Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Gicelìo Besérra 01/05/2022

Sequência final dos contos de Dante!
O purgatório, lugar de purificação e preparação das almas antes de atingirem o paraíso. O Purgatório é representado por uma montanha muito alta em uma ilha, dividida em sete degraus ? simbolizando um dos pecados capitais ?, um antepurgatório e o Paraíso logo em cima.
Visitam cada um dos degraus, onde veem os pesarosos, os descuidados, os avaros etc. Como o Purgatório prepara as almas para entrar no Paraíso, cada grupo de pecadores observa casos de virtude opostas ao seu pecado, e os põem em prática. Por exemplo, os glutões expiam sua culpa passando fome.

Jordi 25/04/2022

Purgatório de Dante
O Purgatório é o segundo livro da Divina Comédia, o mesmo é descrito por 33 cantos, onde Dante narra o encontro com as almas que estão expiando seus pecados, a fim de serem dignas de ir ao paraíso. O Purgatório é uma montanha dividida em sete compartimentos que são os pecados capitais, orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Vale mencionar que antes desses compartimentos tem o ante-purgatório que é onde ficam as almas que se arrependeram tardiamente e após o último compartimento tem o paraíso terrestre que é o jardim do Éden.

O livro segue a mesma narrativa do primeiro, com uma linguagem complexa que exige leituras de apoio, como também nos é apresentado falas com alegorias, personagens históricos, criaturas mitológicas e afins. Durante a leitura pude notar que esta segunda parte é a que mais explica toda a obra; encontramos nela explicações sobre como as almas têm formas corpóreas, explicação sobre o amor; e a principal explicação - para mim - o porquê de Dante está fazendo essa jornada.

No compartimento dos preguiçosos Virgílio diz que: o amor é o princípio de todas as virtudes e de todos os vícios; e no decorrer do canto ele explica tal afirmação. Com isso, se analisarmos que a montanha é dividida geograficamente em baixo, médio e alto purgatório e que o amor está ligado a todas essas, podemos constatar que esse livro é sobre o amor; mas não somente o amor de Dante para Beatriz, mas sobre todos os amores, sobre aqueles que o perverteram, aqueles que amaram em excesso, os que não souberam amar e o amor ideal também. É incrível a genialidade do poeta ao descrever este segundo livro, uma vez que na época em que foi escrito ainda não se tinha uma concepção tão bem formada sobre o purgatório. Acredito que diferente do inferno e do paraíso Dante foi bem mais criativo aqui, pois teve que criar muitas coisas, e convenhamos, que criatividade singular, com rigor poético impecável.

Além disso, é perceptível neste segundo livro da Divina Comédia um Dante mais corajoso e mais independente, mas ainda assim, respeitoso para com o seu mestre, que é chamado de pai por ele muitas vezes. Ademais, o crescimento do poeta durante essa jornada é muito importante para quando o mesmo se encontrar com sua amada; então, quando chega o momento de Virgílio se despedir é uma passagem muito linda e especial, pois ali vemos que o aluno superou o mestre.

Se aqui me permite, querido leitor, os meus cantos favoritos são os que falam sobre o amor Canto XVII e XVIII e quando Dante chega ao paraíso terrestre Canto XXVIII em diante, que particularmente eu acho o lugar mais doloroso que Dante esteve neste livro, pois requer certa coragem para estar de frente com seus pecados - falo aqui metaforicamente - e para sentir a dor do tamanho da sua vergonha, culpa e arrependimento. É muito lindo chegar ao último canto e ver como ele lavou seus pecados e finalmente vai poder ir para o paraíso.

Enfim, Dante foi genial, perspicaz, e julgo dizer audacioso, foi tudo isso que o levou ao exílio, mas também foi tudo isso que o fez ser quem o era. Dito isso, espero que você tenha se animado para ler essa obra ou para continuar a leitura. A divina comédia é fascinante e ao finalizar cada livro percebemos a sua magnitude.
Boa leitura!

Nathy 14/04/2022

Purgatório
Aí sinceramente, tô me sentindo burra demais, porque no outro eu entendi um pouco e nesse entendi porraa nenhuma

Lívia | @livteraria 11/04/2022

3 estrelas e meia
Esse é um dos clássicos que eu queria tanto que entrasse na minha lista. Apesar de ser uma leitura mais complicada, me prendeu demais e foi super fluida. Achei que seria super difícil ler, mas ao contrário, li super rápido.

Gisinha 06/04/2022

Arrasador, maravilhoso e muito necessário!
São três palavras que definem muito bem a leitura de Purgatório, segunda parte do livro A divina comédia, escrita por Dante Alighieri, um livro escrito vários séculos atrás, mas tão atemporal, como se tivesse sido escrito para os dias atuais.

