Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

Amanda.Lippi 16/07/2021

Fascinante
Os Registros Estelares de Uma Notável Odisseia Espacial difere um pouco dos dois livros anteriores escritos por Becky Chambers — A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil e A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada — por que, embora ainda estejamos no espaço, a trama de seu terceiro livro foca especialmente nos humanos, suas relações enquanto comunidade e o que esperam da vida como parte da frota do Êxodo e da CG. Os humanos estão presentes nos outros livros, claro, muitos dos personagens principais são como eu e você, mas aqui a trama fala muito mais de perto com o que significa ser humano, a efemeridade da vida, o apagar das memórias e o que o universo tem haver com tudo isso. No livro de Becky Chambers, séculos atrás, os últimos humanos deixaram a Terra em busca de um novo lar, um recomeço, e a frota do Êxodo é uma relíquia viva desses tempos, é a memória dos últimos humanos nascidos na Terra e que precisaram desbravar o espaço para continuarem vivos.

Resenha completa no meu instagram literario.
@resenhadaamanda

site: https://www.instagram.com/p/CRDDzSBHrph/?utm_source=ig_web_copy_link

Renata.Oliveira 21/03/2021

Livro Perfeito
"Desde o Início
Nós vagamos
E vagamos até hoje
Mas apesar da longa jornada
Não estamos perdidos
Voamos com Bravura
E determinação sem fim"

Como sempre, Becky Champers entrega uma história com assuntos atuais (ou que se tornaram importantes em um futuro próximo), representatividade e emoção.
Perdi as contas de quantas vezes meus olhos deram uma leve lacrimejada.
É uma história sobre ficar, ir e voltar, mas independente da sua decisão, é sobre se encontrar.

Mateus.Caixeta 24/02/2024

"Os Registros Estelares..." é tranquilo e deslumbrante
Infelizmente não vai dar pra colocar o título enorme desse livro na resenha (e que baita título hein). Aqui não vai ser uma resenha super aprofundada da história e nem nada do tipo. Já deu pra perceber que eu me comprometo mais pra fazer resenha de livro que eu não gostei ou achei medíocre, do que livros que foram ótimos, isso porque eu não consigo expressar tudo que está dentro da minha cabeça em forma de palavras.

A Becky Chambers é uma baita autora, que consegue entregar um simples bem feito. Tanto em narrativa, personagens, ideias e desenvolvimento. E é nesse simples, que ela consegue entregar o ouro das histórias que ela escreve. São tramas mais cotidianas, que não precisam de grandes plots, só bons personagens já é o suficiente aqui. E foi nesses personagens que ela conseguiu entregar livros tão bons na minha opinião. Sério, me conectei facilmente com a maioria.

Dos 3 livros dessa série, esse foi o que eu estava com as expectativas baixas, um pouco por opiniões externas e também pelos últimos livros em si. Pra se ter uma breve noção, o primeiro livro está entre o meu top 3 de melhores livros da vida, além do segundo também ser um favoritado. Pouquíssimos autores conseguiram esse feito comigo, com isso, eu meio que não estava esperando que esse fosse se sair tão bem quanto os outros. E realmente, ele não foi o meu favorito, mas está ali bem próximo aos outros dois.

O primeiro livro é sobre uma longa jornada, que tem "found family", a autora também entrega muito sobre os outros alienígenas que existem nesse universo, sendo o meu maior ponto positivo a criatividade dela. O segundo vai por outro viés, onde mostra o passado das personagens, e como isso converge ao que elas são na trama atual do livro, o que autora faz esplendorosamente, é o desenvolvimento das personagens.

Já no terceiro livro, ao qual estou fazendo a resenha, acredito que seja sobre várias engrenagens, que fazem uma máquina funcionar. Os personagens não interagem tanto entre si como nos últimos livros, é uma coisa individual, quase como se fosse contos. Tem 6 pontos de vista de personagens que são totalmente diferentes entre si, mas que se complementam de uma forma muito bonita. Não teve nenhum pov que eu não tenha gostado, todos foram essenciais pra história. Só teve um que poderia ter um pouco a mais, porém é compreensivel que a autora tenha feito da forma que fez.

