Carta ao Rei

Carta ao Rei Tonke Dragt

Resenhas - Carta ao Rei

Biblioteca Álvaro Guerra 03/05/2024

Tiuri está prestes a se tornar cavaleiro. Falta apenas uma noite antes da cerimônia. Essa última noite deve ser passada em contemplação silenciosa. Mas Tiuri ouve um grito de socorro. Se responder, não será sagrado cavaleiro. Trata-se de uma questão de vida ou morte! Tiuri abre a porta e um estranho lhe faz uma pergunta que mudará sua vida para sempre. Ele deve levar uma carta ao rei do outro lado das montanhas, uma carta que determinará o destino de todo o reino. Tiuri deixa tudo para trás: seu lar, seus amigos, seus sonhos – para uma missão que pode lhe custar a vida

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578271350

ErreBC 03/02/2024

Amei
AMEI MUITO, achei q ia ser mais fantasia, mas é mais medieval q fantasia, de toda forma muito bom, recomendo bastante.
Achei legal q n resumiram o caminho do personagem, realmente narraram a aventura dele e me fizeram me sentir o personagem.

Grazi.ela 21/03/2023

Previsível
Leitura arrastada, com diálogos por vezes infantis e irreais. Clichê do início ao fim, que, por sinal, é previsível desde o início.
Não gostei e não consegui me importar com nenhuma das personagens, nem mesmo com o mocinho.
Para mim não funcionou em nenhum aspecto. ?????

Chris 19/09/2022

Uma leitura tranquila e divertida.
Carta ao rei não é uma ficção medieval a nível game of throne, não tem nada de horror psicológico ou algo traumatizante kkk.

É uma leitura muito mais tranquila e leve, Tiure nosso amigo passa por várias situações dificeis, mas chega em um certo momento que o leitor não teme mais nada, pois sempre na hora H, o protagonista recebe uma chuva de sorte, as vezes de forma repentina e sem explicação, simplesmente acontece, contudo a leitura é muito boa, divertida e te prende do começo ao fim, de 0 a 10 acredito que um 8 está bem justo.

É aquele tipo de livro que se lê para descontrair e passar o tempo, ou ate mesmo entre um intervalo de um livro muito tenso para outro..
Então minha opinião é de que a leitura vale a pena .

Trajano 13/09/2022

Divertido. Bobo em alguns momentos, mas divertido
Após meses, decidi finalizá-lo e embora tenha tido alguns problemas narrativos, não graves como erros de coerência, creio que valeu a pena a experiência. O protagonista é carismático, esperto e, acima de tudo, muito determinado, o que me fez adimirar sua persistência, seu compromisso com o seu dever, sem jamais se desviar ou se render aos perigos que enfrentou em sua jornada. Embora seja um pouco irreal as vezes, uma pessoa tão forte (e com tão pouca idade ter esses atributos tão maduros) a história funciona relativamente bem. Algumas vezes fiquei incomodado com a boa vontade que as pessoas tinham em ajudar Tiuri e como muitas coisas vinham fáceis demais, sem a dificuldade que pela lógica teriam, mas pra mim foi mais um recurso da autora em estreitar situações das quais ela mesma não gostaria de se prender. De qualquer forma, é um livro juvenil e não necessita exatamente conter tantas situações mirabolantes.

Algo a mencionar é que o livro é completamente diferente da série da Netflix, com vários personagens que não existem num e existem noutro, realocação de personagens (Piak), personagens que fazem parte da jornada na série, mas no livro têm duas ou três falas (inúmeros) e principalmente, não há nada relacionado a magia no livro, então não conte com isso. De qualquer forma, ambas as produções foram relativamente boas às suas maneiras.

Maurício 10/08/2022

Um cavaleiro no coração de um escudeiro.
Tudo da errado no início, meio e até perto do fim. Mas nada impediria que esse jovem escudeiro cumprisse a sua missão. Traições e assassinatos acompanham essa obra de arte. Tão clichê, mas tão cativante que só consegui para para dormir.

serecontagem 26/06/2022

Escrita gostosa de acompanhar e final nada surpreendente.
Quase larguei o livro, o que salvou o livro foi a escrita fluída. A mensagem da carta não foi surpreendente. Faltou descrever as histórias dos personagens a fundo! Mas em geral, recomendo a leitura, o livro traz uma moral interessante.

yesgab 22/06/2022

Carta ao rei.
Ai eu achei um livro bem mais ou menos, acredito que se eu lesse ele com mais tempo eu teria gostado mais, porem achei ele muito enrolado, a história em si não é ruim, só achei muito repetitivo.

