Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Lanny 16/05/2021

Um verdadeiro clássico uma obra prima e necessário no entanto muito difícil, assim como em "O inferno" não aconselho que leiam sem ter uma base pois ficaram confusos e perdidos.
Rumo ao paraíso kkkk

Hugo 18/03/2024

Depois de saírem do inferno, Dante e Virgílio vão para o pulgatório.
Lá eles encontram várias almas que estão se purificando dos seus pecados.

Daniel 15/01/2022

Purgatório: O Mais humano dos reinos pós-morte
Purgatório é uma jornada parecida com a do Inferno, onde há personalidades históricas, simbologias, alegorias e metáforas. Mas tendo acabado de terminar o livro, saio com a certeza de que a força dessa jornada está na humanidade(os trechos descrevendo a formação do corpo humano são sintomáticos)

Essa expressa principalmente o desejo de redenção, intrínseco a nossa existência, todos no purgatório cometeram erros, mas diferente dos que queimam no Inferno de Dante, os que aqui estão, perceberam antes que fosse tarde, a insignificância da existência humana, que independente da sua fé, é fato que somos um nada no universo.

Por fim, o mais importante; O amor como princípio de todas as virtudes e de todos os vícios, o que ganha mais força com o encontro de Dante e Beatriz no final.

Conclusão: O amor é o mais divino dos sentimentos humanos, é o que mais nós aproxima de Deus.

cadelinha do rhysand 15/04/2021

"Mas se o réu, confessando, tem na mira
O pesar do mau feito, em nossa corte
Contra o fio da espada a mó se vira.

Entanto, por que seja em ti mais forte
De errar o pejo e, no porvir ouvindo
Sereias, não procedas de igual sorte,

Escuta-me, os teus prantos consumindo:
Verás que, inda sepulta, eu te guiara,
Pela contrária rota conduzindo.

Jamais arte ou natura te mostrara
Enlevo, quanto a rara formosura
Do corpo, em pó tornado, em que eu morara.

Se comigo baixara à sepultura
Teu supremo prazer, como arrastar-te
Pôde, após si, mortal delícia impura?

Gabriel.Cruz 02/08/2021

Dante continua em sua aventura pelo mundo dos mortos ao lado o poeta Virgílio, agora saindo do inferno, os poetas já conseguem ver as estrelas e partem para o monte do purgatório.

Papareia dos Livros 28/05/2021

Legal
Eu acho a história meio morna em certos momentos mas a interação de Dante com os mortos e a questão dos pecados é bem interessante de se ler.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

Ancalak 10/04/2021

Limpeza
Neste volume Dante se limpa de seus pecados e observa muitos tentarem, interessante ver essa versão de purgatório, jamais imaginei como um lugar de níveis, a maneira como nesse livro Beatriz é exaltada como divino e Virgílio "elogiado". E ao mostrar como o tempo se passa, dizendo que não é fácil limpar seus pecados.

Deh Oli 07/12/2021

Difícil
Não dou uma nota maior porque não tenho certeza se entendi direito. A linguagem é muito rebuscada e minha imaginação não foi o suficiente pra tentar vizualizar o que os personagens descreviam.

Manu5 14/03/2024

Achei o primeiro muito impactante, esse nem tanto, mais não é um livro ruim, é muito bem escrito e com uma escrita muito bonita.

Nytro 24/03/2022

Diferente e Descritivo
A segunda parte de uma das epopéias mais aclamadas de todos os tempos é bem diferente do que foi apresentado (de forma gramatical e narrativa) na parte 1.
O Purgatório se assemelha a uma paisagem um pouco mais terrena, o que acaba elevando os detalhes descritivos da obra e os tornando mais próximos às paisagens reais. Muitas vezes, por conta disso, a narrativa se torna um pouco mais travada e de difícil compreensão, sendo necessário dois ou três lidas adicionais por página, algo que prolonga o tempo de leitura e pode acabar se tornando chato.
Apesar da descrição até mesmo exagerada, essa parte possui um tom bem mais filosófico e transmite de mais verdade quando se trata dos pecados.
Diversas vezes Dante se opõe aos pecados que tem contato ao passar dos círculos. Algo que o autor possa ter feito como uma auto releitura para que pudesse buscar entender a si mesmo durante o período de escrita (período de exílio).
Por fim, de modo singular, é uma obra que precisa de muito mais foco e atenção para que se possa desfrutar de todas (ou quase todas) as informações presentes na narrativa.

Juliaklassens 11/12/2020

Escrevendo aqui só para deixar registrado... Aliás, o purgatório é bem mais leve do que o inferno hahaha

Pedro Schabarum 25/08/2021

Purgatório
Saindo do inferno, Dante respira novamente o ar piro e vê fulgentíssimas estrelas. Encontra-se na ilha do Purgatório. O guardião da ilha, Catão Uticense, pergunta aos dois poetas qual é o motivo da sua jornada. Ele os instrui, depois, relativamente ao que devem fazer, antes de iniciar a subida ao monte.

Gostei, só.

Rousa 02/02/2022

Purgatório
Gostei bastante, confesso que o primeiro (inferno) foi mais claro, e pude entender melhor como era descrito os locais, mas o final me deixou ansiosa pelo próximo livro.

Pamela Florentino 27/04/2021

Tive muita dificuldade para ler "Inferno", é um texto que não foi feito para ser entendido sem um estudo mais aprofundado.

Ler "Purgatório" foi um pouco mais fácil, apenas apreciei a escrita sem tentar entender 100% das coisas as quais o autor se refere e gostei um pouco mais.

Douglas.Miguel 13/06/2021

Leitura difícil porém vale a pena o esforço
Enquanto leio toda essa comedia de dante, já li o inferno, é agora estou lendo o purgatório, é confesso que a leitura exige uma compreensão maior, pois há muitos assuntos que o autor liga em cada estrofe, mas se você ler as (N.T) vai te ajudar. E para mim isso deixa a leitura desse livro maravilhosa.