Inventei você?

Inventei você? Francesca Zappia

Resenhas -

Elisa130 27/04/2024

Gostei bastante.
Não tenho muito o que dizer, o livro é bem legal de se ler e a protagonista, Alex, era interessante. Fiquei o livro todo duvidando de tudo que ela interagia kkkk.

Não levou 5 estrelas porque a autora resumiu a esquizofrenia apenas a alucinações, sendo que os sintomas não são só esses.

Jacqueline Marinzeck 30/08/2023

Amei. E nem tudo é esquizofrenia
Amei essa leitura. Demorei dois dias, apenas. Uma escrita leve e harmoniosa, capítulos curtos.
Não fala somente de esquizofrenia, mas traz de forma floreada a tentativa da personagem de se adaptar a uma vida social sem muitos transtornos. Tem romance adolescente e algumas surpresinhas que encantam.
Vale a pena ?

unload_wind 24/07/2023

Gostei muito do livro e da Alex.
O único problema pra mim foi que em momentos onde acontecia alguma coisa importante ou o plot, a descrição foi muito confusa e bagunçada.

Carol 04/05/2023

O que você amava quando criança vai amar para sempre.?
Comecei o livro um pouco relutante. Não estava muito confiante, pois nunca tinha lido sobre o tema: esquizofrenia.
Vamos lá: o livro é ótimo, a leitura é fluida, a história é bem montada.
Senti falta de um aprofundamento sobre o diagnóstico da Alex, quando ocorreu e porque.
Senti falta também do aprofundamento dos personagens. Acho que o único que foi explorado, foi o Miles e bem mais ou menos.
Você não tem noção do tempo na história. Eu me senti dentro de um "filme" onde os fatos só vão acontecendo e é isto.
Queria um final mais elaborado também.
Enfim, tirando isso, a temática é super interessante e o livro também.

"? Escolha alguém ? eu disse.
? Quê? Sorri.
? Escolha alguém. Ele hesitou, depois retribuiu o sorriso.
? Certo. Pronto.
? Você está morto?
? Você é homem?
? Não.
? Você vive em um país estrangeiro?
? Não.
Mulher, viva, dos Estados Unidos. Talvez ele não tivesse escolhido algo obscuro.
? Você tem alguma coisa a ver com a East Shoal? ? perguntei.
? Sim.
Ele balançou a cabeça.
Fiz uma careta.
? A Theo?
? Não.
? Bom, se você não é nenhum delas, teria que ser eu.
Ele piscou.
? Sou eu? ? perguntei.
? Não consegui pensar em mais ninguém"

Danniki 21/04/2023

Leitura perfeita para sair da ressaca literária
Tenho certeza que eu namorava com a capa do livro desde seu lançamento, em 2017. Eu sou apaixonade por aquarela e a garota com guarda-chuva me chamou muito atenção, e não só isso, o título também. Fiquei anos pensando como seria a história e se foi uma invenção mesmo ou não, e finalmente decidi ler ‘Inventei você?’ quando vi no catálogo do Kindle Unlimited!

A leitura surgiu no momento certo, pois eu estava encarando a ressaca literária e para não perder o hábito de ler - dica de uma seguidora minha, a quem eu sigo também -, comecei a ler! O livro é perfeito do começo até o fim!

Eu simplesmente apaixonei pela protagonista, Alex, que é esquizofrênica, e foi interessante conhecer a paranoica sem encontrar nada de capacitismo na escrita.

Alex é diagnosticada aos 7 anos e tem que lidar com isso tirando fotos para assim confirmar se é alucinação ou real. No último ano do ensino médio, ela encontra um garoto de olhos azuis, que a faz questionar se seria o mesmo menino de quando ela era criança, com quem fez amizade rápida em um mercado e perdeu contato a partir daquele momento. O garoto se chama Miles, e ele é considerado como babaca por não possuir sentimentos, mas depois a gente o conhece melhor e ficamos na torcida por um possível amor…

Sério! Eu shippei lindamente pela Alex com Miles! E se no final eles ficarem juntos? Eu não sei, só lendo para saber!

