Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

Manu 28/04/2021

Becky Chambers é genial
Todos os livros dela, até agora, foram maravilhosos. Não só por ser do meu gênero favorito, mas porque ela foi tão criativa e completa no desenvolvimento do universo dela que dá vontade de dar um abraço de agradecimento nessa mulher. Gostei muito que os livros não sejam continuações da mesma história, mas histórias à parte de muitos personagens que vivem pelo espaço. Este, em particular, nem tem um protagonista, mas acompanha muita gente em suas próprias histórias pessoais e serve mais para mostrar como ela imaginou a vida de colônias humanas espalhadas pelo nosso sistema solar - a convivência com pessoas de outras espécies, os tipos de empregos que existiriam, como funcionaria a subsistência, os estudos, o que levaríamos da Terra para as colônias e o que mudaria com o passar das gerações. Mas não como um documentário, e sim durante a narrativa. É maravilhoso. E também foi o primeiro livro que li que já empregou o uso dos pronomes neutros, o que achei bem interessante.

Hamilton* 24/07/2021

Becky Chambers e sua escrita fantástica, personagens incríveis (Eterno amor por Isabel e Eyas e Tessa e Sawyer e Kip), um universo TÃO bem construído e belo, essa super pessoa que nunca deve parar de escrever, e que merece todos os prêmios que ganhou e ganhará. Nesse livro mas recente publicado no Brasil consegue todas as estrelas que posso dar e um grande favorito meu. Simplesmente Leia Esse Universo.

Nanda 16/08/2021

Becky sendo Becky (perfeito)
De início fiquei me perguntando como que a escritora ia fazer eu gostar de todos esses pontos de vistas, pois naquele momento não gostava tanto assim de todos. Aí aí eu estava muito enganada, Becky fez eu amar todos os personagens e mais. Amo a escrita e o jeito dela abordar tantos assuntos de forma leve?Enfim faltam só mais dois livros dela para eu ler e já estou com saudades?

Paulinha 25/06/2022

Inacreditavelmente surpreendente
Eu não conhecia essa trilogia, comprei o livro pela capa, e me surpreendi demais.
A narrativa é muito boa, os personagens são incríveis, os detalhes da vida e da nave são tão incríveis que da vontade de morar lá, e o livro é realmente lindo.
Não li os dois primeiros, mas não senti falta para entender esse, porém me deixou com vontade de conhecer os outros. Pq esse é realmente incrível.

Howl 23/08/2021

Meu favorito da autora
Este livro elevou totalmente o nível dos dois outros, que assim como eles, retrata a história de diversos personagens e como eles vivem suas vidas cotidianas, com críticas e questionamentos em metáforas para nosso mundo.

O livro nos mostra mais sobre A frota e os exodonianos, a parcela da humanidade que vive em uma nave que orbita para sempre sem destino. A nave recebe uma hermagiana -raça alienígena- que busca entender melhor como aquela sociedade funciona.

Temos os seguintes personagens: Tessa, uma mãe e trabalhadora; Isabel, uma antiga arquivista da frota; Eyas, a mulher que cuida dos mortos do local; Kip, um adolescente que está cansado de viver nas asas de seus pais; e, por fim, Sawyer, um homem que está procurando algo novo. Todos eles possuem suas histórias e vida, e acabam sendo ligados, direta ou indiretamente. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos através da trama, e suas personalidades e dúvidas são muito bem construídas, no entanto, todos eles tem o mesmo questionamento: estou satisfeito aqui?

O livro nos faz questionar sobre pertencer e desejar ir embora. Sobre ir atrás de coisas novas, mesmo que seja apenas paea tirarmos o "e se..." se nossa cabeça. A morte também é muito bem retratada, nos fazendo questionarmos sobre ela. A autora nos da um simbolismo fantástico sobre a morte que é simplesmente incrível. Também é retratado o medo da mudança, que pode se conectar a ambos os temas.

A autora consegue, novamente, criar uma ficção fantástica, onde ela explora e aprofunda-se em diversas culturas e espécies, a tornando ainda mais imersiva ao que ela utiliza termos próprios ?como decana, CG, padrão e etc? no entanto isto é feito de uma forma que não fica confusa e de fácil entendimento.

Ótimo livro para quem gosta de capítulos curtos, sci-fis e grandes crises existenciais.

