Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

N.I.X. 18/07/2023

Um clássico atemporal mas tem suas ressalvas
Bom, primeiramente a linguagem é bem arcaica e rebuscada, mas estamos falando de um livro feito em 1300 e lendo com a tradução de 1800 e bolinha (não sei ao certo a data exata da tradução, mas foi entre 1840 e 1882).
Então eu desconsiderei isso para dar nota ao livro, porém, neste livro, onde Dante percorre o inferno e faz várias referências a seres da mitologia greco-romana, senti falta de uma participação maior deles, mesmo que seja apenas uma longa jornada e nada além.

Gostei bastante do livro e recomendo a leitura (mas vai ser um desafio enorme acompanhar esta tradução e a quantidade de referências).

O inferno foi dividido em círculos, cada um representando um pecado e seus pecadores sofrendo penitências relacionadas aos seus crimes. E eu amei isso. Dante foi genial em cada detalhe... (embora não siga muito o contexto bíblico).
joaoemasouzz 18/07/2023minha estante
lembro que há alguns meses atrás li uma história de turma da mônica jovem (sim, eu coleciono desde criança kkkkk) onde o contexto se passa justamente nos noves círculos "Torre inversa" muito boa por sinal

N.I.X. 18/07/2023minha estante
Ai amo turma de Mônica kkkkkkk saudades

N.I.X. 18/07/2023minha estante
Eu adoro que o Maurício sempre faz referências muito boas em várias historinhas

joaoemasouzz 18/07/2023minha estante
aconselho então que leia essa, é da primeira série de turma da mônica jovem "torre inversa" mas acho que você precisaria de uma explicação maior pq essa história faz parte de uma saga enorme

N.I.X. 18/07/2023minha estante
Hmmmm eu vou procurar para ler, amigo! Obrigada

Yulee Zin 18/07/2023minha estante
O primeiro self insert da história segue sendo o melhor

Boa sorte no resto da trilogia, nenhuma supera o Inferno

N.I.X. 18/07/2023minha estante
Meu medo era justamente esse kkkkkkk os outros serem apenas uma sombra da magnífica obra de arte que Inferno foi

Regis 19/09/2023

A justiça, o pecado, a redenção e a punição
Dante Alighieri foi um poeta italiano (considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana) nascido em Florença em 1265, autor de vários textos líricos, filosóficos e políticos e tido como um dos mais importantes poetas do humanismo.
Ele foi acusado de corrupção e sentenciado a ser queimado vivo se permanecesse em Florença. Exilado em 1302 morreu em Ravenna, no nordeste da Itália, na costa do Adriático, em 1321.

Inferno é o trecho mais famoso de A Divina Comédia, é a primeira parte da obra e aborda temas como a justiça, o pecado, a redenção e a punição.
Em seu poema teológico Dante deixa transparecer suas opiniões políticas e humanistas, defendendo um estado laico e condenando os vícios do clero e políticos de sua época e do passado enquanto viaja pelas ?camadas? do inferno, que é dividido em nove círculos associados aos pecados cometidos, sendo o último o de maior gravidade: o Limbo (virtuosos pagãos), Vale dos Ventos (luxúria), Lago de Lama (gula), Colinas de Rocha (ganância), Rio Estige (ira), Cemitério de Fogo (heresia), Vale do Flegetonte (violência), o Malebolge (fraude), lago Cocite (traição).

Essa primeira parte é composta de 34 cantos com cerca de 140 versos cada um. Dante estava perdido em uma selva escura quando encontra Virgílio, o grande poeta romano autor de Eneida (tido por muitos estudiosos como a representação da razão), que irá guiá-lo pelo inferno e o purgatório em direção ao paraíso.

Dante é o personagem principal do poema que é narrado em primeira pessoa por ele mesmo, que em muitas passagens fala diretamente com o leitor, nos fazendo participar de sua jornada com Virgílio pelo outro mundo.
Durante a viagem pelo inferno eles encontram diversas personalidades importantes como filósofos, poetas, escritores, figuras mitológicas; além de um parente, alguns conhecidos, clérigos e políticos. Dentre todos eles Dante mostra um contentamento efusivo ao encontrar, no limbo, Homero, Horácio, Ovídio e Lucano; Ilustrando a importância que é dada pelos artistas do Humanismo à cultura greco-latina.

