Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

John 21/02/2023

O ciclo das vidas
O que fazemos com tudo o que usamos durante a vida, embalagens de produtos, de brinquedos, roupas, sobras de comida, etc. É tudo descartado, para a maioria das pessoas isso sequer importa...
Contudo, em uma sociedade onde todo recurso, toda molécula, todo átomo é importante para a sustentabilidade "descartar" não é uma opção.

Aqui, a maravilhosa Becky Chambers retrata isso de maneira muito bela e tocante, pois o que fazer com os humanos que já se foram? Não há descarte, mesmo nesse caso.
A cultura de que nós retornamos a fazer parte da sociedade, mas como um recurso. Nosso corpo servirá de base para várias atividades que mantem a sociedade funcionando.

"Somos poeira de estrelas", para quem encontrou a filosofia por trás disso tudo.

Isso tudo amarrado através de personagens carismáticos, cheios de defeitos e qualidades, humanos. E vamos além!
Em um certo momento, depois que você já está ambientado nessa cultura e filosofias de que tudo importa e não há descartes, entramos no âmbito dos sentimentos.
O que fazer com sentimentos que "acabam"? Um orgulho que passa, uma frustração superada, um amor descoberto... basta descartar?
Como é que se transforma um sentimento em outro?

Eu sei, eu sei, muitas perguntas para uma resenha, mas tenho certeza que se este livro entrar para sua lista de leitura, você vai se pegar pensando nessas questões e achará respostas!

Pois é isso que a autora faz com a gente. Nos faz redescobrir nossa humanidade.
Desde o primeiro livro da série.

Bia.cp 08/03/2023

Desde o início, vagamos
Esse é meu favorito dos três livros lançados no Brasil, é incrível como a Becky se utiliza de diversas espécies e uma realidade muito diferente da nossa para levantar questões de cultura, coexistência, e também o questionamento do que nos torna humanos.
Muito bom, de verdade!
"A única coisa que torna a vida possível é uma incerteza permanente e intolerável: não saber o que vem a seguir." -Ursula K. Le Guin

Milena Noboa 03/07/2023

A forma como a história é contata nos faz acreditar que as coisas realmente serão como no livro. A autora tem uma forma muito delicada de trazer temas difíceis e contar de maneira tão natural... é impressionante.

Leticia 18/07/2021

Pertencer
"Desde o início nós vagamos
E vagamos até hoje
Mas apesar da longa jornada não estamos perdidos.
Voamos com bravura
E determinação sem fim"

Que livro lindo! Fala de tantas coisas. Mas acredito que o pertencer foi o que mais me emocionou.

Sawyer marcou meu coração.

Esse livro fez jus aos outros dois anteriores, mesmo sendo completamente diferente.
Os personagens são tão bons, tão próximos que isso torna a experiência muito forte. Não ocorrem grandes eventos , não temos ação, mas fora essas duas coisas, temos todo o resto.
Eu recomendo demais.
Obs: adorei o final

Daniely.Cruz 15/03/2021

Viver
A vida ainda é a vida, como ela é mesmo no espaço muito longe da terra.
Esse livro não tem um grande acontecimento que vai mudar drasticamente o rumo da história.
É sobre a vida de pessoas em diferentes idades passando pelos problemas, e pelas experiências que aquela idade lhe trás.
Temos um adolescente descobrindo um mais sobre o que ele gostaria de ser e fazer.
Tem jovem adulto tentando algo diferente de tudo que já tenha feito antes.
Uma mulher na meia idade vivendo uma vida cotidiana, que encontra uma amizade divertida
Uma mãe de 2 filhos que trabalha, cuida do pai e dia filhos. E o marido tem um emprego que o mantém por longos períodos longe de casa.
Uma senhora casada com sua esposa, e vive sua vida já perto da aposentadoria e que está mostrando a frota a uma alienígena.
Tudo isso se passa na frota, com sua forma de viver única. Em que tudo é reutilizável.
A vida é morte. E a morte é vida.

Ari 21/03/2021

Ouso dizer que meu livro preferido dos três que já li
Simplesmente eu sou APAIXONADA pelos livros da Becky Chambers, acho incrível como ela descreve as relações somando o fato de que tudo se passa no espaço sideral.

Neste livro, especificamente, houve vários momentos de reflexão quanto ao consumo consciente (ainda mais dadas as circunstâncias de viverem em uma nave), sobre se importar com outro e realmente prestar atenção no que o outro diz e também acerca do luto.
O luto foi o que mais mexeu comigo, a cerimônia funerária foi simplesmente maravilhosa e refletiu muito em minha vida pessoal. Todos esses temas foram abordados de forma bem sútil e honrosa.

anna 25/12/2022

eu amo essa série. esse livro, apesar de ser um pouco diferente dos que vieram antes, ainda carrega e transmite tanto amor e esperança que eu não consigo fazer nada além de agradecer a minha melhor amiga becky chambers, que tem feito mais por mim nos últimos anos do que todas as minhas psicólogas juntas! (brincadeira... até um certo ponto)

nando :) 18/08/2022

que livro... Cósmico
Essa história é tão rica, tão bem feita, caras... Amei

O livro conta a história não só de um personagem, ou de um povo, mas sim de uma vida inteira, o enredo é formado por várias reflexões sobre oque é viver, sobre as atitudes e principalmente, amar.

