Liberdade é Prosperidade

Liberdade é Prosperidade Eamonn Butler

Resenhas - Liberdade é Prosperidade

denis.caldas 05/02/2024

Excelente material de introdução à Rand
Acredito que, este livro é o único no Brasil onde podemos iniciar o conhecimento sobre a vida e as obras de uma das maiores filósofas do nosso tempo: Ayn Rand. Inclusive, acredito que seja importante, antes de ler algum livro dela, lê-lo para preparar o terreno da mente para o que você encontrará nos calhamaços ou até mesmo nos livros menores, mas não menos importantes, como "Cântico". E, mesmo que você não concorde com as suas ideias, pelo menos saberá que existem ideias filosóficas além do 'mainstream' acadêmico e político.

Interessante verificar como o Brasil importa mais as ideias ruins do Hemisfério Norte do que as boas ideias, ao invés de cultivar o que tem de bom em nossa realidade; mas acho que isso se dá muito por causa da nossa colonização luso-católica.

"Em 1934, finalizou seu romance [semiautobiográfico] 'We the Living', mas seu retrato da realidade brutal da vida na União Soviética conflitava com o clima da "Década Vermelha", em que os intelectuais ocidentais elogiavam ativamente o comunismo por sua visão ousada. Tampouco o conceito russo de "romance filosófico" se adaptava bem à cultura americana. Por fim, o livro foi publicado em 1936, recebendo resenhas negativas, embora estivesse sendo bem recebido fora dos Estados Unidos. [...]" (em A Vida de Rand e seus Escritos)

"E na expressão 'de cada um, conforme sua capacidade, a cada um, conforme sua necessidade', não há limite à 'necessidade'. Essa ideia transforma as pessoas em pedintes e mentirosos, encorajando-as a exagerar suas necessidades para se beneficiarem de qualquer redistribuição, ou a ocultarem suas capacidades para não serem exploradas. Isso só prejudica nossa prosperidade e, com efeito, a nossa sobrevivência." (em Política e Economia)"
Aryana 05/02/2024minha estante
Tem também o livro do professor Dennys Garcia Xavier, Ayn Rand e os devaneios do coletivismo, também é uma excelente porta de entrada.

denis.caldas 05/02/2024minha estante
Ah, é mesmo Aryana, tinha esquecido... E, por ser de autor brasileiro, talvez seja contextualizado a nós! Obrigado pelo comentário!

Erick Simões 19/12/2023

Uma boa introdução
Uma introdução simples e bem escrita para entender Rand e o Objetivismo, acredito que sirva bem para ter uma noção geral da pessoa e pensamento.

Flávia 05/02/2023

Sou fã do Livro ?A Revolta de Atlas? de Any Rand, mas,nunca tinha lido nada a respeito da dela, a não ser o resumo que geralmente vem na contracapa do livro. Recentemente, quis ler.
Esse livro escrito por Butler, sintetiza suas ideias, em vários âmbitos.
Ela nasceu na Petrogrado, atual São Petesburgo em 1905, em 1917 os bolcheviques chegaram ao poder, obrigando-os a se mudarem para a Crimeia, pois nacionalizaram a farmácia de seu pai. Em 1921, completou o ensino médio e retornou a Petrogrado.
Foi uma das primeiras mulheres a se matricular numa Universidade Estatal, de onde foi expulsa, porém depois de um protesto conseguiu completar seus estudos em 1924.
Em 1926, obteve um visto para visitar parentes em Chicago, e nunca mais voltou.
Dotada de um senso muito a frente dos seus dias, chego a dizer, quase premonitório, suas ideias são até hoje lembradas.
Defendia ideias sobre a razão e o conhecimento que criarem valor - e não o trabalho braçal, como diria Marx.
Mentes criativas só podem funcionar se forem livres para interagir com o mundo, pensar, aprender, identificar e atender as nossas necessidades e valores.
Defendia como sistema o capitalismo laissez-faire, nele existe a propriedade privada e o estado de direito por meio das quais as pessoas podem negociar sem ser em coagidas. O papel do estado é apenas submeter todos a essa regra, suprimindo a violência, nenhuma outra atividade estatal pode ser justificada.
Segundo sua perspectiva o governo deve ser limitado. Esse é o propósito das constituições: impor limites sobre a forma como o governo pode usar o seu monopólio de força. O mau uso desse poder tornar o governo uma ameaça ainda maior aos nossos direitos do que os próprios criminosos. Qualquer semelhança é mera coincidência!
Era fã da educação Montessori, que enfatiza independência, liberdade, dentro de limites nacionais, e respeito ao desenvolvimento natural da criança.
Que governo legítimo não pode punir pessoas por seus pensamentos e crenças, e liberdade de expressão é um direito.
São muitos pontos, os quais não consigo escrever aqui.
Mas, uma visão de futuro de alguém que viveu o comunismo desde 1905.
Ameiii!!! Recomendo!!!

