Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Vitoria.Milliole 04/03/2021

Em Purgatório, Dante já passou por todos os círculos do inferno e agora passa, ainda com seu guia Virgílio, pelo Purgatório, onde estão as almas que se arrependeram tardiamente. Os castigos não são pesados como no Inferno, é claro, mas ainda assim são terríveis. As punições das almas são dadas de acordo com o pecado capitão predominante. Ainda ao contrário do Inferno, o Purgatório tem a intenção de recuperar as almas. Ao fim da narrativa, Virgílio não pode seguir acompanhando Dante, pois está classificado no limbo do inferno, lugar onde ficam os que não foram batizados. Eis que, então, surge Beatriz para guiá-lo ao paraíso. Beatriz é, desde o início, a representação da fé e da esperança.

Uma curiosidade é que Beatriz era, fora da história, a amada de Dante. Mas como costume da época, ele foi prometido a outra mulher e ela a outro homem. Beatriz morreu precocemente e Dante deixou vários poemas angustiados sobre sua musa em uma de suas obras. No último poema, jurou que nunca mais escreveria sobre ela, a não ser algo que nunca tivesse sido dito a uma mulher. Foi então que ele começou a escrever A Divina Comédia e fez de Beatriz a mais bela representação de toda a alegoria da obra.

vanessaxclementino 18/03/2021

Purgatorio
não acreditando eu mesma sobre isso, mas foi interessante e incrivelmente fantasioso de se ler

Lua 26/01/2023

vamos lá! Foi bem mais difícil do que o inferno, apesar de ter personagens incríveis. A leitura é pesada e tem que ser lenta, para compreender tudo e são muitas notas!!! o que as vezes atrapalhou a leitura mas foi menos do que no inferno.
Brenda 26/01/2023minha estante
Competir c o inferno é difícil, simplesmente fenomenal. Purgatório é menos, e o céu é menos ainda kkkkk

Bruno.Santos 29/11/2022

Incrível!
É impressionante como Dante pega aqui e acolá fatos do seu tempo, personalidades da sua época e os mistura na sua epopéia, tecendo críticas e satirizando onde pode. E ainda assim o poema ser tão singelo.

ticinhachan 13/07/2021

Obras seminais quase sempre são desafios, com Dante então é uma grande escalada. Porém, assim como na narrativa, se você insistir em algum momento chega ao Paraíso. Dante é um escritor preciosista e de simbolismos, seria muito pretensioso pra qualquer leitor de primeira viagem do século XXI dizer que entendeu tudo que leu. Eu certamente não entendi, mas tive ajuda dos universitários e muita força de vontade. O importante é não desistir da jornada e ir fazendo umas leituras de apoio e vendo uns vídeos no canal da Claire Scorzi. Pra um livro de duzentas e poucas páginas você demora muito mais que de costume e é normal. Eu mesma vou dar um hiato até começar a ler o Paraíso, mas certamente essa foi uma das maiores experiências literárias da minha vida. Ler A Divina Comédia me fez querer colecionar outras edições, outras traduções e me fez querer reler dentro de alguns anos. Esses dias eu assisti um filme do Tarkovsky (Nostalgia) eno filme em algum momento eles falam que não dá pra traduzir poesias e eu fiquei pensando sobre isso. Não tenho opinião a respeito, mas talvez ler muitas traduções de poesia me ajudem em algum momento. Novamente, assim como o anterior, a edição me atrapalhou bastante e só por isso não dou cinco estrelas nessa resenha. De toda forma, sobre o Purgatório, bom, definitivamente é menos ácido que o Inferno, naturalmente. Senti meu coração muito mais quentinho que durante a leitura do Inferno e é bonito de ver essa jornada de redenção do Dante. Também é interessante de ver a descrição de cada terraço e as punições para os sete pecados capitais, Dante nunca cansa de me surpreender com sua criatividade. Tem muito de si no seu livro, acho que é o que faz com que seja uma obra tão envolvente. Do meio pro fim a leitura vira menos descritiva e mais narrativa e você quase tem a sensação de estar entendendo tudo, o que é bem empoderador. Vale a pena continuar, como todo esforço que recompensa. Me sinto elevada até aqui.

esquadroz 16/09/2023

Fica muito triste quando meu querido Virgílio parte ???
mas como são lindas as descrições sobre beatriz ?

Alvilania 21/04/2021

O purgatório é interessante, mas o inferno é mais excitante, mais interessante. Para quem está de fora, é claro. Não me canso de ficar impressionada com a erudição de Dante e com seu sistema moral/classficatório.
Ainda sim, a forma como ele exalta a Beatriz é simplesmente incrível, além de tudo ser metricamente perfeito e impecável, tudo muito bem pensado. A obra faz jus ao nome!!