Cada pequeno detalhe é valioso, um livro para saborear tranquilo.

Tessa sua família é a melhor?

Gabi 20/05/2021

?Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos.?

Já sou meio apaixonada por essa série, e esse não me decepcionou.
Esse volume é narrado por pessoas da Frota exodoniana: Kip, um adolescente que quer ir embora, sem saber o que quer fazer da vida dele; Eyas, uma mulher que cuida dos mortos que quer fazer algo mais; Isabel, uma Arquivista tentando explicar a Frota para uma harmagiana; Tessa, a irmã do Ashby, com uma filha que tem medo da própria casa; e Sawyer, um terreno que quer tentar algo novo vivendo na Frota.
É meio impossível de parar de ler, que nem os outros livros da série, e é com certeza um dos meus favoritos.

Mariana113 19/12/2020

Adorei saber mais sobre a Frota do Êxodo. A sensibilidade dos cuidadores, as diferentes profissões.
Como sempre a Becky me fez sentir como se estivesse nas naves com eles.

Coisas de Mineira 23/12/2020

No terceiro volume da série “Wayfarers”, “Os registros estelares de uma notável odisseia espacial”, Becky Chambers conseguiu me encantar ainda mais com a sua escrita e a história! Neste livro, estamos dentro da Frota do Êxodo, um conjunto de naves de humanos que tem muita história para ser contada, afinal, foram com elas que os últimos terráqueos deixaram o planeta terra em busca de refúgio no espaço. Na história, acompanhamos a trajetória de algumas pessoas a partir de um acidente que ocorreu muitos anos antes: Tessa, Isabel, Eyas, Kip, Sawyer.

Antes de mais nada, esse livro poderia sim ser lido separadamente, assim como os outros da série, mas as histórias são tão boas e tem um encaixe tão perfeito que isso é uma coisa que eu não aconselho (mas é a decisão de cada um). Principalmente porque essa história se passa durante os acontecimentos finais do primeiro livro “A longa viagem a um pequeno planeta hostil”. Uma das personagens, Tessa, é irmã de Ashby, o que faz com que ela comente sobre ele na história e diga sobre algumas coisas que aconteceram no primeiro livro. Mas não há spoilers, ela apenas passa o assunto por cima, com alguns comentários.

“(…) E pensar também era estranho. Ele podia pensar sobre o que estava pensando. Será que isso queria dizer que havia uma parte separada dele? Uma parte pensante e uma… parte pensante do pensamento?”

Ao contrário dos outros livros de Becky, esse livro não tem bem uma história, um acontecimento central. Cada um dos personagens está vivendo seus próprios dramas e dilemas. No primeiro livro temos a tripulação de Ashby indo para um planeta distante, temos um foco na história, apesar dela explorar os dilemas de cada um na tripulação. No segundo volume, vemos uma IA presa em um corpo físico e como ela e todos os personagens envolvidos lidam com isso, além dos dilemas de cada um, ainda temos uma história central.

Nesse volume não! Há um acontecimento que marca de alguma forma a vida deles (que está no prólogo), mas eles não estão rumando a nada, muitos deles nem se encontram, apesar de estarem na mesma nave. Em “Os registros estelares de uma notável odisseia espacial”, vemos mais os dilemas de cada personagem e uma busca por conhecer quem eles realmente são e o que eles realmente querem. Além disso, conhecemos também como é a vida dos humanos que vivem dentro das naves, e um pouco da história deles.

Acho que essa parte foi muito importante para a série. Apesar de já termos visto outros humanos nos livros anteriores, ainda não sabíamos exatamente como eram as coisas na Frota do Êxodo. Sabe a empatia? O respeito pela decisão dos outros? Ainda não sabemos tudo o que aconteceu para eles terem tido que sair da terra (apesar de ser bem óbvio, já que vivemos em um mundo real em que estamos acabando com a natureza, infelizmente), mas o pouco que ela traz na história é o suficiente para entender como esses humanos vivem.

“A constância era um conforto, um lembrete de que qualquer coisa desagradável pela qual você tivesse acabado de passar era apenas passageira, um piscar de olhos dentro de um esplendor vasto e lento.”

