As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

nala 27/04/2024

Morgana rainha, o resto nadinha
Primeiramente, queria agradecer à skoober que me aconselhou a olhar para a Gwen com compaixão e sem preconceitos. Porém, eu não tenho nem palavras de defesa para ela e nem compaixão nenhuma, eu não a odeio, mas na moral...que mulherzinha chata.
Não gosto do Lancelot, não consigo gostar, maior talarico do planeta Terra esse véi
Arthur é um coitado, apenas isso.
E a Morgana é uma rainha, eu gosto muito dela, protagonista moral dessa história que, assim como muitas mulheres, tem problemas com homens, esse é o lado humano dela, mas aí ela resolve e esse é o lado deusa dela.
E esse final foi o fim da picada KKKK vamos ver os problemas que essa noite de Beltane vai dar.

deysiane 26/04/2024

Isso de privilegiar o ponto de vista das mulheres seria interessante se elas não fizessem nada além de fofocar e pensar em ter filho (pelo menos no caso da insuportável Gwenhwyfar, que é a "A Grande Rainha" e narra a maioria dos povs).
Felizmente a querida Morgana fez suas aparições e deixou o livro melhor; ela e a intrigante e incessante batalha entre a fé cristã e a pagã.
nala 27/04/2024minha estante
Siim, concordo super com você

Clio0 22/04/2024

Ao invés de termos mais ênfase no embate entre a velha religião e o Cristianismo, esse volume é um grande quadrângulo amoroso entre Arthur, Lancelot, Guinevere e Morgana.

Guinevere, que começa como a futura grande rainha, rapidamente desce ao seu papel mulher insatisfeita e cabeça-oca que pensa mais com a libido de uma adolescente e menos com a cabeça de uma estadista. Morgana, para horror geral, é igual.

Decepcionante.
B.norte 23/04/2024minha estante
Dispensei a leitura desse livro por conta da reputação da autora... ?

Gabriela 13/04/2024

Maravilhoso
Eu estou encantada pelo mundo de Avalon. Neste segundo volume acompanhamos guinnever, a grande rainha. Praticamente o oposto de Morgana também consegue trazer muitas cenas interessantes no livro. É muito interessante ver como as mulheres podem influenciar no resultado de guerras e decisões políticas também em relação a Arthur. Na verdade me arrependo de não ter começado a ler essa série antes e agora não consigo parar. Após ler o último episódio deste volume já quero começar a ler o terceiro.
Vale muito a pena a leitura de Avalon certamente é o tipo de livro que eu vou ler mais de uma vez na vida. A história cativante envolvente e a leitura é muito fluida.
Recomendo a todos.

Aline Lima 07/04/2024

Um olhar sob uma outra perspectiva
Enquanto o primeiro livro é focado no universo de Avalon, neste segundo livro, a narrativa tem como foco o mundo externo e a perspectiva cristã. Gwenhwyfar ganha mais destaque e me lembrou bastante esse povo que se diz defensor dos bons costumes e da família hoje em dia.

Acho que a história ganhou mais movimento, de uma forma que um único capítulo muitas vezes despertam diferentes emoções. E ainda terminou com uma cena surpreendente. Gostei muito da leitura. me deixou mais ansiosa pela continuação.

Vitoria 06/04/2024

Segundo volume chatoooo
Essa segundo volume me deixou extremamente sem inusiasmo para lê, a história não andava meu deua .Os personagens não se tornaram interressantes espero que o terceiro volume seja melhor.Morgana e Arthur ainda são meus preferidos.

Brenda.Narf 19/03/2024

Gwenhwyfar a Grande Rainha
A escrita continua agradável, apesar de boa parte ser narrada sob perspectiva de Gwenhwyfar. Ainda conseguimos acompanhar os outros personagens ao longo do livro e as mudanças que as circunstâncias causaram em suas vidas.

A segunda geração (Arthur, Morgana, Lancelot e Gwenhwyfar) protagonisa este segundo livro, a primeira geração ( Viviane, Igraine, Morgause e Merlin) fica em segundo plano.

