O menino no espelho Fernando Sabino

Resenhas - O Menino no Espelho

Danielle.Oliveira 12/06/2023

No fim, surpreendeu
Um livro bem infantil, com narrativas do menino Fernando. Não foi uma leitura que me prendeu, justamente porque é infanto juvenil, mas quando terminei a leitura, senti algo bom! O autor fez um fechamento que retoma o início do livro e que achei fofinho.

As histórias de Fernando Sabino, sua sociedade secreta, seu primeiro amor e a história do Senhor patifaria surpreendem. Leitura leve. Meu filho leu com 12 anos, acho que pra turminha dessa idade é uma boa leitura!

May 08/06/2023

Quem te vê quando você olha pro espelho?
?? Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto da eua vida?
? Quero.
O segredo se resumia em três palavras, que ele pronunciou com intensidade, mais nos meus ombros e olhos nos meus olhos:
? Pense nos outros.?

Sabino nos tira do real, nos leva ao lúdico e nos traz de volta a realidade. A criança interior nos visita no presente e assim também a visitamos no passado.
O cheiro de infância decorrente da nostalgia, retoma a alegria em poder vivenciar tudo de novo. O reflexo no espelho é a junção do que se foi, do que se é e do que se será.

The 05/06/2023

Pelo título e sinopse do livro eu esperava mais, algo tipo "uau" mas na verdade não é tão assim, o livro é realmente bom e divertido, as aventuras de Fernando é legal de se ler e difícil de se, acreditar, uma criança com uma mente fantasiosa, isso deixou o livro bem legal, porém pelo título e pela sinopse eu estava esperando algo a mais, que fizesse eu pensar tipo "caraca que top" ou algo assim, mas não teve, cada capítulo é somente diferentes aventuras do menino e muito legal mesmo.

Algo que eu queria comentar como ironia mesmo é a criatividade de Fernando Sabino colocar o protagonista com o nome de Fernando, só isso mesmo.

erbook 06/05/2023

Leveza na vida
Teríamos mais paz no mundo se voltássemos a ser meninos em nossas consciências e ações? Se usássemos nossas imaginações e brincadeiras para divertir o próximo, sem maldades, teríamos uma sociedade mais equilibrada? A resposta a essas indagações é o mote da escrita de Fernando Sabino em ?O menino no espelho?, obra publicada em 1982 no período de redemocratização do País.

A obra é lúdica e, de certa forma, apresenta a infância do próprio Fernando Sabino em Minas Gerais. O personagem principal é o menino Fernando, cuja imaginação fértil nos mostra incríveis e divertidas aventuras, com direito a realismo mágico. Desde o canivetinho vermelho que sai de seu sonho para seu bolso até a vida do menino que sai do espelho, ocorrem muitas peripécias.

Em ?O duplo?, de Dostoiévski, o outro sai da consciência do personagem e adquire vida própria. Por outro lado, em ?O menino no espelho?, o ?sósia? do menino Fernando sai do espelho para experimentar situações, digamos, mais entediantes ou desagradáveis no lugar do Fernando principal. O fato é que ?todo mundo tem na vida uma oportunidade de ser dois. Nos momentos de coragem, por exemplo, em que a pessoa faz coisas que se julgava incapaz. Os atos de heroísmo, nos instantes de perigo, quando a gente é capaz de pular um muro ou subir numa árvore que normalmente seria impossível de conseguir, quem você pensa que está fazendo tudo isso senão o outro??.

Se vocês pudessem retornar à infância, já maturados da vida adulta, que conselhos dariam a si próprios? O Fernando adulto diria ao menino: ?pense nos outros?.

Diverti-me bastante ao ler este pequeno livro e, de certa maneira, tornei-me mais leve...

Côrtes 06/05/2023

Adorei
Leitura fluida e simples de um autor brasileiro que em minha opinião merecia muito mais conhecimento. Livro que serve para todas as idades tanto que li ele quando criancinha na escola e essa semana fui fazer uma releitura q foi quase uma primeira vez já q li faz mais de 10 anos e posso afirmar a qualidade e a ótima mensagem que Fernando Sabino passa não só para as crianças mais sim para o ser humano. Aconselho a todos a leitura!

Stephanie257 22/04/2023

O menino no Espelho
Gostei, tive que ler por causa da escola, gostei muito da escrita do Fernando Sabino, para mim o seu modo de escrita é muito fácil de se ler e muito boa.
Sobre a história achei legalzinho mas não uauu que livro incrível, nas não é um livro ruim, mas esperava um pouco menos e acabei gostando até.

Vanessa 19/04/2023

O menino no espelho
O livro traz a visão infantil de Fernando, diante de várias situações de seu passado. De forma bem lúdica e fantasiosa, ele passeia por seus companheiros de escola e pelada, sua família e as atividades domésticas, suas professoras e as estripulias que fizera... No fim, o livro provoca nostalgia, um sentimento de "quando deixei de imaginar, de querer fazer e descobrir?" Um livro recomendado à crianças e jovens que se sentem perdidos no seu crescimento tão repentino.

Nicole354 17/04/2023

Uma história simples e infantil
Uma historia com um toque extremamente infantil e engraçada que é contada com todos os detalhes pela imaginação de uma criança.

Sinto que o livro não tem nada de errado,é uma história boa porém não foi algo que me chamou a atenção o suficiente para ficar presa na história por horas.

Eu achei que foi um livro que parece ter sido escrito para uma criança ler,não tem grandes plots também mas isso é mais um gosto pessoal meu,se você quer só uma história bem simples para ler pode funcionar para você.

notmanu 10/04/2023

? o menino no espelho ?
Eu gostei. Achei o livro interessante com a escrita boa, contando sobre a infância do autor com imaginação e criatividade. Recomendo mais para crianças que estão começando a ler agora e gostam de fantasia.

Théo 29/03/2023

Maravilhoso, sensível, verdadeiro?
Essas são as palavras que uso para definir fernando sabino e suas obras, tendo como favorito Cartas Perto do Coração, não imaginaria que me encantaria pelo Menino No Espelho, mas acabei adorando!!
Nessa obra, Fernando conta com os olhos de uma criança suas aventuras e desventuras da infância, colocando um ar poético numa época tão importante, achei uma gracinha, recomendo ;))

Maria.saasa 23/03/2023

Talvez tenho lido um pouco rápido demais
Então dessa vez ouvir o audiobook não deu certo (mas também li em 4x) ??
Portanto, não tenho como escrever uma resenha digna de ler, porém a história é boa de se ler, desde que leia para entender.

Valen54 23/03/2023

Adorei!!
Um livro rápido de ler, engraço e divertido mas ao mesmo tempo nos faz pensar e refletir. Uma vergonha que tenha demorado tanto para eu ler um livro do Fernando Sabino mas adorei a escrita possivelmente eu vou ler mais livros dele .

????????

Michelle Cristiane de Carvalho 16/03/2023

O menino no espelho
"Desde criança ele já achava que a verdade está muito além da realidade. [...] os olhos deviam enxergar mil quilômetros e ver através das paredes; ou ouvidos deviam ouvir além da barreira do som."

"O menino no espelho" foi o livro sugerido para os alunos do 8° ano. Sinceramente, achei o livro chato e cansativo.