Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

18/01/2011

Percorrendo o caminho da loucura
Da ganância à loucura. Será q Rubião tinha em Barbacena, uma vida mais vazia do que no Rio?? Não creio.

Lenta e gradativamente Assis narra o como o pobre e ingênuo Rubião perde a sanidade, e ganha uma bela "crise mental".

Nessa trajetória, Assis não nos poupa de críticas contra a sociedade hipócrita, medíocre, cheia de vaidade, vazia de valores.

Impossível simpatizar com quaisquer personagem. Talvez, um pouco, com D.Fernanda. A única que demonstrou o mínimo de compaixão.

E Quincas Borba, tanto o homem, quanto o pulguento, tinham seu carisma. Sobretudo o pulguento, amigo incondicional, deixado pra escanteio na maior parte do tempo. Tadinho!

Há frases memoráveis no livro. No entanto, deve ser degustado lenta e pacientemente. Rebuscado, inteligente, e em alguns momentos massante.

Machado de Assis, em sua fase realista, é sempre recomendado.
Fogui 18/01/2011minha estante
Nossa!!! Tô chocada, vc terminou!!! Ontem, faltava uma vida pra terminar, o que aconteceu? Deu um upgrade da leitura e acabou? Má, apesar de suas colocações extremamentes interessantes, não há possibilidades, ok? Eu e Machado temos nossos dilemas pra resolver, enquanto isso só algumas obras do dito cujo posso ler, é assim: amor e ódio!!!

Labrador 20/06/2015minha estante
Excelente livro. Recomendadíssimo.

Roberta.Samonte 23/04/2019minha estante
Gostei bastante da sua crítica, também achei o livro massante em alguns pontos. Para mim o pior de todos foi o Palha. Peguei ranço dele.

Manoel Eloi 14/01/2021minha estante
"Ao vencedor, as batatas!".

Marcia 27/01/2021minha estante
Ótimo livro!

Elian4 31/05/2021minha estante
Também fiquei com pena da D. Tonica

Giovanna.Fernandes 13/01/2022minha estante
Pessoal tem como ler pelo aplicativos?

Gis 13/01/2022minha estante
Pobre Cusco!

bibi_nk 26/02/2022minha estante
e põe maçante nisso!

Tadeu Jr. 04/09/2022minha estante
Não creio que "maçante" seja o termo correto. Temos que ter em mente que é um realismo, não podemos esperar acontecimentos catastróficos. O importante são as sutilizas... Na minha opinião, é claro.

Rode.Medeiros 08/04/2024minha estante
Li neste fim de semana. Gostei muito. Os sentimentos e pensamentos das personagens são muito reais. Adoro as citações de Machado de Assis inserindo Shakespeare, trecho bíblicos, autores da época. Também amo o cenário político com alguns bastidores da monarquia. E o cenário carioca então, é ótimo ler sobre o Brasil, sobre o Rio de Janeiro. Sobre algumas palavras que não conhecemos mais, não atrapalharam o envolvimento com a história e com os personagens.

Eliza.Beth 28/12/2023

Chato pra caramba
Infelizmente, não tenho muito o que falar sobre essa leitura.
Comecei empolgada, mas na metade do livro não conseguia mais avançar. Tive que recorrer à ajuda de um audiobook para poder terminar.
Achei muito maçante e fui perdendo o interesse pela história e personagens lá na metade e não teve jeito.

Senti falta de várias coisas que me fizeram amar Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Seria um livro que eu daria 2 estrelas fácil, mas vou respeitar o Machado de Assis.
3 estrelas, carinha triste.
Carolina.Gomes 28/12/2023minha estante
Você não curtiu, mas é um bom livro. Tem umas lições legais. N é o melhor dele mesmo, mas eu gosto.

Deby Rodrigues 28/12/2023minha estante
Mulher, que pena. Vou ler em janeiro. Será que vou avaliar assim tb ?

Eliza.Beth 29/12/2023minha estante
É, Carol. Fiquei triste de não ter gostado, mas vc me conhece? não gostei, falo mesmo kkkkk

Eliza.Beth 29/12/2023minha estante
Deby, vá com o coração aberto. Acho q vc pode gostar.

Deby Rodrigues 29/12/2023minha estante
Gostei tanto de Brás Cubas. Tomara que goste desse tb. Hahahaha

Natália Carolina 29/12/2023minha estante
Preciso dizer que é o meu livro menos favorito do Machado.

