As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Carol 20/01/2020

É interessante notar como as personagens são retratadas de forma tão diversa pela autora. Morgana é normalmente a vilã das histórias de Artur. Na obra, é uma vítima, uma heroína, às vezes vilã. Guinevere (ou, na escrita do livro, Gwenhwyfar), sempre a rainha bondosa e amada, é retratada como uma moça fanática e manipuladora, deixando o leitor muitas vezes com raiva da personagem, embora seja possível entender as razões que a levaram a agir de tal modo.

O livro mostra bastante o contraste entre as religiões presentes nas ilhas naquele período, sendo o Cristianismo muitas vezes retratado como o invasor que oprimiu o povo nativo e a cultura local. Isso deixou muitas pessoas religiosas irritadas, mas, convenhamos, foi isso mesmo o que aconteceu. É claro que as coisas mudaram nesses muitos séculos (pelo menos um pouco) e que também não podemos generalizar, mas é inegável que muitas culturas foram extintas por meio da força dos conquistadores, em nome de uma fé. Isso não significa uma defesa unilateral das religiões pagãs, visto que há vários pontos em que as coisas parecem absurdas para pessoas de nosso tempo.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/06/14/as-brumas-de-avalon/

Marci 29/10/2019minha estante
Jully, eu não sabia das acusações antes de ler e nem enquanto lia o livro, felizmente. Li a saga bastante rápida, em 1 mês mais ou menos... Foi indicação de uma amiga, comprei num sebo e ficou parado aqui por mais de 1 ano, esse ano eu peguei pra ler.

Ao terminar de ler, fui pesquisar mais livros sobre Avalon e sobre a autora, realmente, foi um choque e eu fiquei bem pasma. Vi hoje uma live feita pelo Christian Assunção (youtuber) recente, pois todos os outras resenhas que vi eram de anos... e então o vídeo dele é o mais recente sobre a saga. As pessoas comentaram sobre as acusações na live, e comentaram também alguns fatos estranhos, e eu comecei a ligar os pontos...

A estória tem acontecimentos estranhos e que se passam por "normais", como por exemplo, depois de abusada, Gwen teve relações com Lance, que mulher, em plena consciência, faria isso? Na hora em que eu lia, eu achei isso um absurdo!! Outra coisa, a relação homossexual entre Artur e Lancelote, Morgana e Raven (que fica nas entrelinhas), a relação de Nimue e Kevin? O incesto (que pareceu causar algo à Artur, pois Morgana parecia arrependida/frustada porém Artur não conseguia esquecer o rosto da Deusa, a passagem no mundo das fadas, em que ele pensa estar com Morgana(?).. O menage? São passagens estranhas e sem muitas explicações que a autora simplesmente colocou lá e que, depois de ler as acusações, faz total sentido com o que podemos dizer... reflexo da própria vida?
Enfim, precisava desabafar tudo isso!

Mady 02/12/2019minha estante
Fiquei curiosa, o que a escritora fez?

Andrea 12/01/2020minha estante
Eu tb...

Vivi 30/09/2019

E chego ao fim dos 4 livros sendo o último O prisioneiro no Carvalho.
Acreditem é possível em se tratando da escrita de Marion Zimmer Bradley "o ultimo livro " ser mais fascinante ainda.
Nesse temos diversas conclusões de todas as visões desde lá do princípio .
Vamos encontrar intrigas, traições e uma grande guerra entre o cristianismo e pagoes e também momentos mágicos não só tratando de Avalon mas até entre os fanáticos pela religião.
Boa parte dos personagens como também é na vida real vão responder por todos os seus atos sejam eles bons ou ruins.
O certo e o errado sempre vai estar presente na consciência desses personagens.
Impossível não seguir com a relação amor e ódio em se tratando de Morgana mas com toda certeza ela é a mais amada de todas.
Morgana junto ao seu amante faz de tudo para coloca-lo no lugar do rei Athur mas claro que não deu certo e teve que fugir.
Passa anos treinando Ninue filha de Lancelote para que ela se torne uma sacerdotisa. E juntas se vingam do Merlim Kevin afinal ele traiu Avalon em serviço ao Rei Arthur .( Fiquei triste pelo final de Ninue).