A segunda etapa da jornada de Dante, ainda acompanhado de Virgílio (A eneida), mostra a viagem do poeta nos sete compartimentos do Purgatório, onde são expiados os pecados conhecidos como sete pecados capitais. O Monte Purgatório é reservado às almas daqueles que viveram uma vida terrena mediana, sem muito a expiar.

Mas será que tendo sentimentos como inveja, ira, ou gula incontrolável, não estou pecando também? Minha vida não é tão pecaminosa como a de qualquer outra pessoa?

Essa é uma leitura que eu recomendo, mas prepare-se antes. É o meu conselho.

Lanny 27/03/2022

Queria ser literata
Seguiu o ritmo do primeiro. Minha felicidade é que existem estudiosos que fizeram o trabalho pesado e publicaram notas explicativas.

Tem algumas explicações de quem ou o que são alguns elementos que aparecem nos Cantos que eu duvido que quem apenas leu o poema saiba.

Nytro 24/03/2022

Diferente e Descritivo
A segunda parte de uma das epopéias mais aclamadas de todos os tempos é bem diferente do que foi apresentado (de forma gramatical e narrativa) na parte 1.
O Purgatório se assemelha a uma paisagem um pouco mais terrena, o que acaba elevando os detalhes descritivos da obra e os tornando mais próximos às paisagens reais. Muitas vezes, por conta disso, a narrativa se torna um pouco mais travada e de difícil compreensão, sendo necessário dois ou três lidas adicionais por página, algo que prolonga o tempo de leitura e pode acabar se tornando chato.
Apesar da descrição até mesmo exagerada, essa parte possui um tom bem mais filosófico e transmite de mais verdade quando se trata dos pecados.
Diversas vezes Dante se opõe aos pecados que tem contato ao passar dos círculos. Algo que o autor possa ter feito como uma auto releitura para que pudesse buscar entender a si mesmo durante o período de escrita (período de exílio).
Por fim, de modo singular, é uma obra que precisa de muito mais foco e atenção para que se possa desfrutar de todas (ou quase todas) as informações presentes na narrativa.

Gabimelos 05/03/2022

bom
o livro é bom, mas o primeiro eu achei melhor. fala sobre a trajetória de Dante no purgatório e sobre algumas pessoas + seus pecados e como elas podem melhorar.

Danusia 02/03/2022

Particularmente prefiro o primeiro livro da divina comédia. É fundamental para continuar a compreender a peregrinação de Dante nos diversos nichos do jornada humana

@paolatonon 01/03/2022

Mesmo não entendendo muito da mitologia, esse livro foi bem mais tranquilo de ler, acredito que por estar mais habituada à escrita dele.

Warley 28/02/2022

Purgatório
Saindo do Inferno, Dante respira novamente o ar puro e vê fulgentíssimas estrelas. Encontra-se na ilha do Purgatório. O guardião da ilha, Catão Uticense, pergunta aos dois Poetas qual é o motivo da sua jornada. Ele os instrui, depois. relativamente ao que devem fazer, antes de iniciar a subida do monte.

Carolina Del Puppo 27/02/2022

Triste
Sendo sincera, eu não consegui entender muita coisa do livro, acho que compreendi só uns 10% do livro, então não sei se eu deveria ter continuado a ler.

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 22/02/2022

Achei esse livro um pouco mais lúdico do que o primeiro, tem mais passagens de momentos extraordinários e bons, ao contrário de Inferno. As referências acabam fazendo com que a leitura seja um pouco chatinha, porque só as notas no roda pé não são suficientes para dar todo o contexto histórico (isso também acontece no primeiro livro). No geral é bastante leve e interessante. 9/10.

Kurth 04/02/2022

Soou como uma linha reta e pertubadora.
Uma obra genial, lotada de referências, o que seria mais interessante se eu vivesse na época em que foi escrita, e comparações um tanto quanto interessantes.
Ao ler fiquei com a impressão que Dante e Virgílio estavam se arrastando até o topo daquela montanha e, talvez por isso, a narrativa careceu de altos e baixos. O livro tem sido realmente incrível, mas acho que o Purgatório, mais do que o Inferno, me soou como uma linha reta.
Uma coisa que não consegui deixar de pensar durante a leitura é como as almas do Purgatório, e algumas muitas do Inferno, não tinham nada o que as prendessem a terra mas mesmo assim eles não deixavam de agarrá-la com todas as suas forças. Isso me deixou um pouco perturbada, eles estavam mortos mas continuavam discutindo sobre política, cultura e diversas outras coisas como se ainda estivessem vivos e, pior, como se aquela vida terrestre fosse a única que conheciam, mesmo depois de ter descoberto que havia algo depois, algo maior.

Fran 03/02/2022

Alusão a passahgens bíblicas
Leitura concluída enfim... A leitura fluiu mais rápido em relação a primeiro livro "Adivinha Comédia Inferno. Talvez por está mas familiarizada com a escrita de Dante... Pretendo ler novamente no futuro.