Jovens heróis da União Soviética

Jovens heróis da União Soviética Alex Halberstadt

Resenhas -

Lívia 15/10/2023

A busca pela história da própria família que está entrelaçada a fatos históricos, além das pesquisas apresentadas pelo autor para complementar são fantásticas.
No livro o autor conta a sua história junto a história da sua família fazendo ligações com a história mundial, como detalhes da história de seu avô paterno que era um dos seguranças de Stálin, além da história dos avós maternos que eram judeus, seu pai anti-comunista e o refúgio nos EUA.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2023

Uma narrativa memorial biográfica de reencontro e um ajuste de contas, um relato real e comovente sobre a frágil fronteira entre a história e a biografia.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788547001483

Camila Faria 25/10/2022

Nesse livro que mistura biografia e história, o jornalista Alex Halberstadt investiga a própria família para encontrar respostas para questões que ele propositalmente ignorou por anos, desde a sua saída da União Soviética com sua mãe e os pais dela em 1980, quando tinha apenas 10 anos. Alex decide sair de sua casa em Nova York e visitar Vassily, seu avó paterno de 90 anos, um homem misterioso que trabalhou em Lubyanka (a famosa sede do KGB/prisão) por vários anos antes de se tornar um dos guarda-costas de Stálin, talvez seu último guarda-costas vivo. Reencontra também o pai, um fervoroso anticomunista na juventude, que contrabandeava artigos da cultura pop americana no mercado negro (basicamente discos de jazz e calças jeans), mas que nunca manteve uma relação muito próxima com o filho, tirando uma ou outra ligação telefônica ao longo dos anos. O jornalista também explora a teoria da herança do trauma, que atesta que o sofrimento se inscreve em nosso código genético e é passado de geração em geração; vai sendo transmitido de pai para filho mesmo que eles não tenham contato direto. A hipótese é realmente interessantíssima, mas o livro se destaca mesmo pela capacidade do autor de retraçar a vida dos seus pais e avós como uma forma de entender melhor a sua. Sua investigação a respeito da família materna, judeus lituanos sobreviventes da ocupação nazista que matou 95% da população judaica da Lituânia, é particularmente curiosa e comovente.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-35/