Inventei você?

Inventei você? Francesca Zappia

Resenhas -

@ka_and_books 07/07/2021

Isso é real ou é minha imaginação?
O que você faria se fosse diagnosticado (a) com esquizofrenia aos 13 anos de idade? É isso que acontece com a nossa personagem, Alex.

Alex ou Lexie, é uma garota de cabelos ruivos que vê a vida de uma forma diferente das demais pessoas, isso devido a sua esquizofrenia. Ela precisa de uma câmera para tirar fotos das coisas que considera suspeitas. Após um tempo, se o objeto ou seja lá o que for que apareceu na foto não sumir, ela sabe que é real, e não uma invenção da sua cabeça.

Apesar de Alex tomar medicamentos controlados, ás vezes é difícil distinguir as coisas. Quando era pequena, com cerca de 7 anos, foi a uma loja com sua mãe. Ao ver uma caixa de vidro com lagostas presas, Alex sentiu que precisava salvá-las, e resolveu resgatar todas elas. Quando se aproximou do vidro, viu um garotinho que aparentava ter a mesma idade que ela. O menino tinha os olhos mais azuis e mais bonitos que Alex já tinha visto, e perguntou a ele se podiam ser amigos, ele concordou de imediato.

Olhos azuis ajudou Alex a subir na peça de vidro, mas sua mãe logo viu o que a menina estava fazendo e a puxou correndo de lá. Ela nunca mais viu olhos azuis, e não sabia mais se ele era real ou algo inventado por sua cabeça.

Agora Alex está no ensino médio e precisa enfrentar todas as dificuldades que aparecem em seu caminho. Ela não quer que ninguém saiba da sua doença, porque as pessoas são más e preconceituosas, e quase nunca entendem os problemas das outras.

"Inventei você?" é um livro muito fofo e emocionante, se tornou um dos meus favoritos da vida. Quase chorei durante a leitura e me apeguei muito à Alex, ao Miles e à Charlie. É um livro que me tocou muito, e além de tudo trata sobre um assunto que não costumamos falar muito: doenças mentais e o preconceito relacionado a elas enraizado em nós pela sociedade.
Thais645 07/07/2021minha estante
Que resenha maravilhosa. Deu vontade grande de ler esse livro!

@ka_and_books 07/07/2021minha estante
@Thais Obrigadaa? Acho que vai gostar do livro!

Gustavo | @guh_santtoos 07/07/2021minha estante
Quando eu digo que vc escreve super bem, Karol não acredita... ?

@ka_and_books 07/07/2021minha estante
@Gustavo só não escrevo melhor que você... mas quem sabe praticando ?? Obgda

AllineP 20/06/2021

Valeu a pena :)
Foi bom não julgar o livro pela capa. Estava com medo de ser bobinho ou mal escrito, porém não foi meesmo. Me surpreendi positivamente!

É bem escrito, me envolvi com os personagens, me interessei pela história. Torci pras coisas se resolverem, fiquei com o coração quentinho quando nossos protagonistas estavam felizes... não conseguia largar o livro.

Gostei como foi trabalhada a questão da esquizofrenia.. mas me pareceu que o tema ficou muito na superfície. Acho que essa questão de doenças mentais e emocionais poderia ter sido um pouco mais desenvolvida pra quebrar alguns preconceitos e tabus, sabe?

Fiquei querendo um pouco mais do final também... Queria ler mais sobre o Miles e a vida dele... Queria saber o que a Alex planejou pro futuro e como ficou o relacionamento com os pais dela...

No geralzão, valeu a pena sim. Gostei ^-^

maria16140 21/02/2022

você é real?
Adoro julgar livros e a premissa desse fazia parecê-lo tudo de bom, mas a capa... mesmo assim eliminei meus preconceitos e dei uma chance! Adivinhem? foi aquele tipo de livro "prometeu nada, entregou tudo" e QUE LIVRO SENSACIONAL.

A todo tempo eu não sabia o que era real e o que era ilusão da cabeça da Alex, nossa protagonista. em alguns momentos isso me aflingia, confesso. Mas, para mim, foi o mais legal do livro. Amei os personagens (principalmente o Miles e seu desenvolvimento) e os plots (de 80% do livro pro final, chega meu coração acelerou).

Nunca tinha lido nada dessa autora e nenhum livro com protagonista esquizofrênica, e olha... foi uma experiência e tanto! Com certeza recomendo para todos! Mas cuidado com os gatilhos...

"Dizem que adolescentes pensam ser imortais, e eu concordo. Mas acho que existe uma diferença entre pensar que é imortal e saber que pode sobreviver. Pensar que se é imortal leva à arrogância, a pensar que você merece o melhor. Sobreviver significa ter o pior jogado na sua cara e, ainda assim, ser capaz de seguir em frente. Significa se esforçar pelo que você mais quer, mesmo quando parece fora do seu alcance, mesmo quando tudo está trabalhando contra você. E aí, depois de ter sobrevivido, você supera. E você vive."

