Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

Gabi 20/05/2021

?Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos.?

Já sou meio apaixonada por essa série, e esse não me decepcionou.
Esse volume é narrado por pessoas da Frota exodoniana: Kip, um adolescente que quer ir embora, sem saber o que quer fazer da vida dele; Eyas, uma mulher que cuida dos mortos que quer fazer algo mais; Isabel, uma Arquivista tentando explicar a Frota para uma harmagiana; Tessa, a irmã do Ashby, com uma filha que tem medo da própria casa; e Sawyer, um terreno que quer tentar algo novo vivendo na Frota.
É meio impossível de parar de ler, que nem os outros livros da série, e é com certeza um dos meus favoritos.

Patricia 19/02/2022

Como já disse nas resenhas dos outros livros, o que mais gosto desse livro é a perspectiva de um futuro como o descrito. Ok, não é legal o fato de termos destruído destruído Terra. Mas é bom imaginar que a raça humana foi capaz de aprender com os seus erros, pelos menos a maioria dela. Gosto desse universo onde a paz, de certa forma, foi alcançada. Esse contato entre especieis, entre pessoas, tão diferente e tudo, de certa forma, funcionando. Claro que não é perfeito, mas a vida não é perfeita. Mas em meio a tantos livros de scifi onde estamos constantemente em guerra com outras raças, esse livro é um acalento.

Brunna Fernanda Freire 04/05/2021

Do solo, nos erguemos. Ao solo, retornamos.
Os livros de Becky são interligados, mas não obrigam nenhuma ordem absoluta, apesar disso irei considerar a ordem de lançamento.
O primeiro livro ja havia me marcado muito e é meu preferido, mas este livro - o terceiro - fala diretamente com duas perguntas, de uma série de questões, que estão entre as mais profundas da humanidade.
Qual o sentido da vida?
O que importa mais, tradição ou progresso?
Esse livro me fez pensar bastante, e no fim cheguei a conclusão que concordo com as respostas apresentadas.
Mais um livro para guardar com muito carinho.

Clarice 01/05/2021

Mt bom
Gostei bastante do livro, mas acho que preferi o segundo
O livro me fez refletir sobre diversos assuntos atuais, mas achei que ficou um pouco maçante no meio livro, já que não entendi em qual caminho tudo o que tava acontecendo iria dar, mas acabou que a autora conectou tudo de uma boa forma e gostei do desfecho

Maní 30/04/2021

Para pensar no que é ser humano
Na mesma pegada de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, esse terceiro livro traz maiores reflexões acerca das relações humanas, do seu lugar no universo e da nossa concepção de poder e superioridade. Trata-se de um recorte ficcional interessante da vida e da dinâmica das naves da frota do Êxodo, as naves que transportam tudo o que restou da humanidade.

Damy 14/02/2024

No início eu não tava entendendo nada
No início achei confuso porque parecia que existia mais de uma linha temporal, mas quando consegui engatar na leitura foi bem gostoso. eu amo essa série e quero morar nela

Bruna 08/08/2021

A Frota do Êxodo
Becky Chambers nunca decepciona. A cada história ela traz surpresas e questões que cutucam a gente em vários lugares diferentes e nos fazem pensar.
Aqui em Registros Estelares, somos apresentados à Frota do Êxodo, lugar que não conhecíamos muito antes e tínhamos mais ouvido falar por Ashby no livro 1. Como já era de se esperar, todos os personagens principais do livro são humanos, há apenas uma harmagiana (a Ghuh'loloan, uma fofona) como alienígena que tem bastante presença. Assim sendo, acompanhamos os pontos de vista de Tessa, Eyas, Sawyer, Kip e Isabel, todos residentes da Frota e com funções diferentes a desempenhar.
Bem, é um baita livrão. Começa um pouco mais pacato e vai indo devagar, mas numa cadência gostosa. Dos três livros da série Wayfarers, os personagens deste livro foram os que eu menos me conectei e me apeguei, apesar de ter sido gostoso acompanhar as suas histórias. O ponto mais alto foi a abordagem de grandes questões da humanidade, como o sentido da existência, a nossa relação uns com os outros, a busca pela identidade, nossa natureza social e muitas mais. Os personagens são confrontados com elas e se veem em situações em que precisam pensar e refletir sobre como se veem frente a elas e como muitas vezes coisas que parecem tão distantes da nossa realidade a impactam e a mudam bruscamente.
Ah, é difícil demais de tentar colocar tudo que senti ao ler Registros aqui, foi uma experiência marcante e que vai perdurar pela minha vida toda, com toda a certeza. Toda a série Wayfarers vai permanecer na minha memória e no meu coração e voltarei a ela no futuro, agora ficarei aguardando ansiosamente a chegada do quarto e último livro.

Manu Jordão 13/03/2021

Perfeito
Que livro perfeito! Eu me emocionei tanto nessa leitura, acho que com certeza entre os três dessa "saga" esse foi o que mais me acertou. Sério, que história incrível

andre 01/08/2021

D20-os registros estrelares de uma notável odisseia espacial
Esse livro me pegou de surpresa, fui com a expectativa baixa após o segundo e como é bom ser surpreendido.
Ele é uma ficção científica que poderia facilmente se passar na terra, com os problemas podendo ser espelhados facilmente para nós terrenos.
O livro é dividido em capítulos pela perspectiva de 5 personagens com problemas e realidades distintas, mas com o andar do livro essas perspectivas se cruzam, os personagens são bem explorados até o seu íntimo.
*O livro embora se passe no mesmo universo literário dos outros ele pode ser lido sozinho sem problema algum*
E o fato de a história começar e ser finalizada com todos os personagens e o mais importante que eles crescem durante a jornada me faz ficar ansioso para o 4 e último livro que está por vir

Manu 21/01/2023

Amei
Um livro que, apesar de ser uma ficção científica, fala sobre pessoas, suas relações e sobre a humanidade. Achei muito sensível, tocou em pontos muito profundos que me deixaram muito reflexiva.

Anaju 06/02/2023

Único, espetacular, aconchegante
Essa série só melhora com o tempo, você lê o primeiro livro e pensa "ok, isso é bom"; termina o segundo e sabe que tem algo muito especial ali; e então chega no terceiro e descobre que a Becky se superou.

Os mundos, as personagens, as reflexões... Esses três livros (não tem como falar só de um, desculpa) são como fazer amizades, ter conversas fantásticas e descobrir uma infinidade de coisas.

Espero reler e carregar essas histórias ao longo da minha vida, a Becky faz parte da minha construção pessoal, ela é uma parte dos meus registros.

(E É SÁFICA!!!)

Fabiula.Reif 28/06/2021

Bom livro ótima leitura
Dos três livros esse é o mais tranquilo, porém cheio de encantos, e faz nós pensar sobre dar valor á nossa casa ( o mundo, casa) sobre nosso lar ??

Duda Almeida 17/08/2021

Não tão bom se comparado com os dois primeiros, mas continua incrível.
Eu sou simplesmente apaixonada pelo jeito cativante que a autora desenvolve cada personagem e o universo ?????