Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Adriany.Pena 16/09/2022

Dante e Virgílio agora se encontram no Purgatório, onde a sua jornada se passa, a montanha é muito alta e difícil de subir. O Purgatório é onde as almas ficam enquanto esperam para descobrir se vão para o inferno ou o paraíso.
Foi mais fácil ler esse livro do que o anterior, acho que já me acostumei com a escrita em forma de versos, não que tenha ficado mais fácil de entender, ainda teve partes que eu não entendi.
O que mais gostei, foi da forma que foi retratado o purgatório, essa montanha que Dante teve que subir, principalmente da parte que o nascer e o anoitecer e o oposto da terra, achei bem interessante isso.
Eu li os dois livros atenta para quando a Beatriz aparecesse, pois ela sempre foi citada como alguém importante. Podemos disser que ela fez uma bela entrada.
O que me deixou triste nesse livro, foi a partida de Virgílio, pois agora Dante vai se aventurar pelo paraíso e Virgílio não pode entrar lá, mas Beatriz vai guiar Dante no seu lugar.
O purgatório é formado por sete círculos ( os sete pecados capitais):
? Círculo 1 : Orgulho
? Círculo 6: Gula
? Círculo 7 : Luxúria

BiaQuerino 16/09/2022

Finalmente
Aquela mesma coisa da linguagem difícil, porém gostei mais do primeiro, foi mais criativo. Mas não vou desistir de ler o último

Freezerburn 03/09/2022

Purgatório
Novamente, eu não entendi muita coisa do que houve por ser uma linguagem muito difícil, contudo eu gostei de Purgatório bem mais que Inferno. Purgatório mostra mais os locais e as atividades do que os conhecidos de Dante. O final foi muito bom, agora me pergunto se já problema em ler Paraíso ao som de Bury the Light RSrsrrsrs
Enfim, um livro fantástico!

Paula1168 20/08/2022

É pra lá que eu vou
Leitura densa também como esperado, com várias figuras mitológicas e religiosas. Quando li Inferno achei que ia ficar por um dos ciclos lá, mas agora eu sei que vou ficar pelo purgatório, mais especificamente na parte da preguiça.

Wes 18/08/2022

Um aspecto mais sombrio
Eu achei o purgatório num aspecto mais sombrio que o inferno. Da muito a sensação de pessoas sem esperanças e apáticas, talvez essa tenha sido a intenção. No inferno há a demonstração de dor, sofrimento, raiva etc. já no purgatório não tanto

Yury.Batista 12/08/2022

A passagem
A passagem dos poetas pelo purgatório é interessante por alguns momentos esse livro faz repensar que nós meros mortais leitores iremos passar por situação igual, não atoa é classificado como comédia.

Maura15 10/08/2022

Mais um ??
Mais um livro ao qual eu segui lendo sem entender muita coisa ???
Mas acontece; mesmo assim, a leitura é muitoo boa

Vanessa 31/07/2022

Maravilhoso como o anterior
Simplesmente sem palavras, é bom igual.
E eu melhorei na minha compreensão de algumas partes na leitura, então considero mais um ponto positivo.

Thiago.Oliveira 17/07/2022

Resenha do Livro
Embora a leitura tenha sido arrastada, o aspecto espiritual da leitura é extremamente interessante para leitores católicos, trazendo grandes reflexões para a vida de fé.

Igor14 16/07/2022

Purgatório
Continuamos na saga de Dante e Virgílio. Após sair do inferno, os dois poetas caminham pelo purgatório em busca do paraíso.

sharacrstn 15/07/2022

Purgatório
Achei essa leitura bem mais fluida, talvez pela temática dos sete pecados capitais, que consegui compreender melhor. Ainda assim, a escrita do Dante é um desafio à parte.
Essa edição fez um ótimo trabalho com as notas de rodapé, pois alguns cânticos tem umas referências tão específicas que dificilmente seriam captadas de primeira.

Thaisa 29/06/2022

Purgatório
Segunda parte da trajetória de Dente em sua busca por salvação.

Nessa fase ele chega com o poeta Virgílio na torre do purgatório onde precisa percorrer cada pavimento dos sete andares (que correspondem aos sete pecados capitais) para então, seguir ao paraíso onde será sua última jornada.

Obra riquíssima em expressar cada etapa da jornada de Dante, mas também recheada de complexidade linguística.
Mais um desafio para mim, principalmente no entendimento sequencial dos versos.

Para quem gosta de poemas pra lá de elaborados essa é a obra!!!

samucacn 24/05/2022

É a criação mais original de Dante, pois ao contrário do Inferno e do Paraíso, conceções imaginadas por diversas religiões, o Purgatório, na época em que A Divina Comédia foi escrita, era um novo dogma da Igreja Católica.

Segundo Dante, o Purgatório é um espaço intermediário, que se encontra na porção austral do planeta, onde existe uma única ilha com uma grande montanha no centro, que sobe até alcançar os céus: o Monte Purgatório. O Purgatório seria uma montanha composta por círculos ascendentes (as cornijas), reservados àqueles que se arrependeram em vida de seus pecados e estão em processo de expiação dos mesmos. No Purgatório as almas assistem às punições das outras almas que por pecarem mais "intensamente" foram para o Inferno. Antes das Sete Cornijas onde as almas expiam seus pecados, está o Ante-Purgatório, onde ficam as almas que se arrependeram no último instante. O Ante-Purgatório é dividido em três degraus.

Arthur 22/05/2022

Ainda acho a história da Divina Comedia muito boa, mas ainda não estou acostumado a ler poesia, então acho um pouco cansativo