O meu maior ponto positivo do livro são os diálogos, principalmente no final que ficam primorosos, até me emocionei com alguns. Eu amo o cuidado e gentileza que a Becky tem com os seus livros, dá pra ver que ela escreve com prazer. Os diálogos conseguiram amarrar o final de todos os personagens. Adorei o final de todos eles, fez sentido com a história que ela queria contar.

O livro não é nenhum arrebatamento, porém ele é gostoso de ler, de se desprender da vida real e degustar uma ficção científica simples, entretanto bem feita.

Como já disse a lenda, Isabela Buscov "É muito bonito, é muito silencioso, é muito discreto, é muito contido. E eu AMEI!"
juju.salless 24/02/2024minha estante
ameiiiiii

Mateus.Caixeta 24/02/2024minha estante
Obggg

Harmônica 02/03/2022

Ficção científica lenta
Eu gosto muito desse universo que a Becky criou, mas pessoalmente eu tenho um pouco de dificuldade de ler esse tipo de escrita como o dela. As histórias acontecem de uma forma bem devagar e como são vários pontos de vistas diferentes acaba que a cada novo capítulo você precisa "pausar" a história anterior.
Mas na disso faz o livro ser ruim, na verdade eu acho que é uma das partes mais legais da história em si, é porque ela esta contando histórias cotidianas, não existe uma missão ou um herói e vilão, ou um romance que o livro gira ao redor, é apenas um livro que conta a vida dos humanos no espaço. Toda a questão com a forma da escrita dela é mais uma peculiaridade minha e que apesar de não ter funcionando para mim eu reconheço que é uma boa escrita, uma boa história e um bom livro.

Gui.Marques 17/09/2021

Um ótimo desfecho da trilogia, apesar de cada livro ser praticamente uma história independente. E especialmente nesse eu fiquei surpreso com os assuntos abordados. Foram situações pesadas e complexas, que é nítido o quanto podemos transpor para a nossa realidade atual, nos levando a refletir mais e mais.
Obrigado Becky por me proporcionar esses três livros impressionantes e únicos.
(Aaah como queria debater tudo isso com alguém..)
Veregirl 18/09/2021minha estante
Como sempre suas resenhas são fantásticas, parece que a maré das boas leituras veio aí

Gui.Marques 18/09/2021minha estante
Obrigado!! Simm, e espero que continue kkk não quero cair na ressaca dnv

Veregirl 19/09/2021minha estante
Pelo visto, está procurando um parceiro de debates...faz muito bem

Gui.Marques 19/09/2021minha estante
Está mais para "sentindo falta de um parceiro de debates"

Veregirl 19/09/2021minha estante
Tbm sinto muita falta do meu

Carol 05/10/2022

Nas estrelas sonhamos
Os livros da Becky sempre me tocam de uma forma muito carinhosa e sútil.

Achei que acompanhar o dia a dia de vários humanos numa nave fosse ser entediante. Mas as particulares de cada um tornou essa experiência prazerosa e acabou me fisgarando.

Me identifiquei muito com as reflexões trazidas aqui, principalmente as do Kip. De longe é o personagem que mais me identifiquei. Termino mais um livro dessa série com um quentinho no coração e torcendo para virem mais.

Ana Luíza 19/05/2021

Becky Chambers é sempre excelente
Nesse livro acompanhamos a Frota do Êxodo. Em um universo de espécies alienígenas co-existindo, você já se perguntou como vivem os humanos?

Quando a condição de vida na Terra já não era mais viável, alguns humanos tiveram de tomar a decisão de ir embora. Abandonar seu planeta se quisessem dar continuidade à vida. Em busca de melhores condições, partiram em grandes naves que pudessem sustentá-los, até que conseguissem ajuda da Comunidade Galáctica.

No tempo atual do livro, percebemos que os humanos se espalharam pelo universo, mas todos partiram da Frota. E o que se sucedeu da Frota, tempos e tempos depois, é onde acompanharemos.
Contamos com vozes de vários personagens neste livro. Cada qual te inserindo em um pedacinho da Frota, sempre com aquele jeito sutil e profundo da autora. Ela te ambienta num universo verossímil, com suas felicidades e dificuldades. Como os humanos vêem outras espécies e como são vistos? Como lidam com seus semelhantes e com os demais?
Uma dessas vozes, inclusive, é a irmã do Capitão Ashby da Andarilha. Embora ele seja apenas mencionado, a ligação entre os livros é perfeita.