Alex não só usa a câmera para conseguir discernir a realidade da ilusão, ela usa a bola mágica, que fazemos perguntas e recebemos respostas improváveis, e ela só confia na sua irmã mais nova e tem boa relação com o pai, que é ausente por causa da sua profissão: arqueologia. Mas não mantém relação agradável com a mãe e é aqui que quero abordar a importância de quando temos parente, amigo ou conhecido que seja pessoa com deficiência e/ou neurodivergente (esquizofrenia). Eu sou surda e passei, e ainda passo por momentos capacitistas com minha família, com colegas dos trabalhos e em outros lugares onde as pessoas me conhecem ou supostamente conhecem, mas sabe da minha deficiência auditiva. São tantos gatilhos que há chance maior que nós, PcDs e Neurodivergentes, tenhamos depressão e tendência suicida. O peso de viver numa sociedade que não nos entende, basta que os íntimos não sejam essas pessoas que atiram gatilhos na gente, sabe? É preciso ter empatia e vontade de ter interesse em nos entender, nos perguntar como queremos ser tratados e no que podem nos ajudar. A gente é independente, mas precisamos de ajuda, amor e respeito também.

Voltando para o livro, além de eu ter ficado com muita raiva da mãe da protagonista, eu chorei muito com o plot twist! Não era algo que eu esperava e não percebi que havia algo de errado, e tenho certeza de que você vai gostar muito da leitura!

Eu só tenho elogio a autora, e estou inconformade que não há tradução dos outros livros dela!

Para finalizar, eu acho que o livro não tem erros, exceto pela ‘criado-mudo’. De resto, nota de 0 a 5, eu dou 4,5!

site: https://www.instagram.com/autore.danniki

Rosoha 12/04/2023

O que é real?
"Inventei você?"
O que é real? O que é ilusão?
Tudo é fruto da minha imaginação?

Alex mudou de escola e tenta viver um final de ensino médio normal, trabalhar na lanchonete a noite e entrar na faculdade.
Enquanto tenta esconder de todos a sua doença, ela luta para diferenciar o real das alucinações, luta para descobrir se Miles e olhos azuis são a mesma pessoa, ou tudo não passou de frutos da sua imaginação.

Enemies to love? Hate to love?
Seja qual for a categoria em que o livro se encaixa, ele é incrível.
Esse livro me fez ter outra visão de mundo, eu acompanhava o desenvolvimento do casal, surtando e chorando junto com eles, gritando para o mundo o quanto eles eram imperfeitamente perfeitos.

O livro não foca apenas no romance, ele tem pontos de mistério, suspense, uma pitadinha de drama. Ele faz você questionar o que é real, e desejar fazer parte do clube de recreação dos delinquentes, só para jogar 20 perguntas e reclamar dos jogos de vôlei.

O livro em si, seria um 4 estrelas e favorito, está no mesmo nível dos outros que eu amei e não consegui dormir enquanto não terminei de ler.
Mas eu tive um choque ao perceber que tinha feito 168 marcações em suas páginas!
São tantas palavras que não conhecia que eu me questionei se estava lendo um romance ou um dicionário. Várias vezes eu pensei ter descoberto tudo, para depois perceber que não sabia de nada.
E claro, páginas inteiras grifadas, páginas que li e reli, surtando com cada palavra escrita.
Então ele ganhou um cantinho no meu coração e meia estrela a mais de consideração.

Odeio admitir isso, mas eu sou lerda, e esse livro me fez perceber a intensidade disso, ele brincou com minha cabeça e meu cérebro não acompanhava para saber o que era real ou não, então sim, eu acreditei em tudo que estava escrito, acreditei até mesmo na fênix vermelha que voava pelas ruas da cidade e a protagonista insistia em dizer que era uma alucinação.

