Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

Juju 23/01/2022

Melhor do que eu esperava
Começo a resenha dizendo o mesmo do título: fui positivamente surpreendida pela leitura.
"Uma janela em Copacabana" é um livro de investigação policial que tem Espinosa como personagem principal.
Ao longo da trama, vamos acompanhando suas investidas para descobrir os crimes que ocorreram enquanto ele é delegado responsável.

Como dito no título da obra, o livro é todo ambientado no Rio de Janeiro, o que deixa os cariocas mais familiarizados com os locais e ajuda na percepção dos espaços (sou carioca, mas não da cidade, o que me fez ficar um pouco perdida em relação aos nomes das ruas).

O que me deixou positivamente surpresa é a fluidez da leitura e em como, alguns momentos, vemos Espinosa divagando em seus pensamentos em relação à sua profissão como policial. Fiquei bastante presa até o final.

Infelizmente, senti que alguns desses questionamentos ficaram surperficiais durante a narrativa, podendo aprofundar mais não só na mente do delegado como numa das questões do livro, que é a corrupção das instituições (isso está na sinopse).

De todo modo, vale a pena a leitura.

anna 23/01/2022

+1 plot twist
Plot esse que não foi confirmado né mas o que tudo indica é que seja a verdade mesmo. Não aguento mais ler livros com finais abertos, que agonia que me dá :') mas foi uma leitura muito boa, nunca tinha lido um romance policial e gostei da experiência, apesar de ser um livro que o vestibular me obrigou a comprar, eles escolheram bem esse ano. Obrigada UERJ!

Ramon.Christ 28/01/2022

Quem é Agatha Christie?
Brincadeiras a parte - sou apaixonado em Agatha Christie - o livro é realmente surpreendente para o gênero! Meu primeiro contato com o autor e, ainda mais, com romance policial nacional e não poderia estar mais feliz.
Garcia Roza usa da geografia do Rio de Janeiro de forma demasiada e essa característica traz aproximação ao leitor. Assim, o cotidiano da cidade também é exponenciado, mostrando uma atmosfera humanizada e um tanto particular.
A linguagem é leve e a leitura fluida, convidando o leitor ao teor psicológico do livro de forma mais intensa. Aliás, o psicanalítico construído no livro - por meio dos pensamentos/ações das personagens, sobretudo, do delegado Espinosa - é profissional, é contundente.
Além disso, as problemáticas trabalhadas na obra são de suma importância para entender o jogo político/econômico/social existente no Brasil que, usufrui constantemente de cargos simbólicos como justificativas ao poder corrupto.
Por fim, levando em consideração o gênero e o que se propõem o tal, a finalização do livro é redonda, tendo um final palpável e inteiramente real. Não o considero como um "plot twist", na realidade, muito longe disso!

ismagalhães 10/02/2022

passei o livro todo tentando adivinhar quem era o culpado e terminei o livro me sentindo uma palhaça.

muito bom o livro! recomendo.

theogf 01/03/2022

n é o gênero que eu costumo ler, foi legal ver o desenrolar e como o autor ia resolver o problema, mas eu n leria se n fosse pelo vestibular
theogf 01/03/2022minha estante
ainda n superei a morte d* *

Noany0 16/03/2022

normal
Li esse livro por conta do vestibular da UERJ e achei normal, no sentido de que não é nada super surpreendente mas tbm não é ruim;
O livro é dividido em 4 partes, porém a primeira parte é bem monótona e eu particularmente demorei um tempo para pegar um gosto a continuar lendo, provavelmente se fosse uma leitura pessoal, eu largaria, apesar de que o desenvolvimento começa a melhorar a partir da segunda parte;
Quanto a escrita, tem pontos bons e ruins, por ser muito poético é interessante e descreve muitos cenários do RJ, mas ao mesmo tempo, essa descrição pode ser demasiada e é justamente o que traz um certo tédio na narrativa;
Nenhum dos personagens é sensacional, nem da tempo de se apegar a eles;
A história não termina com um desfecho concreto mas dá a entender uma ?conclusão?, nada surpreendente, tem indícios do q vai acontecer bem antes, se prestar atenção;
Acredito que faz bastante uma crítica à questão da corrupção, no caso dentro do departamento policial e governamental;
É isso, no fim das contas é válido e o livro é normal.

