A Chama Negra

Resenhas - A Chama Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Anelise 13/06/2024

Resenha: A Chama Negra
A Chama Negra é continuação direta de A Dama Branca, partindo exatamente de onde o livro anterior terminou. Lexi está no Lado Fantástico, hospedada no castelo, depois dos julgamentos e exílios ocorridos no final do primeiro livro.
A maioria de seus novos amigos retornaram para o lado puro e para suas casas, com exceção de Kiam, seu cavaleiro; e Mira, sua arvres. Tudo isso para dar algum tempo de descobrir o que estava acontecendo, isso já sendo o vilão deste livro mexendo os pauzinhos dele. (Esse daqui é um 🤬 #$%!& de marca maior, só falando assim!)
A princípio parecia tudo bem, mesmo que Lexi não aguentasse mais ficar presa naquele palácio. Até que ela recebe uma carta da Meline informando que a mãe adotiva de Lexi - Marine - está praticamente em coma e definhando mais a cada dia. Lembrando que ela foi atingida pelo veneno tirano do Zarak antes, mas como ela é Pura, sua resistência a ele é bem menor. Nem mesmo o poder de Lisa foi capaz de curá-la totalmente.Ao descobrir isso, Lexi decide que vai retornar ao lado puro para ajudar sua mãe (e porque ela não quer mesmo ficar mais um segundo ali).
Porém, a sua Chama Negra é um problema daqueles, pois causa medo nos outros e nela mesma. E sabendo que pode causa uma comoção por conta disso, o conselheiro real Markus começa a provocar a pobre da Lexi num evento social - um aniversário - para que sua chama negra apareça. E isso acontece na hora do parabéns, quando a pedem para acender a vela do bolo.
Com essas duas coisas acontecendo, só resta a Lexi fugir antes que tudo piore ainda mais.
Com ajuda das princesas e do príncipe de Farmédia, usando uma poção que faz você se transformar em outra pessoa e se disfarçando como uma das princesas, ela consegue sai do castelo. Ela se encontra com os outros amigos - Cálica, Dean e Lisa - além do Kiam e todos partem para atravessar o portal e escapar das garras do Markus.
Em certo momento, eles se hospedam da casa de Azura - se não engano ela é elfa - e é lá que ela descobre sobre a lenda do Coração de Rubi, sua história e que ele é capaz de manter a pessoa bem e ela só pensa que essa é s solução para salvara Marine. Ela vai mover mundos e fundos para encontrá-lo! E é ai que outra parte do enredo começa.
Então, mesmo contrariados, todos os outros decidem ajudar a Lexi nessa busca praticamente impossível.
Eu sei que me estendi muito, mas o que contei não chega a ser 25% da história.
Neste livro somos apresentados oficialmente ao Lado Fantástico do mundo, que acabou ficando em segundo plano no primeiro livro. Ou seja, a gente faz praticamente uma enorme excursão junto dos personagens. Por um lado é até legal, mas acaba se tornando um recurso chato porque eles só ficam passeando e perguntando para os outros se alguém sabe o paradeiro do Coração de Rubi.
Isso porque neste livro também descobrimos que existem reinos fantásticos, tendo um reino para cada continente, um que é inclusive no Brasil... Chamado Sólia.
Em muitos momentos da história a gente senti que está parada sem sair do lugar. Só realmente o início e o final que são as partes em que o ritmo flui melhor e me deixando bastante ansiosa e puta.
Mesmo sendo o segundo livro de uma história de fantasia, ainda rola muita, mas muita coisa de apresentação. Dos lugares, das pessoas, dos reinos, do próprio Coração de Rubi.
Inclusive, quatro coisas me incomodaram demais na história. Primeiro a visita da Lexi a Sólia - que ficou muito a impressão de não servir para absolutamente nada além de só "olha só, nosso reino no Brasil". Segundo foi o plot twist do Coração de Rubi, muito aquela coisa de "estou procurando o tempo, mas está bem na minha cara"... Pois é! Terceiro foi o self-insert lascado da autora como uma das princesas de Sólia. Para alguns pode ser uma referência legalzinha, mas eu pessoalmente achei bem besta na real. (Disse a pessoa que já fez self-insert nos próprios livros e como deusa dos personagens, mas detalhes!) E por quarto e último, tivemos outro momento super-mega-expositivo e que conseguiu ser mais que o do primeiro livro com a Agatha contando sobre tudo na primeiro. Temos um capítulo inteiro do vilão fazendo um diálogo longo e expositivo sobre como ele odeia a irmã (que é a Rainha) e como tudo o que ele fez até então para poder subir ao trono e como a Lexi ajudou muito nisso. Sim, uma coisa bem vilão contando o plano todinho dele. E sabe o pior? A Cálica, aka personagem com as melhores tiradas, está bem do lado da Lexi nesta cena e fica calada!
Como disse antes, o final dá um nervoso e gente fica com medo real de morte de personagens. Porém, tudo da certo no final e eles conseguem restaurar a paz em Farmédia. No Epílogo finalmente acontece o casamento da Lexi com o Kiam e eles se mudam para viver sua vida no Lado Fantástico.
Por mim, a história podia acabar muito bem aqui, mas ainda tem mais um livro da série principal.
A Chama Negra, assim como A Dama Branca, tem todos os elementos para eu gostar dele e eu gosto, mas com muitas ressalvas e observações a fazer sobre, pois acredito que muita coisa podia ser melhor trabalhada.
A autora criou sim um universo muito legal e o livro é muito bem escrito, mas realmente precisa de alguns ajustes, especialmente no ritmo. Ela não sabe dar uma boa regulada!
No mais, para os fãs de fantasia, é uma ótima pedida.