Gi 16/02/2021

Purgatório
Interessante olhar pelos olhos de Dante é compreender a intensidade da punição de cada um dos pecados. Da pra imaginar realmente o impacto gerado na época.
Faz refletir...
A linguagem continua difícil, mas flui melhor do que no livro anterior.

JAlia 12/05/2023

Muito difícil de entender
Até que é legal, mas entender é muiiito complicado, os outros dois livros são um pouco mais interessantes, mas se vc estiver disposto a pesquisar, vale a pena ler

Felipe Lapa 19/03/2023

Purgatório
Essa segunda parte foi bem melhor que a primeira, consegui captar mais informações e até construir os cenários com mais facilidade.

Ramon157 02/02/2021

Purgatório
A caminhada de Dante e Virgílio pelo Inferno é sucedida pela caminhada pelo Purgatório.
Igualmente bem construído, e com essa tradução maravilhosa...
A leitura é rápida e, em minha opinião, mais "leve" que a leitura do Inferno.

Joao.Almeida 31/01/2021

Chegamos ao segundo livro da jornada de Dante e devo dizer que tem sido um pouco mais complexo do que eu imaginava. Sempre tive vontade de ler a divina comédia quando meus professores de literatura mencionavam o quão rico e interessante era, mas sempre fiquei com aquele pé atrás por medo de não ter capacidade cognitiva suficiente para tal... No início do mês criei coragem e sigo lendo, contudo, devo dizer que ainda tenho a sensação de não estar pronto para absorver toda a grandiosidade dessa obra. Em inferno tive muita dificuldade em me adaptar à linguagem, mas em purgatório a leitura se tornou muito mais fácil depois de acostumado e, também, notei que consegui ler mais rápido que o anterior. Desse modo, uma dica que daria seria procurar textos e vídeos de pessoas explicando um pouco mais sobre os versos, esse truque manteve meu interesse aceso até agora. Ademais, devo elogiar pelas referências mitológicas, como um leitor voraz de Rick Riordan me senti muito mais confortável na leitura ao entender essas menções.

kaká 18/01/2022

Incrível
Como Purgatório é o segundo livro da trilogia, para mim é impossível resenha-lo sem fazer comparações com o primeiro volume, Inferno. Em suma, devo dizer que a obra me surpreendeu positivamente.

Por mais que o início não seja tão instigante quanto o de Inferno, eu achei a narrativa muito mais fluída. Ao contrário do que ocorre no primeiro livro, onde os círculos do inferno parecem estar desbalanceados em proporção de narrativa, já que alguns levam apenas um canto para serem descritos e outros ocupam metade do livro, Purgatório não tem esse problema: não há nenhum compartimento (divisão do purgatório) que seja demasiadamente longo.

Entretanto, o livro continua com uma linguagem difícil, o que é compreensível considerando a época no qual foi escrito. Talvez por estar mais acostumado com tal linguagem, percebi mais as características únicas de cada personagem, como a personalidade destes. O livro também é um convite para diversas reflexões, a minha preferida envolve Virgílio, no caso o fato dele, por ser pagão, não poder entrar no paraíso. Por mais que essa questão já seja levantada em Inferno, eu pensei mais nela durante a leitura da segunda obra, provavelmente pela barragem dele aos céus se aproximar.

Além disso, também gostei da relação de Dante com Beatriz sendo desenvolvida, mesmo ela não estando presente na maior parte do livro. Em determinados momentos é mostrado o amor que o protagonista nutre pela amada e o que ele faria (e faz) por ela.

Entretanto, alguns cantos deixam de ser interessantes quando você não sabe muito sobre o contexto histórico, como foi o meu caso. Você até consegue entender o que está acontecendo na cena, mas muitas vezes personalidades históricas aparecem, em sua maioria apenas aparições rápidas que não duram mais de um canto, porém deixariam a narrativa muito mais interessante se você já conhecesse essas pessoas. Não tira a magia da narrativa, contudo.

Em suma, é um ótimo livro com mais um final simplesmente épico. Considero ele melhor do que Inferno, inclusive.

Bruce 31/05/2021

A continuação da trajetória do Dante o faz passar agora pelo purgatório. Guiado pelo Virgílio, Dante observa e interage com as almas presa lá e as punições que sofrem para serem purificadas. A estrutura do livro continua a mesma com textos um pouco complexos embora curtos. Uma leitura interessante para quem busca poemas com linguagens mais antiquadas, e indispensável para quem busca concluir a jornada de Dante.

Maura15 10/08/2022

Mais um ??
Mais um livro ao qual eu segui lendo sem entender muita coisa ???
Mas acontece; mesmo assim, a leitura é muitoo boa