Inferno é apenas a primeira parte do Poema e espero gostar também da jornada pelo purgatório e paraíso.
Gostei da linguagem alegórica do autor, apesar das referências serem muito antigas foi muito interessante quando eu conseguia identificá-las sem ajuda das notas do tradutor.
Essa é uma obra com teor histórico, mitológico, filosófico, político e religioso; que defende a ética e as virtudes na condução da vida e que é muito admirada e citada até os dias de hoje.
Gostei muito de conhecer a primeira parte desse grande clássico humanista do Renascimento literário.

Recomendo para todos que apreciam os grandes clássicos.
Fabio 20/09/2023minha estante
Concordo com todos os pontos que abordou, Regis!
A carga filosófica, histórica e religiosa dessa obra é gigantesca, e fico extremamente feliz que uma editora atual se dispusesse a republicar, ainda mais dividindo em três tomos, que facilita demais a vida do leitor
Parabéns, Regis pela belíssima resenha!!!

Regis 20/09/2023minha estante
Obrigada, Fábio! Dividir em três ajuda muito mesmo. ??

HenryClerval 05/10/2023minha estante
Resenha perfeita! ?

Regis 05/10/2023minha estante
Obrigada, Leandro! ?

Troski 12/02/2022

A Genialidade de Dante.
Num primeiro momento fiquei assustado com a estrutra do livro, um livro inteiro em poemas? Mas isso não atrapalha em nada a compreensão e o prazer da leitura. São inúmeros versos geniais, difícil citar um canto que se sobressaia sobre os outros, pois são todos tão incríveis. A forma com que o leitor entende os sentimentos do Dante e se sente naquele exato lugar naquele exato momento é um dos pontos altos do livro, ainda não terminei a série, mas tenho certeza que a qualidade não irá decair.
Que legal!

Fofo

Amei

Giulietta 12/02/2022minha estante
Não pretendo ler porém parece legal

Rafael1548 20/08/2023

Clássico é clássico
Essa seria uma daquelas "leituras de lazer" (não gosto desse termo), mas é impossível fazer algumas pontuações.

A Divina Comédia é dividida em 3 livros do qual o Inferno é a primeira parte. Estruturalmente, toda a obra é dividida em cem capítulos, 33 cânticos distribuídos em tercetos.

Falando especificamente do Inferno, Dante se vê perdido numa floresta e é atraído por 3 seres: leopardo, leão e ursa. Neste momento Virgílio aparece para ser seu guia até o Paraíso onde o amor de Dante, Beatriz/Beatrice está.

O inferno tem a estrutura em espiral (camadas) dos quais seguem os 7 pecados capitais (aquela visão tola de que há pecados toleráveis ou punidos de forma mais branda que outros):

Primeiro Círculo: Limbo (virtuosos pagãos)

Segundo Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)

Terceiro Círculo: Lago de Lama (gula)

Quarto Círculo: Colinas de Rocha (ganância)

Quinto Círculo: Rio Estige (ira)

Sexto Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)

Sétimo círculo: Vale do Flegetonte (violência)

O mais interessante, olhando através da Bíblia, é como os crentes não têm conhecimento algum das trevas e que o que pensam ser o inferno, na verdade, é uma visão pagã.

O inferno não é o reino de Satanás, mas o lugar criado por DEUS para punição eterna.

Algo que me chamou a atenção, além do vocabulário (costumo dizer que esse tipo de obra te obriga a ir ao dicionário) é a extrema habilidade do autor em expor detalhes dos locais, dos temores e pavores deste local. Realmente um lugar de ranger de dentes.
Carolina 20/08/2023minha estante
Se existem cristãos que fazem uma ideia errada do que seja o inferno, a culpa não é do Dante, afinal ele escreveu um livro de FICÇÃO. Um baita livro, diga-se de passagem, com uma linguagem poética belíssima.

