Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Michelle 22/04/2023

O Purgatório
O purgatório de Dante se encontra em uma montanha, sob o céu estrelado, com o rio Tibre a rodeando, no hemisfério sul. Com portões estreitos, só entram no purgatório aqueles que buscam por redenção, e está formado pelo ante purgatório, 7 círculos ou cornijas sobrepostas, que avançam em direção ao paraíso.
A continuidade da obra A divina comédia se mantém incrível e marcando a genialidade de seu autor.

Jordi 25/04/2022

Purgatório de Dante
O Purgatório é o segundo livro da Divina Comédia, o mesmo é descrito por 33 cantos, onde Dante narra o encontro com as almas que estão expiando seus pecados, a fim de serem dignas de ir ao paraíso. O Purgatório é uma montanha dividida em sete compartimentos que são os pecados capitais, orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Vale mencionar que antes desses compartimentos tem o ante-purgatório que é onde ficam as almas que se arrependeram tardiamente e após o último compartimento tem o paraíso terrestre que é o jardim do Éden.

O livro segue a mesma narrativa do primeiro, com uma linguagem complexa que exige leituras de apoio, como também nos é apresentado falas com alegorias, personagens históricos, criaturas mitológicas e afins. Durante a leitura pude notar que esta segunda parte é a que mais explica toda a obra; encontramos nela explicações sobre como as almas têm formas corpóreas, explicação sobre o amor; e a principal explicação - para mim - o porquê de Dante está fazendo essa jornada.

No compartimento dos preguiçosos Virgílio diz que: o amor é o princípio de todas as virtudes e de todos os vícios; e no decorrer do canto ele explica tal afirmação. Com isso, se analisarmos que a montanha é dividida geograficamente em baixo, médio e alto purgatório e que o amor está ligado a todas essas, podemos constatar que esse livro é sobre o amor; mas não somente o amor de Dante para Beatriz, mas sobre todos os amores, sobre aqueles que o perverteram, aqueles que amaram em excesso, os que não souberam amar e o amor ideal também. É incrível a genialidade do poeta ao descrever este segundo livro, uma vez que na época em que foi escrito ainda não se tinha uma concepção tão bem formada sobre o purgatório. Acredito que diferente do inferno e do paraíso Dante foi bem mais criativo aqui, pois teve que criar muitas coisas, e convenhamos, que criatividade singular, com rigor poético impecável.

Além disso, é perceptível neste segundo livro da Divina Comédia um Dante mais corajoso e mais independente, mas ainda assim, respeitoso para com o seu mestre, que é chamado de pai por ele muitas vezes. Ademais, o crescimento do poeta durante essa jornada é muito importante para quando o mesmo se encontrar com sua amada; então, quando chega o momento de Virgílio se despedir é uma passagem muito linda e especial, pois ali vemos que o aluno superou o mestre.

Se aqui me permite, querido leitor, os meus cantos favoritos são os que falam sobre o amor Canto XVII e XVIII e quando Dante chega ao paraíso terrestre Canto XXVIII em diante, que particularmente eu acho o lugar mais doloroso que Dante esteve neste livro, pois requer certa coragem para estar de frente com seus pecados - falo aqui metaforicamente - e para sentir a dor do tamanho da sua vergonha, culpa e arrependimento. É muito lindo chegar ao último canto e ver como ele lavou seus pecados e finalmente vai poder ir para o paraíso.

Enfim, Dante foi genial, perspicaz, e julgo dizer audacioso, foi tudo isso que o levou ao exílio, mas também foi tudo isso que o fez ser quem o era. Dito isso, espero que você tenha se animado para ler essa obra ou para continuar a leitura. A divina comédia é fascinante e ao finalizar cada livro percebemos a sua magnitude.
Boa leitura!

Camis 19/07/2023

Não tenho muito o que dizer sobre, acho que só entendi o enredo porque já conhecia kkk. Afinal, a linguagem é diferente da que eu tô acostumada.

Maxi 10/07/2023

Nada importante ou relevante aqui, só queria dizer que:
Prefiro inferno. Inferno é muito mais legal.
Sinto sua falta Virgílio.
Ah, tem que escrever mais.
Sei lá. Inferno é melhor, leiam inferno e parem por lá

Thaisa 29/06/2022

Purgatório
Segunda parte da trajetória de Dente em sua busca por salvação.

Nessa fase ele chega com o poeta Virgílio na torre do purgatório onde precisa percorrer cada pavimento dos sete andares (que correspondem aos sete pecados capitais) para então, seguir ao paraíso onde será sua última jornada.

Obra riquíssima em expressar cada etapa da jornada de Dante, mas também recheada de complexidade linguística.
Mais um desafio para mim, principalmente no entendimento sequencial dos versos.

