Falso espelho

Falso espelho Jia Tolentino




Resenhas - Falso espelho


28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Aline | @42.books 13/04/2022

Os ensaios desse livro são absurdamente atuais e relevantes. A percepção apurada da autora sobre temas modernos do cotidiano é o que enriquece o livro de boas reflexões. Gostei muito da leitura e do que ela despertou.
comentários(0)comente



Andie 15/01/2022

Ensaios com temáticas bem relevantes e reflexivas sobre a sociedade atual
Nota dos ensaios:

- O eu na internet: 5 estrelas
- Entrando em um reality show: 4 estrelas
- A otimização constante: 4 estrelas
- Heroínas puras: 3 estrelas
- Êxtase: 3 estrelas
- A história de uma geração em sete golpes: 5 estrelas
- Viemos da velha Virgínia: 3 estrelas
- O culto da mulher difícil: 4 estrelas
- Com temor, eu te desposo: 3 estrelas
comentários(0)comente



anacreola 25/11/2021

O livro traz diversos ensaios com temas variados mas que sempre acabam batendo na questão dos ecrãs, dos espelhos, da imagem que temos de nós mesmos. Principalmente nos mulheres. A maneira certeira e muitas vezes irônica como Jia escreve me pegou e antes mesmo de terminar de ler estava indicando a todas as minhas amigas próximas!
comentários(0)comente



Flávia 24/11/2021

Reflexões sobre as dores contemporâneas
São 9 ensaios que tratam de temas do ?eu? atual. No geral, esses ensaios trazem material para reflexão sobre temas como casamento, violência sexual, política, feminismo, e o que eu mais gostei que foi sobre o indivíduo digital. Na minha bolha esse tema está um pouco saturado, então minha sensação foi de ?mais do mesmo?, o que não significa que é ruim.
comentários(0)comente



Jéssica Fernandes 22/11/2021

É um livro bem millennial com reflexões que vão além da leitura (super necessárias). Achei que alguns ensaios de prolongam demais, tornando a leitura cansativa e pouco fluída (talvez por isso o livro não tenha me prendido tanto).
comentários(0)comente



gabrielleabr_ 21/11/2021

Reflexões para além da leitura
Gostei muito dos ensaios apresentados no livro. São reflexões que eu, intimamente, sempre me fiz, mas não saberia sintetizar em um texto tão bem quanto a autora fez. Ela traz seu ponto de vista, referências do entretenimento e exemplos reais, tudo para mostrar que a mulher sofre tantas pequenas (e grandes) violências que às vezes nem se dá conta.

Me vi na sua crítica ao casamento, visto que nutro aversão a comportamentos masculinos que submetem a mulher casada a um papel pré-definido: dona de casa, mãe e esposa. Às vezes mãe também do marido (como se a carga já não fosse pesada demais).

Me vi na sua descrição da geração millenium, que anda tão sobrecarregada que parece que na verdade somos multitarefas (não, só estamos tentando sobreviver ao capitalismo).

Mais do que reafirmar pensamentos que você pode já ter, o livro expande o debate para além de suas páginas, e convida o leitor a questionar cada vez mais o contexto que estamos inseridos e pensar alternativas de como mudar uma realidade da qual não nos identificamos.
comentários(0)comente



LER ETERNO PRAZER 20/10/2021

Falso espelho foi lançado em 2019, é uma reunião de 9 artigos da escritora Jia Tolentino, que vai tratar de um tema bem complexo, a "digitalização do mundo". E em meio a esse tema tão discutido hoje Tolentino vai inserindo pintada de outros assuntos mas que estarão sempre interligados. Seu primeiro artigo vem aborda o "eu na internet", conectando a 8ndentidade humana à internet. Mostra como hoje é praticamente impossível viver sem a aprovação de uma comunidade digital.
Sua análise dos assuntos abordados é bastante múltipla e ela troca de assunto com a mesma velocidade do universo que critica, sem perder o alvo. Da internet, ela pula para um conceito chamado ?sinalização de virtude?. Segundo ela, um termo usado pelos conservadores para criticar a esquerda. O assunto é menos extremista do que parece. O alvo de Jia é mostrar como toda onda de solidariedade às causas humanas é divulgada pelos usuários apenas para mostrar como são boas pessoas.
Sem muitas vezes darem real importância a causa.
Jia está prontamente certa. Ninguém mais hoje demonstra solidariedade na internet sem se descolar da autopromoção.
Nos outros artigos que completam esse livro Jia vai explanando assuntos que estão totalmente inseridos no nosso dia-a-dia. Artigo que falam sobre Reality Show, sobre a valorização e empoderamento da mulher, sobre economia, um pouco de politica, sobre casamento, Falso espelho é uma leitura cheia de camadas e a cada uma delas vamos absorvendo e refletindo sobre muitas coisas do cotidiano atual!
Não daria para falar aqui sobre cada artigo que compõe o livro, pois para comentar sobre todos acho que daria para escrever um livro.
Resumindo, Falso espelho e um livro bem atual que traz a luz muitos assuntos que muitas vezes são deixados de lado, pois falar sobre esses assuntos muitas vezes gera muita polêmica e acaba-se sendo desgastante, porque ainda há muitas opiniões que não se encaixam ou não são tão verdadeiras.
Falso espelho foi para mim uma ótima leitura. Recomendo!!??
comentários(0)comente