Eliza.Beth 30/12/2023minha estante
Deby, Brás Cubas eu amei tbm.

Eliza.Beth 30/12/2023minha estante
Nat, bom saber kkkk

Bebela 20/04/2021

Quincas Borba
Essa leitura pra mim foi muito especial. Foi minha primeira leitura coletiva do canal ?Ler antes de morrer.?
O livro traz uma critica ao cotidiano do século XIX. A leitura é muito fluída, com pitadas de ironia, um jeito que só Machado consegue descrever.
Lilly 21/04/2021minha estante
Oi Bebela! E as lives de LC do canal são boas?
Tô ensaiando de entrar em alguma leitura coletiva de lá...

Bebela 22/04/2021minha estante
Oie! Eu gostei muito da experiência. Além de incentivar muito a leitura, a Isa é muito querida e atenciosa. Bora participar da leitura do mês que vem! ?

Lilly 22/04/2021minha estante
Poxa, gosto muito do canal (inclusive apoio como madrinha por acreditar nos frutos desse trabalho), mas ainda não entrei pras LCs ?
Vc me animou! Vou tentar participar da próxima!!

Lilly 22/04/2021minha estante
Prontoo baixe a amostra Kindle pra começar o de maio ?

Bebela 23/04/2021minha estante
Tá mais adiantada do que eu! ? eu nem comprei o livro de março ainda ??

Bebela 23/04/2021minha estante
Ops de maio ** ???

Lilly 24/04/2021minha estante
Kkk benefícios do Kindle, começar a ler instantaneamente sem pagar ??

Lyta @lytaverso 16/11/2022minha estante
Machado é maravilhoso!

Natalie Lagedo 28/12/2017

Quincas Borba é cíclico. Tanto o personagem quanto a obra como um todo. Rubião é um homem simples que herda uma bela fortuna. Por não ter formação adequada nem alguém que se preocupasse verdadeiramente em ajudá-lo a administrar os bens, é engabelado e volta ao estado inicial.
Machado pinta um homem encantado com as belezas proporcionadas pelo luxo da capital e a consequente bajulação que todos demonstram para com ele. A aparente prodigalidade com o dinheiro é, na verdade, ingenuidade. Cria o pobre Rubião que a mulher inalcançável dos seus sonhos poderia ser comprada com joias caras e associações com o seu marido. Por sinal, o espectro do adultério, tão característico da obra machadiana, não poderia estar de fora. Mas neste caso não há dúvidas para o leitor se a traição ocorreu ou não. É nítido que não. As sombras pairam no desejo de Sofia, na satisfação de ser objeto de sentimentos puros por um homem que faria qualquer coisa por ela.
A constituição da mulher nesse romance é o ápice. Sofia é como uma gata: às vezes cede, fica mansa e deixa-se acariciar, principalmente quando tem a vaidade aguçada. Nascida em baixa estirpe, o orgulho sobe à sua cabeça quando vê aumentar a riqueza. Dona Fernanda, ao contrário, é o altruísmo em pessoa.
O Humanitas se cumpre em Rubião. Não há loucura, porque a expansão da insanidade e do seu inverso se chocam e uma é condição de sobrevivência da outra. O desvario é necessário para a manutenção da lucidez como a guerra é crucial para a mantença da paz.
z..... 28/12/2017minha estante
Não entendi a última frase. Estranho para quem está de fora, mas no contexto do livro se encaixa em alguma coisa que fiquei instigado em conhecer também. Já vi frase similar, mas não lembro onde... Trump? Obama? Nesse meio, por aí talvez, ou outro livro que não lembro nada além disso...

Natalie Lagedo 28/12/2017minha estante
Rogério, o último parágrafo fala da tese filosófica criada por Quincas Borba, o Humanitismo, que é explicado logo no início do romance. Fiz um paralelo entre essa teoria e o que acontece com o personagem Rubião. Basicamente, o Humanitas é a convivência entre contradições e o "filósofo" comprova como isso é importante para o alcance do equilíbrio.

z..... 28/12/2017minha estante
Ah, ok! Humanitismo! É um livro bem maluco e vou buscar ano que vem também.