O filho de Morgana chega a fazer parte da Tavola redonda mas como sabemos ele não é tão bonzinho como parece e Lancelote e Gwen caem em uma armadilha.
Achei bacana a decisão de Gwen qto ao seu final.
Mas como disse acima todos respondem por suas escolhas .E Avalon ao tempo em que o reinado de Arthur tem fim se esconde nas Brumas e poucos tem acesso . Esse final de Arthur dá a entender porque é bacana ( mas não necessário) conhecer a história do rei antes de ler as Brumas.
Achei emocionante o final de todos, varios fatos ocorrido e até o entender de Morgana quanto a deusa á qual ela serviu tão fielmente a ponto de destruir os que amava.
Também gostei das partes de Morgause que tinha lá seu lado bruxa.
Agora sigo com A casa da floresta , o segundo livro do ciclo de Avalon assim não fico tão triste com o fim dessa viagem incrível.
Ao meu ver todos deveriam ler essa obra fascinante.

keka 15/09/2019

Intrigante
O final foi bem diferente do que imaginei, a leitura dos 4 livros no geral me cansou um pouco, mas como eu queria muito fui até o fim, achei esse o melhor e a conclusão me surpreendeu. Vale a pena.

Mayara 21/06/2019

Sem sombra de dúvidas se tornou um de meus favoritos!
E aqui se encerra essa maravilhosa saga, foi uma excelente experiência acompanhar a evolução dos personagens e do mundo ao redor deles. Uma história muito envolvente que faz com que você se sinta parte do livro. Já entrou para a minha lista de favoritos com certeza.

Danniki 15/06/2019

Marion sabe surpreender
As histórias dos quatro livros me surpreenderam positivamente. A autora tem uma imaginação perfeita!
E devo admitir que a personagem Gwenhwyfar é insuportável, talvez a maior personagem que realmente me deixou com pilha de nervos!
Instagram: @livros.daniellamartins

Lili 25/01/2019

O Prisioneiro da Árvore
A saga chega ao fim.

Eu comentei no primeiro e segundo livros que eu gostava mais da parte 'histórica' do que da 'mágica', digamos assim. Por isso não poderia ser diferente: o livro 4 para mim foi o pior, pois é o mais 'mágico'. Achei as coisas meio inverossímeis, a mesma pessoa que insiste em uma vingança horrível e rompe relações com todo mundo, de uma hora para outra se torna tão tranquila e misericordiosa; pessoas que foram amigas durante toda uma vida se voltam uns contra os outros sob a influência de terceiros; um amor que nunca foi tão bem explicado tem seu apogeu e queda em poucas páginas... Enfim, muitas partes me deram uma preguicinha e achei que a história poderia ser bem melhor.

Porém, mesmo com todos os defeitos que vi, acho que a história como um todo vale a pena ser lida. E o finalzinho é bem bonito, até me emocionei. Recomendo, apesar de não achar imperdível.
Natalie Lagedo 25/01/2019minha estante
Gostei muito na época em que li. Acho que hoje em dia não iria me agradar tanto.

Barbie 25/11/2018

Final magistral
O último volme da série nos deixa com a sensação de que ainda continuará. Estive tão envolvida em Avalon que me sinto esquecida nas páginas finais deste livro.
Sem dúvida, uma narrativa envolvente e com desfecho final inusitado e surpreendente, assim como é a nossa vida, destino e futuro.
Valeu muito a pena ler e repensar por conta de cada atitude nossa e da personagem nos direciona para uma consequência e, essa tal tão determinante e fundamental para apropriação do que você se tornará...embriagada pelas brumas estou.

@injoyce_ 02/06/2018

O Prisioneiro da Arvore
O Prisioneiro da Árvore já começa empolgante, você não consegue parar de ler. É raro eu me entusiasmar tanto com uma série... são raros os livros que me empolgam...
Artur finalmente conhece Gwydion, que é a cara de Lancelote, não por ser filho de Lancelote, mais por ser da linhagem real de Avalon.
A bruxa da Rainha Guinevere, percebe que tem alguma coisa errada acontecendo, será que ela desconfia que algo irá acontecer ao reino de Camelote?
E Avalon? Será que ficará perdida pra sempre nas Brumas?
Sem falar nas mortes que entristecem muito o leitor. Mais é sempre assim, os melhores autores sempre acabam matando nossos personagens favoritos.

Marion Zimmer Bradley tras uma surpresa enorme no último volume da série As Brumas De Avalon, e como diz a nossa querida Tatiana Feltrin, ela é o Tolkien feminino.

Jhulec Bane 18/11/2017

Trágico, mas ainda sim muito bom.
"Qual a tristeza que se iguala àquela de quem está só?
Vivi um dia na companhia de um rei que muito amava,
E meu braço pesava, com o peso dos anéis que me dava,
E meu coração se oprimia com o ouro do seu amor,
A face de um rei é como o sol para os que vivem ao seu redor.
Agora, contudo, meu coração vazio está,
E erro sozinho pelo mundo.
Os bosques florescem,
As árvores e os prados crescem livremente,
Mas o cuco, dentre todos os cantores o mais triste,
Chora a angústia solitária do exílio,
E meu coração andarilho vagueia
Em busca daquilo que nunca mais vi;
Todos os rostos são iguais para mim,
Se não posso ver o do meu rei,
Assim como todos os países se parecem,
Quando não posso ver as terras felizes e os prados de meu país
Ergo-me, então, seguindo meu coração errante,
Buscando as alegres campinas que me são familiares,
Quando não posso ver a imagem de meu rei
E o peso em meu braço não passa de uma tora dourada,
Quando o coração está vazio, sem o peso do amor
Vou seguindo a vagar
Pelos caminhos dos peixes,
E pela rota da grande baleia
E além do país das ondas
Com ninguém para acompanhar-me
A não ser a lembrança daqueles que amei
E as canções que outrora cantei com o coração
E o lamento do cuco na memória."

