Jane Austen: A Vampira

Jane Austen: A Vampira Michael Thomas Ford

Resenhas - A Vampira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

CooltureNews 11/11/2010

Por: André Alves (CooltureNews)
www.CooltureNews.com.br >> Comentem a resenha em nosso site para que possamos sortear o livro.

Jane Austen foi umas das maiores romancistas que já existiu. Inglesa, nasceu em Steventon em 1775. Autora de obras como Razão e Sensibilidade, Emma, Persuasão e um dos romances mais famosos de todos os tempos: Orgulho e Preconceito. Suas obras, hoje, grandes clássicos, são conhecidas principalmente por nos trazer a forma mais pura do romance. Jane faleceu em 1817, aos 41 anos, em decorrência da Doença de Addison.

Isso é o que todos acham. Jane Austen não morreu! Ou melhor, morreu. Quer dizer não morreu. Na verdade, ela está morta e viva ao mesmo tempo. Isso porque ela é uma vampira! Agora com 233 anos e sob o nome de Jane Fairfax, Jane é dona de uma livraria numa pequena cidade no interior de Nova York. Durante todos esses anos Jane vem tentando publicar um novo romance escrito em sua época áurea. Mas após décadas de rejeições Jane está pronta para aceitar que não será mais publicada e decide se desfazer da obra. Até que ela recebe um e-mail de um editor, informando que adorou a obra e quer lançá-la o mais rápido possível. Após ter sido usada para alavancar as vendas de outras obras como O Livro de Fitness de Jane Austen, O Livro de Receitas de Jane Austen e até um livro ensinando a enfeitar a árvore de natal com a Jane, isso tudo sem receber nenhum tostão de direitos autorais, Jane não acredita que vai finalmente voltar a ser publicada.

Enquanto espera os preparativos para a publicação de sua nova obra, Jane continua com seu trabalho na livraria com sua assistente Lucy, que lembra muito sua irmã Cassandra, o que faz Jane ter grande carinho pela mesma. Além de Lucy, Jane também se ver rodeada por Walter que é loucamente apaixonado por ela e não a deixa em paz. E tudo continua em bem até que Lord Byron, seu criador, retorna, jurando amor por Jane e a querendo de volta, ameaçando inclusive, Lucy e Walter. E com a publicação do livro, os problemas de Jane só aumentam quando ninguém mais, ninguém menos que, a doida, literalmente, Charlote Brontë, também transformada por Byron retorna acusando Jane de plágio. E pra piorar ela possui o original em sua posse, em que confusão a Jane se meteu. Como isso vai acabar?

Confesso que o livro nunca tinha me chamado muita atenção, mas o recebi da Priscila em função da nossa parceria com a Lua de Papel, e quer saber? Adorei. Jane Austen A Vampira é um livro super divertido e que faz você rir bastante. Principalmente pelos transtornos da Jane e suas tiradas. A Jane do livro, não tem papas na língua e fala o que bem entende, gerando assim muitas passagens cômicas. Pensei que fosse mais uma história de vampiro, mas esse fato é mero detalhe neste livro. O autor busca na verdade com muito humor, fazer uma crítica a essa invasão de livros que tomam conta do mundo editorial atual, escritos apenas com o intuito de gerar dinheiro e sem nenhum conteúdo. Outra coisa bem bacana do livro é nos trazer além da Jane outros escritores e obras clássicas.

Quando o livro acabou deixou uma grande saudade das ironias da Jane. Mas na verdade o livro não acaba bem com um final, então pensei: Não será possível! E ao realizar uma busca descobri que o autor já está preparando a continuação do livro, intitulada Jane Goes Batty e sem data de publicação prevista. Mais ainda, descobri que provavelmente será uma trilogia. Agora é esperar os próximos livros. E você ainda não leu? Comentem aí, quem sabe não vem uma promoção =)

A história é deliciosa. É impossível não amar os dentes afiados dessa Jane Austen.
Seth Grahame-Smith
Jhonatan 06/12/2010minha estante
Acho extremamente cativante a ideia de pegar clássicos da literatura e contextualizá-los na época atual onde estamos. Claro que deve-se tomar o maior cuidado para que seja mantido a "alma" da obra. Deve valer muito apena.
Seguidor: Jhonatan Carneiro

Zi 06/12/2010minha estante
Concordo também achei engraçado esse livro! Resolvi comprar após algumas resenhas que li sobre ele. Nãso sabia que o livro terá uma continuação e agora uma trilogia! Que legal! Vou esperar para ler!

