O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Laura3990 28/05/2024

Neste livro, assim como em ?A Metamorfose?, Franz Kafka nos inunda de uma agonia visceral, suas páginas são carregadas de impossibilidades e incômodos. Contudo, apesar da história deixar inúmeras linhas em aberto (quase todas) e do narrador não ser nem um pouco carismático e, diria, até mesmo irritante, compreendo que tudo faz parte da trama do livro. Se você espera uma história coerente, não encontrará nesta narrativa, mas posso afirmar, que ainda assim ela te intrigará e te nutrirá de uma vontade avassaladora de devorar o livro. São cerca de 300 páginas e a impressão que tenho após lê-lo é de que nada sei, no entanto, é justamente neste ponto que se encontra toda a genialidade do autor.

Indico, sobretudo, a leitura para quem é da área jurídica e deseja ter um insight mais humanista sobre os princípios processuais.

aegenmizer 28/05/2024

Resenha: O Processo - Franz Kafka
Um livro que exprime bem o absurdo, a angustia e a burocracia estatal. Apesar de ter uma linguagem densa; cansativa, consegue ser cômica e divertida em certas horas.

Mostra também ideias do subconsciente e psicológico do Kafka, sendo uma ótima demonstração do que é a literatura kafkiana.

Pessoalmente, não foi uma leitura das mais agradáveis, mas continua sendo uma que vale a pena. Algo único, é o que posso dizer, tirem suas próprias conclusões.

Denise 27/05/2024

Culpado ou inocente?
O procurador do banco Josef K acorda e descobre que um processo contra ele é instaurado, no entanto ele não sabe do que está sendo acusado, quem o processou e por quê.
O livro mostra K tentando buscar respostas que nunca são respondidas. A história sobre a dificuldade de defesa e de acesso à justiça continua atual.
O livros possui uma atmosfera que lembra um pesadelo: há personagens que mudam de aparência ou surgem do nada; o cenário do subúrbio se mistura com cartórios do tribunal; portas que levam a outro ambiente completamente inusitado; o cartório em si parece um labirinto.
Personagens prometem ajudar, mas não fazem nada.
No meio desse processo, K se envolve com diversas mulheres, como em uma fantasia erótica.
Para mim, K está sendo julgado pela sua decadência moral. Kafka sabe escancarar a hipocrisia de K. O personagem reclama do sistema judiciário mas também trabalha em um sistema burocrático, ele também não atende bem os comerciantes que vem pedir empréstimo no banco. Ele é arrogante, pois tem alto cargo no banco e maltrata as pessoas que ele considera inferiores a ele, como a nossa classe média brasileira que se acha melhor que os mais pobres.

Eduarda.Bierhals 27/05/2024

Chato demais
Não é difícil de ler, mas achei chato, confuso, não vai pra lugar nenhum, partes enrolado, partes muito rápidas, não entendi nada e honestamente não acho que tenha sido ignorância minha. Pra pessoas da área do direito até pode ter partes interessantes, pra mim nada. Beijos processuais

Karolline.Campos 25/05/2024

Mai/2024
Leitura instigante, enredo desafiador. Um tipo de livro que te deixa confuso se um jeito bom. Há um tempo busco na literatura personagens e movimentos que provoquem o raciocínio. É realmente incrível ter a experiência de ler e de ser tragado pelo avanço da história como um todo.

Confesso que A Metamorfose continua sendo o meu favorito dos dois que já li do Kafka. Fica como um elogio, no entanto, o fato de que em O processo é como se fossemos sugados diretamente para todas as características expressionistas tão em voga na época.

Cada detalhe, cada loucura que presenciamos como cúmplices tem o potencial de desenvolvimento de interpretações distintas com sentido crítico à sociedade de época e ao tempo que vivemos hoje. Um livro realmente muito bom.

deodato 25/05/2024

Kafka, nesta obra, explora a impotência do indivíduo diante da sociedade e do sistema legal, enquanto também toca em questões existenciais. Sua escrita, atmosfera e narrativa imergem o leitor na tormenta de Josef K. Os comportamentos peculiares dos personagens e a natureza enigmática dos eventos tornam a leitura tanto envolvente quanto provocativa.

Este livro é fortemente recomendado para os amantes das estruturas obscuras e nebulosas da literatura, porém não é indicado aos impacientes.

Talis.Melo 20/05/2024

Eu amo o Kafka e entendo o que ele quis fazer. Talvez essa obra seja o maior exemplo do porquê o termo "kafkiano" seja usado também como referência às burocracias da vida ou do cotidiano, então tematicamente ele é impecável. Ainda assim, eu sinto que após ler esse livro, eu consigo ler qualquer coisa.

Raiane166 20/05/2024

O livro é bem interessante, não achei uma leitura tão pesada como ouvi falar. O final achei bem sem nexo mas foi uma boa leitura.

Evellyn 20/05/2024

- O PROCESSO
Quase um mês lendo esse livro, e por um momento eu quase desisti dele. O começo de fato me prendeu de maneira única, porém se torna tão burocrático que cansa o leitor. A escrita de fato é bem fácil de se entender. Ainda, sim, faz o leitor ter dúvidas se vale a pena seguir com a leitura dele ou não, um livro que talvez os estudantes de direito conseguirão devorar com maior facilidade e sem querer abandonar, para um leitor comum, digo, que se torna repetitivo e monótono. Apesar de tudo, consegue ser um livro bom em sua proposta.

Lucas007 20/05/2024

Incrível!! ++
"O Processo" é uma obra-prima do escritor tcheco Franz Kafka. A história segue a jornada de Josef K., um bancário que é acusado de um crime misterioso e é submetido a um processo judicial obscuro e labiríntico, cuja natureza exata e motivo permanecem desconhecidos. A história se desenrola em um ambiente totalmente opressivo, onde as leis e instituições estatais parecem arbitrárias e absurdas, refletindo temas como a alienação do indivíduo na sociedade burocrática.

Alice1720 20/05/2024

Josef K. e a culpa sem nome
Um livro sobre um homem acusado. A descrição do seu delito é um segredo inacessível, a lei que o acossa não pode ser conhecida; precisa defender-se, mas contra que acusação? É inocente? Esconde do leitor um crime assombroso? Caluniaram-no injustamente? Nenhuma dessas questões é tão importante para K. no início da narrativa. Apenas se sabe que nada disso faz o menor sentido. Deve haver um erro. O tribunal é extraoficial, no máximo uma piada.
No decorrer da narrativa, porém, a assustadora ideia de ser achado criminoso por uma culpa sem nome nos envolve e nos acompanha até a última página.
Emanoel.Lucas 20/05/2024minha estante
????