Senhor Wayne 16/05/2022

Altas expectativas e muita repetição.
O livro conta a trama de um jovem que abandona a chance de se tornar cavaleiro, a fim de partir em uma missão complicada de levar uma mensagem ao rei de um país distante. Tudo legal até aí até começar a ficar repetitivo, principalmente no uso de termos,o que faz com que eu pense que o livro foi escrito por um iniciante em escrita, mas sempre pode ser a tradução, que deixou a escrita, por vezes, pobre e entediante. O que justifica a demora no término da leitura.
Se você tem algo melhor para ler, passe longe deste livro.

JP_Felix 06/04/2022

É... Ok
A história retrata uma aventura leve e descontraída, fácil de acompanhar, mas com isso acaba pecando em alguns pontos, como na densidade da trama. Embora senja uma aventura, não há sensação de perigo. Embora haja urgência, não há sensação de dificuldade. Embora haja conflitos, não há boas resoluções.

Não há tanto o que falar sobre a trama, basicamente é a história de um jovem aspirante a cavaleiro que recebe a missão de entregar uma carta ao rei, e ele entrega. O que acontece durante a jornada não é nada demais. O protagonista chega em um lugar e recebe ajuda. É perseguido e recebe ajuda. É caçado e recebe ajuda. É roubado e recebe ajuda. Não parece haver risco ou mérito, pois simplesmente vemos um mensageiro passando por situações com resoluções previsíveis e encontrando boas pessoas no caminho. Até os ladrões que encontra são bons com ele.

A história em si não é ruim, mas a trama não faz um bom trabalho em construir boas situações. Vemos tudo da perspectiva de alguém que não sabe de nada e não enfrenta nada, então o contexto de reinos em guerra não é mais que um mero detalhe de fundo. Apesar de a boa narrativa, que é o ponto forte, não há realmente reviravoltas, e mesmo as coisas que parecem ser preparações para algo maior no fim são apenas as coisas mais óbvias possíveis.

Durante a leitura, é possível imaginar que tal personagem pode não ser o que parece, mas acaba não sendo, e os personagens que tão claramente parecem ruins são apenas isso, pessoas ruins, pois a trama não parece se interessar em fazer algo complexo. Não há surpresas aqui, e até a dualidade de bem e mal é só mais um exemplo claro de maniqueísmo, onde os vilões, que não são muitos e não têm muita importância, aparecem literalmente dizendo que são maus, e isso chega a ser bem bobo, mesmo considerando que é um livro para o público mais jovem.

Mesmo se olharmos como literatura infantil, onde as coisas devem ser limpas e leves, não é uma boa obra, pois não há conflitos, não há o bem combatendo de verdade o mal e não há ação o bastante para que faça a obra valer a leitura uma vez que se busque uma aventura medieval com cavaleiros valentes. Por tal, a obra é mais contemplativa, algo para uma faixa maior de idade.

No fim, Carta ao Rei nada mais é que uma aventura bem rasa com alguns pontuais momentos realmente bons, como alguns diálogos casuais. A trama em si não instiga, não evolui e tudo se resolve sempre da forma mais fácil e simples possível, sem consequências ou dificuldades. Até o conteúdo da carta no fim não é nada demais, não passando de uma advertência tão óbvia que nem valeria a pena se arruscar para entregar.

Não é um livro necessariamente ruim, mas é uma história que sinceramente não consegue ser memorável e não é uma obra que fará você pensar que valeu muito a pena ler.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/03/2022

" A trama é poderosa e extremamente emocionante " - The Guardian

" Realmente impossível parar de ler " - The Sunday Times

" Tiuri está fadado a ser o novo Harry Potter " - Daily Mail

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788546903269

joão 05/03/2022

"inovador e revolucionário? não.
mas durante aquela meia hora cria ali pra você, um lugar tão aconchegante, tão reconfortante".
eu gostei bastante do livro, o bom dele é que tem uma leitura bastante clara, ou seja, não te cansa, uma linguagem formal, porém simples, apesar de todos os cavaleiros terem o nome quase igual (isso é muito irritante), não tenho do que me queixar deste livro, não é aquele livro que vai ser seu preferido da vida, mas é um livro sem defeitos. o final é tão cute. demorei um ano pra ler, mas foi.

André Fiamoncini 31/12/2021

Diferente
Li ao livro após ter assistido a série na Netflix. As diferenças me chamaram muito a atenção, na série deixa explícito muitas características de personagens que no livro só consigo imaginar que os mesmos as possuem. Espero ler os demais livros da saga, mas no momento sem pressa.

Mar 23/12/2021

Ninguém nega uma boa aventura
Uma aventura muito boa, me senti em um RPG de mesa e desbloqueei memórias que nem sabia que existiam
Bem escrito, bem ambientado, uma história ótima