Purgatório

Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Terremoto resplandecente 12/03/2024

Nem sei velho
Só tô escrevendo isso pra contar como lido. Não quero virar escrever nada. Das vezes que fiz Review de verdade foi só pra me desafiar. Mas nunca me rendeu nada de significativo

Usagi a coelha 07/02/2024

Purgatório
Como eu disse na resenha de "inferno", é um livro interessante pois mistura mitologia grega com o inferno cristão, mas possui uma leitura muito arrastada e possui fatos históricos e acontecimentos que você precisa pesquisar por fora para entender.

Choquei.amo-te 02/02/2024

O livro em si é mt bom, achei menos confuso e complicado que a 1° parte, talvez por já ter me adequado mais a escrita e talvez também por essa parte ter menos referências aos mitos gregos ( ainda há muitas ). No geral é um livro que vale a pena ser lido

Wiven 25/01/2024

A "menos impactante" das três partes da Divina Comédia.
Purgatório, para mim foi uma leitura bem lenta, em certas partes bem cansativa de ler também, mas isso não é uma crítica negativa! Eu pude me inserir nos cenários monótonos e poucos detalhados (em comparação a Inferno e Paraíso, esses são os mais simples, por assim digamos) com exatidão, me senti na pele de Dante e dos demais personagens, a poesia épica encorpora de forma mais justa nesta parte, trazendo assim mais atenção pra para os versos da mesma, os encontros de Dante aqui para mim não foram tão marcantes quanto os de Inferno e tampouco os do Paraíso. A forma em que Dante pausava sua árdua caminhada sempre que o Sol se punha me trouxe certa sensação de sufoco. O contato maior do poeta com os anjos me instigou a continuar a leitura pois me indicava que estava mais próximo da conclusão da comédia (Paraíso), sendo assim a leitura, apesar de cansativa, bem breve.
É uma ótima leitura, rica em referências e conhecimentos anteriores e presentes da época.

BaroonaVK 20/01/2024

Massante e arrastado
Confesso que já não esperava que o livro do Purgatório fosse ser melhor que o do Inferno, mas não imaginei que fosse ser tão chato...

Adorei a leitura do livro do Inferno, as descrições dos circulos, as punições e as criaturas. Já o livro do Purgatório passa a sensação de ser o purgatório em si. Nada de relevante acontece, tem muito mais referências à cidades e acontecimentos politicos e socioeconômicos da época de Dante que nada tem de interessante para nós hoje em dia.

Nem o próprio protagonista aguentou e dormiu umas 3 vezes durante o livro, kkkkkkk

André Lima 19/01/2024

Ainda tive dificuldades no vocabulário e no formato, mas isso diz mais sobre mim do que sobre o livro...mas deu pra captar o sentido...bem interessante....

Kethellyn 16/01/2024

Dificil
Assim como no primeiro livro, inferno, amo as prosas dos cantos, amo a forma que é escrito apesar de ser bem difícil de entender certas partes, gostei mto das pessoas que encontraram com Dante nesse livro, em especial minha querida Beatriz/Beatrice linda te amo

0ots.exe 31/12/2023

Não é meu favorito
Resolvi fazer uma resenha só agora

Ele tem bem menos acontecimentos comparado ao Inferno, mas isso não significa que é ruim, eu achei interessante, as críticas aos governantes continuam presentes, a corrupção na Igreja, com várias citações e referências.

Lia 19/12/2023

Sermão épico de Beatriz.
Confesso que achei a leitura meio arrastada. Como tem muitas menções a bíblia, coisa que não costuma me interessar, li sem muito interesse. Mas valeu pelo final pela cena com a Beatriz, a rainha que nunca errou (e pela cabeça de dante não deve ter errado mesmo hauahhau).
As passagens sobre os lagos Letes e Eunoe foram honrosas e guardarei na memória. É quase uma sessão de terapia; "se perdoe pelo mal feito, lembre do bem praticado".
Vou para o paraíso -lkkk- agora para não perder o pique da leitura. Espero encontrar uma edição física decente com as ilustrações do Gustave Doré para comprar um dia.

Vinicius.Ferreira 13/11/2023

Sequência primorosa
Apesar da difícil linguagem, a historia continua conscisa, coerente e muito delirante. Dante viajou demais nesses livros, mas eu estou curtindo, agora vou pro 3°, o Paraíso.

Davi 11/11/2023

Novamente a média.
Uma característica depois de completar 18 anos é inserir alguns clássicos na rotina de leitura, sendo a Divina comédia um deles.
Mas novamente tive a sensação de que não estou pronto pra leitura, não só a linguagem dos cantos é muito carregada, como em várias partes exige um cuidado grande para extrair o que se está sendo dito. Entendo o apelo a jornada de Dante e Virgílio, mas continuo com a ideia de que é uma leitura para se fazer quando tiver muito mais maduro. Por isso, não dou nem uma grande nota, nem um nota ruim.

isa.fsgomes 02/10/2023

Purgatório (A Divina Comédia - Parte 2), Dante Alighieri (1472)
Purgatório é a segunda parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, antecedido pelo Inferno e seguido pelo Paraíso. São trinta e três cantos que contam a viagem de Dante através desse espaço intermediário reservado aos que se arrependeram de seus pecados e estão em processo de expiação dos mesmos. A criatividade de Dante fica evidente pelo fato de que nessa época, Inferno e Céu eram locais bastante discutidos pela Teologia Medieval, então já estavam na imaginação coletiva, porém o Purgatório era um local bastante desconhecido, já que a Igreja havia dado a ideia desse lugar intermediário da vida pós-morte não muito tempo antes da composição dessa obra. Essa viagem continua sendo guiada pelo poeta romano Virgílio e somente no final temos o encontro de Dante com Beatriz, seu grande e inesquecível amor. Por alguma razão, gostei mais da Primeira Parte (Inferno). A leitura segue cada vez mais difícil pelas incontáveis referências.

Gustavo.Comora 28/09/2023

A divina comédia é um livro extremamente complexo, mas não dá pra negar que é lindo e cheio de detalhes.

Por ser uma leitura difícil, muitas vezes fiquei sem entender muitas coisas, espero poder ler novamente no futuro e compreender melhor a leitura.

Rafaelly.Santos 25/09/2023

Difícil leitura
Escrito em uma linguagem muito antiga e em formato de poema, é difícil de ler e de entender, precisa ter muita paciência.