Rafael1548 20/08/2023minha estante
Caso a senhora tenha feito a devida leitura, em nenhum momento falei que a culpa é do Dante. Eu disse que os elementos helenistas entraram naquilo que não é Bíblico.

Carolina 20/08/2023minha estante
Eu quis dizer que não existe nada de errado com a obra do Dante, pois ainda que contenha os ditos "elementos helenistas", trata-se de uma obra de ficção.

Rafael1548 20/08/2023minha estante
Exatamente. Se a senhora leu direito a resenha, em nenhum momento é dito que há problema na obra

Manu5 06/02/2024

Maravilhoso
Não tem o que falar desse livro, muito bem escrito, prende muito o leitor, não achei difícil de compreender e achei bem assustador a forma como Dante pensou o inferno e principal o último nível onde está Lúcifer é frio e não quente. Pra quem não sabe Dante dividiu o inferno em 9 níveis e cada nível fica pessoas que cometeram pecado específico, por exemplo traição está no 9 nível junto com Lúcifer, o que é interessante eu não acho traição o pior pecado, Dante pensava diferente.
Xi Drinx 08/02/2024minha estante
Foi por trair Deus que Lúcifer foi expulso, faz sentido...

Manu5 08/02/2024minha estante
No caso dele sim, porém pensando na gente não kkk tipo matar alguém pra mim é poir

Manu5 08/02/2024minha estante
No caso dele eu entendi, porém no caso da gente não, pra mim matar alguém é pior

Xi Drinx 08/02/2024minha estante
Não aos olhos divinos...

gabzsch 29/06/2022

o Inferno de Dante
O Inferno de Dante, a primeira parte d'A Divina Comédia, foi uma das leituras mais complicadas da minha vida.
Sim, o livro é de difícil compreensão. Mas basta ler com vídeos de apoio e descrições em prosa que geralmente estão nas edições do mesmo que fica muito mais simples de se entender.
Por mais que seja difícil, gostei muito das partes que entendi. O canto III e o XXXIV são, sem dúvidas, meus favoritos.
gica 06/07/2022minha estante
n entendeu nada e ta fazendo resenha

gabzsch 06/07/2022minha estante
mentira isso ai

gica 06/07/2022minha estante
meteu essakkjkkkk

isabelle. 16/09/2020

quem diria que a leitura mais difícil da minha vida seria a única a conseguir me tirar de uma ressaca literária? amo como essa narrativa canta e me faz pensar. como todo poema épico no começo é um pouco complicado de acompanhar, mas lendo com atenção e paciência se torna uma leitura até bem tranquila (mesmo que vc precise reler duas vezes pra poder falar isso)
Bruna Gouvêia 16/09/2020minha estante
Eu com "cem anos de solidão" esse ano! Se tudo está sendo um esforço pra ler, então por que não pegar algo que valha a pena o esforço?

isabelle. 16/09/2020minha estante
aaa amei isso KKKKKJ tb tô querendo ler cem anos de solidão

Bruna Gouvêia 17/09/2020minha estante
Vale super a pena, é um novelão com um ritmo frenético e maravilhoso.