Maedchen 06/12/2010minha estante
Eu achei super interessante essa idéia de criar os Clássicos Fantásticos! Eu gosto bastante de vampiros, então esse já me conquistou!

Mädchen

ida 06/12/2010minha estante
Livros sobre vampiros já estão sendo quase a mesma coisa, mas este parece diferente, afinal fala de uma vampira escritora... o que deve ser bem interessante...rs
Ida

Dessa 06/12/2010minha estante
nunca li nada da jane austen :/
Mas gostei da ideia de modificar um livro dela. :D
Quero ler. \o/
D e s s a

Paula Miranda 06/12/2010minha estante
Sabe, até parece legal. Mas não estou muito animada...
Paula Roberta

Vilmar Júnior 06/12/2010minha estante
Gostei muito da ideia desse livro, transformar a Jane em vampira foi muito criativo. Vou tentar ler.
Vilmar Junior

Thiago de Andrade 06/12/2010minha estante
por mais que essa resenha tenha melhorado minha visão do livro, vai demorar pra eu pensar em ler ele.

Seguidor: Thiago de Andrade Alonso

Zambe 28/01/2011minha estante
Confesso que não li toda a sua resenha, sorry! Mas a notícia que provavelmente vai ter um novo livro me animou. Terminei de ler amando a história mas um pouco frustrada querendo mais.

Luci Eclipsada 21/08/2010

Jane Austen nunca esteve tão viva
Jane Austen: A vampira (Lua de Papel, Michael Thomas Ford),a primeira vista,tem tudo para ser um fiasco, porém, logo nas pimeiras páginas, toda a má impressão que o leitor pode ter em relação a narrativa cai por terra quando nos é apresentado uma história divertida e cheia de acontecimenos que fazem alusão a fatos históricos envolvendo a própria vida da protagonista, Jane Austen, que com uma vivacidade incrível_ para alguém que esta "morta-viva" há 233 anos_ se mostra extremamente indignada com vários adaptações de suas obras que, além de explorarem sua imagem demasiadamente, ainda não lhe rende nenhum centavo de direitos autorais uma vez que todos pensam que ela esta morta há muito tempo.
O interessante dessa hilária aventura é que se pararmos para observar, perceberemos a crítica embutida por detrás de seu enredo, pois Ford faz uma crítica irreverente aos escritores que escrevem pensando em se tornarem celebridades; lembrando que esses mesmas "celebridades literárias" se preocupam mais em ficarem na lista dos mais vendidos do que, simplesmente, levar ao leitor uma história de qualidade, o que qualquer bom leitor pode perceber nos dias de hoje.
Assim sendo, o livro de Ford é uma boa pedida, não só para quem curte Jane Austen e gostaria de acompanhar mais de perto sua saga pela redescoberta de si mesmo e do amor, mas também para quem quer se divertir com arremeços de best sellers de Stephen King, regados a mordidas no pescoço, diálogos afiados e entretenimento garantido. Recomendadíssimo.
Vanessa Vieira 04/09/2010minha estante
Parabéns pela resenha Lucy! Ficou ótima! Já comprei esse livro e na semana que vem chega. A Lua de Papel me enrolou por dois meses e fizeram uma sacanagem não só comigo, mas com todos os blogueiros com quem eles tinham parceria. Enfim, eu desfiza parceria com eles. Depois a gente conversa direitinho a respeito...Rs

Rafa 24/02/2020

Um achado no sebo
Achei esse livro em uma troca no sebo e me identifiquei, afinal era uma história que envolvia a rivalidade das minha duas escritoras favoritas.

Eu gostei muito, achei super leve! E por mais que Byron não seja uma pessoa que eu tenha admirado na minha vida como leitora, gostei muito do papel dele neste livro.

De início pensei que ia encontrar dificuldade em ver a Charlotte como vilão, mas a verdade é que ela sempre foi uma escritora e pessoa muito intensa, ela se encaixou bem no papel hahaha.

Achei que o autor respeito bem a personalidade de cada um e os outros personagens são incríveis também.

Em relação a história, eu fiquei bem presa a ela, mas parando agora para pensar, existiram aspectos que ele podia ter desenvolvido mais.

Porém, isso não tira o quão bom é a leitura. Super recomendo.
Silvia AC/DC 15/05/2020minha estante
Este livro é indicado para uma criança de 11 anos?

sentilivros 26/06/2011

resenha de Jane Austen - A Vampira
Gostei muito do livro, apesar de esperar mais, acredito que eu esperava mais "vampirismo", porém ele fica em segundo plano. O livro conta a história de Jane Austen, de seu ponto de vista, do seu resentimento com seu "criador"- Lord Byron, do seu medo em se envolver com as pessoas, de suas constantes mudanças, por não envelhecer, de sua frustração em não mais ser Publicada.

