Tentação

Tentação Adolfo Caminha

Resenhas -

Clio0 12/12/2022

Diferente dos outros livros de Caminha, onde os personagens são licenciosos e escancaram suas perversões, Tentação segue o caminho a que seu título se propôs. Na pele de Evaristo e Adelaide, somos pessoas "de bem" que subitamente se vêem alvo de propostas indecentes.

É algo realmente diferente da maior parte da literatura, quando personagens principais oferecem ao leitor a possiblidade de verem seus próprios comportamentos frente aos acontecimentos. Evaristo é o pobre constantemente tentado pela sorte a dobrar seus princípios ideológicos e morais para melhor de vida; Adelaide é a mulher simples que deseja fazer parte da sociedade e que se vê alvo das atenções lúbricas do amigo da família.

Como história em si, Tentação pode ser considerado um trabalho suave, em que a ideia é apresentar como o dia-a-dia nos corrompe pouco a pouco. A questão que percorre cada a página é sempre a mesma: ceder ou não?

Se você já se fez essa pergunta, esse é o livro certo. O autor se eximiu de julgamentos, sua prerrogativa foi a questão.