Neferet 28/05/2020

Surpresa porém não deveria
Olha to surpresa com o quanto amei essa Obra de Arte , confesso que o formato poesia não me prende , não só com Dante , mas nenhum livro do tipo me deixa entender a mensagem kk eu me perco em pensamentos muito mais do que os normais , então comecei a ler junto a um site ( do qual não quero divulgar pela segurança desse achado) onde o rapaz fez tanta pesquisa , passando os poemas pra prosa no português atual sem perder a essência , com notas maravilhosas onde eu vim conhecer cada pessoa que Dante citou ... é difícil de não pensar que enquanto o Brasil nem existia pro mundo , já tinha uma obra dessa existindo pra outros ( não tem nada a ver uma coisa com a outra eu sei kk mas eu fico pensando mesmo assim ).
Só queria saber como a mente desse homem funcionava gente , como pensou em cada detalhe, nem o inferno de verdade poderia ser tão bem elaborado quanto esse kkkkk se alguém for lá e for igual, pode datar a existência dele após o livro CERTEZA kk , cada cena narrada e em algumas eu só conseguia pensar REALMENTE QUE INFERNO , ficar sendo cutucado por alguém o tempo todo kkkk , rolar na bosta etc etc kkkkkk toda vez eu me pegava pensando ?nossa que inferno? ( no sentido de nossa que coisa chata da porra) .
Enfim to encantada, bora pro próximo.
lauraspaim 03/08/2020minha estante
mds por favor me diz que site é esse pq to voando na escrita de Dante, to prestes a largar o livro pq simplesmente não consigo me conectar cm a obra e acabo sem entender nada

Félix 19/08/2020minha estante
Kkkkkkk tenha paciência, amigo. Só é ruim no início. Depois que você se acostuma com o estilo da escrita a coisa melhora.

Vi 24/05/2021

dois pontos merecem destaque nesta obra. primeiro, a grande capacidade de síntese do pensamento de Dante, ao reunir diversas referências à mitologia greco-romana, aos autores do passado e às personalidades de seu tempo, além do caráter teológico-filosófico da obra e das críticas políticas que a permeiam. nesse sentido, a divina comédia pode ser concebida como produto de uma criatividade imensurável, marca do gênio de Dante. o outro ponto de destaque é o caráter profundamente pessoal da obra. Dante ele próprio vivenciou graves tragédias ao longo da vida, o exílio, o casamento forçado, o amor impossível de Beatrice etc. a imagem que tenho de Dante é a de um estrangeiro - na obra e talvez na vida, ou talvez na obra porque na vida - alheio a tudo e irremediavelmente em busca de algo, uma pátria, uma família ou a efetivação de um amor impossível e longínquo. o último item, aliás, síntese de uma interessante interpretação, apareceu em uma conversa com o amigo Mateus. a tese é: a chaga causada pelo amor impossível de Beatrice levou Dante ao mais profundo dos infernos, como Werther, mas, ao contrário deste, encontrou na tragédia um princípio de sabedoria divina - marcada pela troca da sabedoria humana (Virgílio) pela divina (Beatrice) - que o alçou ao mais sublime dos céus. tudo, é claro, não passa de interpretação e especulação. curioso é que obra tão vasta possa influenciar num seu leitor o uso do mesmo artifício que lhe deu origem: a criatividade. como apontou o amigo Caio, com o parecer a mesma obra sempre diferente.

no mais, muitos pormenores da obra me passaram despercebidos. mesmo sendo esta tradução possivelmente a mais acessível ao público leigo - pelo menos a mais acessível e que preserva ao máximo o tom original da obra -, senti em vários momentos minha rigidez cognitiva me prendendo aos significados mais literais e particulares dos versos (pra que serve métrica, afinal?). por isso, muitos seus aspectos não posso julgar adequadamente, mas de certo alguém com uma habilidade interpretativa superior poderia extrair muito mais. quem sabe noutra leitura.
caio.lobo. 24/05/2021minha estante
Outro detalhe que me deixa fascinado: na entrada do inferno está escrito "Vós que entrais, abandonai toda a esperança". Ou seja, quem entra não sai mais, mas Dante entrou e saiu do inferno e ainda fez com que Virgílio também saísse, quebrando a regra aparentemente implacável que estava na entrada.

Vi 25/05/2021minha estante
né. isso que o Dante nem morto tava. então como fez a "travessia das almas" e toda a viagem dps? ahusua

underlou 05/04/2021

Eu amo o texto criativo de Dante. Ainda assim, é a segunda vez que leio a obra e continuo tendo dificuldades para entender algumas passagens pois o autor faz muitas incursões históricas e apela para figuras mitológicas que por vezes precisam ser acessadas à parte. Por outro lado, o roteiro em que ele se "vinga" dos desafetos colocando-os no inferno é só um elemento coadjuvante de uma narrativa que é bem mais complexa que isso, dado que há toda uma divisão por círculos e uma precisão na própria divisão dos cantos. Se a Comédia de Dante ganhou posteriormente a alcunha de divina é porque se trata de algo realmente divino.
Cosmonauta 29/08/2021minha estante
Li duas traduções do Inferno, uma das quais contém em suas notas explicativas, menções a outras traduções; o que percebi a partir disso é que mesmo para estes estudiosos, a obra é difícil. Se há um livro para o qual são necessárias explicações adicionais ao texto, este é a Divina Comédia.