Mas sua vida da uma reviravolta com reaparecimento de Lord Byron e com a possibilidade de ser publicada, aí ela tem que começar a viver o "tempo moderno" e se redescobrir.

Vale a pena ser lido.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/09/jane-auten-vampira-michael-thomas-ford.html
maira 15/01/2013minha estante
você me garante que vale a pena ler? por que eu adoro vampiros!

cristianepf 29/09/2012

Quando li o título achei que era uma viagem sem tamanho, mas a descrição já mostra que a história é interessante. É bom ressaltar que o envolvimento do termo vampiro foi incluído nessa história somente para que nossa adorada Jane Austen pudesse viver até os dias de hoje, já que o livro trata muito mais da vida dela do que da condição de vampira.

Gostei da maneira como a história foi apresentada, desde as personagens - principalmente da esperta Lucy - até o enredo. Um detalhe interessante é que o início de cada capítulo começa com um trecho do suposto livro que a personagem escreveu, o que deu um toque bem especial à história. No final, algumas pontas ficam soltas, o que pode render uma continuação bem interessante - eu, com certeza, compraria.-. Preciso destacar também que essa versão em português, da editora Lua de Papel, é lindíssima!

Como não posso falar muito do livro sem dar spoiler sobre a história - e por falar nisso, não leia a orelha do livro - vou dizer simplesmente que não shippei o casal que ficou junto no final e também que achei estranho uma certa rivalidade que houve com outra autora, igualmente fabulosa. Mas isso é só opinião pessoal e na verdade foram elementos usados para deixar a história mais interessante.

"Jane Austen, A vampira" é engraçado, leve, adorável e cheio de referências. Além da obra e detalhes da vida pessoal de Jane Austen, também são citados Lord Byron, Charlotte Brontë dentre vários outros. Esse livro nada mais é do que uma homenagem à Jane, uma bela propanda de sua obra. Se você é fã da autora, vai adorar as referências; se não, com certeza vai ficar com vontade de conhecê-la.
Sandra de Oliveira 19/10/2010minha estante
ótima resenha Cristiane! ;)

Dri Ornellas 09/09/2010

Divertido
O livro Jane Austen: a vampira, do escritor Michael Thomas Ford reúne dois elementos que por si só poderiam garantir seu sucesso: a presença de Jane Austen - que é adorada por legiões - e a dos vampiros - criaturas que voltaram a ser pop depois do sucesso da saga Crepúsculo. Porém, além disso, o livro não é pretencioso e a leitura vale a pena por sua descontração.

Para o mundo atual, Jane Austen não existe, mas ela está viva e se chama Jane Fairfax, possui uma pequena livraria, se frustra por não receber direitos autorais de seus livros e vê seu novo romance ser recusado sucessivamente por diferentes editoras.

O mérito do livro é criar situações surreais mas que acabam possuindo uma verdade incrível, pois apesar da personagem ser uma vampira, ela também é Jane Austen e sabemos o que a personagem Jane Austen significa e isso traz uma gama de acontecimentos inusitados que se tornam engraçados nas mãos do escritor. Por exemplo, para todos, Jane está morta, então sua obra é mexida e remexida (o que é uma tremenda verdade, vide a existência desse livro) e ela tem que assistir a isso tudo sem se manifestar. Logo no começo do livro, temos, na livraria de Jane, a leitura do livro Esperando pelo Sr. Darcy, onde a mensagem do livro é totalmente deturpada por uma escritora oportunista que vê na fidelidade das fãs de Jane Austen uma chance de enriquecer. Então, apesar da sabermos que a Jane vampira é totalmente irreal, o livro vislumbra pequenas verdades sobre como a obra de Jane está sendo tratada atualmente.

"Sem dúvida", Jane respondeu para sua jovem assistente. "Mas não consigo entender por que as pessoas comprar essa bobagem". Como se isso não bastasse, ela pensou, muitas tinham vindo fantasiadas. Ela contou duas dúzias de Elizabeths e talvez meia dúzia de Darcys. (...)
"A mensagem de Esperando Mr. Darcy é essa", Melodie disse, erguendo seu livro como se fosse um texto sagrado. "Se você realmente quer viver a beleza do amor - do amor verdadeiro - você só deve se entregar quando encontrar a pessoa certa. (...)
Jane percebeu gestos de concordância em todo o recinto. A leitura pública estava se começando a parecer uma campanha para despertar a fé religiosa.