Digo que você não deve esperar uma imensa aventura dos livros da Becky. Mas podemos enxergar a coragem e profundidade nos pequenos atos e nas pequenas escolhas. Acredito que seja esse seu propósito com seus livros.

Uma leitura agradável e emocionante te espera na Odisseia Espacial. Só de lembrar das últimas palavras do livro, o choro já brota. Mas um choro bom!
Sigo aguardando a tradução do quarto (e acho que) último livro da série.

Roberto.Vasconcelos 01/08/2022

Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos.
Quando comecei não estava dando nada por esse livro e que surpresa foi quando cheguei ao final e percebi o quanto tinha gostado. De todos acho que foi a leitura mais fluida e fácil por focar mais nos humanos, todos os personagens focados aqui são humanos e poucos alienígenas tem relevância na historia. Todos os livros desta saga foram excelentes mas este brilhou um tantinho mais por poder me identificar mais com os personagens. Na verdade nem tenho certeza se isto é realmente uma saga , me parece mais livros separados que compartilham do mesmo universo. Enfim, aqui somos apresentados aos exodonianos e a sua forma de vida considerada antiquada.
As questões vividas pelos personagens são tão reais e fáceis de se identificar que me cativaram desde o início. A história traz várias reflexões interessantes sobre os humanos e como alguns tentam manter as tradições vivas enquanto outros querem seguir adiante e viver de forma mais "moderna", isto nos leva a encontrar um significado mais profundo à frota e pensar sobre como a sociedade funciona. Este foi o livro mais marcante da autora exatamente por apontar a espécie humana como um todo, uma sociedade, uma colméia. Na frota os humanos são todos iguais , temos uma utopia que prevalece como uma tradição e que alguns decidem abandonar e outros buscam reencontrar. Tem tanta coisa que gostei aqui e que me fez pensar além... Com certeza essa saga da Becky Chambers merece ser lida.

Joao.Almeida 28/01/2021

Seguindo o nível dos livros anteriores, esse não decepciona em aspecto nenhum. Mesmo me sentindo um pouco perdido no começo pela mudança de perspectiva a cada capítulo, consegui me conectar com os personagens e pude sentir tudo que passava com eles. A busca pelo autoconhecimento e pela sensação de preenchimento foi um tópico evidente entre as histórias. A abordagem das inseguranças de uma mãe com seus filhos e um adolescente atingindo a fase adulta mostrou como situações aparentemente dispares podem se relacionar intimamente, assim, elucidou mais uma vez como achamos ser tão diferentes uns dos outros, mas carregamos medos e dúvidas semelhantes. A maior lição que pude tirar foi deixar de olhar para o outro com lentes tão julgadoras e críticas.

Thais645 22/01/2022

Becky Chambers nunca decepciona
> Assim como os dois livros anteriores, esse aqui também é muito humano.

> De alguma forma inexplicável, é possível se conectar com os 5 protagonistas rapidamente, justamente por eles serem gente como a gente e tão bem construídos.

> Cada um tem uma personalidade única e está enfrentando situações diferentes, desde um adolescente que não sabe exatamente o que quer da vida, até uma mulher (que já é avó) e está convivendo com uma alienígena.

> É um livro que fala sobre pertencimento, família, empatia, escolhas e principalmente, sobre a humanidade e o modo como aprenderam a viver no espaço.

? ?Do solo, nos erguemos. De nossas naves, vivemos. Nas estrelas, sonhamos.?

mauricio.sperb 23/02/2023

Mais um livro perfeito, dessa série perfeita!

Que sensação boa que dá toda vez que pego esses livros pra ler. Sempre um aprendizado, uma reflexão, um choro...

Diferente do último livro, que eram vários pequenos contos separados, este são várias personagens com estórias incríveis que vão se interligando ao longo do caminho. Muito bem escrito, difícil não criar um carinho imenso por todos os humanos e todos os alienígenas que acompanhei dessa vez, ansioso pelo próximo!
Fabricio.Santana 08/03/2023minha estante
Ainda não tive oportunidade de ler essa série.