Natalie Lagedo 28/12/2017minha estante
É ótimo! Se ainda não o fez, leia Memórias Póstumas de Brás Cubas antes. Abraço.

z..... 28/12/2017minha estante
Legal! Vou sim, fiquei curioso, agradeço a dica e tenha um abençoado ano novo!

Jeferson 30/12/2017minha estante
Meu preferido da trilogia. " Ao vencedor as batatas" ...

Ricardo.Borges 20/11/2023

Ao vencedor, as batatas
O filósofo humanitista ou seu cachorro de mesmo nome? Apesar do enigmático título se referir a qualquer um deles, a trama se desenvolve centrada na figura de Rubião, uma espécie de ?Dom quixote de Barbacena? personagem que herda uma fortuna do ?amigo? filósofo (se cuidar do cão) e se relaciona em uma sociedade parasita, ironicamente repleta de personagens que, de maneira inescrupulosa, procuram, de alguma forma, tirar proveito das situações sociais e acabam, então, mostrando a perversa exploração capitalista que, inclusive, é muito aderente ao Brasil contemporâneo (como Machado sabia disso?!?).

?? porque não há vinho que embriague como a verdade.?

Apesar de mostrar mais sobre lucidez do que loucura, o personagem transita por uma paixão avassaladora em uma sociedade repleta de alpinistas sociais e, delirando, é conduzido para a solidão, exclusão e miséria, talvez a visão oposta do Humanitismo do filósofo que dá nome ao livro, cuja edição da antofagica é maravilhosa.
skuser02844 25/11/2023minha estante
E o projeto gráfico da Antofágica é lindo, né?! ? Fiz uma pequena coleção com "O Alienista", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro".

skuser02844 25/11/2023minha estante
E, à propósito da sua postagem anterior, odiei a capa de "Helena" e por isso o livro foi excluído da minha coleção (muito embora eu goste muito da obra)! ???

Ricardo.Borges 25/11/2023minha estante
Ah, são belas demais estas edições. Do seu kit, deixei o alienista de lado? um dia hei de estar preparado para o reler rsrs

skuser02844 27/11/2023minha estante
Ricardo, pra mim o livro cresceu na releitura, viu? ???

skuser02844 27/11/2023minha estante
Ahhhh, e tem desenho de Portinari, na edição de "O Alienista", da Antofágica! ??

Ricardo.Borges 27/11/2023minha estante
Uma obra de arte dentro de outra!!!

Jeniffer 02/08/2021minha estante
Concordo em tudo com você ! E eu também prefiro memórias póstumas ( um dos meus preferidos de Machado de Assis).

Alice 02/08/2021minha estante
Pra mim o Brás Cubas podia tranquilamente ganhar como n° 1 do Machado kkkkkkkkk

Eu gosto muito de Dom Casmurro e Helena também jjkkkk

Alice 02/08/2021minha estante
Helena eu nunca li, mas dom casmurro só não ganha em primeiro lugar pra mim pq vou morrer sem saber se a Capitu traiu ou não (que ela claramente não traiu) kkkkkk

Siiim ! Kkkko ela não traiu kkkk

lefm 20/04/2020minha estante
É curioso como sua descrição tem paralelo com a minha leitura atual "Mrs Dalloway". Achei confuso a princípio, tive dificuldade até me acostumar à forma, reler várias vezes o mesmo trecho para acompanhar vários trechos e a forma (fluxo de consciência) achei genial.

Marina 20/04/2020minha estante
Siim!! Acho engraçado como, com certos escritores, a forma acaba sendo mais emocionante que o conteúdo. Ainda não li "Mrs Dalloway", mas a minha experiência com "Rumo ao farol" foi exatamente igual.

lefm 21/04/2020minha estante
Isso. Foi minha experiência neste caso. Minha próxima leitura dela quero que seja "Orlando", acho que já vai ser uma experiência diferente, assim como acontece com outtas obras do Machado.