Lilia.Tranin 04/11/2022

Polêmico
Em minha humilde opinião Rand enfeita demais o capitalismo. É lindo realmente para aqueles que detem de fato o capital. Serviu pra entender como pensam os egoístas liberais e defensores do Estado mínimo.

Cezar.Tosta 14/05/2022

Uma excelente apresentação de Ayn Rand
O livro apresenta as principais informações sobre Ayn Rand, pessoais e profissionais. Também aborda de forma objetiva algumas de suas principais ideias. Considero ser um bom livro para iniciantes na Filosofia do Objetivismo proposta por Ayn.

Ivan 14/07/2021

Liberalismo e Objetivismo
Livro sobre a visão de Ayn Rand sobre a economia, a política, a filosofia, entre outras coisas, tudo bem resumido e fácil de ler e entender. Por ser um livro básico entrega o necessário para entender essa filosofia do Objetivismo, aplicado a vários aspectos da vida humana, tanto do indivíduo quando da sociedade.
Altamente recomendado!

Reccanello 20/01/2021

O suspiro antes do mergulho!
Mais uma excelente obra de iniciação ao pensamento de Ayn Rand e sua filosofia, o Objetivismo! Abrangendo os principais subcampos da filosofia objetivista (metafísica, epistemologia, ética, política e estética), e trazendo ao final algumas críticas às ideias da autora (as quais, conquanto pertinentes, achei pouco profundas), o livro nos mostra toda a importância de Rand, dando detalhe acerca de sua compreensão da realidade e da natureza humana, bem como de suas conclusões - sempre polêmicas e chocantes - sobre conhecimento, economia, política, governo e literatura. Ainda, o livro contextualiza os conceitos randianos dentro de sua vida pessoal e época, demonstrando sua influência e impacto, principalmente na economia e na política. Criticada por muitos, amada por ainda mais, Rand permanece atual e necessária, tornando a leitura desse livro quase que obrigatória.
=====
Destaco um excerto, que praticamente resume toda a forma de viver da Boa Velhinha:
"(...) tenha autoconfiança, crie oportunidades em vez de exigir segurança, não troque sua liberdade e dignidade por nada, defenda suas realizações e os frutos de seu esforço físico e mental, não espere favores nem faça sacrifícios e, por fim, respeite o direito dos outros de viver da mesma forma."

site: https://www.instagram.com/p/CZxcVGqp1S8/

VictAria109 24/10/2020

um convite ao mundo da Ayn Rand
O livro nos mostra os principais pontos do objetivismo, mostra um pouco da história da Ayn Rand e as suas obras.

Achei uma leitura interessante, mesmo que ao final tivessem algumas críticas ao objetivismo, que na minha opinião não foram muito bem embasadas nem aprofundadas.

Thainá. 13/08/2020

"...tenha autoconfiança, crie oportunidades em vez de exigir segurança, não troque sua liberdade e dignidade por nada, defenda suas realizações e os frutos de seu esforço físico e mental, não espere favores nem faça sacrifícios e, por fim, respeite o direito dos outros de viver da mesma forma."
Uma ótima introdução à Ayn Rand.

Isabela | @readingwithbells 02/07/2020

"Liberdade É Prosperidade" é um livro de ciências políticas que trata da filosofia de Ayn Rand, autora do famoso livro "A Revolta De Atlas" (1957).
O livro aborda a visão de Rand sobre a realidade, o conhecimento humano, a moralidade, política e economia, arte e literatura e a imagem do "ser heroico".
Cada elemento de sua filosofia vai ser aprofundado ao decorrer do livro.
Vamos conhecer mais sobre a autora, como sua obra é importante na ficção e como ela influenciou na política. Também vamos ler mais sobre seus livros que não pararam só na ficção. Temos suas coletâneas póstumas e obras de não ficção.
Para terminar com chave de ouro, temos também um espaço para os críticos de Rand, leituras adicionais e como ler suas obras.
Essa obra é muito interessante pois mostra como um livro pode influenciar e mudar uma geração de pensadores.
denis.caldas 26/08/2020minha estante
Obrigado pela resenha, Isabela, mas o que faltou para a quinta estrelinha?