Anaju 18/03/2022

Sono
Não sei se já senti tanto sono ao ler um livro quanto quando li esse. Terminei nas coxas pra prova da uerj, pqp.
freitas.freire 18/03/2022minha estante
vsf ate agr dou 3,5 to achando interessanfe

Vivianne19 19/03/2022

Esse livro me lembrou muito Law e order, o processo de investigação e que qualquer um pode ser suspeito, mas também me lembra muito as novelas da década de 2000 da globo, tipo mulheres apaixonadas, por causa de toda a trama vivida na zona sul.
O livro pode até ser cansativo por ter muita descrição (em parte me lembrou os livros clássico da literatura brasileira, se não tivesse os aparatos tecnológicos, se passaria fácil por um desses clássicos). Os personagens não são apegáveis, alguém são até chatos, mas a história realmente não foi feita para se apegar a alguém, até porque ela pode nem estar mais nas próximas páginas. A leitura para mim foi ok, consegui devorar em 4 dias (depois de anos de ressaca literária) e li para ajudar um parente no vestibular da uerj.
Para quem gosta do gênero, recomendo.

_Mi 20/03/2022

"Certeza não é vedade"
Uma janela em Copacabana é um livro policial bem peculiar tanto por conta de questões levantadas, que vão além do crime e sua resolução, como pelo seu final que foge ao esperado para o gênero.
Além disso, é bem interessante a discussão levantada sobre o que seria a verdade e em que a justiça deve se pautar. Por tudo isso, sem dúvidas é um livro que vale ser lido por amantes do estilo, bem como por leitores que gostam que personagens bem construídos.

Sofia 11/08/2022

Uma janela em Copacabana
Um livro simplesmente incrível... Quando comecei a ler eu achei que iria odiar!!! Eu fiquei a cada página mais apaixonada pela maneira que o escritor "brinca" com as palavras e com os personagens.
Quase na metade do livro eu já tinha certeza do que tinha acontecido mas no final eu fiquei em choque, como que uma situação que era clara não ocorreu?? Sério... É um livro policial incrível!!! Quem estiver na dúvida do que ler ou em uma ressaca literária eu SUPER indico esse lindinho aqui!!

livroswmaria 16/08/2022

Um crime com vista para o mar
A obra de Luiz Garcia-Roza, Uma janela em Copacabana, foi publicada em outubro de 2001. Logo, mesmo que o livro tenha sido lançado há duas
décadas, ele é extremamente atual e relevante, retratando de maneira única o cenário carioca.
O romance contra a historia do delegado Espinosa, personagem presente em diversos outros trabalhos do autor. Tal figura, muito bem desenvolvida, se depara com um caso muito complexo que o faz questionar tudo e todos. A narrativa retrata a corrupção no cenário policial, e conta a historia de como três policiais envolvidos em lavagem de dinheiro acabaram mortos.
Após muitas revira-voltas, Roza nos deixa perplexos ao
revelar que o culpado dos assassinatos era alguem que
sempre esteve presente no livro. A imagem do assassino foi delicadamente construída para que nenhum leitor ousasse imagina-lo como vilão.
Além disso, o espaço no qual a obra se passa a
torna única. Assim como em muitos dos trabalho de Raphael Montes, ele se desenvolve na capital do Rio de janeiro. E também, o cuidado do autor de especificar as ruas e os estabelecimentos citados no livro, o torna muto completo.
Portanto, a leitura é altamente recomendada, sobretudo para cariocas amantes de suspense.
Além de intrigante, o livro é deveras bem-construído e atual. Assim, não passe mais um dia sem ler esse romance, pode ser o seu último.

Beatriz 16/11/2022

É surprendente...
como eu esqueci rápido dessa história. Esse foi mais um dos livros que a escola me obrigou a ler. Normalmente, para o bem ou para o mal, tenho ótima memória para livros, tanto nos detalhes quanto na história principal, mas esse eu quase não lembro do enredo. Entretanto lembro que não gostei do livro, ele não tem alma, sabe aquilo que te faz se apegar a história, aos personagens e ficar empolgado com final ao mesmo tempo que não quer que acabe. Enfim ele não tem isso, é o único livro de história policial que o fim pouco me interessou. Juntando esses fatos só posso dizer que o livro é esquecível.