Santo Guerreiro: Roma Invicta

Santo Guerreiro: Roma Invicta Eduardo Spohr

Resenhas - Santo Guerreiro

Marcelo Leite 20/05/2024

Uma viagem ao mundo antigo.
Caminhar nas regiões dominadas pelo Império Romano, ver de perto as intrigas pelo poder, acompanhar caravanas de mercadores, testemunhar conquistas militares, rituais religiosos adorando antigas divindades...

Essas experiências sem dúvidas são muito legais de vivenciar ao ler um bom romance histórico.

E Santos Guerreiro, primeiro volume de uma trilogia, Eduardo Spohr nos apresenta este tempo tão fascinante quanto violento. Onde os conflitos são pagos com sangue e a ganância com traição.

Ao mesmo tempo, nos insere na jornada do herói. A história de Georgios Graco, o futuro São Jorge.

Das partes marcantes e curiosas do livro, citaria a capacidade que Georgios desenvolveu ao lidar com a dor, a influência do cristianismo crescendo, e a religião romana tentando se manter hegemônica, como um prelúdio do declínio do próprio império.

Dos valores e honras herdadas de seu pai. Os traumas, os desejos de vingança que delineiam os caminhos da sua formação militar, dão camadas de profundidade ao personagem, assim como, apego do leitor a seus dilemas.

Spohr ainda tem muito que contar nas sequências dessa história. Não dá para parar de ler sem saber como o adorador do Deus Marte se tornará cristão e qual milagre fará para se tornar Santo.

Conseguiu me prender, Eduardo Spohr. Escreveu uma baita história!

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Gosto muito da narrativa do autor, esse livro é muito bom, te faz querer saber a história de são Jorge.

Nubia.Badú 29/03/2024

Foi muito bom este tipo de leitura!
Confesso que fiquei contando os minutos pra terminar este livro! Mais não pq ele foi ruim, nada disso,rs eu demorei muito pra terminar pq durante meu dia tinha poucos minutos pra dedicar a ele e como são muitos nomes e lugares em um ambiente só, por vezes eu me perdia na história, mais como sempre Eduard não decepciona em sua escrita!!?
Este livro foi uma tipo de leitura diferente pra mim, primeira experiência sobre histórias antiga. Em resumo conta a história da infância de Georgios e da aproximação e união de seus pais Laios Graco e Polychronia e como este pequeno menino teve sua maturidade tão acelerada após os acontecimentos com seus pais e com o ?roubo? de suas terras de herança. Uma sujeirada política, envolvendo vingança, amizades desfeitas pelo destino, revelações que nem mesmo ?jorginho? aceitara no início, mais que nos processos de leitura comecei a entender por qual motivo estaria certo seu destino de ser contra o Império Romano. Em meus pensamentos ainda desconfio que todo rolo não passa de vingança? mais veremos nos próximos livros ???

Giovanni 25/03/2024

Eduardo Spohr me prendendo de novo!
Mais uma vez fascinado pelos livros do Eduardo.
Quando pensei que nada mais me surpreenderia, ele lança outra trilogia que me faz querer ter todos os livros na minha casa.
Para quem gosta de livros de fantasia, história e RPG, cuidado com o Eduardo, ele vai fazer você ficar viciado nas histórias dele.

PedroTOS Ribeiro 04/03/2024

Nascido na capadocia
Mas nem tanto assim... esse romance histórico para mim segue os parâmetros de George Cornwell ao menos nos pontos de vista político, é verdade que as batalhas ainda está muito aquém, mas difícil se equiparar a um mestre. Por outro lado é fantástico como passamos a nos importar com os personagens, seus anseios e suas buscas, só preferiria que as informações que virar em num futuro não fossem ditas naquele momento, mesmo assim é uma obra sublime, bem escrita e feita com cuidado e carinho digna do Santo protetor.

Quer ler mais sobre as minhas leituras? Vê no insta @pedrotosribeiro

Gabriel.Henrique 02/03/2024

Eduardo Spohr mostrando que sabe muito bem como escrever um romance histórico, o livro começa meio lento, mas é necessário apenas mais algumas páginas e tudo fica às claras e aí a história flui de uma maneira excepcional. Eu amei os capítulos curtos, da mais vontade de ler do que capítulos extensos, a história de Georgios está sendo uma aventura para ele e para mim, tudo é novidade sobre a vida do jovem. A criação do mundo antigo é sensacional como estudante de História, e já tendo concluído as disciplinas de história antiga vi inúmeras referências que o Eduardo utilizou em textos acadêmicos, e fiquei bastante feliz ao ver que ele fez uma extensa pesquisa e ainda teve contado a Mary Beard que é SENSACIONAL... Que livro sensacional, Eduardo Spohr, por favor não pare nunca de escrever livros, você é aquele tipo de escritor que eu leria até sua lista de compras.

Fernanda 13/02/2024

Santo Guerreiro
Sou suspeita para falar, já que sou uma grande fã do Spohr. Santo Guerreiro te prende do início ao fim e tem uma pegada mais "pesada" que seus outros livros. Empolgada para começar o volume 2.

ClAudio.Persa 09/02/2024

Roma Invicta
Eu não esperava que ia gostar tanto assim desse livro.
A jornada do Georgios se inicia antes mesmo de seu nascimento e sua origem e motivação é o que nos prende em cada página.
Já havia lido toda a Tetralogia Angelica e já sabia que o Eduardo Spohr é um mestre em contar histórias, sem dúvidas que essa nova trilogia será tão boa quanto Filhos do Éden.

Mickael 08/02/2024

Santo Guerreiro
Que livro bacana de ler. De início foi meio difícil de se localizar na narrativa, porém logo você se afeiçoa a Laios e quer saber onde essa história vai parar. Georgios aparece timidamente na história e vai ganhando força, espaço aos poucos sem ser invasivo. A hora que você vê já está gostando do garoto. Eduardo Spohr fez um belíssimo trabalho aqui e mexeu em minhas prioridades rs. Antes o Batalha do Apocalipse era intocável. Agora Roma Invicta chegou como um oponente a altura.
Bora saber o que os Ventos do Norte trazem pra nós.

Pedro P. R. 05/02/2024

Gostei
Já tinha um tempo que eu queria ler esse livro do Eduardo Sporh. Santo Guerreiro, Roma Invicta me trouxe um sentimento nostálgico da época que lia as ficções historias de Robert Cromwell e Conn Iggulden. Respectivamente, As Crônicas Saxônicas e a série Imperador.

A história começa do que podemos chamar de antes do início, não a história do protagonista, mas do que deu vida a ele. Começamos o livro pelo ponto de vista do pai do jovem Georgios numa importante batalha que o leva a fama e a conhecer sua futura esposa.

Os dois primeiros arcos da história acompanhamos a história mais pelo ponto de vista do pai do que do protagonista, até que aos poucos o garoto vai ganhando espaço até que assumi seu lugar como o personagem que movimenta a história.

Digo que esse livro me lembrou muito dos livros de Robert e Conn exatamente pelos dois usarem muito dessa mecânica na escrita, de trazer a infância de um personagem histórico, moldando sua personalidade enquanto ele envelhece.

Dois pontos que não curti muito a na história foi o final aberto demais e que pela maneira que a história é narrada tem momentos que a narrativa se estende demais em explicações de lugares ou pessoas.

Agora, um ponto que achei curioso, foi que temos o arco da academia nesse livro, onde o personagem se junta a uma academia de oficiais do exército romano e em diferente de muitos livros onde esse arco dura o livro todo, ou estando mais focado no início e meio do livro, o autor nos apresentou ele somente na reta final.

Devo deixar meu elogio pelo cuidado com a pesquisa do autor e sua atenção em nos transportar para uma época a muito passada.

lunaelivros 25/01/2024

Primeiro romance histórico que leio, e até que gostei da experiência. Achei bem complexa a história, talvez seja pela falta de hábito de ler livros assim, mas gostei e espero poder ler em breve o segundo livro.

Mi_lendo23 24/01/2024

Me surpreendeu
O livro vai muito além da vida de São Jorge. Ele envolve religião, misticismo, mitologia e história. MUITA história.

A narrativa começa com Laios Graco, pai de Georgios (Jorge), que destrona Zenobia que assumiu o controle da Síria.

Em meio a muitos acontecimentos, Laios é morto e a partir daí a vida do então adolescente Georgios ganha impulso e este foge para a capital para conseguir refúgio, se tornar soldado e vingar a morte de seu pai.

Se você espera uma narrativa religiosa sobre a vida do Santo Guerreiro, este livro irá te surpreender, pois eu mesma fui com essa expectativa e conheci outro lado da vida de Jorge que nunca imaginei.

Cabe ressaltar que se trata de uma trilogia e agora espero ansiosamente pela leitura do segundo volume.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/01/2024

Um dos santos mais populares do mundo . São Jorge é adorado por cátolicos , ortodoxos , anglicanos e devotos da religião de matriz africana .Na iconografia , ele é representado por um cavalheiro brilhante , usando armadura completa , armado de lança e enfrentando um dragão

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576868521

Estante Branca 12/01/2024

SALVE JORGE
Santo Guerreiro é uma tentativa muito bem sucedida de contar a história de São Jorge como um Romance Histórico. Já tive outro contato com o autor em ?A Batalha do Apocalipse?, onde fiquei encantada com sua escrita e dessa vez não foi diferente. É muito bom quando você está lendo um livro e a sensação é que você está 100% vivendo a história, compartilhando emoções com o próprio livro. Aprendi que um Romance Histórico precisa se passar no nosso universo, com personagens que viveram no nosso mundo e foi assim que conhecemos Georgios, ou melhor Jorge.
Não sou historiadora para dar muitos detalhes da escrita e ditar o que estava certo ou errado. Mas o que eu como leitora leiga, consegui me conectar a história, relembrar alguns mitos e algumas palavras que ouvi e estudei no Ensino Médio nas aulas de história.
O livro na verdade faz parte de uma trilogia e esse é o primeiro livro, que conta a história de Georgios, Jorge em grego. O autor optou por começar a história bem do comecinho, com o pai do protagonista, Laios, e sua história, quem ele foi, sua importância e sua história de amor que gerou Georgios. E após sua morte (está na sinopse, não é spoiler), conhecemos mais sobre Georgios e sua jornada para se tornar um grande guerreiro. Como devota de São Jorge, considero o livro uma linda homenagem e estou ansiosa para ler a continuação.