O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Mimim 21/06/2021

Vale a pena
O livro pode ser meio confuso no início e difícil de entender onde a história quer te levar, mas depois que se percebe que ela não quer te "levar" mas sim "mostrar" dá pra entender melhor, e é muito legal.
Conhecer a personalidade do Holden do jeito que ela é retratada no livro é incrível, difícil não se ver nele, e por mais que tenha sido escrito 70 anos atrás parece muito atual, com pensamentos e sentimentos que acredito que todos podemos ter em alguma parte da vida.

Mylena 11/05/2021

Reflexões de um adolescente solitário.
Um livro obscuro. A vida de um adolescente que, como qualquer um que passou por essa fase sabe o quanto ela é um novo nascimento. Ele foge de sua casa, e têm crises emocionais, depressão, refletindo sobre a vida no transcorrer do caminho. Chega a ser um garoto suicida. Durante o caminho vê freiras, encontra seus amigos de escola e disse que eles riem como hienas.
Li esse livro na adolescência, ouvi falar sobre ele na música do Green "Who write Holden Caulfield?" e em um blog chamado "sugar dance". Diz que o assassino de John Lennon tinha esse livro na cabeceira.
Retrata bem a época da adolescência e as crises de identidade que temos nela, a solidão, o medo de crescer, e a insegurança que temos diante da vida adulta. A perda da inocência, a sujeira da vida adulta, as relações falsas e baseadas em bem materiais.
A pessoa tem que ter um bom psicológico ao ler esse livro.
Hiago 11/05/2021minha estante
Ainda bem que eu fazia consulta na época que eu li

Mariana Dal Chico 03/01/2022

[releitura 2021 - 3 estrelas]

“(…) Bom mesmo é o livro que quando a gente caba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor, (…)” p. 23

A releitura de “O Apanhador no Campo de Centeio” (J.D. Salinger) foi uma daquelas que sempre temo fazer, por medo de que a segunda leitura não seja tão boa - ou melhor -, que a primeira. Nesse caso, a Mariana adolescente achou o livro muito mais empolgante e genial do que a Mariana do presente.

Não que eu tenha achado a leitura ruim, longe disso, mas não está mais para o favoritos da vida.
Momento de leitura?
Bagagem literária?
Não sei.

“(…) O troço todo estava me deixando triste e solitário pra burro” p.54

Numa primeira vista, Holden parece ser um adolescente rebelde sem causa, mas ao mergulhar em sua história, encontrei um garoto passando por um momento turbulento com muitas incertezas e, principalmente, com dificuldade de lidar com suas emoções, dentre elas: o luto.

O luto não apenas da perda de um ente querido, mas também aquele gerado no momento em que adolescentes se dão conta que, inevitavelmente, estão a um passo da vida adulta.

E o desprezo pelo mundo adulto é notório em Holden, o irmão escritor que ele tanto admirava, passou a ser um adulto hipócrita assim que fez sucesso e foi escrever para Hollywood.

Suas atitudes refletem de forma negativa em sua vida, ele é impulsivo e não é perfeito - como qualquer humano -, mas ele também não baseia suas ações em pura maldade. É apenas alguém tentando encontrar seu lugar no mundo e alguém que realmente o escute.

A leitura foi como uma revisita aos sentimentos conflitantes da minha adolescência, onde as coisas pareciam maiores e mais terríveis do que realmente eram, mas era tudo o que eu conhecia naquele momento e ter esse sentimento diminuído ou desdenhado, doía demais.

site: https://www.instagram.com/p/CYEeycQLC-H/

luana 19/07/2022

livro q me desencalhou esse ano! li rapidíssimo e gostei pacas o bom é ler sem saber mt sobre ele msm só se deixe levar pelo papinho do garoto no fim vc vai entender

Bruna Tiene 18/04/2023

Por que adolescentes são tão complicados?
Como é fácil olhar um adolescente e menosprezar seus sentimentos!
Esquecemos o quanto é difícil essa transição da infância para a vida adulta!

Esse livro foi importante em sua época por relatar exatamente isso: a realidade sobre adolescentes!

E ainda hoje ele é incrível!

Consegui me ver em várias situações (as angústias, a vontade de viver intensamente, a imaginação infantil pairando na mente adulta!)e talvez por isso eu tenha lido tão rápido!

Amei! Amei!!!

desireemarr 07/02/2024minha estante
Esse livro é um dos meus favoritos

nkog.neato 01/11/2022

Holden meu amorr
O ponto alto do livro é o protagonista, falo mesmo! Tudo por este homem, absolutamente tudo!! Acho ele super divertido e interessante (apesar dos pesares kk), adoraria conhecer alguém assim (desabafos). Não lembro muito bem da história em si, mas, lembro que dei boas risadas e tive uma experiência incrível com o livro. Amo muito!!

