As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

JoAo 15/11/2023

O PRISIONEIRO DA ÁRVORE
Vou por partes assim fica mais fácil.

Primeiro vou falar minhas críticas que como os outros livros da saga possui algumas inconsistências como a falta de detalhamento em certo momentos,excesso de informações não tão relevantes e a demora da história se desenvolver e a forma como muitos personagens foram de Vasco da gama em poucas páginas no final eu acredito que nem todos ali precisam morrer, devo ressaltar as partes em que esse acúmulo de fatores acaba por tornar a leitura cansativa em alguns momentos.

Porém, o final me surpreendeu muito pois não esperava certos acontecimentos e toda a construção desse final foi muito bem feito.
A construção desse final se inicia com Kevin que na minha opinião foi um personagem que gostei muito mais que me deu muita raiva pois eu não compreendia tudo ainda, todo o diálogo que ele tem com Morgana sobre a deusa e como o mundo está se transformando foi uma conversa muito importante e como essa conversa refletiu no epílogo que para mim foi até melhor que momento final do livro pois mostra que tudo realmente aconteceu por um motivo para que tudo resultasse naquele momento em que Morgana entende tudo e no final fica "feliz" pois a Deusa não será esquecida a questão é que ela tera agora um outro nome e um novo manto em sua cabeça mais ela sempre será a Deusa em todo o seu esplendor e que tudo terminou ali como tudo deve ser.

Obs:perdoem a pontuação tô morrendo de sono ?
Francys.Emellin 18/11/2023minha estante
O epílogo me surpreendeu mais que o livro inteiro. Houve muitas mortes desnecessárias e isso realmente tornou a leitura arrastada, mas, para mim, foi o melhor livro da saga.

JoAo 19/11/2023minha estante
Justo, não precisava ter tanta mortes daquela para ter peso da história sabe eu não gosto muito quando autores abusam de matar personagens para ter peso na história eles podem ter outros artifícios para usar, e super concordo esse foi o melhor livro da saga e ele encerra muito bem a história.

Francys.Emellin 19/11/2023minha estante
É aquele fato "não sei que final vou dar a tal personagem, então vou mata-lo". Kkkkk

JoAo 19/11/2023minha estante
É lasca isso pow, por que muitas vezes isso faz como se o personagem não tivesse muita relevância, uma personagem que morreu de maneira "besta" e que sua morte não significou quase nada pra história foi a guria que tinha sigo senhora do lago e largou pra ficar com o filho da Morgana ( esqueci completamente o nome dela), não teve peso quase nenhum sendo que anteriormente a própria Morgana havia se perguntado como essa guria tinha passado pelas provas que uma senhora do lago passa e qual seria seu destino, deixou aquele clima no de que ela teria uma importância significativa na história sendo que acabou que não teve muita coisa.

Francys.Emellin 19/11/2023minha estante
Ela é tão importante que até esqueci dela ??? é a Niniane, tanto que achei que a após a morte dela teria uma reação por parte do Rei Artur e nem isso mostrou. A morte da Nimueh também foi bem estranha, tipo ela se mata afogada, porém foi tão implícito que demorou para que conseguisse entender esse fato.

Francys.Emellin 19/11/2023minha estante
Só que olhando atentamente como autora, sei que as vezes é melhor matar um personagem de uma forma marcante ao invés de continuar usando ele no enredo quando este não faz mais parte de nada. Nem sempre é fácil arrumar um fim feliz ou digno para um personagem, ou, essa se torna a opção mais lógica para não estender ainda mais o enredo.

Natalia Alencar 11/12/2009

Marion Zimmer Bradley reconta a história do Rei Arthur e sua importância para a Grã-Bretanha, bem como a oposição entre a religião antiga, representada pelos druidas e sacerdotisas de Avalon, e o Cristianismo, bandeira da obstinada Guinevere, esposa de Arthur. Minha série de livros favorita, prontofalei. =DDD

