Letras avulsas

Letras avulsas Jéssica Anitelli

Resenhas - Letras avulsas

Kira 25/11/2021

Comecei a ler só pra passar o tempo e acabei viciada
Acredito que por causa da temática da banda acabei atribuindo a obra a uma Malhação da vida, porém com menos personagens e mais desenvolvimento.
A trama de cada personagem é tocante e acho difícil um jovem ler e não se sentir representado por um deles, com a questão da sexualidade sendo pauta de briga familiar, a necessidade de procurar um emprego, a vontade de realizar os próprios sonhos e lidar com traumas.
A escrita é fluída e devo elogiar também a arte da capa.
No meio da trama me apeguei mais ao Marcos, tipo, muito mesmo, ele é a Viviane são meus favoritos, com suas personalidades bem marcantes. O André foi outro personagem bem construído, mas esse menino me dava raiva por ser insistente demais. E a Gabriela?. A descrição das crises dela foi impecável e o desfecho desse primeiro livro quebrou meu coração, só voltei a sorrir quando vi que tinha parte dois.

jéss 10/11/2021

Eu nem sei bem por onde começar...
Eu fiquei muito empolgada no início, mas quando o interesse de Marcos pela Gabriela surgiu do nada, eu já fiquei com o pé atrás. Odeio triângulo e esse é muito aleatório, o que me deixa ainda mais decepcionada.

André tinha um interesse genuíno pela Gabriela e isso seria muito bonito se fosse explorado, levando em consideração a situação de trauma dela. Mas não, a autora colocou o irmão, que era galinha, desapegado, interessado na menina sem uma mínima construção. Eu até imaginei que tinha pulado páginas quando li o interesse dele por ela.
Acredito que foi apenas pra gerar conflito, o que não encaixou bem.

Eu sei que vítima de abuso pode ter uma vida normal, incluindo namoro e sexo. Só que aqui, numa página ela tinha medo de ser tocada, na outra ela já se sentia apaixonada por dois meninos. Tudo muito rápido, ainda mais pra alguém que nunca procurou ajuda pra lidar com tudo.

André e Marcos não precisavam de mais um conflito, já tinham a péssima relação de irmãos e a situação com os pais. Seria muito mais interessante resolver isso do que colocar mais um conflito.

Nem mesmo Gabriela merecia o fardo de se sentir culpada por estar no meio de dois irmãos.

Gosto muito de André e ele tem tudo pra ser um ótimo personagem.

Não gosto de Marcos e acho ele muito mal construído. Pose de babaca, só porque tem passado sofrido é muito ultrapassado, não sei porque insistem nisso. As atitudes dele com o André eram ridículas. Eu odiava sempre que o André era compreensível. Ele não precisava ser, não quando era tratado da forma que Marcos o tratava.

Outra coisa. Quando a Gabriela descobre do abusador, ela diz que não quer ver ninguém, depois que sai de casa e vai pra casa da amiga. Mas, do nada! Juro, do nada! Ela está em ótimo estado pra receber o Marcos?

Era incrível como o trauma dela não importava quando ela tinha que ver ele. Não duvido ela ficar com ele no livro 2. Ficarei na duvida, porque não tenho ânimo e nem vontade de ler.

Por fim, tem uma cena muito duvidosa no final. Sério, Gabriela é menor de idade, foi estuprada e os amigos, infelizmente, chegaram atrasados, mas ainda pegaram as evidências e o abusador no local. Eles tinham sim que denunciar, independente do pedido dela. Ela é menor de idade!

Rafael e Viviane eu nem comento, era outro casal aleatório. E o fato de Viviane se sentir salvadora da Gabriela me dava nos nervos.
A cena dela levando a Gabriela, uma menina negra, que ela mal conhecia, pra aprender a arrumar o cabelo foi desnecessária. Mesmo que tenha levado para outra menina negra.

O livro tem um plot muito bom, só faltou uma leitura sensível e uma revisão crítica.