Esse livro é incrível e todos deveriam ler!

Bárbara Lis 11/02/2023

O peso de duvidar de si mesma
Tudo o que sabia de antemão sobre essa história era que a protagonista tinha esquizofrenia. Devo começar dizendo que eu não consigo mais me envolver tanto com livros cujas histórias se passam no colégio. Então, talvez a experiência de leitura seja melhor para quem ainda consegue se conectar com esse tipo de enredo. Mas eu entendo o porquê da autora ter escolhido desenvolver a história nesse período, a esquizofrenia geralmente é diagnosticada no início da adolescência, lá pelos 13 anos.

Como é de se esperar, a leitura é bastante tranquila, mesmo assim tinha momentos em que se arrastava. Durante boa parte do tempo me solidarizei com Alexsandra, fiquei pensando o quanto deve ser difícil estar sempre duvidando de si mesma, tentando distinguir aquilo que é real e o que é imaginário, tendo que se valer da fotografia para ajudá-la nesse processo. Além de lidar com o monitoramento de sua mãe, a preocupação com a possibilidade que os outros saibam de sua condição e a ameaça iminente de ser internada num hospital psiquiátrico.

Com certeza a parte mais interessante da história foi uma revelação feita já próximo ao fim, sobre a Charlie, a irmã caçula de Alex. O mistério envolvendo o diretor da escola e a queda do placar há anos não me despertou o menor entusiasmo.

No mais, posso dizer que é válido se aventurar nesse livro pela oportunidade de se colocar no lugar de uma pessoa com esquizofrenia, por mais raso que essa experiência seja diante da realidade vivida por essas pessoas.

Kazane 14/01/2023

Livros com a temática da esquizofrenia não são fáceis
Como não sabemos o que de fato é ilusão ou verdade, a história é pesada, flui de forma demorada. Achei meio cansativa, ainda assim, li tudinho, foi ok !

Rita 12/01/2023

Esse foi o livro que fez com que eu me apaixonasse por livros. Eu amo tudo nele, os personagens, os diálogos, as reviravoltas, as descobertas e, principalmente, Alex.

bia 11/01/2023

eu não tenho palavras pra esse livro
o título dessa resenha é 100% verdadeiro, eu comecei a ler esse sem esperança nenhuma, apenas pq minha professora tinha comentado sobre ele e NOSSA esse livro é tão tão tão tão bom que eu nem sei como explicar. ele me prendeu do início ao fim, eu nem percebia o tempo passando enquanto lia ele, tanto que sem nem me ligar eu virei uma noite inteira lendo ele. esse é livro com uma pegada de mistério, romance, aventura e de tudo mais um pouco, trata de temas muito importantes. as reviravoltas são as melhores coisas do universo, quando eu descobria que algo não era real a minha mente simplesmente explodia, todos deveriam ler esse livro, não só foi um 5 estrelas como também favoritado, com certeza vou sair indicando por aí igual uma doida

juliamonteiro 29/12/2022

N sei explicar
N sei explicar oq senti lendo esse livro, acho q n é mto o meu tipo e n gostei mto, só q msm assim a história me prendeu e a leitura fluiu

Fab 26/12/2022

Nesse livro, narrado por Alex, uma adolescente com esquizofrenia, não sabemos o que é real ou não. Tentando superar seu diagnóstico e viver uma vida normal, Alex passa o livro todo tentando desvendar o que está acontecendo a cada segundo e, ao longo das páginas conseguimos sentir sua aflição ao tentar descobrir se cada pequeno acontecimento é real ou não. Um livro surpreendente, interessante e que merece ser lido.

smbdouthere007 14/09/2022

Inventei Você?
É um livro super cativante, com personagens MARAVILHOSOS, a história é pfta, o plot e fantástico, esse livro em si é incrível, a escrita é fluida, amei