Jane Austen: A Vampira

Resenhas - A Vampira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

DaltonSonassi 28/02/2024

Opinião totalmente pessoal
Eu não sou nem de longe a melhor pessoa para julgar um romance, mas devo dizer que não gostei. Não curto muito romances, mas achei que por esse ter um toque de fantasia eu poderia ter uma experiência melhor com o gênero. Não foi o que aconteceu...

kaka_cristin 08/11/2010

Este livro me surpreendeu
Olha, quando eu ouvi falar sobre esse livro, eu não esperava que fosse gostar tanto. Depois do fiasco de "Orgulho e preconceito e zumbis" - pelo menos pra mim -, Jane Austen - A Vampira foi um livro surpreendente, pois superou minhas expectativas e revelou-se uma leitura agradável e até romântica. Sim, finalmente Jane Austen está prestes a ter um final feliz ao contrário de sua história que conhecemos (em que ela morreu sem nunca ter se casado). Mas não pense que será assim tão fácil, pois ela é uma vampira e ele é um humano. um romance impossível tipo Crepúsculo só que ao contrário e com menos drama.
Jane Austen A vampira é uma leitura leve e descontraída que vai te viciar. Com um desfecho com gostinho de continuação.

Leia o restante da resenha no meu blog e aproveite pra deixar um comentário: http://www.toaletefeminino.com/2010/10/jane-austen-vampira.html

Lizziane 01/03/2011

O livro é muito divertido! E tem o mérito de estimular a leitura da obra de Austen, Brönte e Byron. Pelo menos em mim despertou a vontade ler tudo desses autores.
E para aqueles que leram ou tentaram ler - meu caso - Orgulho e Preconceito e Zumbis e odiaram, digo que Jane Austen - A Vampira é bem diferente e vale a pena a leitura.

Danilo Barbosa Escritor 08/08/2010

Jane Austen vampira? Tudo bem que achei uma delícia Orgulho, Preconceito e Zumbis. Mas será que esta fase de colocar Jane no território fantástico iria colar sempre? Afinal, adulterar suas obras é bem diferente de colocar os holofotes na própria autora, uma das damas universais do romance clássico.

Comecei a ler e quando dei por mim já estava na última página. Extremamente infeliz... Por ter terminado este livro tão delicioso!

Veja resenha completa no meu blog Literatura de Cabeça

Jules 05/04/2011

Para os fãs de uma boa literatura, este livro certamente será uma excelente escolha. Pois Michael Thomas dá vida a grandes nomes da literatura, tais como Jane Austen, Lord Byron e Charlotte Brontë.

O livro tem muitas referencias das obras dos autores em questão e a narrativa é uma combinação vampiresca e – acho que posso dizer – até sarcástica. Onde os leitores poderão conhecer uma outra versão da famosa autora de “Orgulho e Preconceito” – Jane Austen, que por sinal, é uma vampira de 233 anos.

Jane foi transformada em um ser imortal por Lord Byron, por quem era apaixonada. Entretanto, Byron é conhecidíssimo pelo seu talento de encantar e despedaçar corações (sejam eles de mulheres ou de homens). Não foi diferente com Jane. Ele a magoou e partiu seu coração.
Agora, Jane mora na pequena cidade de Brakeston – no norte do estado de Nova York – e é dona de uma livraria chamada Flyleaf. Porém – é claro – ela teve que assumir uma nova identidade, portanto, seu novo nome é Jane Fairfax. E por anos ela tentou imitar os efeitos do tempo, tingindo o cabelo, simulando rugas e manchas de envelhecimento, contudo, ela estava cansada disso.

A fama de Austen é indiscutível. Seus livros vendem aos montes e desperta o fascínio de milhares de leitores ao redor do mundo. Mas, agora, Jane esta tendo que presenciar novos autores escrevendo livros com base nas suas obras. E ela nem ao menos recebe um cheque de direitos autorais dos mesmos! Claro, as pessoas acham que ela esta morta. Mas mesmo assim, ver suas obras serem usadas por outras pessoas de forma tão erronia, desperta seu descontentamento. Principalmente porque nunca mais ela conseguiu lançar um livro. Há anos ela tentava lançar seu ultimo romance – Constance – e só recebeu recusas. Isso a desanimava muito. Jane Austen, a grande Jane Austen... Não conseguia mais lançar um livro.

