Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Marcão 21/06/2020

Incrível
Vale a pena a leitura , excelente livro . Dante fala com maestria sobre coisas e lugares que fiquei imaginando como seria

Max 09/02/2021

Eu que achei que essa parte da aventura seria mais tranquila....me enganei , nem de longe eles tiveram um trajeto tranquilo.

Freezerburn 03/09/2022

Purgatório
Novamente, eu não entendi muita coisa do que houve por ser uma linguagem muito difícil, contudo eu gostei de Purgatório bem mais que Inferno. Purgatório mostra mais os locais e as atividades do que os conhecidos de Dante. O final foi muito bom, agora me pergunto se já problema em ler Paraíso ao som de Bury the Light RSrsrrsrs
Enfim, um livro fantástico!

Adriany.Pena 16/09/2022

Dante e Virgílio agora se encontram no Purgatório, onde a sua jornada se passa, a montanha é muito alta e difícil de subir. O Purgatório é onde as almas ficam enquanto esperam para descobrir se vão para o inferno ou o paraíso.
Foi mais fácil ler esse livro do que o anterior, acho que já me acostumei com a escrita em forma de versos, não que tenha ficado mais fácil de entender, ainda teve partes que eu não entendi.
O que mais gostei, foi da forma que foi retratado o purgatório, essa montanha que Dante teve que subir, principalmente da parte que o nascer e o anoitecer e o oposto da terra, achei bem interessante isso.
Eu li os dois livros atenta para quando a Beatriz aparecesse, pois ela sempre foi citada como alguém importante. Podemos disser que ela fez uma bela entrada.
O que me deixou triste nesse livro, foi a partida de Virgílio, pois agora Dante vai se aventurar pelo paraíso e Virgílio não pode entrar lá, mas Beatriz vai guiar Dante no seu lugar.
O purgatório é formado por sete círculos ( os sete pecados capitais):
? Círculo 1 : Orgulho
? Círculo 6: Gula
? Círculo 7 : Luxúria

Raul 27/01/2022

Mais reflexivo que inferno
Eu gostei muito das reflexões e tals. Deu pra ter uma visão nítida do purgatório para a igreja na época.

Senti que teve menos tensão que Inferno, por razões óbvias, e por não conhecer nada, nem da simbologia, nem dos versículos e hinos bíblicos, eu fiquei perdido umas horas...

Sem muito mais o que comentar. Bora pro paraíso!

Italo 26/03/2023

Por deus, que livro.

A descrição do purgatório, segundo Dante, segue a mesma linha da que ele fez acerca do inferno. Todavia, agora estamos falando sobre a região de transição entre o mundo terreno e o Paraíso.
Aparentemente, o purgatório dantista não seria nada além de uma extensão do mundo real - num hemisfério antípoda. Considerando a época que fora escrito, acredito que esse ?hemisfério? seria o lado avesso da terra, ainda aparentemente plana.
Não tenho muito alem disso a dizer por conta de que o livro ainda não acabou, esse foi só o segundo terço dele. Já já eu termino.

skuser02844 23/05/2021

Achei esse um pouco mais difícil de entender do que O inferno, mas consegui compreender o que acontecia. Finalmente, depois do várias aventuras, Virgílio e Dante vao se separar.

Bruh 31/03/2023

Assim como o livro 1, achei um pouco difícil de entender e interpretar os poemas, mas curti continuar a leitura

Lilian 19/02/2023

Purgatório
Esse livro estava na minha meta do ano passado, mas tanta coisa aconteceu, livros que me eram mais urgentes foram sendo adicionados a lista e só agora consegui concluí-lo.
Um sonho, um pesadelo mas um caminhar com certeza. Algumas coisas se expressaram nessa leitura. Eu sou cristã, mais não frequento igrejas, porque a hipocrisia me desgasta muito.
Nesse caminhar de Dante essa hipocrisia também se mostra, tanto na vida quanto na expiação dos pecados. Pessoas pecando deliberadamente porque sabem que o pedido de perdão na hora da morte os levaria pelo menos ao purgatório, onde lhes seria dado a oportunidade de salvação. Sinto que isso acontece nos dias de hoje em nossa sociedade, mascarada com o slogan deus, pátria, família. Outra coisa também, aquela que lhe era cara foi elevada a condição de senhora no paraíso sendo lhe dado servas de muito mais prestígio histórico. E quem pode recrimina-lo. Se eu escrevesse como Dante, não consigo imaginar o que faria. E não, a inveja não é o meu pecado.

M Ferreira 03/09/2021

A Divina Comédia é um poema escrito por Dante Aleghieri, na qual conta-se sua jornada desde o inferno até o paraíso. Esse livro é a segunda parte de sua jornada, e narra a sua passagem pelo purgatório.

Como eu escrevi na resenha do livro anterior, que narra sua jornada pelo inferno, a narrativa é bastante visual, sendo possível acompanhar o personagem como se estivéssemos ao seu lado. As descrições são bem detalhadas e nota-se uma mudança nos adjetivos. Ao contrário do inferno, as descrições são mais brandas e iluminadas. Percebe-se maior leveza nas descrições.

Bem como o livro Inferno, a linguagem arcaica e complexa em conjunto com as diversas referências a pessoas e lugares são os fatores que mais dificultam a leitura. Contudo, eu consegui entender melhor esse livro. É possível que eu tenha me acostumado com o estilo e com o ritmo de leitura e isso facilitou bastante.

HeloDf 29/10/2021

Desafio 2
Uma continuação. O livro possui as notas de rodapé que ajudam a compreender muitas coisas. Conhecer o contexto histórico também ajuda muito.

Michelle 22/04/2023

O Purgatório
O purgatório de Dante se encontra em uma montanha, sob o céu estrelado, com o rio Tibre a rodeando, no hemisfério sul. Com portões estreitos, só entram no purgatório aqueles que buscam por redenção, e está formado pelo ante purgatório, 7 círculos ou cornijas sobrepostas, que avançam em direção ao paraíso.
A continuidade da obra A divina comédia se mantém incrível e marcando a genialidade de seu autor.

Lugrer 25/01/2022

Metade já andando
Quando terminar o livro anterior (inferno), o leitor pode fazer uma grande expectativa sobre esse livro, também sobre a grande jornada de dente para chegar só céu e sua paz eterna. O livro é bom, além de ser (obviamente) essencial para se saber o que acontece com o protagonista e o personagem que o acompanha. Vale a pena a leitura, mas na minha opinião, ainda cai um pouquinho.