14/01/2021

Registros
Como o próprio nome da obra, nesse livro vemos a importância de documentar a história de uma sociedade. A frota Êxodo é sobre os últimos humanos que deixaram uma terra devastada e passaram a viver em uma nave. Conta a história de vários personagens e como lidam com a morte, o propósito de vida, a busca de saberem quem são e o que querem. Esse livro é muito importante para a série, sem dúvidas. Apaixonada pela série Wayfarers. ?Do solo, nos erguemos. Da nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas sonhamos.?

Gabriel.Rodrigues 09/11/2021

Como explicar o PODER deste livro?
Pela primeira vez ao terminar um livro desejei que ele fosse infinito, poderia passar a vida lendo histórias da Becky Chambers.

Este segue a mesma receita de bolo dos 2 anteriores. O sci-fi é apenas um plano de fundo, o foco é no desenvolvimento dos personagens e tratar de ideologias.

O terceiro livro é uma história sobre Pertencimento, sobre origem, sobre propósitos. Livro rapido e gostosinho de se ler, de fácil imersão e personagens agradáveis. Me tirou de uma ressaca forte,me senti em casa.

O mundo seria um lugar bem melhor se todos lessem Becky Chambers.

Dave.Christian 25/01/2021

O fim da saga interestelar muito diferente mas de respeito!
A trilogia termina com pouca referência aos livros anteriores mas ligadas ao mesmo universo...
Desta vez nos seguimos a história de vários personagens que fazem parte da frota Exodoniana (frota que abandonou a Terra em sua extinção e vivem até hoje no espaço).
A história aborda várias questões culturais, dilemas pessoais de pertencimento (tema recorrente da Becky), valorização da sociedade e cultura local, e a própria valorização das culturas de outros povos e raças, a diversidade... algumas abordagens muito interessantes sobre uma nova forma de sociedade que se deu pela escassez de recursos e pela destruição de seu planeta natal.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 10/02/2021

Originalmente postada em https://www.oquetemnanossaestante.com.br/
Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial é o terceiro livro da série Wayfarers. Apesar dos acontecimentos aqui se passarem depois dos acontecimentos de Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, as histórias em si não possuem ligação.

Nesse terceiro volume vamos acompanhar a vida dos habitantes da Frota do Êxodo, um conjunto de naves-espaciais que, no passado, foram o escape dos humanos de uma Terra devastada e hoje virou sua própria comunidade autônoma.

Mais uma vez Becky Chambers arrasa ao abordar assuntos importantes em sua narrativa. Alternando capítulos entre cinco personagens (Tessa, Sawyer, Kip, Isabel e Eyas) vamos acompanhar a rotina e a sociedade que habita a Frota. No início de alguns capítulos, temos pedaços de um estudo feito por uma historiadora sobre a Frota do Êxodo. Interessante ver seu ponto de vista tanto como pesquisadora como ser sapiente da comunidade.

Tessa é mãe de duas crianças cuja filha ainda é traumatizada por ter sido testemunha de um acidente horrível envolvendo uma das naves. Kip é um adolescente que não sabe bem o que quer da vida, mas tem certeza que quer se aventurar fora da Frota. Isabel é a arquivista responsável por guardar a história da comunidade. Sawyer é um forasteiro que chegou na Frota à procura de uma nova vida. Eyas é uma cuidadora, profissão que ainda intimida muitas pessoas.

Envolvendo todos esses personagens, Becky trabalha assuntos como luto, xenofobia, sensação de pertencimento, recordação e lembrança, herança dos antepassados sexualidade e sexo. Desde o primeiro livro é bem visível como Becky trata com naturalidade e delicadeza assuntos que a sociedade ainda tem um certo receio em tratar, principalmente no que se refere a sexualidade e orientação sexual.

Dos três livros, esse é o mais "parado" em questão de história. Apesar de somente acompanharmos a vida na Frota pela visão desses cinco personagens, a leitura não deixa de ser envolvente e fluída. Confesso que eu já estava tão acostumada naquela rotina com os personagens, seguindo ao seu lado no dia-a-dia que, quando finalizei, fiquei com um misto de saudade e nostalgia.

O quarto livro da série está com lançamento internacional previsto para fevereiro desse ano e se chama The Galaxy and The Ground Within (traduzindo fica algo como A Galáxia e o Solo Interno). Espero que a Darkside não demore muito a trazer ele por aqui e desejo que essa série ganhe mais reconhecimento. Cada livro traz várias lições que podemos levar pra vida e nos tornamos pessoas melhores.

site: https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2021/02/os-registros-estelares-de-uma-notavel.html

brupossatto 29/11/2023

Nas estrelas, sonhamos!
Que delicia ler um livro tão reconfortante. No início pode parecer que não acontece nada demais, mas Becky nos apresenta personagens únicos, personagens que ganham nossa atenção e que nos importamos com eles. É um livro sobre convivência, diferenças e mudanças, ir em busca da felicidade, é um livro conforto.