João Vitor 25/10/2021minha estante
Relaxa, ninguém entendeu

Patrícia Brito 02/02/2022

Inferno - Divina Comédia
É um livro de difícil dissolução e entendimento. Acredito, que como toda obra poética épica, exige de nós uma alta concentração e vontade de compreender as melodias de Dante.

Mesmo com a dificuldade que enfrentamos ao lê-lo, esse livro possuí um grande peso em nossa vida intelectual, e é um privilégio poder ler essa obra.

Li pelo Kindle, isso ajudou bastante por ter fácil acesso as notas e ao dicionário para consultas. No YouTube, tem uma narração maravilhosa em audiobook, com perfeita dicção desta obra. No canal "Desassossego Sonoro". Nesse final do livro, usei esse áudio como apoio em uma leitura dinâmica, isso ajudou muito! Pretendo ler as outras partes da Divina Comédia usando esse apoio.
Cosmonauta 05/02/2022minha estante
Acho que é por causa da tradução.

Patrícia Brito 06/02/2022minha estante
Creio que seja isso.

sharacrstn 14/08/2021

Não é meu tipo de leitura e é um clássico daqueles cheios de termos ou expressões que não se usam desde séculos atrás, mas é bastante criativo e tem uma visão bem ousada sobre moralidade e costumes pra época. O Dante é bem fofoqueirinho viu e gosta de dar umas alfinetadas sempre que pode.
Além disso, gostei mt da parte que misturou mitologia greco-romana e acontecimentos históricos.
Beatriz 14/08/2021minha estante
essa edição é boa ??

sharacrstn 15/08/2021minha estante
é sim, a tradução é ótima e tem notas de rodapé que ajudam mt a entender

Susan.Appilt 15/09/2020

O Inferno de Dante
Esse livro foi uma grata surpresa! Comecei a leitura sem entender quase nada, pois como é um poema épico demorei até captar bem a estética dele e me concentrar na narrativa, que é bem difícil e por vezes foi necessário reler várias vezes os cantos para compreender o que estava acontecendo.
Depois de me acostumar à escrita, fiz questão de ler mais devagar e saborear os versos, pois Dante Alighieri escreveu tudo com tamanha simetria e perfeição que seria um pecado não fazer todo o possível para aprender com o livro.
A história é fascinante! A complexidade dos nove círculos do Inferno, as alegorias utilizadas, os castigos eternos que chocam da Justiça Divina, os detalhes e os diálogos são surpreendentes.
Foi uma leitura difícil, mas muito gratificante!

"Aquele que a existência assim consuma,
Tal vestígio de si deixa na terra,
Como o fumo no ar e na água a espuma."
Erick Simões 07/01/2021minha estante
Tive a mesma sensação no início

omogui 19/03/2021minha estante
Ainda não me adaptei, mas vou insistir nessa leitura

Karebbean 26/04/2021

Sei lá
Eu fui na expectativa de encontrar a maior história de amor do mundo ( que mané romeu e Julita, o Dante foi até o inferno, literalmente, pela a beatrice) eu tbm fui na expectativa de uma história com narrativa corrida, mas o livro é em formato de poemas o que foi meio assim pq n sou muito chegada à poemas. Mas oq eu encontrei foi meio que um manifesto político e religioso do autor para com o lugar onde ele morava, Florença. E ele mal cita a beatrice, passa maior parte do tempo descrevendo o inferno e suas camadas. Outra coisa que fez eu achar a leitura maçante foi a linguagem rebuscada, que é super compreensível por se tratar de um livro tão antigo. Fora essas discrepâncias eu amei como cada camada do inferno foi representada, amei as referências à mitologia grega. Vou tentar ler o segundo pra ver se ele e beatrice finalmente se encontram.
LetiNepo 26/04/2021minha estante
Ai eu quero ler depois ?