May 04/12/2020

O terceiro livro da série Wayfarers nos conta uma história focada na frota, um conjunto de naves residenciais onde os humanos moram por gerações, orbitando para sempre e são quatro personagens principais que nos levam por essa viagem, cada um com seus próprios problemas e medos, suas dúvidas em relação à vida na frota e como seria viver em um planeta. Mais uma vez a Becky foca em desenvolver uma história sem ação e plot twist, mas que ainda assim prende o leitor pelos personagens e os mundos tão bem desenvolvidos que conhecemos desde o primeiro livro, com isso é inevitável o leitor desejar em seus sonhos viver a borda da Astéria ou no planeta de alguma das espécies descritas aqui. As reflexões contidas aqui são tão fortes e tem tantas semelhanças conosco que nos vemos envolvidos pela leitura e alegados à esses personagens tão diferentes entre si e com medos reais, talvez seja por isso que nos apegamos a eles. É uma história que nos faz refletir sobre amor, morte, autoconhecimento, família e a importância da humanidade, e como nos outros livros, as diferenças entre as espécies, suas orientações sexuais, aparências diferentes, são coisas tão normais entre os personagens que para eles esse tipo de coisa nem é uma questão, são só características das pessoas, e isso é mais um quesito para se emocionar com essa leitura e chegar ao final com o coração quentinho.

"Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos."

Lenas 02/12/2020

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial tem uma história maravilhosa e emocionante.

Não tem uma trama principal, assim como os 2 livros anteriores ele é inteiramente focado nos personagens. Suas lutas, seus sonhos e suas percepções sobre o lugar onde vivem.

Levei um tempo para me conectar com os personagens, mas depois que eu consegui, foi só emoção. É um livro lindo e brilhante. Becky Chambers explora muito bem os problemas e desafios da sociedade que criou.

Minha única tristeza sobre os livros dessa autora é que quando eles acabam é realmente o fim... Nenhuma continuação. Queria ter a oportunidade de ler mais sobre a vida dos personagens.

Larissa3354 05/05/2024

Um dos primeiros livros de sci-fi que leio, a experiência foi muito boa, mas sinto que a autora explica os termos com o decorrer do livro e não quando são introduzidos. Essa técnica não me agradou muito, mas a escrita é muito boa, os personagens são bem interessantes também. É uma boa história, mas não diria que foi incrível.
cristian_yuri 05/05/2024minha estante
Se você estiver inciando em sci-fi, seria uma boa começar com I, robot, do Isaac Asimov

Dudu 13/07/2021

Aí vai a resenha de alguém que é apaixonado por essa série!

Entre os três livros, este me pareceu o mais fraco. Não que seja uma história ruim. Longe disso!
Mas, diante da grandiosidade das histórias anteriores, esta ficou um pouco aquém - talvez, também, pelo fato de terem gerado uma grande expectativa.

Ainda é uma história cheia de profundidade, repleta de criatividade, e instigadora de reflexões e sentimentos.

Neste livro, o enfoque recai sobre os exodonianos.
Para quem não está familiarizado com o universo criado pela autora, os exodonianos são os últimos humanos a deixar a Terra, devastada pela destruição, fome e doenças. Estes diferem-se dos terrenos, humanos que nasceram em outros planetas do sistema solar, e dos gaiaístas, humanos que voltam para a Terra com o intuito de repopula-la.

Ao abandonar a Terra, os humanos criaram a Frota, um conjunto de naves [*****]jo propósito era permitir a perpetuação da vida humana no espaço.

Este livro relata a vida nas naves da Frota, a partir da experiência de múltiplos protagonistas, e pro[*****]ra desenvolver as questões filosóficas, sociais e econômicas do que significa a vida dos humanos depois de muitas gerações vivendo no espaço e como ela contrasta com a vivência de outras espécies interestelares.

Apesar de ser uma história estelar, o livro permite uma análise profunda e complexa sobre o modo de vida dos humanos e o próprio significado do que é viver e ser humano.

Este livro é mais um recorte singular, e extremamente criativo, deste universo espeta[*****]lar criado pela autora!