Sobre "O Prisioneiro da Árvore": O desfecho dos personagens é triste, mas vêm aos olhos totalmente verdadeiro e infelizmente, esperado. Não é spoiler dizer que a Igreja vence né, hehe? Eu fico deprimida quadno termino de ler um livro que gosto muito, e lembro que tinha maior saudades dos personagens, da aura mágica de Avalon. Só não senti falta da Gwen: incrível, ela conseguiu f**** com a vida de TODO mundo e o final dela ainda foi bem suave. No mais, é uma bela obra que faz refletir sobre lealdade, compreensão, tolerância e os valores que realmente importam - coisas que, séééculos depois dos fatos narrados, ainda não aprendemos.
Evy 30/07/2010minha estante
Será que alguém gosta da Gwen? rsrsrsr Pq eu detestei ela o tempo todo e adorei sua frase "incrível, ela conseguiu f***** com a vida de TODO MUDNO". Realmente, poderosa mesmo sendo a sonsa que foi! Aff!

paloma 09/12/2011minha estante
KKKKKK acho que não existe alguém que goste da Gwen

Bruh 03/07/2013minha estante
Se eu achar alguém que goste da Gwen eu vou querer que a pessoa detalhe os motivos, porque o mulher para destruir tudo, julgar as pessoas e ter as mesmas atitudes, que não tem como nem sentir pena. Concordo que o final dela foi suave demais, se fosse eu o final ia ser bem diferente.

Lara 26/02/2017minha estante
Também não gosto da Gwen, mas confesso que me tornei compreensiva no final da saga. Acho ela muito do tipo "fraquinha", "dama indefesa" que só atrapalha, mas , por outro ângulo, vejo que ela sofreu muito durante sua vida, sobretudo com relação ao seu amor por Lancelote e por não conseguir ter filhos. Só não me conformo como o Lancelote pôde gostar dela! Tanta mulher interessante e ele foi gostar justamente da mais sonsa!
Ainda acho que a pior de todas foi a Morgause. A Gwen eu até perdoo, mas a Morgause, jamais.

Amanda 14/10/2020

Queria ter aproveitado mais a leitura dessa saga, mas eu tive um certo problema - ou melhor, eu tive vários, mas vamos falar um de cada vez - com o fato de que não é só uma história, é uma história contada para encaixar no contexto real Histórico. Não era mais sobre as escolhas dos personagens, onde cada um estaria no final, é sobre onde eles deveriam estar no final, então a narração precisou forçar seu caminho para a história chegar onde a História também chegou. Por isso senti que o desenvolvimento de alguns personagens não foi natural. E é um pouco frustrante a gente torcer por um personagem e saber que não vai dar em nada mesmo.

Não consegui me apegar a quase ninguém, queria que todo mundo morresse logo para me livrar de arcos entediantes, na maioria do tempo era um bando de personagens acomodados, que reclamava do que estava errado no mundo e não fazia nada para mudar, jogava tudo nas orações para a deusa ou para o deus cristão e esperava o milagre vir. Era um discurso tipo "eu não vou matar, mas se a deusa quiser me usar para matar, tudo bem".

Mais uma vez, fomos privados de momentos importantes, não tivemos o gostinho das grandes guerras, e se não fosse pela Morgana tendo a visão, a gente não saberia de outra metade de coisas. O clímax da saga, que seria o confronto de Artur contra Mordred, sei lá como que aconteceu, Morgana só aparece para lidar com as consequências do duelo, que foi melhor narrado no prólogo do livro 1 do que agora, quando de fato aconteceu.

Concluo essa saga decepcionada. A história parte do ponto A e no final ainda está no ponto A. É como se nada tivesse acontecido, eu não comprei a ideia de que a Deusa ganhou seu lugar mundo e está presente entre nós, então a missão foi cumprida. Tivemos bons momentos e questionamentos, mas todas as mensagens, posicionamentos e críticas ao cristianismo perdem força dentro da narração por causa do final, "não é o que você fala, é o que você faz", e o que a autora fez foi aceitar e fazer a Morgana aceitar.

Outro detalhe que me marcou e me incomodou profundamente nessa leitura, citado na apresentação da autora, foi ela ter se apresentado como "não feminista". Eu comentei na resenha do livro 1 que era hipocrisia falar isso e criar uma história feminista, mas não consigo tirar da cabeça que tudo isso era realmente a grande intenção da autora, narrar como as mulheres perderam poder, mostrar o que elas foram e o que não são mais. Esfregar na nossa cara como o nosso mundo chegou onde chegou. A minha impressão é que ela teve uma felicidade danada em narrar os últimos três capítulos e escrever que o mundo agora era dos homens, que as mulheres precisariam de um homem para protegê-las e que uma mulher que se recusou trair outra mulher foi morta por isso.

