Uma janela em Copacabana

comprido 27/09/2021minha estante
isso não é spoller!

byaanne 19/03/2022

A corrida do vestibular
Tentei, por diversas vezes, ler esse livro, mas eu simplesme não conseguia compreendê-lo e achá-lo atrativo, mas tive que realizar essa leitura para um vestibular e acabei me surpreendendo.

É o meu primeiro romance policial e fiquei bem satisfeita com a construção da história, das personagens e da ambientação do lugar, eu realmente me senti fazendo um "tour" por Copacabana.

A história é boa, às vezes um pouco confusa, chata, fria, porém é bem estruturada. E há partes que prendem muito a sua atenção.

Comecei a leitura pensando que ia odiar e leria a obra apenas por obrigação, porém devo confessar que mudei de opinião sobre o livro. E o final foi surpreendente, ainda que tenha deixado um pouco a desejar.

Jansen 18/10/2015

Deve ser muito agradável, por outras razões, para quem mora no Rio. Como lá vivi um período, aquela parte de Copacabana, Av. Atlântica, Barata Ribeiro, Leme etc., eu conheci.
Um romance bem escrito. Seu personagem, de vários livros é muito bem definido, o Delega do Espinosa.
Um policial sério, que tem seus problemas existenciais e sentimentais mas preservando sua idoneidade como policial. Nesse livro tem que por a prova sua meta básica, pois vai lutar com uma grande parte podre da corporação. O fim nos deixa um tanto quanto frustados, pois na verdade, sempre esperamos algo concreto, o que não acontece. Mas sim o real. Grande parte dos casos, no mundo real, devem terminar resolvidos mas indefinidos. Lendo você vai entender.

Ray 14/03/2022

Surpreendente
No início a leitura me foi cansativa mas com o passar dos capítulos estava cada vez mais apegada a história, nunca tinha lido um romance policial e gostei bastante de o meu primeiro ser um nacional, li com o propósito de fazer a prova da UERJ mas acabei gostando e com certeza lerei mais do autor e do gênero futuramente.
E o final foi surpreendente

alvessrosilaine 19/03/2022

Eu já tinha lido O Seminarista do Rubem Fonseca que é também um ótimo romance policial.
Mas fui surpreendida por esse completamente do início ao fim, você nunca sabe se aquilo é realmente verdade sempre há uma dúvida em relação aos fatos, até os próprios personagens chegam a duvidar de si mesmo. É realmente um romance muito diferente dos demais. Eu não conhecia o Luiz Alfredo Garcia-Roza, mais gostei muito dessa pegada psicológica com romance. Já estou a trás dos outros livros onde tem o Espinosa, gostei muito dele e das falas dele.
Sei que muitas pessoas vão ler tanto achar um culpado.
Obrigada, UERJ!
Por me a apresentar esse romance incrível ?

julinha476 26/10/2021

resenha completa no meu instagram ?
Comecei esse livro sem criar expectativas e fui completamente surpreendida. Garcia- Roza tem uma escrita fluída, a história toma seu rumo e você não consegue mais parar de ler!

Espinosa, morador do bairro Peixoto e detetive da 12°DP em Copacabana inicia a investigação de três assassinatos, onde os mortos são policiais com suspeita de fazer parte da chamada ?banda podre da polícia?.

Lucas de Castro 24/11/2021

Trama intrigante que segue sem pressa a um final coeso.
O livro tem uma linguagem bem acessível e detalhada. Esperava um pouco mais de ação e correria na história, até pela rápida sucessão de fatos nos momentos iniciais, mas o livro se presta a um desenvolvimento diferente. Gostei do personagens e das descrições ambientes, apesar de algumas relações um pouco fantasiosas. Uma janela de copacabana entretem e entrega um final coerente e instigante.

NicholasJade 12/03/2022

O crime compensa
Confesso que só vim conhecer ?Uma janela em Copacabana? graças ao vestibular da UERJ, e de certa forma foi uma leitura que me agradou bastante. O fato de se passar no Rio de Janeiro, em ruas conhecidas e mencionando locais reais que podemos visitar me encantou bastante.
A narrativa me prendeu, mas o final me decepcionou um pouco. Afinal, possuímos uma resposta, mas não uma solução. No fim, o autor fugiu da ficção para a realidade, e a realidade no Rio de Janeiro de 2001 não mudou 21 anos depois: briga de miliciano é caso arquivado.
Apesar da leve frustração pela narrativa se assemelhar aos desenrolares dos jornais, e do incômodo com o uso de um termo transfóbico no texto, eu achei que o livro atendeu sua premissa muito bem.
Há poucas narrativas noir nacionais, e estou muito mais curioso para ver como a UERJ vai trabalhar com o livro.

sam 14/12/2021

muito bom, escrita envolvente.
comecei a ler por causa da uerj mas não pensei que ia gostar tanto, o final me surpreendeu, nunca cheguei a suspeitar dessa pessoa.

Ana Luiza 13/01/2022

Um suspense na cidade maravilhosa
A uerj arrasou na escolha do livro, fico feliz de ter sido obrigada a lê-lo, pq se não fosse pela prova n teria tido a oportunidade de conhecer esse livro que é muito bem escrito e divertido de ler, com uma trama muito bem desenvolvida e amarrada e um final surpreendente, vale muito a pena ler esse livro e foi um prazer conhecer esse autor

Yasmine 17/01/2022

Valeu UERJ!
Não conhecia o livro, então, se não fosse pela UERJ eu nunca teria lido o mesmo.
O início foi bem chatinho mas conforme a história foi se desenvolvendo eu passei a gostar demais do livro.

O final me surpreendeu pra caramba!
Agora tá na hora de dissecar esse livro mais profundamente e se preparar para o vestibular.

mari 24/01/2022

[*****] que doidera, o livro é bem legal até, superou bastante as minhas expectativas, me sinto lerda por não ter previsto o final

Madu_002 18/01/2022

Comecei a ler pela uerj e confesso que não dei nada por ele, porém é muito gostosinho de ler e facilmente usaria pra me tirar de ressacas literárias. É um livro muito envolvente e faz você ficar ali o tempo inteiro pensando em possíveis assassinos. O final meio inconclusivo me deu certo nervoso, confesso, mas não tira o mérito. Livro muito bem escrito e fluido. Super aconselho!

Ana Bellot 22/01/2022

Rio de Janeiro em uma ótima versão
Sou fã de literatura policial, noir e rio de janeiro. Encontrei meus 3 deleites em um só livro. Adorei. A forma com que a história é conduzida, a forma como somos instigados a ir descobrindo os fatos, os detalhes do Rio tão reais (eu já morei em Copacabana por um curto periodo de tempo). Vale muito a pena a leitura!!