Quando finalmente uma editora entra em contato com ela a fim de lançá-la, alguém a acusa de plágio. E adivinha de quem a acusam de plágio? Charlotte Brontë! E, ao mesmo tempo, Jane se depara com Byron em sua vida, que resolveu tentar reconquistá-la a todo custo. Mas, Jane tem Walter, um homem realmente bom e que é apaixonado por ela. Porém, é complicado essa relação, pois Walter não sabe da real identidade de Jane.

Byron esta disposto a tudo para ter Jane. E com isso, ele ameaça a segurança de Walter e Lucy – a assistente de Jane e a pessoa a quem ela nutre imenso carinho, por fazê-la se lembrar de sua irmã: Cassandra.

Agora, sua vida esta de pernas para o ar. Tendo que lidar com Byron e com a questão de ser acusada de plágio. Quem a esta acusando? E porquê?

É uma narrativa bastante divertida, principalmente se você tem conhecimento a respeito da vida dos autores citados. Michael Thomas tirou onda com a vida desses renomados autores, fazendo uma releitura irônica e divertida deles.

Aqui, conhecemos uma Austen vampira, um Byron vampiro e sedutor e uma Charllote Brontë completamente psicótica! :D

Nathaly.Brenner 31/10/2010

Até hoje, só comprei dois livros pela capa: esse e Bubble Gum, da Lolita Pille. Os dois não poderiam ser mais diferentes, mas tem em comum (e a seu favor na hora que um leitor indeciso caminha por uma livraria) o trabalho bem feito no quesito desing.

Em "Jane Austen, a vampira", é contada a história da escritora Jane Austen partindo da ideia de que ela não morreu, mas sim foi transformada em vampira (sério? nossa, nem tinha percebido isso pelo título, dãã). Vivendo nos dias atuais como dona de uma livraria em uma cidade do interior do estado de Nova York, Jane tenta publicar seu novo romance, sob o codinome Jane Fairfax. A ideia do enredo parece ótima, mas o autor entra em terreno arriscado ao mexer com Jane Austen. Ela é uma autora extremamente popular e muito querida, então qualquer deslize tornaria esse livro um amontoado de palavras desonrosas a memória da Jane original.

Mas não é isso o que acontece nesse caso. Quer dizer, se você é um fã de Jane com a mente mais aberta para divagações com e sobre a pessoa dela. O que "me fisgou" nesse livro foi que o autor nunca é pretencioso, além da "auto-ironia" (essa palavra existe?): ele satiriza em vários momentos livros como o dele, que utilizam a imagem de Jane como alavanca para chegar até o leitor. Então, se ele mesmo sabe, se ele mesmo tira sarro da situação, meio que nos desarmamos. Eu li o livro em dois, três dias, porque as coisas vão acontecendo em um ritmo que não nos deixa desgrudar, querendo saber como termina.

Só não gostei muito da parte final, na qual achei que a história correu (como se o autor dissesse ai caramba, tá acabando o espaço, deixa eu escrever o fim logo) e deixou muitos pontos em aberto. Mas deixando isso de lado, é uma leitura que vale a pena, tanto pelo visual do livro quanto pelo conteúdo. E ler ele dá vontade de reler tudo da Jane Austen que já li!

Leia mais resenhas em:

Dri Ornellas 09/09/2010

Divertido
O livro Jane Austen: a vampira, do escritor Michael Thomas Ford reúne dois elementos que por si só poderiam garantir seu sucesso: a presença de Jane Austen - que é adorada por legiões - e a dos vampiros - criaturas que voltaram a ser pop depois do sucesso da saga Crepúsculo. Porém, além disso, o livro não é pretencioso e a leitura vale a pena por sua descontração.

Para o mundo atual, Jane Austen não existe, mas ela está viva e se chama Jane Fairfax, possui uma pequena livraria, se frustra por não receber direitos autorais de seus livros e vê seu novo romance ser recusado sucessivamente por diferentes editoras.