Karebbean 27/04/2021minha estante
Cuida amg ??

Jordi 07/10/2021

Inferno de Dante
Dante está perdido em uma selva escura, quando surge Virgílio, o grande poeta que o guia pelo inferno e o purgatório em direção ao paraíso.
O inferno de Dante é o primeiro livro da Divina Comédia, o mesmo contém 34 cantos e cerca de 140 versos cada. O inferno é dividido em nove círculos e cada círculo estão as pessoas que foram condenadas por seus respectivos pecados, dentro desses círculos também contém valas, que separam minuciosamente as particularidades dos pecados, como por exemplo, o círculo dos traidores, que é dividido entre os traidores do próprio sangue, os traidores da Pátria e os traidores dos seus benfeitores.

Vale ressaltar que, a divina comédia não é uma leitura fácil, neste caso, aconselho ler com um texto de apoio de lado, e pesquisar o que estava acontecendo na Itália na época em que Dante foi exilado e começou esta magnífica obra, deste modo entenderá melhor algumas passagens e citações. Ah! Outras coisas que podem servir de ajuda é pesquisar o mapa do inferno, as figuras mitológicas, e obras para apreciação, diversos artistas conseguiram expressar de modo impressionante o terror e o desespero do inferno que Dante retrata.

Durante todo o livro, percebemos o poeta com muito medo, visto que passar pelo inferno não é uma tarefa fácil - Beatrice não poderia ter escolhido guia melhor - pois Virgílio fica ao seu lado, ajudando-o a passar firmemente pelo inferno, carregando-o muitas vezes e tendo pulso firme quando era necessário, realmente um verdadeiro amigo.

O que não posso deixar de comentar aqui é como o Poeta foi perspicaz ao colocar no inferno vários de seus inimigos, e mais, muitas das vezes Dante quando se encontrava com alguma alma, pedia para que lhe falasse quem era, que quando voltasse lá para cima, ele honraria o nome deste, e faria com que não se esquecessem dele. Acredito que a missão de Dante passando pelo inferno e depois voltar para o mundo é um simbolismo de salvação, pois ao retornar ele diria ao povo as coisas ruins que viu, instruindo assim a não pecarem.

Uma das coisas que mais me deixou apaixonada por esse livro é a descrição de ambiente, o poeta foi minucioso em cada Canto, tanto que chega a ser desesperador ler algumas passagens e se deparar com o horror, mas também é divino e lindo; ouso dizer que é de uma angústia poética perfeita.

Se aqui lhe interessar, as passagens que eu mais gostei foram quando eles entram no limbo, onde estão os que não foram batizados e os sábios da antiguidade; o círculo dos violentos, em especial a vala dos suicidas, um canto duro de ler, pesado e triste e o nono círculo, os dos traidores.

Por fim, a divina comédia é realmente divina, é perceptível como esta obra influenciou e influencia até hoje para a cultura universal. Ao terminá-la, constatei que é um livro para ler durante a vida, pois em apenas uma lida não é possível dar conta de toda a sua magnitude. No último Canto, ao ver Lúcifer, Dante diz ao leitor em um dos seus versos, que não o peça para descrever o que ele viu, pois tudo o que ele disser será pouco, e esse é o sentimento que eu tenho, apesar de ter escrito tanto, nada do que eu falei expressa 1/3 do que essa obra me causou.

Bem, se você chegou até aqui, eu espero ter te convencido a ler o Inferno de Dante e que ao fim você também sinta boa parte do que essa obra expressa. Boa leitura!
Walisson.Marques 07/10/2021minha estante
Caraca, que bela resenha, parabéns!

Jordi 08/10/2021minha estante
Que bom que gostou, fico feliz :)