O último assunto que quero abordar é um que vinha a tona sempre pela boca do Kevin, que batia na tecla que não importava os cristãos darem crédito dos feitos da deusa ao deus cristão, porque no fim das contas todos os deuses são um. Mas eu quero dizer que acho isso bem problemático, não importa a veracidade de um feito, basta o símbolo que ele representa e a força que ela carrega. Símbolo e força juntos são poderosos o suficiente para atrair o fiel e isso cria uma bola de neve para ideias, pensamentos e doutrinas.

OBS: Descobri, quando já estava no meio do livro 2, que a autora dessa saga está envolvida em sérias acusações de estupro e pedofilia (feitas pela própria filha). Ainda estou pensando sobre o tópico de separar ou não a obra do autor, mas enquanto não chego à conclusão alguma, fica o alerta para futuros leitores. Acho que se eu soubesse disso antes, teria repensado a escolha desse livro para ler e não sei quanto isso influenciou minha percepção sobre a obra.
Jane 14/10/2020minha estante
nossa mas você me desanimou total de ler essa saga kkkk

Amanda 14/10/2020minha estante
Poxa, eu sou pessoa mais triste por não ter gostado de As Brumas de Avalon, eu adoro fantasia medieval e achei que seria o livro perfeito para mim, só que deu tudo errado. Começou com um detalhe, depois outro, depois outra coisinha ali e uma acolá, quando dei por mim eu não estava conseguindo engolir mais nada. Mas pode ser só comigo, todo mundo fala bem, foi difícil achar resenhas e notas negativas, porque procurei para saber o que pensavam as pessoas que não gostavam...

Jane 14/10/2020minha estante
eu ganhei esse livro de Natal da minha tia, na época fiquei muito empolgada e li o prólogo, vi que seria uma leitura bem complicada pra mim pois fala bastante de cristianismo e (espero que não te ofenda) eu ODEIO.

O desânimo me bateu aí, não muito depois descobri sobre as acusações da autora e a prisão do marido dela e fiquei agoniada com o livro pensando o quanto do que ela fez pode ter de influência na história.

Eu tbm amo livros medieval mas com esse minha única chama de esperança era que ao menos o enrendo seria bom coisa que pela sua resenha desanimei tbm.

Amanda 15/10/2020minha estante
Não ofendeu nadinha. Sobre a temática cristã, ela é sim muito presente, já que é a base da história, em alguns momentos vai vir em forma de crítica em outros em forma de doutrinação (despendendo do personagem que a narração estiver focando). Esse foi um dos pontos que me incomodou, eu não sou religiosa e ver as coisas se desenvolvendo baseadas em hipocrisia e fé me trouxeram sentimentos não muito bons durante a leitura. Eu me sentia sufocada ao ver a história se desenrolando e personagens fazendo escolhas baseadas no que deus disse, no que o padre orientou, no que se espera de um reino cristão... Eu passei a leitura inteira achando que toda essa representação do cristianismo era para a crítica ter mais força no final, para ter argumentos e incentivar a ser questionadora, mas no final parece que a autora jogou tudo isso no lixo.

Sobre as acusações de estupro e pedofilia, eu descobri enquanto estava lendo, mas foi um baque. Optei por finalizar a saga, mas tudo que eu lia podia ter duplo sentido, mesmo que não tivesse, eu comecei a desconfiar.

Se decidir ler, vai preparada. Por incrível que pareça, eu gostei do livro1, da forma como tudo foi introduzido e do potencial que achei que teria, mas logo vi que as coisas não seriam como eu queria e foi só ladeira abaixo.

Julia Manjko 23/12/2023

Uma saga que eu amei ler
Amei o desfecho da saga.

Como um todo essa história me agradou demais, valeu muito a pena ter chegado até o último livro.

Gostei muito dos desfechos dos personagens, assim como quase todos os aspectos dessa história o final não foi nada previsível e fluiu de forma bem orgânica.

Realmente uma história muito bem escrita.
Batista 01/02/2024minha estante
Eu menosprezava porque na faculdade me diziam que era apenas uma ?versão simplificada? da Demanda do Santo Graal, mas não. É a versão mais linda que eu já conheci, através da perspectiva de mulheres e não de homens. Amei também

Julia Manjko 02/02/2024minha estante
O livro não foca muito nessa questão do santo graal mesmo , mas de resto : nada simplificado, achei super complexo. Vc fez faculdade de que ???