Marina 21/04/2020minha estante
Vou até colocar na minha lista também ?

lefm 21/04/2020minha estante
Que legal! Semana que vem inicio a leitura coletiva dele do canal "Ler antes de morrer" ?

maduxz 24/08/2022

ao vencedor, as batatas!
Machado de Assis, você é genial, sua escrita é fenomenal, mas esse livro é pura chatice.
Eu não sei como cheguei no final.
A crítica por trás e o período que foi escrito é genial, sem dúvidas, mas a história é tão sem graça.
Foi um martírio ler tudo isso.
não gostei, quem sabe eu tente ler outras obras dele daqui pra frente, mas confesso que Quincas Borba me deixou totalmente esgotada.
Tadeu Jr. 29/08/2022minha estante
Também não achei fácil. Mas para melhor aproveitá-lo é preciso em mente o lema "Ao vencedor, as batatas!". É uma crítica ao próprio sistema filosófico do querido Quincas.

maduxz 29/08/2022minha estante
O Quincas Borba foi o melhor personagem, pena que não aparece muito. Mas o humanitismo dele é uma crítica genial a filosofia da época. Machado de Assis consegue conversar com o leitor e ainda fazer umas piadinhas bem humoradas dentro de uma história longa.
Mas não foi fácil ler kkkkk

Tadeu Jr. 29/08/2022minha estante
Bem isso, é preciso ativar muitos neurônios pra acompanhar o Machado (e isso é bom...). Estava lendo Memórias Póstumas de Brás Cubas e apareceu o Sr. Quincas Borba (ele é apresentado na infância e depois na vida adulta). Gostei tanto dele que fui ler o Quincas Borba. Se você gostou dele vale a pena então dar uma olhada no Brás Cubas.
Também adoro o humor dele, minha passagem preferida é o trecho: "... as mais belas obras do homem ou da natureza valiam menos que os olhos que a admiravam - Cap. CLVIII", referindo a Maria Benedita em viagem pela Europa.

maduxz 29/08/2022minha estante
Memórias póstumas me persegue!!! Eu tenho muita vontade de ler por conta do esquema do ?defunto-autor?, que é, mais uma vez, genial.
Pelo que sei, o Quincas Borba acaba roubando um relógio do Brás Cubas. O que me deixou curiosa, uma vez que o personagem foge desse arquétipo em Quincas Borba.
Não li ainda, mas me passa muito um sentimento do livro ? a morte de Ivan Ilitch? do Liev Tolstoi. A diferença é que o Ivan Ilitch vai morrendo aos poucos.

Sobre o trecho: o meu preferido foi:
?As estrelas são ainda menos lindas que os seus olhos, e afinal nem sei mesmo o que elas sejam; Deus, que as pôs tão alto, é porque não poderão ser vistas de perto, sem perder muito da formosura? Mas os seus olhos, não; estão aqui, ao pé de mim, grandes, luminosos, mais luminosos que o céu??

Larissa1313 19/02/2023

Ao vencedor, as batatas
Um livro bom, mas a escrita de Machado não consegue me segurar totalmente, acho que ainda preciso evoluir bastante pra poder amar um livro dele, mas no geral, é uma leitura interessante
(lidos só 2021 em diante) 19/02/2023minha estante
Será que tem a ver com evolução?

Ramilson.Nasciment 19/02/2023minha estante
Quero ler em breve essa obra!

Larissa1313 19/02/2023minha estante
kkkkk espero que não

Ramilson.Nasciment 19/02/2023minha estante
Por que não?

Daniel 23/03/2018

Ao vencedor, as batatas!
O enredo conta a história de Rubiao, um professor do interior amigo do filósofo Quincas Borba (personagem de Memórias Póstumas). Antes de morrer, Quincas deixa para Rubiao toda a sua fortuna, mas com a condição de que deve cuidar de seu cachorro - também chamado Quincas Borba. Entusiasmado pela riqueza repentina, Rubiao troca a vida pacata da província pela agitação da capital do Império, onde trava relações com vários personagens curiosos e se apaixona por Sofia, a bela esposa de seu amigo Cristiano Palha.

Tipicamente machadiana, a obra traça um retrato fiel da sociedade carioca do séc XIX, em meio a um ambiente de falsidade, ambição, egoísmo, individualismo exacerbado e hipocrisia, assentado num sistema político - econômico pautado na desigualdade social.
O Humanitismo, a "filosofia" criada por Quincas Borba, nada mais é que uma crítica irônica ao darwinismo social, teoria sociológica da virada do século que tentativa aplicar o princípio da sobrevivência do mais forte de Darwin à sociedade. Machado satiriza essa teoria e seus efeitos desumanizadores, que reduzem os seres humanos a meros animais em luta constante para sobrepujar uns aos outros. Daí surge a célebre máxima: "Ao vencedor, as batatas". Apesar do tom crítico, considerando as idéias pessimistas cultivadas pelo autor, fica impossível saber se essa também não era a visão de mundo do próprio Machado.

