Rafael 25/09/2011
Capitulo 1 - Por que Marketing 3.0?
- Dentro do conceito de Marketing 3.0 as empresas passam da condição de somente vender para ter preocupação real com as condições de vida, os sonhos, o ser humano por completo e toda sua complexidade.
- As pessoas se importam mais com as empresas que se importam com ela. (sic)
- O Marketing 3.0 em ordem de tendências pode se encaixar na seguinte definição:
1.0 = PRODUTO
2.0 = CONSUMIDOR
3.0 = SER HUMANO
- O Marketing 3.0 portanto é a expressão de estratégia empresarial focada na centricidade humana.
- Marketing 1.0 exemplo: O modelo "T" do Fordismo. "O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto". Henry Ford.
- Marketing 2.0 exemplo: a definição do "consumidor Rei" onde ele ordena que cor quer o produto, quantas gramas é mais útil dentro de uma embalagem, o formato desejado.
- Marketing 3.0 exemplo: é adequado a era da participação, dos valores propriamente ditos da empresa com o consumidor. É colaborativo,cultural e espiritual.
- O contexto que deu origem ao Marketing 3.0 é da expansão tecnológica e informacional, que possibilitou a participação, conectividade e a interatividade através dos aparelhos que dispomos.
- Nesse contexto surgem as Mídias Sociais, que Kotler define como:
EXPRESSIVAS: Twitter, Youtube, Facebook, Flickr, Linkedin etc...
COLABORATIVAS: Wikipedia e ferramentas de criação coletiva
- O livro cita o case da GE(General Eletrics) que através do programa "Tweet Squad" um grupo de jovens colaboradores da empresa, realizam treinamento com os empregados mais velhos sobre o uso das mídias sociais. A medida é exemplo da preocupação corrente das empresas em fazer com que estas mídias sejam entendidas por todos dentro da companhia para melhor uso e aplicação dos objetivos de Marketing 3.0.
- Sobre Mídias Sociais Kotler diz:" Será delas o futuro das comunicações de marketing" (sic)
- Em exemplos de colaboração via web Kotler cita os seguintes cases:
CASE: do "we are smarter than me" livro escrito por milhares de pessoas ao redor do mundo.
CASE: "Craiglist" anuncios publicitários grátis.
CASE: "Innocentive" uma espécie de pesquisa pública onde usuários respondem questões científicas e filosóficas.
CASE "Wikipedia" como responsável mor pela cultura de "Wikinomics" que afirma que as empresas precisam colaborar com seus consumidores.
Entre outros afirma que a COCRIAÇÃO e COLABORAÇÃO dos consumidores gera valor para a empresa. Um case exemplo é o da Procter e Gamble - P&G que trabalha o "método de estrela do mar" onde idéias de novos produtos são recebidas de todos os colaboradores e clientes.
- O Marketing 3.0 também é definido por consumidor participando do desenvolvimento de produtos e comunicação.
- Kotler afirma também que outro objetivo das empresas dentro do novo conceito de Marketing 3.0 é resolver paradoxos da sociedade (Tribalismo X Globalismo , Sociais, econômicos, ambientais).
- O paradoxo trabalhado por uma empresa deve mudar quando o contexto também modificar. CASE: Coca Cola modificando e criando produtos e comunicação, com o intuito de parecer mais natural.
- Nos paradoxos culturais cita o case do Mcdonalds que se posiciona com símbolo de paz e colaboração.
LIDE: Teoria dos arcos dourados e Teoria Dell.
- Entramos na era da sociedade criativa e do marketing do espírito humano. No contexto em que as pessoas hoje colocam a autorealização em 1º lugar na lista de necessidades (pirâmide de Maslow é modificada), por essa razão empresas só darão certo segundo à luz do Marketing 3.0 ao se adequarem nessa percepção de que podem ser construtivas para a autorealização do consumidor humano.