Batista 08/03/2024minha estante
De letras na FFLCH-USP

Marci 29/10/2019minha estante
Jully, eu não sabia das acusações antes de ler e nem enquanto lia o livro, felizmente. Li a saga bastante rápida, em 1 mês mais ou menos... Foi indicação de uma amiga, comprei num sebo e ficou parado aqui por mais de 1 ano, esse ano eu peguei pra ler.

Ao terminar de ler, fui pesquisar mais livros sobre Avalon e sobre a autora, realmente, foi um choque e eu fiquei bem pasma. Vi hoje uma live feita pelo Christian Assunção (youtuber) recente, pois todos os outras resenhas que vi eram de anos... e então o vídeo dele é o mais recente sobre a saga. As pessoas comentaram sobre as acusações na live, e comentaram também alguns fatos estranhos, e eu comecei a ligar os pontos...

A estória tem acontecimentos estranhos e que se passam por "normais", como por exemplo, depois de abusada, Gwen teve relações com Lance, que mulher, em plena consciência, faria isso? Na hora em que eu lia, eu achei isso um absurdo!! Outra coisa, a relação homossexual entre Artur e Lancelote, Morgana e Raven (que fica nas entrelinhas), a relação de Nimue e Kevin? O incesto (que pareceu causar algo à Artur, pois Morgana parecia arrependida/frustada porém Artur não conseguia esquecer o rosto da Deusa, a passagem no mundo das fadas, em que ele pensa estar com Morgana(?).. O menage? São passagens estranhas e sem muitas explicações que a autora simplesmente colocou lá e que, depois de ler as acusações, faz total sentido com o que podemos dizer... reflexo da própria vida?
Enfim, precisava desabafar tudo isso!

Mady 02/12/2019minha estante
Fiquei curiosa, o que a escritora fez?

Andrea 12/01/2020minha estante
Eu tb...

Kamilla 30/09/2021

Conclusão
Resenha de releitura – 30/09/2021

C’est fini! Chegou a hora em que todos precisaram colher as consequências de suas ações e tentativas de moldar a mundo a sua vontade. Afinal, ao longo da saga, cada um dos personagens principais tentou ao menos uma vez criar o mundo que ele julgava ideal, alguns com mais força que os outros, - não é Morgana e Gwenhwyar?! - , mas no final todos terminaram como peões no tabuleiro dos deuses.

Fiquei triste pela conclusão do Kevin, mas entendi que as decisões que ele tomou sozinho e os votos que ele quebrou foram uma forma de traição e arrogância que cobrariam o seu preço.

Achei irônico que o que deveria ser o grande Pentecostes de Camelot foi no fim o que causou a sua destruição, mas como a narrativa veio do relato das mulheres apenas, não vemos muito das ações dos cavaleiros de Camelot na busca pelo Graal.

Concluindo essa saga, e numa releitura percebo que a autora caiu em uma tendência que eu vejo até hoje, tornou todos os homens da saga fracos para deixar as personagens femininas mais fortes em comparação, algumas das ações dos personagens masculinos beiram a imbecilidade - menos Acolon, Acolon nunca errou rs - gostaria de ter conseguido ver um lado mais épico dos heróis masculinos das crônicas Arturianas, mas vou ter que procurar outras sagas para isso.

Também achei o final um tanto agridoce, sabemos que na história o Cristianismo vence as chamadas religiões pagãs, mas a consolação de Morgana não serviu para mim, não acho que a Virgem Maria possa ser comparada as deusas das religiões antigas, as deusas eram uma representação mais completa e multifacetada do que é o feminino, enquanto a Madonna cristã é mais um ideal pouco atingível de feminilidade, mas isso obviamente é muito pessoal e cada um se sente de uma forma diferente a esse respeito.

Reler a saga com olhos mais maduros foi interessante, provavelmente vou reler de novo em outra ocasião, mas daqui há muitos anos. É uma história que de certa forma me provoca um sentimento de nostalgia e tristeza por um tempo que eu nunca vivi.
Carol Amaro 01/10/2021minha estante
Adorei os comentários, Kamilla! Li há muitos anos, ainda adolescente.

Kamilla 02/10/2021minha estante
Também li há anos, na epoca do filme, foi bom reler.