Outro ponto interessante é o romance de Jane com Lord Byron!! Alguém já imaginou esses dois personagens da literatura tendo um caso amoroso? Alguém já imaginou Jane Austen brigando com Charlotte Bronte?!?! Pois então: há uma rixa literária entre as duas no livro que dá assunto... e livro! Essas conexões literárias inexistentes também são bem legais e mexem com nosso imaginário. Nesse ponto, o autor acerta bem o ponto fraco dos leitores compulsivos: ele dá vida a escritores mortos que não poderiam nos proporcionar mais do que suas obras. Aqui, eles aparecem mais do que vivos, eles estão metidos em situações complicadas e engraçadas.

O autor juntou dois aspectos comerciais e criou um livro muito interessante que pode ser lido sem a ameaça de ser apenas isso: um livro comercial. O livro tem recebido criticas positivas.

Atualmente, Jane Austen se tornou sensação garantindo a venda de um livro, pois suas fãs fiéis consumem tudo o que tem a ver com ela. Com exceção, é claro, daquelas que são contra a essa moda. Seguem alguns exemplos de livros que trazem ou Jane Austen como personagem - viva ou não - ou algum de seus livros como inspiração para a história central do livro: Jane Austen ruined my life, Mr. Darcy broke my heart, According to Jane, A little bit psychic: Pride & prejudice with a modern twist, Austenland: a novel, Confessions of a Jane Austen addict, Rude awakenings of a Jane Austen addict, Me and Mr. Darcy, I was Jane Austen's best friend, The man who loved Jane Austen, What would Jane Austen do?, Pride and prejudice and zumbies and Sense and sensibility and sea monsters.

Amanda 13/08/2011

Alguma coisa deu errado...
Se o autor merece parabéns por algo, é sem dúvida pelo fato que ele conseguiu juntar duas coisas altamente vendáveis no momento, em um só livro: vampiros e Jane Austen.
Não que o livro seja tão ruim, mas ele passa longe de uma história interessante. É apenas uma história bem normal, em que na maior parte do tempo acontece algo mas parece não estar acontecendo nada.
Jane Austen é uma vampira (como diz o próprio título) e se esconde com outro nome, numa cidadezinha de Nova York, cuidando de uma livraria e tentando publicar algo novamente.
Ela consegue, e acontecem algumas coisas no meio do caminho.
O curioso é que o personagem mais cativante na história acabou sendo, na minha opinião, outro escritor também transformado em vampiro, Lord Byron, que é todo charmoso e cafageste. E as partes mais legais da história também acabam sendo os pequenos trechos que abrem cada capítulo, que seriam trechos do novo romance que a personagem Jane do livro estaria tentando publicar.
Ou seja, o personagem mais legal acaba não sendo a Jane (o livro podia chamar "Lord Byron, o vampiro") e os pedaços mais legais do livro são esse "livro paralelo" (então, troca a história!). Alguma coisa deu errado aí!

Thaís Padilha 27/08/2011

Hilario!
Gente, não há outra palavra para descrever esse livro se não HILÁRIO!
É muito bom!
Ver Jane Austen como vampira, dona de uma livraria e ter que ver todos comprarem "Orgulho e Preconseito" aos montes e ela não receber os direitos autorais das obras é comico, fora o fato dela tentar publicar um de seus "novos" romances.
Eu recomendo a todos que leiam! ^^

AnnGominho 09/05/2011

Ao contrário de vários outros livros que citei aqui, o que me chamou atenção neste não foi a capa - ao menos no inicio - mas, sim, o fato de ter como personagem a escritora Jane Austen. Eu não sei vocês, mas, sou apaixonada pelos livros dela - não li todos ainda, mas a maioria que li, gostei. Enfim...

Confesso que acreditei ser apenas mais um livro fazendo uma paródia, mas me surpreendi com o que li. O fato de Jane ser uma vampira é um mero detalhe, a história não se baseia apenas nisso. É claro que as complicações de lançar um novo romance com seu nome falso de "Jane Fairfax" também estão bem presentes, e após quase 200 rejeições por parte das editoras, "Constance" - seu livro - parece estar a caminho após um email que deixa Jane em êxtase.

O que eu achei bem legal foi que podemos ver como são os bastidores de um mundo que gostamos tanto, o dos livros. O que acontece com muitos autores novos que tentam mostrar algum valor ao mundo, as publicações, enfim, até nosso mundo de blogs literários é citado em uma das partes desse livro encantador.

