Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

Karol 11/03/2022

Li por causa do vestibular, mas até que achei interessante. Me cativou deis do início, gosto de temas que aborda investigação criminal.

qudakness 20/03/2022

Uma janela em Copacabana
Que livro! O detetive Espinosa é um homem inseguro, que mal sabe se expressar, na mesma intensidade que é um delegado que faz o seu trabalho perfeitamente e está sempre atento aos mínimos detalhes. Não esperava que tivesse múltiplos pontos de vista, mas isso só contribuiu para que se tornasse intrigante a cada página. É um livro que você termina em um dia, caso o tenha livre, recomendo demais.

saraiva 27/12/2021

UERJ tirou onda
li por causa do vestibular de 2022 e nossa, a UERJ acertou em cheio!

um livro que prende, com o enredo muito bom e mesmo que a vida dos personagens seja parada, o livro é bem fluido e não tem nada de maçante. é realmente o melhor livro que poderiam ter escolhido, ao meu ver - que sou amante do gênero policial -, obrigada a todos que votaram bem kkkkkkk

é um livro bem fora do padrão, onde o problema está dentro da própria polícia, e demonstra bem como um esquema corrupto pode funcionar e afetar lugares que supostamente não deveriam. além do mais, possui uma solução inteligente, simples e fora da caixa. com certeza vou comprar pra ter na minha estante, e planejo ler outras histórias do autor!

isa 16/02/2022

o que falar deste livro???
uma linguagem fácil e um enredo que faz a gente querer devorar o livro todo de uma vez.
fiquei muito ansiosa pra saber o desfecho desse romance policial.
Li esse livro por causa da Uerj e acho que o tema da redação vai tá relacionado à corrupção dentro da corporação ou sobre a ética e imoralidade.
boa escolha da Uerj, livro tranquilo e com muita crítica social.

?sem policiais como você, a polícia não teria como se justificar e morreria como um organismo doente.?
caspaeletrica 16/02/2022minha estante
amg um dia me empreste please

Jennifer 12/03/2022

Li esse livro por conta do vestibular da UERJ mas só pelo gênero eu já sabia que ia gostar. Achei a história muito boa, muito bem pensada, todo o mistério envolvendo as mortes dos policiais deixou tudo mais legal. Fiquei feliz que eu descobri quem era o assassino beeem antes da conclusão final (primeira vez que eu acerto).

Sosso 29/03/2023

Uma janela em copacabana
Um livro que nao esperava ser bom e realmente me surpreendeu por ser um suspense muito bem trabalho com personagens cativantes e que te prendem até o último segundo

Camila.Bortolatto 30/01/2022

muito bom, uma leitura levinha e divertida, mas com uma trama MUITO bem construída e críticas pontuais.

me surpreendi com a revelação, porque suspeitei de todos menos a tal pessoa; mesmo assim, diferente de outros livros do gênero, todos os pontos se conectaram sem precisar de uma puta explicação

zamolodchikova 04/02/2022

Uma Janela em Copacabana
Li o livro por conta do vestibular da UERJ, eu não esperava nada desse livro além de temáticas para a redação. Porém, eu fui surpreendida por um romance policial que, ao meu ver, não é clichê, afinal não passamos o livro inteiro focando apenas no investigador, nós temos outras perspectivas durante a leitura que enriquecem a obra e dão continuidade à história. Uma das coisas que eu mais gostei foi o sentimento de incerteza que vai do início ao fim do livro, nunca sabemos de fato se o que descobrimos é verdade, já que tudo não passa de suposições que não tem nenhuma comprovação ou evidência. Eu passei o livro inteiro imaginando quem poderia ser o assassino e não cheguei nem perto de quem era o assassino, eu fiquei totalmente surpreendida em relação ao final. A única coisa que me incomodou no livro (a ponto de eu não dar 5 estrelas) foi a falta de descrição, eu tinha dificuldade de imaginar como certos personagens eram por falta de descrição ou até mesmo dos lugares, só consegui imaginar mais ou menos porque era no RJ. Acho que o livro que aborda muito mais do que violência e corrupção, ele aborda o papel feminino e como ele é subestimado, aborda a incompetência da polícia e a impunidade de crimes que é muito comum no Brasil, entre outras temáticas, por isso se você leu para a uerj sugiro que reflita um pouco mais sobre a obra do que simplesmente: corrupção.

Literatura Policial 12/10/2015

Não me lembro de ter lido diálogos tão bem construídos
Adepto de refeições rápidas e morador do bairro do Peixoto, Espinosa nos passa a impressão de um homem calejado e objetivo, sozinho e de vida tranquila. Após o “assassinato em série” de alguns policiais na zona sul do Rio de Janeiro, um clima de medo e desconfiança recai sobre as delegacias de polícia e cabe ao Delegado Espinosa recrutar companheiros fiéis para conduzir uma investigação sigilosa e cercada de perigos.

Durante pouco mais de duzentas páginas, não temos uma narrativa alucinante ou em clima de suspense constante. Pelo contrário, encontramos uma escrita elegante, com toques de ironia, humor e objetividade tipicamente atribuída ao masculino. Convivemos com Espinosa em sua rotina, nos trajetos a pé de seu apartamento até a delegacia, nos momentos de isolamento em seu reduto e na intimidade com suas mulheres.

Não me lembro de ter lido diálogos tão bem construídos como li neste romance, que ao mesmo tempo me envolviam por sua simplicidade e seriedade, e me faziam também rir sozinho. É possível captar a essência de cada personagem, por mais curtas que sejam suas aparições e imaginar todo o universo envolvido. Poderia ler mais quatrocentas páginas de conversas entre os detetives Ramiro, Welber, Artur e o Delegado Espinosa.

Esse é um daqueles livros que ao chegarmos ao final, queremos voltar a diversos trechos e ler de uma forma diferente, agora que sabemos o que realmente se passou. Excelente leitura.

site: http://literaturapolicial.com/2015/10/12/uma-janela-em-copacabana-de-luiz-alfredo-garcia-roza/

Laisa.Mayrink 18/04/2022

Envolvente
Admito que li somente pela prova da UERJ, provavelmente não teria lido o livro se não fosse por isso, já que não é muito meu estilo (sou mais dos romances e fantasias). No entanto, o livro me surpreendeu com sua narrativa envolvente. A história é boa e te deixa muito curiosa pra saber quem é o assassino dos policiais (inclusive, se eu já não tivesse tomado spoiler de quem era antes de ler, ficaria super chocada com a revelação). Além disso, traz ótimas críticas sociais do Brasil, muito bom pra refletir sobre corrupção, falta de treinamento dos policiais brasileiros e outros problemas de nosso país. Tirei uma estrela e meia pelo fato de ter ficado um pouco irritada com o final (apesar de ter sido bem realista, infelizmente).

Clara 09/03/2022

Final péssimo! ouvi falar tão bem desse livro mas em nenhum momento a leitura me prendeu nem senti vontade de continuar, só terminei porque preciso ler pra prova da uerj se não tinha largado

Liz 25/01/2022

Surpreendente
Comecei a ler com intuito de me preparar para o vestibular da UERJ, mas me apaixonei! A narrativa é leve e te deixa curioso e cada vez mais intrigado pra entender essa história tão cheia de lacunas. Além de esmiuçar outros temas como corrupção, traição, solidão, preconceito e sempre mostrando dois lados da moeda. O final nos surpreende com um desfecho nem tão fechado assim, a conclusão de fato fica na nossa imaginação.