Gabi 06/05/2022

Bom encerramento da trama, algumas passagens melodramáticas demais. Acredito que cada personagem teve o que merecia, um verdadeiro "colheu o que plantou".
Dea 06/05/2022minha estante
Gosto demais dessa saga :)

Gabi 07/05/2022minha estante
É maravilhosa mesmo! Muito bem escrita...

Juliano 26/12/2020

Morgana vai estar eternamente no meu coração.
Brumas foi a minha leitura favorita do ano. Me apeguei demais aos personagens e à história. Morgana é uma personagem muito bem construída. É ambígua, alguns podem acha-lá uma malfeitora, mas pra mim ela sempre esteve certa em tudo o que fez. Leiam Brumas, é incrível!
maryyyy 26/12/2020minha estante
é demais mesmo! s2

Juliano 27/12/2020minha estante
Já terminei com vontade de reler! ?

Enrico 18/12/2013

Há uma vida atrás..
Acho que o que mais me cativa em um livro é a sua humanidade. Talvez um dos maiores desafios do escritor na hora de escrever sua obra seja personificar o elenco, ou seja, fazer dele real. É incrível como Marion Zimmer Bradley conseguiu, ao longo de Brumas de Avalon, tornar cada personagem tão humano quanto cada um de nós, com seus erros, acertos e mistérios. A narrativa sentimental e íntima da autora nos deixa próximos a cada uma das peças do grande tabuleiro da Deusa, sendo impossível odiá-las (mesmo que elas sejam a Guinevere).

Eu li a série em mais ou menos um mês, e talvez o que mais me incomodou e maravilhou foi o decorrimento do tempo nessa mística Bretanha. Em pouco mais de 800 páginas, foi-nos apresentado uma geração inteira de personagens, que ao decorrer da trama, acompanhamos desde seu desenvolvimento até seu ápice e enfim, à sua ruína. Vemos cada um em sua jovialidade, esbanjando beleza e felicidade e, principalmente em O Prisioneiro da Árvore, deparamo-nos com sua velhice, desgostosos e melancólicos. A triste magia do ciclo da vida foi um dos pontos principais para a grandiosidade das Brumas, que mostra que nem o mais alegre ou o mais "conservado" (como Morgause) pode escapar dos horrores da velhice.

A série foi uma verdadeira surpresa pra mim, e com certeza, uma das minhas melhores experiências literárias. São livros envolventes, leves e EXTREMAMENTE divertidos (eu chegava a gargalhar em algumas partes). Traz diversas intrigas e desavenças presentes em um mundo antigo aonde reina uma guerra de povos e preconceitos. Vemos a Bretanha antiga e o florescimento do cristianismo narrado por personagens complexos e inacreditavelmente humanos. É com orgulho que digo que me apaixonei pelos mistérios escondidos pelas brumas dessa mágica terra que é Avalon...
Ana Luíza 30/08/2014minha estante
Que resenha maravilhosa!
Concordo com tudo o que você disse.
Você foi conciso, conseguiu expressar tudo que senti lendo essa série incrível!

Everson Rodrigues 17/08/2016minha estante
Parabéns pela resenha. Exprimiu muita coisa que eu pensei sobre a saga.

Syrah 29/10/2021

Olha, se tem uma coisa que acontece nesse livro é dar errado, misericórdia, sem felicidade pra essa leitora surtada aqui que demorou pra ler não porque a história é ruim mas porque sofria de raiva com os personagens.
Pra mim essa saga me conquistou apenas pelo tema, mas quanto mais eu lia mas eu me apegava aos personagens e mais eu me dava mal porque né...teve uma hora que eu ficava imaginando que nota dar pra ele e eu não pude deixar de dar 5 estrelas porque a gente sabe que o livro é bom pelas emoções que causam, sejam boas ou ruins.
Eu nem sei como contar mais sem dar spoiler além do que já falei kk
Aline Michele 30/10/2021minha estante
Até hoje eu não superei o que acontece com o Kevin

Syrah 30/10/2021minha estante
acho que nunca vou superar o que acontece com ninguém, se apegar a personagem só foi de mal a pior kk a única dos apegados que fiquei e que ficou "suave" foi a Morgana

Lu 21/10/2009

Depois de três livros, eu me cansei da narrativa repetitiva e larguei esse logo no começo. Acho que o problema é que eu nunca gostei muito da Guinevere.
Alexia 31/01/2010minha estante
Que a Guinevere é uma vaca(e não tem jeito de suavizar isso),eu concordo,mas tenta termina o livro,é o último ^^" .

