Tinker, Tailor, Soldier, Spy

Tinker, Tailor, Soldier, Spy John le Carré

Resenhas - Tinker, Tailor, Soldier, Spy

Renan 20/02/2023

Clássico de espionagem (rumour has it)
Pois muito bem, esse aqui fazia muito tempo que queria ler e tal. Sempre ouvia falar dele, até que comprei numa dessas ?sales? da amazon.

É um livro legal? Não sei, não me cativou muito a leitura porque achei a história muito densa, altamente descritiva e acaba me dispersando da leitura por conta disso. Confesso que não foi fácil de terminar porque eu tava na metade do livro praticamente quando foi começar a história em si, até então era background descritivo para ir encaixando o resto.

Enfim, apesar da curiosidade que tinha para ler, não me cativou como já disse, achei o livro longo, beirando o prolixo algumas vezes. Futuramente pretendo reler e até procurar mais coisas do autor, pois parece que o protagonista tem uma série dedicada a ele.

Gabs. A 07/12/2021

Primeiramente começo a resenha dando a indicação de se assistir ao filme, antes de ler ao livro - Calma, são experiências muito diversas e ajuda bastante a dar o tom a história, confia.

Bem, vamos ao cenário: década de 70, uma Inglaterra prostada bem encima da Guerra fria, contra a União Soviética.

Uma trama de espionagem que antecede ao famoso 007, inclusive a patente aqui é superior, mas sem perder jamais a elegância e o charme britânicos.

REI, CAPITÃO, SOLDADO, LADRÃO.

Numa tradução abrasileirada, porém pertinente a analogia da história, nos são dispostas as peças do jogo.

Seguímos ou melhor, desvendamos passo a passo, através dos olhos ( e da mente de titânio) do detetive George Smiley, tirando de sua aposentadoria, para buscar avidamente a resposta da grande questão: Quem é o traidor da
história?

Alguns podem até achar Smiley um personagem sem carisma, mas eu discordo veementemente.
Com sua sagacidade e capacidade monstruosa de dedução, ele consegue nos guiar através das tramas e todas as suas complexas teias, para juntar todas as peças desse dificílimo quebra cabeças.

Smiley juntou-se a Poirrot e Sherlock, na minha Trindade de detetives brilhantes favoritos - Obviamente que ter a "cara" do Gary Oldman ajudou bastante né? Me ganhou fácil.

Um livro de excelência, um jogo de contra espionagem e suspense na medida certeira.
Ansiosa para ler as continuações!

Paula.Fernandes 07/11/2020

Os segredos da espionagem
Livro repleto de personagens, alguns mais complexos que outros. No inicio foi um pouco dificil entender como cada personagem se conectava entre si e tive que recomeçar a leitura quando estava em um 30%. A trama é bem desenvolvida e permite manter o mistério até o final da narrativa. Recomendado!