"Ana Paula" 08/12/2020

Fazia um bom tempo que eu não conseguia participar de uma Leitura Coletiva. Ao aceitar ler Letras Avulsas, nem imaginei que tantos sentimentos me arrebatariam como me arrebataram durante e, principalmente, depois da leitura. Agradeço a Nathalia Novikovas (@cheiade9hs) por organizar essa LC, se não fosse por c, provavelmente eu não teria lido esse livro tão cedo.

"Por que parecia tão impossível superar tudo aquilo, seguir em frente? Até quando ainda teria aqueles
mal-estares por causa de algo que acontecera há tantos anos?
Minimizar só fazia doer ainda mais."

Letras Avulsas é a releitura de Notas de Luxúria (Resenha). Letras Avulsas foi reescrito para o público jovem adulto, enquanto Notas de Luxúria era um livro para maiores de 18 anos. Quando li Notas, não senti nem metade do que senti lendo este livro. Acredito que seja por que agora, eu sou mãe. Mãe de uma menina. Jessica Anitelli trata de assuntos sérios, com gatilhos. Eu confesso que ainda não sei por onde começar a contar para vocês tudo o que esse livro trás; mas posso dizer que é uma leitura
tensa, onde os conceitos latentes de nossa sociedade são quebrados e expostos para o leitor.
A história começa tranquila, apresentando os 5 personagens: Rafael, Viviane, Marcos, André e Gabriela. Rafael e Viviane são amigos de longa data e possuem um relacionamento nada convencional. Eles são amigos com benefícios, rsrsrsrs. O sonho de Rafael é criar uma banda e fazer sucesso com o que mais gosta: música. Viviane partilha do mesmo sonho de Rafa, mas ao contrário de Rafa que é perturbado por sua família por gostar de música e não querer fazer outra coisa, Vivi é bissexual e tem que lidar com o preconceito dos pais tanto sexualmente quanto com seu visual nada discreto. Mesmo assim, Vivi não deixa de ser feliz e de fazer os outros felizes. Ela é alegre, extrovertida, amiga e
companheira para todas as horas. Nem preciso dizer que amei ela, neh? rsrsrsr

"Por mais que nunca tivesse passado por uma violência como aquela, doía demais saber que isso acontecia com frequência, que várias meninas não tinham conseguido gritar da mesma forma que ela fizera anos atrás, que muitas tinham o agressor debaixo do mesmo teto."

Marcos e André são meio irmãos. Tão diferentes um do outro mas com o mesmo amor pela música. Gabi chega por último para agregar com uma voz linda, perfeita para a banda. Gabi guarda um segredo profundo e dolorido, as marcas desse segredo ainda doem nela. É aquela personagem que nos toca por
sua simplicidade e pela dor que carrega sozinha, por medo de contar, por achar que é culpada.

Esses 5 juntos vão se tornar melhores amigos, vão aconselhar uns aos outros e defender. Eu gostei demais de acompanhar essa história. Me senti dentro do livro, compartilhando as emoções de cada personagem pessoalmente. Cada personagem trás sua própria carga emocional para o enredo, o que torna tudo mais verdadeiro. O final do livro acabou comigo. Quando terminei de ler, chorei. Ser mulher não é fácil. Viver em uma sociedade patriarcal e machista torna tudo ainda mais difícil.

"Ainda se surpreendia como a presença deles conseguia lhe transmitir segurança. Nunca achou que se sentiria bem perto de um garoto, ainda mais de dois. Mas conseguia ver verdade neles, uma real preocupação com seu bem-estar."

Por fim, só posso indicar a leitura para vcs. Mas vão com calma e estejam cientes que possui gatilhos fortes. A escrita da Jessica é maravilhosa, cada livro novo dela que leio, só consigo gostar mais de sua escrita. Ela consegue colocar no papel a realidade em que vivemos. Letras Avulsas poderia muito bem ser a história de 5 amigos seus, ou sua história com mais 4 amigos. É real, verdadeiro e dolorido. Acho que é por isso que vale tanto a pena ler.
Prepare-se para se emocional e se apaixonar. Tomar as dores dos personagens para você e se ficar doida para ler a continuação. Frases Incompletas já está disponível na Amazon!

