O Corpo Guarda as Marcas

O Corpo Guarda as Marcas Bessel van der Kolk

Resenhas - O corpo guarda as marcas

Gabrielle 10/05/2024

Livro maravilhoso pra quem convive com trauma se entender melhor. Nosso corpo é um sistema incrivelmente complexo, que bom que temos cientistas dedicados a pesquisa ??

hessssss 27/04/2024

Uma leitura difícil de digerir já que o assunto é delicado, intenso e com muitos exemplos fortes da realidade de muitas crianças e pessoas norte-americanas. A primeira parte do livro me chamou muita atenção por falar sobre o contexto histórico da compreensão do trauma e como ele é percebido culturalmente. A segunda, já nem tanto porque tinha algumas maneiras de como trabalhar o trauma que vão muito além da minha prática clínica - mas amei muito a parte de atenção plena, ioga e teatro, e, mesmo tendo sido difícil de compreender sobre SCI e neurofeedback, fiquei contente em ampliar meus conhecimentos sobre o trauma porque, ao longo da leitura, percebi a diferença que fez na minha compreensão com alguns pacientes (sou psico) com relatos similares aos exemplos do livro.

Alle_Marques 07/02/2024

"O ser humano é um produtor de significados."
...
"Perceber, nomear e identificar o que está acontecendo com a pessoa é o primeiro passo para a recuperação."
...
É um livro completo, de linguagem acessível e cheio de estudos e comprovações cientificas. É bem difícil de ler, doloroso até, pelo conteúdo pesado que aborda, mas é também uma boa alternativa para abrir nossos olhos sobre a realidade do trauma, como ele realmente acontece, como prevenir e viver além dele.

Passando da causa, a descoberta, até a cura, Bessel Van Der Kolk nos mostrar o tempo tudo que o cérebro humano não é uma coisa fácil de entender e interpretar, não é porque com uma pessoa tal coisa aconteceu de tal forma que com todas sejam assim, não é porque uma pessoa encontrou a cura em tal tratamento que todas tenham conseguido o mesmo, por isso mesmo somos apresentados a muitas formas de ver as coisas, muitas origens traumáticas diferentes e muitas formas de uma possível cura. Ele passa por um pouco de tudo, das consequências das violências, seja ela de qualquer tipo, no cérebro de crianças, como isso volta, influencia e se manifesta em adolescentes e adultos, até sobre as opções para se curar disso, as alternativas para uma vida melhor, seja ela através de ajuda profissional, medicamentos, tratamentos alternativos, seja pela a escrita, os estudos do tema e o autoconhecimento necessário para nos ajudar a nomear as coisas – como somos, o que sentimos –, e com isso, encontrar o melhor caminho da cura para cada um de nós.

O trauma não precisa ser graças a uma violência extrema e explicita que alguém sofreu, muitas vezes ela é resultado de uma sequência de pequenas coisas, pequenas violências, abusos e negligencias ao longo da infância e que, juntas, tem consequências arrasadoras sobre o cérebro e, consequentemente, a vida adulta de alguém. É um ótimo livro pra quem quer, não apenas entender a origem dos traumas, seus ou de terceiros, como também aprender a se curar deles, prevenir para que não aconteça com outros, ou pelo menos, ter uma noção das opções e de quais são os primeiros passos a dar.
...
[...] Traumatizados só podem se recuperar depois que se familiarizam com as sensações em seu corpo e as tratam bem. Estar assustado significa viver num corpo sempre em guarda. Indivíduos raivosos vivem num corpo raivoso. O corpo de crianças que sofreram abusos está sempre tenso e na defensiva até elas encontrarem um meio de relaxar e se sentirem seguras. Para mudar, as pessoas precisam tomar consciência de suas sensações e da maneira como o próprio corpo interage com o mundo que as rodeia. A autoconsciência física é o primeiro passo para se libertar da tirania do passado. [...]
3° Livro de 2024, 3ª Resenha de 2024
Desafio Skoob 2024

bfer 03/02/2024

Tema pesado
Não sei se recomendo pra quem se afeta fácil (meu caso), pois o livro cita e descreve diversos tipos de traumas e abusos, como abuso sexual infantil, estupro, violência doméstica, pós guerra, mortes traumáticas. Alguns desses temas geram um gatilho muito forte em mim e me fizeram mal conforme eu ia lendo, inclusive chorei em alguns momentos por me identificar. Vale a leitura pra saber interpretar a resposta do trauma no corpo e como lidar com isso.

Elaine 04/01/2024

É um livro rico de informações, que precisa ser lido com calma. Como iniciarei a faculdade de psicologia esse ano e sou muito curiosa por esses temas e minha terapeuta me indicou...não perdi tempo. A conexão que temos com o corpo , a alma e a mente é algo surreal. Quanto mais tentamos esquecer o trauma mais ele permanece com a gente e fazendo estragos em nossas vida. É um processo entanto esse entendimento.

Estelia 26/11/2023

O corpo e seus mistérios
Este é daqueles livro mais técnicos, inclusive recomendado para profissionais da saúde mental. Mas a linguagem em que foi escrita não é tão complicada. Tem questões bem específicas, mas são passíveis de entendimento. Não é uma leitura fácil, afinal estamos falando sobre traumas, e as marcas que as questões que resolvidas, deixa em nós. É um livro que pode até mesmo te trazer mais clareza sobre determinadas situações que você já viveu!