Laura 25/09/2021

Autoconsciência millenial
Eu amei, embora alguns ensaios sejam repetitivos e a leitura seja pouco fluida (vi alguns problemas de tradução também). Mas é absolutamente contemporâneo e provoca reflexões necessárias.
comentários(0)comente



Aléxia 26/06/2021

Uma pílula concentrada de autoconsciência millenial. Me deu saudades da época do frozen yogurt.
comentários(0)comente



vick 23/03/2021

É que Narciso acha feio o que não é espelho
Ensaios muito bem escritos que versam, de uma forma ou de outra, sobre as diversas perfomances em atividade na sociedade. Depois dele a cada comportamento meu eu me pergunto “eu quero fazer isso ou isso é perfomance?” Uma atitude que é outra performance por si só, mostrando pra mim mesma que eu entendi o livro. Seguimos.
comentários(0)comente



Maraisa.Marques 12/02/2021

Uma amostra do senso crítico da geração millennium!
Gosto muito do jeito que Lia pensa e escreve, misturando pensamentos complexos e cultura popular. Seus textos tem uma concretude invejável, que ao meu ver, se deve ao fato de ela sempre se colocar em cena. Não se comporta como alguém de fora que analisa as coisas com o olhar superior - não, seus textos a colocam como a que analisa e é analisada ao mesmo tempo. São nove ensaios que tem como subtexto a autoilusão, mas destaco três: ?O eu na internet? que fala sobretudo sobre exposição no ambiente virtual, ?A otimização constante? onde ela avalia o quanto parte do discurso feminista se dissolveu na lógica capitalista e ?A história de uma geração a sete golpes?, o melhor, na minha opinião: faz um apanhado de fenômenos que aconteceram nas últimas 4 décadas que simbolizam a internalização do discurso capitalista (e neoliberal) que incentivam a ilusão do sucesso acima de qualquer coisa.
comentários(0)comente



Stella Moraes 03/01/2021

Um bom livro!
Fui ler esse livro com grandes expectativas que, logo de início, foram correspondidas. Porém tem alguns ensaios que se prolongam demais e não são tão interessantes. No geral, um bom livro que provoca reflexões sobre a vida atual.
comentários(0)comente



Claudia 12/09/2020

REFLEXÕES SOBRE A AUTOILUSÃO
Através do espelho é uma coleção de ensaios que apesar de terem assuntos variados, se conectam pela mesma busca: encontrar o verdadeiro eu. Quem nós realmente somos como pessoas, como mulheres, como geração?

Por trás de toda essa exposição, em uma sociedade em que as marcas pessoais tem tanto protagonismo, quem são realmente esses indivíduos? Com uma linguagem despojada e irônica, um olhar crítico e afiado, Jia Tolentino mostra neste 9 ensaios como nos enganamos, representamos e praticamos a hipocrisia em grupo ou individualmente.

Alguns capítulos são muito pessoais sobre vida da autora, como "Entrando em um reality show", e nos levam a refletir em um nível pessoal, como representamos em sociedade e como até nossa memória pode ser influenciada pela visão que temos de nós mesmos.

Outros ensaios tem uma abordagem mais ampla, analisando a geração millennial, o feminismo, as drogas, etc. Apesar de terem sem sempre claros o ponto se vista de Tolentino e suas experiências.

O último ensaio foi o único que não gostei, fala sobre as pressões da sociedade sobre o casamento. Achei um repetitivo este capítulo.

Mas os demais recomendo muito a leitura. Ah e achei a capa genial!
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR