Os Getka

Os Getka Leticia Wierzchowski

Resenhas -

Cyntia Chaves 10/05/2022

Não é o "livro do ano"
Os Getka, livro de Letícia Wierzchowski, foi bom como entretenimento, mas não me arrebatou.

Trata-se da história de Andrzej, um escritor que vem passando por uma fase de pouca criatividade e um divórcio.

Enquanto passa por esse difícil período, recorda eventos de sua infância, sobretudo na casa de praia de sua família, onde costumava passar as férias na companhia dos Getka, amigos poloneses dos seus pais que se hospedavam com eles, nos fundos da casa azul.

Entre memórias da infância e de um passado mais recente, a narrativa está centralizada na figura de Lylia Getka, por quem Andrzej nutria profundo amor desde os dez anos de idade.

A narrativa é cativante e bem escrita, mas a história em si não me prendeu tanto. É um drama leve que proporciona boas horas de leitura. É também a história daquilo que, por diversas razões, não realizamos. Planos que não implementamos; e assim a vida passa, deixando apenas as lembranças e as pegadas de alguns sonhos que queríamos realizar, mas não tivemos a força necessária.

Vale a pena, mas não é o "livro do ano".