O mérito do livro é criar situações surreais mas que acabam possuindo uma verdade incrível, pois apesar da personagem ser uma vampira, ela também é Jane Austen e sabemos o que a personagem Jane Austen significa e isso traz uma gama de acontecimentos inusitados que se tornam engraçados nas mãos do escritor. Por exemplo, para todos, Jane está morta, então sua obra é mexida e remexida (o que é uma tremenda verdade, vide a existência desse livro) e ela tem que assistir a isso tudo sem se manifestar. Logo no começo do livro, temos, na livraria de Jane, a leitura do livro Esperando pelo Sr. Darcy, onde a mensagem do livro é totalmente deturpada por uma escritora oportunista que vê na fidelidade das fãs de Jane Austen uma chance de enriquecer. Então, apesar da sabermos que a Jane vampira é totalmente irreal, o livro vislumbra pequenas verdades sobre como a obra de Jane está sendo tratada atualmente.

"Sem dúvida", Jane respondeu para sua jovem assistente. "Mas não consigo entender por que as pessoas comprar essa bobagem". Como se isso não bastasse, ela pensou, muitas tinham vindo fantasiadas. Ela contou duas dúzias de Elizabeths e talvez meia dúzia de Darcys. (...)
"A mensagem de Esperando Mr. Darcy é essa", Melodie disse, erguendo seu livro como se fosse um texto sagrado. "Se você realmente quer viver a beleza do amor - do amor verdadeiro - você só deve se entregar quando encontrar a pessoa certa. (...)
Jane percebeu gestos de concordância em todo o recinto. A leitura pública estava se começando a parecer uma campanha para despertar a fé religiosa.

Outro ponto interessante é o romance de Jane com Lord Byron!! Alguém já imaginou esses dois personagens da literatura tendo um caso amoroso? Alguém já imaginou Jane Austen brigando com Charlotte Bronte?!?! Pois então: há uma rixa literária entre as duas no livro que dá assunto... e livro! Essas conexões literárias inexistentes também são bem legais e mexem com nosso imaginário. Nesse ponto, o autor acerta bem o ponto fraco dos leitores compulsivos: ele dá vida a escritores mortos que não poderiam nos proporcionar mais do que suas obras. Aqui, eles aparecem mais do que vivos, eles estão metidos em situações complicadas e engraçadas.

O autor juntou dois aspectos comerciais e criou um livro muito interessante que pode ser lido sem a ameaça de ser apenas isso: um livro comercial. O livro tem recebido criticas positivas.

Atualmente, Jane Austen se tornou sensação garantindo a venda de um livro, pois suas fãs fiéis consumem tudo o que tem a ver com ela. Com exceção, é claro, daquelas que são contra a essa moda. Seguem alguns exemplos de livros que trazem ou Jane Austen como personagem - viva ou não - ou algum de seus livros como inspiração para a história central do livro: Jane Austen ruined my life, Mr. Darcy broke my heart, According to Jane, A little bit psychic: Pride & prejudice with a modern twist, Austenland: a novel, Confessions of a Jane Austen addict, Rude awakenings of a Jane Austen addict, Me and Mr. Darcy, I was Jane Austen's best friend, The man who loved Jane Austen, What would Jane Austen do?, Pride and prejudice and zumbies and Sense and sensibility and sea monsters.

@lecobastos 15/08/2010

Jane Austen - A Vampira
O ano é 2008, a famosa escritora de inglesa Jane Austen vive sob o nome de Jane Fairfax cuidando de sua livraria em uma pequena cidade dos Estados Unidos. A coisa que mais a angustia é ver as mais estranhas adaptações de sua obra, sem que com isso possa ter direito a centavo algum.
No século XVIII foi transformada pelo poeta Lord Byron em uma vampira, e antes disso escreveu em nome de seu amor por ele um livro intitulado Constance. Livro esse que vem tentando publicar desde então.
Quando enfim consegue achar uma editora que se propõem em lançar seu livro a - suposta - falecida Charlotte Bronte surge do nada tomando para si a autoria de 'Constance'.
Os vampiros desta obra não são afetados pelo sol, mas sim pela sede de sangue. Não possuem poderes extraordinários além de enfeitiçar a vítima de sua mordida.
A trama é recheada de indicações para pessoas com um mínimo de cultura, não que uma pessoa que não tenha lido Orgulho e Preconceito saia prejudicada, só não irá aproveitar tudo que é apontado pelo autor.
O puritanismo que inundou os vampiros literários não aparece em momento algum e o amor não é o foco principal da história. As mais variadas formas de amor como bissexualismo e homossexualismo são tratados com uma normalidade agradável.
Momentos hilários surgem com a própria Jane Austen fugindo de vendedores em uma loja de roupas ou uma guerra com arremessos de livros.
Todos os capítulos são abertos por um trechinho do manuscrito de Jane Fairfax e aos poucos toma vida própria. Podemos acompanhar a esperta Constance, aspirante a escritora dividida pelo amor de Charles e Jonathan. Assim como Jane dividida entre Byron e Walter e a segurança de sua amiga Lucy.
O resultado foi vampiros muito mais interessantes do que os bonzinhos ou animalescos e que talvez tiveram um único intuito: Reacender a curiosidade sobre as obras de Jane Austen.