"James Baldwin disse: 'A 203 destacadores criação mais perigosa de qualquer sociedade é homem que não tem nada a perder.' "

"Um cheiro de coisa velha me atingiu, e percebi como o quarto de Miles tinha o cheiro dele: sabonete de menta e massa folhada"

"-Basorexia - ele murmurou. - saúde.
ele riu - é um desejo irresistível de beijar."

"As pessoas se comunicam surpreendentemente bem quando estão com medo, só não comunicam as coisas certas."

"-Todo mundo é interessante se a gente prestar atenção por tempo suficiente."

viana 12/01/2021

a minha opinião se torna desnecessária sobre esse livro. Seria egoísmo meu de não dar 5 estrelas e futuramente em alguma hipótese impedir alguém de ler essa obra por estradas 4,5 por exemplo.

Em alguns momentos eu me perdi, espero que tenha sido falta de atenção minha, foram coisas leves mas que me deram vontade de recomeçar.

Essa ilusão sobre oque é realmente real me feriu o livro *inteiro*, eu queria confiar na lexi mas não era muito viável. Os personagens problemáticos como os pais dela não tiveram muito ênfase, apesar do livro se tratar da esquizofrenia dela, representa também outras coisas que se encaixaram tão bem que eu não tive reação, os pais do miles, o diretor, a ria todos eles foram simplismente uau. A construção é perfeita, o plot quase me desmaia, me apaguei a essa obra, li em 2 dias, foram duas ótima madrugadas, leitura leve mas ao mesmo tempo viciante.

Jacqueline Marinzeck 30/08/2023

Amei. E nem tudo é esquizofrenia
Amei essa leitura. Demorei dois dias, apenas. Uma escrita leve e harmoniosa, capítulos curtos.
Não fala somente de esquizofrenia, mas traz de forma floreada a tentativa da personagem de se adaptar a uma vida social sem muitos transtornos. Tem romance adolescente e algumas surpresinhas que encantam.
Vale a pena ?

Naty 29/12/2021

Inventei você?
Um livro maravilhoso do início ao fim, a história e maravilhosa, muito bem escrita e prende muito!! Já li ele duas vezes, não é nem um pouco cansativo, meu livro preferido.

Niedja.Julia 17/03/2021

Não sei o que falar depois desse plot twist. Mas sério, leiam. É muito interessante a forma como a esquizofrenia é abordada nesse livro e em como é possível ter fé na humanidade de que nem todo mundo é ruim.

liv 03/05/2021

vou superar nunca isso aqui
Leitura leve, apesar de abordar um tema sério, do jeito que a gente gosta. O livro me deixou meio ansiosa e preocupada por não saber onde daria essa história... é ótimo!!

readingab 13/06/2021

Viciante, surpreendente e uau
Eu descrevo ele assim. Não li normalmente, eu praticamente devorei.

São 5 estrelas merecidamente no meu ponto de vista.

A autora desenvolveu muito bem a esquizofrenia da Alex, de um modo que tive verdadeiramente a ilusão de que as coisas eram reais, quando na realidade não era. O relacionamento dela com o Miles foi perfeitamente construída.

Os plots são de você ficar "de boca aberta", e não tem nada perto do clichê. As coisas seguem fora do padrão mesmo, e são de livros assim que eu gosto. Posso destacar também alguns personagens problemáticos (se assim posso dizer), que não foi trabalhado muito bem pela autora.

Enfim, pra mim é um daqueles livros que você termina e se vê sem rumo na vida.
Leria novamente sem sombra de dúvidas, e indico com todo o meu ser.

Vi 31/01/2021

Enredo infantil mas narração cativante
Uma leitura na qual o narrador é esquisofrênico é a coisa mais intrigante e cativante que eu poderia imaginar.

Por mais que o enredo seja inteiramente infantil, o desenvolvimento das personagens e suas maneiras de lidar com a Alex são extremamente interessantes.

A abordagem do tema e do preconceito são bem feitas e quase tiram o peso da história muito fictícia e pouco atrativa (exceto pro público mais infantojuvenil).

Pela relação dela com a irmã e desenvolvimento da narrativa (alucinações), eu recomendaria o livro.

Kelinha 10/03/2022

Enfim, esse livro é INCRÍVEL, tem um desenvolvimento muito bom e a proposta do plot foi MTO bem escrita, e o final foi MTO surpreendente, uma leitura mto delicinha

obs: alex meu neném eu te amo ???

Laviniia.s 16/01/2021

Tão problemático...
Primeiro que esse livro não é uma boa representação do que é esquizofrenia e ainda bota isso de pano de fundo como algo pra tornar a Alex diferente, o que já é suficiente pra perder todas as estrelas.
Segundo que tem uma ?investigação? muito ruim também de pano de fundo e uma situação muuito pesada com uma personagem que não da em nada.
Terceiro que coisas relacionadas a Segunda Guerra devem ser tratadas com seriedade, e esse livro cita taaanto nazismo de uma forma banal.
Enfim, muitos assuntos importantes tratados de forma superficial em um livro de +400 páginas.
Acabei não me conectando com os personagens, com o romance e a história.

manuzinha19 27/09/2021

Não vou mentir que em boa parte do livro eu fiquei entediada, comecei a gostar mesmo quando estava em 55%. Assim, não sei se leria novamente, mas a história é muito legal.