Para quem gosta de poemas pra lá de elaborados essa é a obra!!!

sharacrstn 15/07/2022

Purgatório
Achei essa leitura bem mais fluida, talvez pela temática dos sete pecados capitais, que consegui compreender melhor. Ainda assim, a escrita do Dante é um desafio à parte.
Essa edição fez um ótimo trabalho com as notas de rodapé, pois alguns cânticos tem umas referências tão específicas que dificilmente seriam captadas de primeira.

marygoore 15/06/2023

Parte II da primeira fanfic da história
Esse foi bem mais confuso, Inferno é sempre a parte que todo mundo lembra quando falam de Divina Comédia então eu estava mais preparada pro primeiro do que pro segundo o que talvez deva ter afetado minha experiência nesse.

Mas, notei que nesse tem muito mais mistura da cultura pagã com a católica (tipo, em uma estrofe falava de um santo, na outra já falava de um mito que por algum motivo tem alguma relação).

Enfim, finalmente vou para a última parte!

Freezerburn 03/09/2022

Purgatório
Novamente, eu não entendi muita coisa do que houve por ser uma linguagem muito difícil, contudo eu gostei de Purgatório bem mais que Inferno. Purgatório mostra mais os locais e as atividades do que os conhecidos de Dante. O final foi muito bom, agora me pergunto se já problema em ler Paraíso ao som de Bury the Light RSrsrrsrs
Enfim, um livro fantástico!

Adriany.Pena 16/09/2022

Dante e Virgílio agora se encontram no Purgatório, onde a sua jornada se passa, a montanha é muito alta e difícil de subir. O Purgatório é onde as almas ficam enquanto esperam para descobrir se vão para o inferno ou o paraíso.
Foi mais fácil ler esse livro do que o anterior, acho que já me acostumei com a escrita em forma de versos, não que tenha ficado mais fácil de entender, ainda teve partes que eu não entendi.
O que mais gostei, foi da forma que foi retratado o purgatório, essa montanha que Dante teve que subir, principalmente da parte que o nascer e o anoitecer e o oposto da terra, achei bem interessante isso.
Eu li os dois livros atenta para quando a Beatriz aparecesse, pois ela sempre foi citada como alguém importante. Podemos disser que ela fez uma bela entrada.
O que me deixou triste nesse livro, foi a partida de Virgílio, pois agora Dante vai se aventurar pelo paraíso e Virgílio não pode entrar lá, mas Beatriz vai guiar Dante no seu lugar.
O purgatório é formado por sete círculos ( os sete pecados capitais):
? Círculo 1 : Orgulho
? Círculo 2: Inveja
? Círculo 3: Ira
? Círculo 4: Preguiça
? Círculo 5: Avareza
? Círculo 6: Gula
? Círculo 7 : Luxúria

Mariana 26/09/2022

Ele teve uma história muito melhor do que o primeiro, porém a escrita foi MUITO confusa, mas eu consegui entender bem a história no final

Natasha.Louredo 16/10/2022

Significado alegórico
A divina comédia tem um complexo significado alegórico. A peregrinação do poeta pelo Inferno, Purgatório e Paraíso simboliza o caminho que tem de fazer o homem pecador (Dante) desde o pecado até à pureza que o leva à graça, purificando as más inclinações.

Camila.Moscatelli 31/12/2022

Achei o purgatório num ritmo bem lento quando comparado com o inferno. Foi bastante dispendioso seguir com a leitura

isa.fsgomes 02/10/2023

Purgatório (A Divina Comédia - Parte 2), Dante Alighieri (1472)
Purgatório é a segunda parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, antecedido pelo Inferno e seguido pelo Paraíso. São trinta e três cantos que contam a viagem de Dante através desse espaço intermediário reservado aos que se arrependeram de seus pecados e estão em processo de expiação dos mesmos. A criatividade de Dante fica evidente pelo fato de que nessa época, Inferno e Céu eram locais bastante discutidos pela Teologia Medieval, então já estavam na imaginação coletiva, porém o Purgatório era um local bastante desconhecido, já que a Igreja havia dado a ideia desse lugar intermediário da vida pós-morte não muito tempo antes da composição dessa obra. Essa viagem continua sendo guiada pelo poeta romano Virgílio e somente no final temos o encontro de Dante com Beatriz, seu grande e inesquecível amor. Por alguma razão, gostei mais da Primeira Parte (Inferno). A leitura segue cada vez mais difícil pelas incontáveis referências.

Maria 22/07/2023

Gostei um pouco mais desse do que do inferno , acho que comecei a me acostumar com a leitura, porém assim como o outro alguns trechos ficam confusos principalmente pela referências fora do livro.