AnnGominho 09/05/2011

Ao contrário de vários outros livros que citei aqui, o que me chamou atenção neste não foi a capa - ao menos no inicio - mas, sim, o fato de ter como personagem a escritora Jane Austen. Eu não sei vocês, mas, sou apaixonada pelos livros dela - não li todos ainda, mas a maioria que li, gostei. Enfim...

Confesso que acreditei ser apenas mais um livro fazendo uma paródia, mas me surpreendi com o que li. O fato de Jane ser uma vampira é um mero detalhe, a história não se baseia apenas nisso. É claro que as complicações de lançar um novo romance com seu nome falso de "Jane Fairfax" também estão bem presentes, e após quase 200 rejeições por parte das editoras, "Constance" - seu livro - parece estar a caminho após um email que deixa Jane em êxtase.

O que eu achei bem legal foi que podemos ver como são os bastidores de um mundo que gostamos tanto, o dos livros. O que acontece com muitos autores novos que tentam mostrar algum valor ao mundo, as publicações, enfim, até nosso mundo de blogs literários é citado em uma das partes desse livro encantador.

É claro que nessa história não poderia faltar um bom romance, e a vida amorosa de Jane é bem conturbada. Ela tem o mortal fofo, Walter (um construtor e restaurador da cidade, que a ama); o imortal Lord Byron, a decepção de seu passado; e o outro mortal, incrivelmente lindo Kelly (misterioso editor que ela acha lindo, mas que não há muita reciprocidade).

Gêmeas 23/08/2010

resenha: http://gemeasthings.blogspot.com/2010/08/resenha-jane-austen-vampira.html

Skinny 04/12/2010

Jane Austen Não morreu!
Só digo uma coisa após ler esta obra. Como ninguém teve uma idéia desta antes?! Michael Thomas Ford foi simplesmente genial ao reviver Jane Austen lhe dando o status de vampira, que tantos sonham.

foi realmente um amor a primeira capa. Eu sei o que vocês devem estar dizendo, não julgue um livro pela capa Gabi! Mas vamos concordar, elas ajudam em muito na hora da venda. E a capa de Jane Austen é simplesmente encantadora, assim como suas paginas.

O livro me arrancou muitos risos, principalmente sobre o drama de Jane de não conseguir mais ser publicada embora suas obras estivessem sendo vendidas loucamente, e ela por ironia da vida não lucrava um tostão com aquilo, afinal ela esta morta. Deve ser realmente uma merda ser famosa e não ganhar nada com isso e alem do mais ouvir teorias absurdas sobre a filosofia de seu livro, e nada poder fazer para mudá-las. A historia mostra, com muito humor e ironias (que eu A-D-O-R-O!) uma critica a este enxame de livros que não possuem conteúdo algum e só visam gerar dinheiro. Um bom exemplo disso são os “O Livro de Fitness de Jane Austen”, “O Livro de Receitas de Jane Austen” que nossa pobre heroína é obrigada a vender em sua livraria.