Tata 06/02/2010minha estante
Acho que não tem ninguém no mundo que goste de Guinevere, dá mais uma chance pro final de Brumas de Avalon!! =)

Rafael 21/02/2010minha estante
Amo AS BRUMAS DE AVALON, mas...coincidências à parte, eu tb não terminei de ler este livro. Não sei ao certo o motivo, mas acredito que seja o mesmo que o seu.

Evy 04/07/2010minha estante
hahahaha!
Eu também não gosto da Guinevere, mas fui até o fim por lealdade a Morgana, que é minha personagem favorita :)

Renata 15/12/2010minha estante
Estou no finalzinho... quase lá...rss mas estou achando muitto chato para terminar... como vc disse é repetitivo demais, torna-se muito cansativo no final.

William LGZ 26/08/2022

Uma magnífica conclusão para a série
Quem diria que, mesmo com uma opinião agridoce sobre os primeiros livros e admitindo que só continuava acompanhando por causa de minha meta apenas, eu fosse recompensado no final com um excelente encerramento e um ótimo livro no geral.

Posso dizer que já estava sentindo uma melhora na narrativa desde o terceiro livro, mas este aqui acabou o desbancando como o melhor da coleção devido aos seus inúmeros acontecimentos e menor preciosismo em relação aos personagens, gerando consequências bem mais graves e também trazendo novas facetas e ponderações bastante interessantes.

A forma como as religiões são tratadas aqui e até mesmo durante toda a história foi o que mais me encantou e atraiu, considerei perfeita a maneira como as dúvidas foram colocadas sobre os personagens e as respostas encontradas por cada um ao longo do enredo. Sua conclusão, inclusive, foi capaz de tirar lágrimas de meus olhos de tão tocante que foi!

Definitivamente o recomendo para quem leu todas as partes antecedentes porque, mesmo com algumas reviravoltas que se saíram meio abruptas e perderam um pouquinho do impacto, fez valer a pena por cada momento entediante ou sofrível que passei enquanto acompanhava a saga.
Adriana 26/08/2022minha estante
Com essa resenha Will, mais uma trilogia para minha lista ??? wleu

Geovana 26/08/2022minha estante
Concordo com o que você disse. Apesar das partes tediosas, essa história tem mesmo um final interessante ?

kaka 01/05/2021minha estante
Amo já perdi as contas de contas vezes li

Bruna 02/05/2021minha estante
muito bom mesmo!

Laertche 30/09/2023

Fantástico
É indescritível a sensação de ler um livro tão bom. Uma história bem embasada e elaborada, que envolve do início ao fim.
Carolina221B 15/10/2023minha estante
Ah, eu tenho muita vontade de ler esse livro! ?

Laertche 15/10/2023minha estante
Recomendo, achei fantástico

Tatah 21/09/2009

Final?
Tudo bem que todos nós esperávamos que Avalon sumisse do mundo, mas... sinceramente? Que finalzinho xuxu.

Pra mim, Marion se focou em coisas erradas nas horas erradas. Descreveu com tanto cuidado a morte de Nimue mas, a grande luta entre Arthur e Mordred ela só colocou como flashes da visão de Morgana. comofas? Também no lento sumiço de Avalon... ficou tudo muito vago. O destino de Guinevere, tbm, acabou muito sem gracinha. Bom, resumindo... foram muitas expectativas pra um final à altura, mas no meu ponto de vista, foi bem mal trabalhado.

Mas enfim, a série é boa. Facinho de entrar nesse universo, e dá tristeza de sair... Quero Avalon de volta! :)
Marcia 22/07/2015minha estante
Tatah, a Marion tem o cuidado de o tempo todo narrar pelo ponto de vista de alguma mulher, e ali naquela batalha não havia nenhuma das mulheres que narram (Morgana, Gwen, Viviane) presentes. Por isso a cena teve de ser dessa forma. E lá pelo meio do livro Morgana já tinha dito que não voltaria a ver Artur, então ficou coerente ela ver o fim dele através d'A Visão.

Tatah 14/10/2015minha estante
Marcia, só vi hoje seu comentário. Realmente, faz sentido isso do ponto de vista (e é bem legal). O problema é que nos livros anteriores criou-se uma mega ultra expectativa pra essa batalha, e isso não foi entregue. Mesmo sem nenhuma mulher por lá tinha várias maneiras de melhorar essa parte...