do livro li textos que precisei parar, fechar o livro para poder digerir o que eu havia acabado de ler.
Super indico viu!

rachid 03/04/2023

Lindo demais!
Adorei! essa é outra leitura que leva tempo porque você tem que pensar no que acabou de ler, mas vale tão a pena!
os poemas são lindos demais! eu não to acostumada a ler poesia mas essa me agradou muito
pretendo ler outros do autor!

perfildagabri 05/03/2023

Gostei muito dessa edição bilíngue, muito bom para estudar espanhol.
O livro tem contos belíssimos e curtinhos, da vontade de devorar tudo de uma só vez .

Zabi 04/03/2023

Adorável
É a primeira vez que pego um livro de Neruda pra ler e fiquei apaixonada, é tudo muito lindo e toca em algum lugar da alma. Perfeito.

Lucas1429 04/03/2023

Últimos poemas
Poemas simbólicos de um homem já cheio de palavras e experiências, mas que via sua vida aos poucos se esvair.

A morte próxima, os sinos badalando e um mar imenso e desconhecido pela sua frente.

Isaias 19/01/2023

Primeiro contato com Neruda
Apesar de muito ouvir falar de Pablo Neruda, tanto por sua relevância na literatura quanto por sua atuação política como militante do Partido Comunista do Chile, só agora tive a oportunidade de ler algo de sua autoria. Devo dizer que a poesia não é muito o meu campo de interesse, tenho alguma dificuldade em captar algumas mensagens do eu-lírico, sempre tive, mas alguns poemas deste livro realmente foram tocantes. Dentre meus poemas favoritos, o que mais me chamou a atenção foi o intitulado "Foi Sangrenta". Como historiador em formação não poderia deixar de pensar numa forma de usar o texto numa possível discussão sobre a construção da memória e história do tempo presente. Nas belas palavras do escrito comunista: "Que artes temos para o extermínio/ e que ciência para extirpar lembranças!".

Ana Bê 13/10/2022

"Não cresci, não cresci, segui morrendo?"
Neruda, agora já parte das minhas memórias. Esse livro é muito sobre isso também, abraçar o silêncio e conversar com ele sobre o passado, amores e o vento que sussura velhas dores. Não tenho muito à dizer. Li ao mesmo tempo que Água Viva da Clarice Lispector e muitos poemas me lembraram o livro, inclusive já marquei um para citar na futura resenha.
Recomendo comprar a versão bilíngue.

LENTO
[...]
-tem que saber fechar os olhos
na luz,
os abrir na sombra,
esperar.

Mabi 13/08/2022

Eita
..... Gente do céu.... É um livrinho curto... Mas... Muito bom.. e sinceramente... Eu leria de novo sem o menor problema.

Tininha 25/07/2022

Conhecendo esse grande autor
"- estamos demasiado ocupados-
nos chamam pelo telefone
com urgência
para notificar-nos que ficou proibido
ser feliz."
Após uma ressaca literária, uma boa leitura de bolso, nada como a poesia para nos mostrar a beleza das palavras. Neruda nos golpeia com sua genialidade, seus versos fortes, críticos e sensíveis.

mariasbookdrama 25/01/2022

Primeiro contato com Neruda
"Por que buscar em vão
em cada porta em que não existiremos
porque não chegamos ainda?"

Gostei e já estou pensando em ler outro dele

Simone Pagliari 17/12/2021

Últimos Poemas/ O mar e os sinos
O mar e os sinos é marcado por uma reflexão onde se pode perceber a presença da morte que se aproxima, mesmo sem se decair numa falta de esperança, ainda que haja em alguns poemas certa melancolia.

Matheus 19/08/2021

[...] Está florido o que foi sangrento.
Preparar-se rapazes,
para outra vez matar, morrer de novo,
e cobrir com flores o sangue.
(Foi sangrenta)

Everton Gonçalves 26/05/2021

Últimos Poemas de Pablo Neruda foi o livro concluído no leito de morte do autor em setembro de 1973. Traz como subtítulo “O mar e os sinos” e é marcado por uma reflexão onde se pode perceber a presença da morte que se aproxima, mesmo sem se decair numa falta de esperança, ainda que haja em alguns poemas certa melancolia. Alguns poemas são dedicados a sua amada Matilde.
Seguem alguns versos que mais gostei:

Quando eu decidi ficar límpido
e buscar corpo a corpo a infelicidade
para jogar os dados,
encontrei a mulher que me acompanha
a torto e direito na noite
na nuvem e no silêncio. (Quando eu decidi... p.29)

Todos caminham com preposições,
advérbios, substantivos
que se antecipam nos armazéns,
nas corporações, na rua.
Nos chamam pelo telefone
com urgência
para notificar-nos que ficou proibido
ser feliz. (Pedro é o qhando… p.61-62)

Assim cada manhã de minha vida
trago do sonho outro sonho (Não há muito que contar… p.71)

Todos me perguntavam quando parto,
quando me vou.
Ir-se de qualquer modo a alguma parte
ainda que não quisesse ir a nenhum lugar. (Todos me perguntavam… p.95)

Por que buscar em vão
em cada porta em que não existiremos
porque não chegamos ainda? (Todos. p.113)

Que artes temos para o extermínio
e que ciência para extirpar lembranças!
Está florido o que foi sangrento.
Preparar-se, rapazes,
para outra vez matar, morrer de novo,
e cobrir com flores o sangue. (Foi sangrenta… p.133)

Não quero falar por um largo tempo,
silêncio, quero aprender ainda,
quero saber se existo. (Aí está o mar? p.137)

Foi tão belo viver
quando vivias! (Final. p.139)

Thér (@gatonaestante) 13/05/2021

Fui dormir pensando no Chile
Ontem fui dormir pensando no Chile, no Uruguai e no Mar. É para onde esses poemas te levam.

Gostei bastante das sensações e sorrisos que me tirou