Outra coisa que me fascinou muito e só ajudou a melhorar ainda mais a historia foram às adições de outras figuras históricas. Como Lord Byron e Charlotte Bronte.

a historia é ótima baby e faz com que você queira conhecer mais essas escritoras e suas obras.

efim...quer saber mais? então invada esse site aqui e se delicie com o resto:

31/05/2011

Naty 02/10/2010

www.meninadabahia.com.br
"Hoje tenho o prazer de apresentar a vocês Jane Fairfax - Comfort continuou.
O livro de Jane se chama Constance.
Não quero dizer que esse livro é melhor do que fazer amor com meu marido,
mas fiquei acordada toda noite e ele ficou dormindo ao meu lado."
p. 208

Se você viver cada dia como se fosse o último, algum dia você estará certo, já diz Steven Jobs. Mas se você for um vampiro essa regra não se aplica. Este é o caso de Jane Austen.

Duzentos e trinta e três anos de sobrevida. Não consegue publicar novos livros, não ganha direitos autorais pelos já publicados. Até namorar é complicado, é doloroso ver o amado envelhecer e morrer. Já namorar outro vampiro... imagine passar o resto da eternidade com a mesma pessoa?

De tempos em tempos ela precisa mudar de cidade, país, para evitar que se perguntem o porque ela nunca envelhece. Atualmente é de uma singela livraria numa pequena cidade próxima à Nova York.

Quando está prestes a queimar o manuscrito, de um livro não publicado, recebe a notícia: querem publicá-la. Um novo horizonte resplandece em sua vida. Como é bom realizar sonhos!

"Devo lhe confessar, – Kelly riu, balançando a cabeça – é reconfortante conhecer uma autora cujo único objetivo na vida é ser publicada. A maioria dos autores que chega aqui e o que eles realmente querem é ser famosos. Não notei isso em você, nem em seu livro.

Jane gostaria de saber o que Kelly diria se soubesse que ela já era uma das autoras mais famosas do mundo, que era, de fato, indiscutivelmente a escritora mais popular de todos os tempos. E que ela queria muito ser publicada novamente

A maioria quer ser Stephen King ou Danielle Steel – Kelly observou –Não sei em que momento os autores decidiram deixar de ser contadores de histórias para querer se tornar celebridades."
p.63

Seu livro é publicado, com o atual sobrenome Fairfax. Na mesma semana ele fica em primeiro lugar da lista de bestseller. Nova tiragem de cem mil exemplares é emitida. Jane começa a participar de programas televisivos e encontros de romancistas.

Mas então ele aparece. O sedutor que a transformou. O famoso poeta inglês Lorde Byron. Sim, ele mesmo! Famoso pelos casos extraconjugais e homossexuais, Byron virou vampiro ao namorar um grego. Atraído pela beleza e altivez de Jane, não resiste à tentação de tê-la por toda a eternidade. Mas ao invés de gratidão, ele recebe raiva. Graças à Byron, Jane viu toda sua família e amigos morrerem.

Para piorar uma vampira lunática e invejosa quer escalpelá-la. Quem, dentre todos morre de inveja de Jane Austen?

Charlotte Brontë, odeia Jane. Seu romance Jane Eyre estava em quinquagésimo e tantos, na colocação dos clássicos a serem lidos, enquanto o 'insípido' Orgulho e Preconceito encabeçava a lista.

Byron, também, não está nada feliz com Jane e seu distanciamento. Quem sabe ela não cede à chantagem? Ele irá amaeçar transformar às pessoas que ela mais ama, e oops! Quem sabe ele consiegue envolver sexo na chantagem?! Afinal, Jane é bem fogosa, pelo que pôde recordar.

Recheado de humor, Jane Austen – a vampira, de Michael Thomas Ford (Lua de Papel, 304 páginas, R$ 39,90) é imperdível. Somos apresentados ao universo vampírico com tanta sutileza que, encontrar com eles, parecer ser algo corriqueiro.

Ah, adivinhem quem transformou Charlotte em vampira?

Recomendo.

sabrina sexton 05/08/2010

kauan 08/09/2010

Jane Austen - A Vampira
Ganhei esse livro de aniversário, e confesso que não fui muito com a cara dele no começo.
Mas óbvio que falei que o adorei e todo aquele agradecimento de sempre!
E que bom que não passou pela cabeça a idéia de troca-lo. Esse livro é muito bom. Divertido, fácil de ler e interagir com os personagens. É uma história simples que te cativa desde o início.
Jane Austen é uma vampira! Mas e daí?! Ela é a Jane Austen. Pra melhor que isso? Haha

Adorei. Recomendado!

1 | 2 | 3 | 4 | 5