De toda as personagens do romance, a única que é imune à cobiça e à falsidade é o pobre cachorro Quincas Borba. Fiel e companheiro, o animal tem verdadeira adoração por Rubiao, embora o dono não o trate que a devida atenção e carinho e no fundo só cuide dele por medo de perder a herança.

A narrativa segue a mesma estrutura de Dom Casmurro e Memórias Póstumas, com capítulos curtos, linguagem fluida e um narrador intruso que se dirige diretamente ao leitor.
Fernanda Diogo 28/03/2018minha estante
Só uma pergunta: consigo ler Quincas Borba sem ter lido memórias póstumas de Brás cubas?

Daniel 29/03/2018minha estante
Dá pra ler sim, sem problemas.

Fernanda Diogo 05/04/2018minha estante
Obrigada!

Henrique_ 24/05/2018minha estante
Muito boa a sua contribuição sobre o Humanitismo do Quincas, Daniel. Acabei de ler o livro e fiquei maravilhado com a destreza de Machado em evidenciar todo 'jogo' para se chegar às batatas. A relação entre o Palha e o Rubião deixa claro quem, na verdade, chegou ao outro lado da montanha (Rubião talvez tivesse imaginado que teria sido ele quando herdou a fortuna, tanto que ao final só repetia o bordão). No contexto geral da história, não vi vilão, nem mocinho. Vi que alguns sabem aproveitar melhor as oportunidades que outros não aproveitam tão bem.

Shirley.Peixe 19/04/2021

Machado, te admiro!
Que livro incrível! Quantas camadas e ironias.
A frase clássica da obra conduz, realmente, todo o significado da história e acompanhar análises como a da Isa do "Ler Antes de Morrer", tornou ainda mais evidente o brilhantismo.
Gostei muito!
Bru_souza 19/04/2021minha estante
Vc assistiu a análise do livro primeiro? Recomenda pra quem não é acostumada com a leitura de clássicos?

Shirley.Peixe 19/04/2021minha estante
Ela fez uma LC. Têm vídeos de discussão de várias etapas do livro.
Acho que a parte mais complicada é o vocabulário mesmo, mas dá pra acompanhar sim, ainda mais com os vídeos da Isa.

Bru_souza 19/04/2021minha estante
Oh que máximo! Obrigada.

Cecyllya0 29/01/2022

"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Mais uma leitura de Machado de Assis concluída.

Quem quiser saber como são as obras de Assis, eu resumo elas dizendo q sempre vai ter o alienado e talvez alguém q se apaixona por uma mulher casada ou um homem casado. Mas eu sempre gosto delas um pouco, essas obras são muitos boas.
Rafael Kerr 29/01/2022minha estante

Cecyllya0 29/01/2022minha estante
Tudo bem

Rafael Kerr 29/01/2022minha estante
Obrigado

Pri 03/09/2022

Machado é e sempre será um dos senão o maior desse brasil, brilhante e genial, mas sinceramente não é uma leitura para qualquer um, para entender (pelo menos com meu nivel de intelectualidade) exigiu muita leitura de rodapé e pesquisa e isso me cansou, são inúmeras citações sobre Shakespeare e Alighieri, muitas referências históricas, principalmente sobre a era napoleônica e o BR/RJ durante o século XIX com a transição da Monarquia para a República. Dentro desse universo de Machado, temos a filosofia Humanitas, os adultérios, ascensão social, ambição e a sua majestosa ironia. Leiam Machado de Assis.
Tadeu Jr. 03/09/2022minha estante
Tem muita informação cruzada mesmo. Eu tive a sorte de ler uma versão da Saraiva com inúmeras notas de rodapé que facilitaram.

Pri 03/09/2022minha estante
essa versão da companhia das letras tem muitas notas tb, umas até meio desnecessáriaskkkk

Tadeu Jr. 04/09/2022minha estante
Mas no afim acho que isto é uma coisa boa, de tanto "ouvir falar" nos livros sobre Dante Alighieri e Shakespeare que instigou minha curiosidade a ler tudo isso. Um abraço, agora preciso ir ler a respeito de Napoleão I e III, kkkk.