Joel.Martins 26/09/2021

Holden e sua alma boa, porém triste.
"Se você tivesse um milhão de anos pra ficar limpando, você não ia conseguir apagar nem metade dos "Fod@-se" escritos no mundo.

Quantos motivos existem para justificar uma vida triste?
Acho que é impossível quantificar.

O fato é que de alguma forma precisamos nos conectar com a vida - ou seremos eternos adolescentes vagando pelo mundo...

Boa sorte, Holden ????

DeaGomes 06/03/2023

Queria pegar o Holden no colo
Eu me apaixonei pelo Holden, ele vai muito além de um adolescente chato, é um garoto doce e sensível que está passando por uma depressão e necessitando de ajuda. Não sou adolescente, mas esse livro falou comigo. O Holden é uma mistura de vários momentos nossos, até a chatice dele eu curti. Vale a pena não somente a leitura, mas uma pesquisa acerca do contexto da escrita do livro (movimentos culturais norteamericanos do pós guerra), da biografia do Salinger e das curiosidades envolvendo esse livro. Não entrou pra minha lista de livros favoritos, mas é um clássico que eu curti muito e com certeza farei releituras.
CPF1964 06/03/2023minha estante
Ah ! Você foi do time que amou o livro, Andrea.

Canal_do_Youtube: Neylson 06/03/2023minha estante
Andrea, você acertou em cheio ao apontar no Holden um "garoto doce e sensível que está passando por uma depressão e necessitando de ajuda". Fiz uma playlist analisando o clássico, e nos vídeos 4 e 6 eu analiso essa depressão e essa ajuda de que ele precisa.

O link da playlist é:
(Ou é só dar um search no Youtube: neylson o apanhador no campo de centeio.)
Um abraço!

DeaGomes 07/03/2023minha estante
Que bacana, vou visitar seu vídeo!

DeaGomes 07/03/2023minha estante
Entrei para o time dos que amaram, CPF1964 ??

@LuanLuan7 05/04/2022

Um jovem com ?muita pena de si mesmo?
A história é narrada por um adolescente rico, Holden Caulfield, um jovem amargurado que procura o seu lugar no mundo após ter sido expulso (mais uma vez) do colégio privado.

O enredo acompanha o personagem durante 3 dias em que ele pretende ficar fora de casa para não levar esporro após a expulsão da escola. Nesse período ele sai de sua escola e vai para NY.

Numa trama que lembra ?o pequeno príncipe? andando de planeta em planeta, o jovem Caulfied conta, em fluxo de pensamento, VÁRIOS pequenos encontros que tem com DIVERSOS personagens. De freiras à garotas de programa.

Algumas histórias são mais interessantes que outras, e são capazes de causar alguma reflexão sobre nosso propósito de vida, relacionamentos etc.

Entretanto, ao longos dos últimos anos percebi que não me dou muito bem com livros em que os personagens insistem na ?vitimização?. Nesse caso o personagem é uma máquina de autocomiseração, o que não interfere na narrativa, mas pessoalmente não me faz sentir proximidade pelo personagem, além de causar desconforto e desânimo com a leitura.

Na verdade, durante boa parte do livro estive mais interessado em apenas finalizar a obra por tratar-se de um clássico. A escolha do autor em trazer reiteradamente esse sentimento de ?não pertencimento? ao personagem sobrecarrega o livro com inúmeras reclamações, sobre tudo e todos.

Mas esse ponto pode ser algo mais relacionado ao meu gosto pessoal do que com a obra.

Em suma, um clássico interessante de ser lido.

Jheny 29/12/2022

Contos de um adolescente
?A característica do homem imaturo é aspirar a morrer por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humidamente por uma causa?

O livro parece que foi escrito por jovem com uma mente confusa, o que é comum para idade. Achei difícil de ler no início, ainda mais porque tentava achar conexão com o título. Cheio de vícios, punições, brigas? e um amor pela irmã que é admirável! O finalzinho é mais envolvente.

Marina.Siqueira 18/07/2020

Clássico
Um dos clássicos que vale a pena ler para conhecer diferentes tipos de narrativa, pois tem um estilo incomum.
Gabriel Farias Martins 18/07/2020minha estante
Adoro quando vai chegando pro final e o Holden reflete sobre a pichação no muro e o comportamento das pessoas!

Luiz 06/07/2020

Uma história curta e de fácil leitura.É como reviver o passado e os dilemas de um adolescente.