Pessoalmente me incomodou um pouco o foco em Gwenhwyfar, em vários momentos achei irritante sua personalidade. Mas o motivo pelo qual ela é assim é bem explorado. Sua criação foi extremamente religiosa e ela se sente constantemente culpada por tudo, tem uma autoestima muito baixa e sempre se autocritica.

Os pensamentos paradoxos de Gwenhwyfar, tomam boa parte do livro, sua paixão por Lancelot e sentimentos de culpa por conta desse desejo secreto representar um pecado. Em certos momentos senti pena dela, em outros momentos senti raiva porque apesar de tudo, ela ainda consegue ser prepotente em várias falas religiosas impondo a mesma religião dela para todos.

Ainda assim, considero uma boa continuação da saga para podermos entender vários aspectos e pontos de vistas dos personagens. Já estou ansiosa para continuar a leitura do próximo livro da saga.

Luis.Henrique 16/03/2024

Os conflitos de uma rainha
Mais uma vez, MZB revela o lado humano de personagens históricos e tão pouco compreendidos em sua complexidade. A autora os faz seres humanos reais, sujeitos às crenças e problemas do seu tempo. Magia e realidade se fundem de uma.maneita primorosa e nos prendem a está leitura fascinante e surpreendente.

Herbzin 07/03/2024

O livro é meio lento e foi chato acompanhar a personagem Gwhenwyfar quanto tava ficando emocionante a história da Morgana

Michelle194 02/03/2024

A Grande Rainha
"Mas há outros que amam a bandeira do Pendragon como a senhora ama a cruz de Cristo. Negar-lhes-ia então as suas coisas sagradas, senhora? Os de Avalon sabem que a bandeira é apenas um símbolo, e o símbolo nada é, enquanto a realidade é tudo."

Eu achava que talvez eu fosse muito nova quando li tmoa a primeira vez e não compreendia muito bem a Gwenhwyfar, mas cheguei a conclusão que ela só é insuportável mesmo ?
Brenda.Narf 19/03/2024minha estante
Ela é muito chataa

Max 28/02/2024

As brumas...
Neste segundo volume da tetralogia, seu começo se deu com pouca emoção, avancei muito devagar, mas na segunda metade é que de fato as coisas esquentaram, inclusive com um final totalmente surpreendente, fiquei pasmo! Que venha o terceiro volume!
Naiara 28/02/2024minha estante
o terceiro é o mais legal, voce vai adorar, depois fica chato de novo rs, mas vale demais a pena.... Nossa amei tanto, muito obrigado por eles

Max 28/02/2024minha estante
Kibon, Naiara, que gostou! Só me anima a terminar a tetralogia! ?

Fabio.Nunes 28/02/2024minha estante
Preciso reler esses livros.

Raul TP 09/02/2024

Manual de como ser cristão
Nesse livro está descrito exatamente como se comporta aquele conhecido que se diz muito cristão e fervoroso. Mas quando ninguém está vendo, prova que sua fé é de plástico e se quebra facilmente.
Nessa segunda parte conta muito sobre a Rainha Gwen, Morgana e a relação entre as duas.
Alguns capítulos são mais longos do que deveriam, mas ainda gosto desse estilo de cada capítulo ser do ponto de vista de um personagem.
Gwen cada vez mais sofre com sua hipocrisia cristã e Morgana depois de seu tempo ausente chega do jeito que precisava chegar: causando.
Muita expectativa para o terceiro livro.

Chelsea.Archer 01/02/2024

Excelente!
Oieeee
Conclui a leitura do segundo livro de As Brumas de Avalon - A Grande Rainha.

Gostei da leitura tanto quando do primeiro livro, com a ressalva de que a Gwen é uma personagem detestável. Sim, o ranço veio e ficou.

A leitura gruda tanto na gente que precisamos ler pra saber o quanto antes, como vai se desdobrar essa história.

Simplesmente impecável.