O Corpo Guarda as Marcas

O Corpo Guarda as Marcas Bessel van der Kolk

Resenhas - O corpo guarda as marcas

Fabiana.Marino 05/01/2022

Interessante ?
O livro retrata 30 anos de estudo do autor em relação ao trauma e suas consequências. Achei muito interessante, mas esperava mais variedade nos traumas, visto que o autor se prende mais em pessoas que tiveram estresse pós traumático em guerras e um pouco, em crianças que sofreram abusos sexuais. Mas mesmo assim achei bem interessante.

AdrielleSantos 04/11/2021

perfeito
todos os profissionais de saúde deveriam ler esse livro.
e se você, assim como eu, tem fascínio sobre a mente humana, recomendo a leitura desse livro. simplesmente maravilhoso! entrou pra minha lista de favoritos ??

Amanda.Bandeira 02/05/2021

Terminei!!!
O livro é denso mas vale a pena!
"cultivar a percepção sensorial construi um aspecto crítico da cura do trauma"

Vinicius 26/01/2021

Por uma psiquiatria que tenha esse cuidado
Difícil organizar numa resenha todos os motivos para se ler um livro como esse, mas seguem alguns.

Toda a história e a dedicação desse médico para o cuidado e busca por diferentes tratamentos de seus pacientes é tocante.

Longe de entender o trauma como um evento raro, que atinge poucas pessoas, o dr Bessel desmistifica o quanto isso é comum em nossa sociedade (ex. uma a cada 5 crianças americanas sofreu abuso sexual) e os estragos (sociais, educacionais, econômicos e, claro, na saúde mental) decorrentes disso, nas pessoas ao redor e inclusive gerações futuras.

Poder olhar além das drogas que apenas nos dopam e buscar por ferramentas que nos tragam de volta à segurança do corpo e à vida em grupo tem sido uma prioridade em seus tratamentos.

Sonhamos com um futuro em que as pessoas olhem para o nosso tempo e se espantem: "como eles negligenciavam isso?"