Aline 11/04/2021

Fim da sags
O fim da saga intaestelar , leitura boa mas gostei mais do primeiro e segundo livro

QueriaSerPlanta 10/04/2021

Natureza Humana.
Um monte de gente sendo prisma das nuances da natureza humana.
Quero ler tudo da Beck Chambers e vc deveria querer tbm.
Livro incrível vá simbora ler.

Bru Araujo 10/03/2021

?Todos nós dependemos de sistemas frágeis com um milhão de peças interligadas que podem ser facilmente danificadas e um dia falharão.?
No terceiro volume da série Becky Chambers conseguiu me encantar ainda mais. Neste livro, acompanhamos da Frota do Êxodo, um conjunto de naves de humanos que tem muitas histórias pra contar, afinal. Durante o livro, acompanhamos a trajetória de algumas pessoas a partir de um acidente que ocorreu alguns anos antes.
Diferente dos dois anteriores, notei que não há um acontecimento central que rege toda a história, cada personagem está vivendo seu drama e dilemas. Os personagens não se encontram muito, apesar de viverem na mesma nave, mas podemos conhecer com cada um deles como é para um humano viver dentro dessas naves no espaço.
Eu particularmente achei essa parte bem interessante. Apesar de já termos visto outros humanos nos livros anteriores, ainda não sabíamos exatamente como eram as coisas na Frota do Êxodo. Ainda não sabemos tudo o que aconteceu para eles terem tido que sair da terra (apesar de já desconfiarmos que o fiasco da terra foi um amontoado de ações humanas desenfreadas), mas conseguimos entender como esses humanos se adequaram a vida no espaço com costumes e raças diferentes.
Fiquei encantada com o universo que ela criou para essa sociedade que sobreviveu. Valores que tem como pilar principal o compartilhar com os outros e usar apenas o necessário, mas nem tudo é perfeito o que deixa a leitura ainda mais agradável, pois você percebe que seria possível viver assim.
Esse mulher escreve sobre assuntos muito necessários sobre um mundo mais tolerante e inclusivo. Ver como diversas espécies e planetas diferentes convivem e tentam lidar com as suas diferenças, sempre se tratando com respeito, é uma sensação maravilhosa.
Recomendo demais a leitura dos três livros, que a propósito podem ser lidos separadamente e não necessariamente na ordem de lançamento. Já posso dizer que sou capaz de ler qualquer coisa que a Becky escrever, eu realmente amei a escrita dela.

Daniely.Cruz 15/03/2021

Viver
A vida ainda é a vida, como ela é mesmo no espaço muito longe da terra.
Esse livro não tem um grande acontecimento que vai mudar drasticamente o rumo da história.
É sobre a vida de pessoas em diferentes idades passando pelos problemas, e pelas experiências que aquela idade lhe trás.
Temos um adolescente descobrindo um mais sobre o que ele gostaria de ser e fazer.
Tem jovem adulto tentando algo diferente de tudo que já tenha feito antes.
Uma mulher na meia idade vivendo uma vida cotidiana, que encontra uma amizade divertida
Uma mãe de 2 filhos que trabalha, cuida do pai e dia filhos. E o marido tem um emprego que o mantém por longos períodos longe de casa.
Uma senhora casada com sua esposa, e vive sua vida já perto da aposentadoria e que está mostrando a frota a uma alienígena.
Tudo isso se passa na frota, com sua forma de viver única. Em que tudo é reutilizável.
A vida é morte. E a morte é vida.

Ari 21/03/2021

Ouso dizer que meu livro preferido dos três que já li
Simplesmente eu sou APAIXONADA pelos livros da Becky Chambers, acho incrível como ela descreve as relações somando o fato de que tudo se passa no espaço sideral.

Neste livro, especificamente, houve vários momentos de reflexão quanto ao consumo consciente (ainda mais dadas as circunstâncias de viverem em uma nave), sobre se importar com outro e realmente prestar atenção no que o outro diz e também acerca do luto.
O luto foi o que mais mexeu comigo, a cerimônia funerária foi simplesmente maravilhosa e refletiu muito em minha vida pessoal. Todos esses temas foram abordados de forma bem sútil e honrosa.