É claro que nessa história não poderia faltar um bom romance, e a vida amorosa de Jane é bem conturbada. Ela tem o mortal fofo, Walter (um construtor e restaurador da cidade, que a ama); o imortal Lord Byron, a decepção de seu passado; e o outro mortal, incrivelmente lindo Kelly (misterioso editor que ela acha lindo, mas que não há muita reciprocidade).

Melian 19/10/2010

Amei o livro!
A escrita de Ford flui fácil e interessante.
O livro tem toques de humor e sarcasmo, o que faz com que vc ria sempre!
O livro começa com um evento na livraria de Jane, onde uma mulher palestra e vende livros voltados para mulheres. Quando a mulher sita Jane Austen no seu discurso Jane sente uma pontadinha de raiva, já que ela achava aquela mulher estranha e não simpatizava com o livro dela.
Jane é uma vampira diferente do convencional que ouvimos por ai, ela come, bebe, anda ao sol, e bebe sangue espaçadamente somente quando sente uma necessidade, que beira uma dor q sente interiormente.
Ela não mata suas vitimas, só as atordoa para que não saibam o que aconteceu.
A história toma um rumo diferente quando Jane decide aceitar o convite do Galante Walter, que sempre a chamava para sair, e sua auxiliar, Lucy sempre ria e fazia graça das investidas do homem.
Eu gostei muito da personalidade de Lucy, me identifiquei com ela, ela tem um humor sagaz, é inteligente e por vezes sarcastica, o que fe fez rir muito com ela, a amizade que tem com Jane, é otima, parecem que são irmãs.
Quando Jane decide enviar o livro que tem na gaveta para editoras tentando em segredo uma aprovação para publica-lo e seu relacionamento com Walter parece começar a andar, Lord Byron, o homem que a tranformou em vampira, o qual Jane aparenta ter rancor, retorna querendo tomar Jane para sí, como ela se nega ele faz ameaças as quais ela não sabe como lidar.

Ler texto completo em: http://mellbooks.blogspot.com/2010/08/resenha-jane-austen-vampira.html

Dalton13 28/02/2024

Opinião totalmente pessoal
Eu não sou nem de longe a melhor pessoa para julgar um romance, mas devo dizer que não gostei. Não curto muito romances, mas achei que por esse ter um toque de fantasia eu poderia ter uma experiência melhor com o gênero. Não foi o que aconteceu...

kauan 08/09/2010

Jane Austen - A Vampira
Ganhei esse livro de aniversário, e confesso que não fui muito com a cara dele no começo.
Mas óbvio que falei que o adorei e todo aquele agradecimento de sempre!
E que bom que não passou pela cabeça a idéia de troca-lo. Esse livro é muito bom. Divertido, fácil de ler e interagir com os personagens. É uma história simples que te cativa desde o início.
Jane Austen é uma vampira! Mas e daí?! Ela é a Jane Austen. Pra melhor que isso? Haha

Adorei. Recomendado!

sabrina sexton 05/08/2010

31/05/2011

Skinny 04/12/2010

Jane Austen Não morreu!
Só digo uma coisa após ler esta obra. Como ninguém teve uma idéia desta antes?! Michael Thomas Ford foi simplesmente genial ao reviver Jane Austen lhe dando o status de vampira, que tantos sonham.

foi realmente um amor a primeira capa. Eu sei o que vocês devem estar dizendo, não julgue um livro pela capa Gabi! Mas vamos concordar, elas ajudam em muito na hora da venda. E a capa de Jane Austen é simplesmente encantadora, assim como suas paginas.

O livro me arrancou muitos risos, principalmente sobre o drama de Jane de não conseguir mais ser publicada embora suas obras estivessem sendo vendidas loucamente, e ela por ironia da vida não lucrava um tostão com aquilo, afinal ela esta morta. Deve ser realmente uma merda ser famosa e não ganhar nada com isso e alem do mais ouvir teorias absurdas sobre a filosofia de seu livro, e nada poder fazer para mudá-las. A historia mostra, com muito humor e ironias (que eu A-D-O-R-O!) uma critica a este enxame de livros que não possuem conteúdo algum e só visam gerar dinheiro. Um bom exemplo disso são os “O Livro de Fitness de Jane Austen”, “O Livro de Receitas de Jane Austen” que nossa pobre heroína é obrigada a vender em sua livraria.

Outra coisa que me fascinou muito e só ajudou a melhorar ainda mais a historia foram às adições de outras figuras históricas. Como Lord Byron e Charlotte Bronte.

a historia é ótima baby e faz com que você queira conhecer mais essas escritoras e suas obras.

efim...quer saber mais? então invada esse site aqui e se delicie com o resto:

1 | 2 | 3 | 4 | 5