É interessante também ver a dinâmica que Chambers criou para essa sociedade que sobreviveu. Valores que tem como pilar principal o compartilhar com os outros e usar apenas o necessário. Quero deixar claro que nem tudo nesse mundo da Becky é perfeito, é por isso que acho que os livros dela são tão encantadores. Temos as perfeições e as imperfeições dos seres (não apenas os humanos), tornando a história mais próxima da nossa realidade, quando falamos de sentimentos, caráter (apesar de ser uma ficção científica).

Acho que já falei sobre isso antes, mas é muito bom reforçar. Becky escreve sobre pessoas, sejam de espécies diferentes ou não, ela fala sobre a essência delas. Acho esses livros da Becky um hino à igualdade, à um mundo melhor (apesar desse mundo ainda ter defeitos), mais tolerante e inclusivo. Ver como diversas espécies e planetas diferentes convivem e tentam lidar com as suas diferenças, sempre se tratando com respeito, é maravilhoso! Vou ressaltar aqui mais uma vez, eu não sou fã de ficção científica, sempre acho difícil ler livros desses gêneros, mas eu definitivamente, leio até a lista de compras da Becky!

“Todos nós dependemos de sistemas frágeis com um milhão de peças interligadas que podem ser facilmente danificadas e um dia falharão.”

Ela consegue falar sobre assuntos que são extremamente necessários, de uma forma incrível. Como o respeito pelos pronomes de cada um, por exemplo, a orientação sexual, além das diferenças entre as culturas e a empatia das pessoas. E tudo isso é feito com uma naturalidade e uma leveza, que o leitor não consegue estranhar nem os pronomes neutros que são ditos para algumas espécies.

Agora, já posso começar a exaltar as edições belíssimas que a dona Darkside traz para nós? Não só apenas histórias maravilhosas, mas ela consegue fazer uma diagramação encantadora em todos os livros (que são de capa dura!). Nessa série, ela tem mantido as capas da edição original, que tem zero defeitos e combina totalmente com a história. Se ela continuar mantendo as capas, já posso dizer que pelos spoilers do site da autora, o quarto livro será minha capa favorita!

Becky Chambers é filha de cientistas espaciais, e tem os pais como fontes de várias informações para as suas histórias. “Os registros estelares de uma notável odisseia espacial” foi indicado para prêmios respeitados como o “Hugo Awards 2019” e o “Locus 2019”, além de ter sido incluído na vitória do “Hugo Awards 2019” de melhor série. A série “Wayfarers” já conquistou vários fãs da ficção científica, e eu com certeza estou incluída nessa legião de fãs. O quarto volume da série, intitulado de “The galaxy, and the ground within”, tem previsão de lançamento lá fora para fevereiro de 2021 e a única coisa que posso pensar é: DARKSIDE TRAZ ESSE LIVRO LOGO PARA O BRASIL, POR FAVOR!

“Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/os-registros-estelares-de-uma-notavel-odisseia-espacial/

Brunna Fernanda Freire 04/05/2021

Do solo, nos erguemos. Ao solo, retornamos.
Os livros de Becky são interligados, mas não obrigam nenhuma ordem absoluta, apesar disso irei considerar a ordem de lançamento.
O primeiro livro ja havia me marcado muito e é meu preferido, mas este livro - o terceiro - fala diretamente com duas perguntas, de uma série de questões, que estão entre as mais profundas da humanidade.
Qual o sentido da vida?
O que importa mais, tradição ou progresso?
Esse livro me fez pensar bastante, e no fim cheguei a conclusão que concordo com as respostas apresentadas.
Mais um livro para guardar com muito carinho.

Maní 30/04/2021

Para pensar no que é ser humano
Na mesma pegada de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, esse terceiro livro traz maiores reflexões acerca das relações humanas, do seu lugar no universo e da nossa concepção de poder e superioridade. Trata-se de um recorte ficcional interessante da vida e da dinâmica das naves da frota do Êxodo, as naves que transportam tudo o que restou da humanidade.

Thauanni 22/02/2022

o final...??
? Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos.???

O começo foi sim um pouco fraco, os personagens não foram TÃO cativantes quanto no primeiro ( que é um dos meus livros favoritos da vida??) e no segundo. Mas conforme o livro foi evoluindo, eu fui me apegando e me encantando por eles, meus personagens favoritos foram a Isabel, Tessa e Eyas???

Por finalmente entender a Frota do Êxodo, que achei uma cultura e um modo de vida muito legal.

A Becky tem um escrita de milhões e esse capítulos curtos são perfeitos. Mas o que me fez favoritar o livro foi a última parte. Foi sensacional, fiquei o final todo com um sorrisinho besta no rosto???

E o que esse livro tem de frases e diálogos perfeitos, sério sem condições ??

? Desde o início nós vagamos e vagamos até hoje, mas apesar da longa jornada não estamos perdidos. Voamos com bravura e determinação sem fim. ?