Para Ler no Escuro

Para Ler no Escuro Charles Dickens

Resenhas - Para Ler no Escuro

Dri 02/05/2023

Um turista escuta uma conversa entre 5 guias turísticos nos Alpes Suíços, que discutem a existência ou não de fantasmas. Impressionante a capacidade de Dickens de ambientar as histórias com tanta rapidez. O conto dos gêmeos me deu arrepios. Kkk.

Elaine249 04/04/2023

Batendo Meta
Mais um conto ótimo para bater meta. Até que as histórias são interessantes, mas esperava um plot melhor.

Aline.menck 25/03/2023

O conto nos traz os relatos de 5 guias que conversam entre si, sobre histórias que misturam o real com o fantástico. Não há nada de excepcional ou muito assustador nos relatos, mas vale a leitura

Mari405 18/02/2023

Para ler no escuro
Narra cinco guias turísticos que conversam "no topo do Grande São Bernardo, na Suíça". O narrador, que parece ser um hóspede do convento onde estão, aproxima-se para ouvir as histórias. Dois guias - um genovês e outro alemão - contam histórias assustadoras de fantasmas. O primeiro, sobre uma jovem e o rosto de um homem negro misterioso que assombra seus sonhos. O segundo narra sobre o fantasma de um homem que aparece a outro, mesmo antes dele morrer.

A narrativa de Dickens é maravilhosa! Chamo atenção para a descrição que ele faz do cenário em que os personagens estão: no início do conto: "olhando as montanhas remotas, coloridas pelo sol poente, como se uma grande quantidade de vinho tinto tivesse sido derramada no topo da montanha, mas ainda repousasse sobre a neve. [...] O vinho no topo da montanha era absorvido enquanto olhávamos a paisagem."

Ainda no início, o autor descreve: "A montanha ao pôr do sol havia interrompido a conversa dos cinco guias. Era uma noite divina, digna de parar uma conversa. Agora que o pôr do sol já deixara a montanha, eles continuaram."

E ao final: "Partiram tão silenciosos que a montanha fantasmagórica pode tê-los absorvido em sua neve eterna."

Cris Prates 18/01/2023

Quem não gosta de um bom "causo".
Para ler no escuro segue o modelo infalível de pessoas recolhidas após o trabalho, um evento, ou tarefa qualquer quando surge o assunto "fantasmas". Nem todos os presentes compartilham seus relatos, mas há muita discussão prévia sobre as razões
científicas que levam as pessoas a crerem em eventos sobrenaturais até mergulhamos mais aprofundadamente em dois casos sem explicação.
O texto de Dickens é excelente como sempre, a tradução está bem competente, mas os fãs do autor ou de fantasmas/ sobrenatural vão sentir falta de algo mais.
Fica a dica para uma leve diversão

Helio 25/12/2022

Para ler no escuro.
Contos rápidos que são interessantes pela capacidade de descrever em poucas palavras, situações misteriosas, que se não assustam, pelo menos, servem para uma reflexão. Bom livro do excelente Charles Dickens.

Adriano 14/12/2022

Um conto interessante de Charles Dickens, onde guias turísticos, reunidos nos Alpes Suíços, compartilham histórias onde algo de sobrenatural se faz presente. Senti falta de mais histórias, no entanto, e acredito que facilmente esse conto poderia ter o dobro ou o triplo do tamanho que tem.

@deize6 01/12/2022

Primeiro contato
Foi meu primeiro contato com o escritor, ainda que não tenha achado a história assustadora, a atmosfera te prende.

@prazerliterariooficial 07/11/2022

Um bom conto de fantasmas, sem fantasma...
Está mais pra alucinação.
...............................

Kit 31/10/2022

Achei que haveria uma conexão entre as histórias, mas o negócio ficou meio jogado ao vento? não que tenha sido ruim, mas parece que ficou tudo muito aleatório.

Lucas990 18/10/2022

Eu li literalmente no escuro pois não sabia muito bem do que se tratava e também nunca havia lido nada do Charles Dickens. No final não posso dizer que foi uma surpresa mas também não foi uma decepção.
É um breve conto narrado por 5 guias turísticos que contam suas pequenas experiências com o sobrenatural. Não é excepcional mas é interessante.

Carol 16/10/2022

Gostei muito do formato de cinco amigos conversando sobre histórias de terror pois me lembra até minhas conversas com meus amigos quando estamos tentando "acampar". A única coisa que não me agradou foi o tamanho, acho que o Dickens poderia ter colocado mais histórias.

Ster 11/05/2022

Dickens nos apresenta uma roda de conversa entre conhecidos, que compartilham algumas experiências "reais" com o espiritual. Não há nada de excepcional nos relatos, mas é uma boa leitura.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

B.norte 24/10/2021

Recomendo!
Primeira história que leio do Charles Dickens, apesar de ter alguns livros em casa do autor, nunca havia lido nada dele. Posso dizer que a história foi interessante e me fez ter interesse de continuar conhecendo suas obras.
Em relação à obra, temos um conto de mistério? Sim! Um mistério com um certo ar de elegância... gostei!
Fred 25/10/2021minha estante
Também nunca li, mas só por falta de oportunidade. Preciso corrigir isso

B.norte 26/10/2021minha estante
vou ver se nas férias consigo ler alguma coisa dele... a lista é tão grandeeee! ?

Christiane.Sérgio 24/06/2021

Meu primeiro contato com Dickens e gostei. Não é nenhum livro excepcional, mas com certeza, lerei mais.