Esse é o melhor livro dessa série fantástica, na minha opinião. É o livro que dá conclusão a uma das melhores lendas já contadas pela humanidade. Não seria para menos, já que estamos falando das Brumas, mas também é o volume que mais arrasa com o seu sentimental.

O povo de Avalon tem um plano para interferir no reinado de paz de Artur, e Morgana novamente brilha na trama com a sua luta para tentar impedir que o santuário tão querido da Deusa seja esquecido.

Se eu pudesse descrever esse livro com duas palavras eu usaria 'ambição' e 'traição'. Com Gwydion (ou Mordred) já crescido as coisas em Camelot começam a ferver. A traição de Artur com Avalon pesa ainda mais, e Morgana não pode suportar ver ele trair a Deusa e não cumprir o seu dever para com o povo que o colocou no trono. Seu plano muito bem planejado para retirar seu irmão do trono pode muito bem falhar ou dar certo, mas ninguém sabe do destino, e a Visão às vezes pode ser uma maldição.

Já é espalhado por toda corte e pela boca dos saxões que Lancelote é o amante de Gwenhwyfar, o que traz sérios problemas políticos para Artur, pois ninguém quer um rei que não controla sua mulher.

Avalon agora possui um traidor em seu seio, alguém que roubou a Sagrada Regalia e pretende Blasfemar contra ela, a usando como símbolo cristão, e aí é que a Nimue entra nos planos de Morgana e Niniane, mas um plano que provavelmente gerou arrependimento, pois para ter a vingança se pagou um preço muito alto.

Os personagens que eram tão novos no primeiro livro agora sentem o peso da idade em suas costas nesse último. Muitos estão tão velhos, é quase impossível você pensar que são os mesmos personagens do início da história devido tudo o que já fizeram. Mordred planeja vingança contra seu pai para lhe tomar o trono, o jovem gamo derrubando o Gamo-rei, mas Artur não se deixa abalar e nunca desistiria do que é seu.

Com tantos acontecimentos O prisioneiro da árvore acaba por ter um fim trágico, mas ao mesmo tempo satisfatório para alguns e difícil de aceitar para outros. Eu mesmo senti um misto dos dois. É o volume com mais mortes, sendo elas de Camelot ou de Avalon, mas particularmente eu vi uma mensagem de tolerância no final para todo tipo de crença. É uma trama tão boa e não possui nenhum vilão além da própria religião, ninguém é endeusado ou temido; os homens são apenas homens e as mulheres apenas mulheres. A história acontece pela decisão que cada um toma, são todos apenas humanos.

Foi uma série que arrancou muitas lágrimas de mim, mas que merece ser lida novamente um dia.

E lembrem-se: "Todos os deuses são, na verdade, um único deus".

Mari 15/08/2017

Pela deusa, que história!!! Acabo de terminar a leitura e me sinto completamente órfã, e esquecida nas brumas como Avalon e Camelot.

Nunca imaginei os caminhos que os personagens haveriam de tomar, e, na verdade, várias vezes me peguei pensando em como a história terminaria.

Dos 4 livros, o terceiro continua sendo meu favorito, mas este é especial porque finaliza a lenda de forma magistral, e o leitor consegue perceber os pontos cruciais na vida de cada personagem e ponderar se, no fim das contas, é possível fugir do destino.

Lindo, emocionante e mágico! Recomendo a todos!

Thayanne 12/08/2017

A Deusa ainda vive.
A Morgana defendeu bravamente Avalon e suas crenças e no fim percebeu que ela não falhou. A Deusa ainda se fazia presente naquele mundo. Fico feliz por ela ter sido tão fiel a Avalon. Morgana não é a bruxa má, é só uma mulher que lutou por seu povo.

garrido79 14/09/2016

Mais romance/drama do que fantasia
Achei esses quatro volumes mais romance do que fantasia, embora esta está bem presente em todo momento.
O final de história do Rei Arthur todos conhecem, e o que gostei dessa versão é que eu via os números de páginas acabando e o final não chegando...
O final dos demais personagens importantes na história de Arthur é um pouco diferente da que eu costuma ver, e gostei demais do Epílogo.