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2020/11/resenha-letras-avulsas-1-jessica.html

Aline Cristina Moreira 10/11/2020

Ótimo
Rafael, Viviane, Marcos, André e Gabriela são jovens que se sentem perdidos nas vidas que levam, na qual sofrem inúmeras cobranças sobre os estudos, empregos, vidas amorosas... enquanto precisam encontrar um meio de lidar com suas próprias emoções e descobrirem o que querem realmente para si. E uma das poucas coisas que os ajudam a fazer isso é a música.
A música acaba unindo o caminho desses cinco jovens na forma de uma banda que, na verdade, é muito mais que apenas isso, é uma família. Uma família na qual não se julgam e na qual podem se apoiar em qualquer situação; e isso pode fazer muito mais do que lhes dar uma direção na vida, pode salvar suas vidas.

Ao iniciar a leitura de "Letras Avulsas" podemos pensar que se trata de um livro tranquilo e que fala apenas alguns jovens que querem montar uma banda, mas, definitivamente, não é só isso. Nesse livro a Jessica Anitelli fala de um dos períodos mais conturbados da nossa vida, a adolescência. Um período no qual temos dúvidas e anseios que nunca parecem ter uma resposta, porém ela faz isso nos contanto histórias muito mais complexas do que pensamos à princípio; por meio de traumas e circunstâncias que ninguém nunca deveria ser obrigado a passar. E, apesar, dos temas sérios, ou talvez justamente por causa deles; esse livro ficou perfeito! Amei a leitura e recomendo bastante.

GinnyMaria 09/11/2020

Acabei caindo de paraquedas nessa história e foi uma das melhores coisas que fiz de outubro pra cá. Literalmente devorei esse livro em dois dias (o que tá sendo bem raro considerando que esse ano tô sem paciência pra nenhum livro muito grande).
A escrita da Jéssica é ágil e divertida, a cada capítulo me dava mais vontade de ver para onde ela ia levar essa história, como seguiria os personagens, seus segredos e tals.
Uma ótima leitura, porém já avisando que temos gatilhos relacionado a abusos sexuais (não considero isso um spoiler, mas se você sim, foi mal k melhor avisar do que chegar lá e se deparar com um gatilho).
Aliás, além da escrita, uma das coisas que mais gostei foram os personagens. Eles não são perfeitos (assim como todos nós não somos), mas eu simpatizei tanto com alguns, senti raiva, compaixão e medo enquanto lia. E ISSO É BOM!
Enfim, fica aqui a recomendação pra quem quiser ler!

@cheiade9h 31/10/2020

Letras avulsas e leitora surtada
Até agora não sei como descrever como me senti ao ler "Letras Avulsas", a história começa tranquila, apresentando cada um dos nossos protagonistas, com vidas diferentes e com um amor em comum: a música.
Eu particularmente AMEI a escrita da Jéssica nesse livro, todo o desenvolvimento da cada uma das personagens e todo o trama ao redor deles. Por serem cinco protagonistas, fiquei com receio de ser muita informação de uma vez mas nem! Foi uma leitura fluída e com todas as narrativas necessárias pra você amar essas cinco pessoas tão reais, cheias de falhas, de traumas, paixão e empatia.
Agora fico no aguardo da continuação "Frases Incompletas" que promete muito dedo no cy e gritaria pra leitora aqui UIHASUIDHASUIDA

Malu 30/10/2020

Look what to made me do Jessica?
Com referências gostosas aos anos 2000 Letras avulsas tem personagens complexos (que eu queria ser amiga) e uma banda onde todos são talentosos. Aguardando a continuação para mais surtos