Vivi 05/11/2023

Técnicas incríveis. Muito bom ver um olhar diferente em relação ao ser. Nem tudo é só remédio temos outras alternativas hoje em dia. Olha o ser e não a doença. Isso é o futuro dando fim a indústria dos remédios.

27/06/2023

Leitura muito interessante. Baseado em ciências o que traz muita credibilidade ao assunto abordado.

Marcia 24/06/2023

Minhas impressões sobre o livro
Um livro muito bom. Linhagem técnica porem fácil de compreender. Eu como sou leiga no assunto não tive dificuldades, e aprendi muito.
O escritor descreve no livro seus estudos e descobertas sobre os traumas que tantas pessoas tiveram e precisam conviver, muitas até com dificuldades em sobreviver. O foco principal são traumas pós guerra, abusos e desastres porém quem le compreende e consegue expandir para outros problemas/traumas, até mesmo em graus leves.
Conhecer um pouco sobre o cerebro, como funciona, como age o lado direito e o lado esquerdo e como reage diante de traumas. A partir daí entender e buscar formas de lidar com esses traumas. Entender que esses momentos dificílimos que os pacientes viveram não serão apagados mas ha formas de superar e aprender a viver.
O escritor aborda a forma como muitos psiquiatras atuam e esclarece, mostrando suas pesquisas, forma de melhoria. Ele também aborda o tema dos remédios, os fármacos. Como agem no organismo, como muitos sao receitados de forma rápida e mantido o uso sem aprofundar na origem do trauma.
Buscar entender e trabalhar junto ao paciente, compreende os danos no cérebro e buscar a tranquilidade e o devolver o equilíbrio. Alguns casos poderão resolver sem a necessidade de medicamentos contínuos. Outros casos ja são mais complexos. Música, teatro, yôga sao meios que auxiliam muito nos tratamentos.
Livro muito bom, gostei e aprendi muito.
Valeu!

Araujoiago 18/06/2023

Livro interessante e muito bem embasado, com exemplos é referências técnicas. Mas embora goste de livros mais técnico, achei bem maçante. Penso que seja um livro mais adequado para profissionais da área.

Heloisa.Vulcanis 07/06/2023

Uma leitura boa pra quem gosta bastante de psicologia e pra quem estuda e se interessa pelo assunto, porque é um livro bem completo e tem estilo de aprendizagem.

Cixie 12/05/2023

O corpo guarda as marcas.
É um livro intenso mas muito interessante.

Um pouco mais "difícil" que minhas leituras cotidianas porque aborta muitos termos acadêmicos e estudos científicos, o que sai um pouco da minha zona de conforto de leitura.
Apesar disso, achei muito proveitoso. Acredito que quanto mais entendemos como funciona nosso corpo e nosso cérebro diante aos traumas, mais perto estamos de achar uma forma de caminhar pra cura.

Recomendaria pra quem tem bastante interesse no tema. Informativo.

Lory fada 18/04/2023

Não imaginam o prazer que é estar de volta.
Depois de deixar meu skoob as moscas por dias, sem uma mísera atualização no meu histórico de leitura finalmente EU VOLTEI.
Ter uma vida social tem atrapalhado muito as minhas leituras, estudar também vem dificultando meu hábito de ler conquistado a duras penas.

Vou parar de palhaçada, vamos seguir com a resenha desse livrão. ?

É um livro bem denso com capítulos longos, tive um pouco de dificuldade pra engatar a leitura no começo mas quando peguei o esquema menines o negócio foi que foi. Vale ressaltar que o livro possui passagens de relatos bem fortes de todos os tipos de violência que você possa imaginar então fiquem atentos na questão dos gatilhos. Marquei tantos trechos desse livro, achei tudo muito interessante e eu gosto muito de livros que abordam esses temas.
Fala sobre neurofeedback, EMDR, terapias não convencionais, medicamentos, avanços na área e claro sobre as dimensões e impactos de abusos seja ele qual for ao longo da vida.
É 5 estrelas pra mim, ele já tinha entrado pra lista de favoritos antes mesmo de eu terminar de ler. Foi uma experiência incrível.
Recomendo muito.

Gabriel 30/03/2023

Em uma sociedade que produz traumatizados constantemente, falar sobre as consequências dessa condição é um dever cívico. Bessel nos convida para uma longa volta pela história do transtorno de estresse pós-traumático através das facetas mais sensíveis da mente humana, do corpo e de como organizamos nossas sociedades. Grupos traumatizados rompem o tecido social da cooperação natural dos indivíduos, custam caro para os estados e perdem parte significativa de suas existências humanas.
Reconectar corpo e mente é a principal propostas de Bessel - sendo muito bem desenvolvida ao longo de 20 capítulos. Típica escrita madura e professoram que apenas uma vida de produção acadêmica intensa permite que se tenha. Ponto adicional pela contundente crítica que realiza aos agentes das ciências que renunciam aos pressupostos científicos e éticos em prol da manutenção do status quo científico

leonardo420 12/03/2023

Ótimo livro
Fonte imensurável de conhecimento acerca da psicologia de traumas, ótimo livro para aqueles da área da saúde é ótima fonte de conhecimento para os que se atraem sobre o tema.