site: https://zodiacane.blogspot.com/2024/06/resenha-102-chama-negra.html

Isa 29/05/2024

Viva a dama branca
Aqui choramos e sorrimos com a Alexia, torcemos pelo fim do conflito e terminamos com um sorriso no rosto.

Gabizinha 04/05/2024

Muito bom, o desenvolvimento da protagonista foi perfeito, foi bem construído ao longo do livro. tive um misto de emoções lendo. ansiosa já pro próximo livro principalmente pra ver a versão mais madura da protagonista e mais cenas do casal maravilhoso

Mariane362 03/01/2024

Segundo livro da triologia e foi muito bom tbm, a surpresa que a autora colocou no meio do livro foi muito legal e sinceramente fiquei impressionada que ela pensou nos mínimos detalhes,o desenvolvimento do casal foi muito bom e podemos que ela passa por uma fase de amadurecimento que foi necessária para ela,os personagens secundários são muito engraçado e te cativam,com certeza assim como o outro esse é um ótimo livro

Lua 03/01/2024

Boa distração
Não foi bem como eu esperava já que o primeiro me deixou super empolgada, mas foi bom pra me distrair e seguir pro próximo.

Sophia1293 29/12/2023

Lissa maior que carreiras
Esse livro foi bem diferente do primeiro. Na minha visão, A Dama Branca foi praticamente um abraço, esse aqui foi um tapa na cara muito forte. Quando você acha que os personagens já estão completamente ferrados, a história vai lá e piora tudo.

Gostei bem mais do primeiro pela sensação de conforto e found family, mas, como eu citei, é difícil comparar. Achei a aventura um pouco simples e a protagonista tava tão concentrada no próprio objetivo que não percebeu que colocava os amigos em perigo. Tiveram algumas cenas que achei ela bem egoísta e ingênua.

O ponto alto foram os personagens secundários com certeza. Cálica e Lissa brilharam demais e se tornaram minhas favoritas só de abrir a boca.

Milene.Gomes 20/11/2023

A primeira metade do livro é bem lenta, a protagonista cheia de problemas pra resolver e nada acontece, acabei ficando agoniada kkkkk mas a segunda metade é só o caos. O vilão é asqueroso, a Lexi poderia ter matado ele mas ela como uma boa Dama Branca o poupou.

ESSE LIVRO TEM UMA MÚSICA AUTORAL, VOCÊS TEM NOÇÃO DA DEDICAÇÃO DESSA AUTORA?????

Eu só gostaria de ver mais das outras damas, tirando a Lissa e a Lexi, parece que as outras são irrelevantes pro universo do Lado Fantástico:(

Sabedi 15/10/2023

Adoro esse universo mas a protagonista me dá nos nervos
O livro nos deixa imerso nesse universo fantástico e é uma leitura muito gostosa. os personagens são muito legais e nos apegamos a eles com o passar do livro.
A protagonista, Alexia, me estressou constantemente durante o livro mas foi bom ver como ela evoluiu. O epílogo deixou um quentinho no coração

Branca de neve 06/07/2023

Que continuação boa, a autora conseguiu deixar a continuação na mesma intensidade que o primeiro. Como sempre Lexi me deixou em alguns momentos irritada com ela mas o resto da história é sensacional.

Gabyh 25/05/2023

Uma facada doeria menos
A existência desse livro é a maior comprovação de o quanto eu sou triste, solteira e muito normal.

Brincadeiras à parte, esse livro mostrou um lado totalmente diferente da Dama Branca e de toda sua evolução. No primeiro, a Lexi era puramente uma mimada padrão estadunidense, e agora ela basicamente cuida (junto de outras damas) da segurança de um mundo mágico. É muita coisa para uma pessoa só, mas a sua evolução e crescimento foram tão bem feitos e construídos que ficou a coisa mais genuína existente.

Digo e repito: sou apaixonada por todos os personagens (tirando os detestáveis, óbvio) que a Lexi já conheceu até agora. É impressionante como cada um tem a sua personalidade marcante (beijo Cálica) e você consegue imaginar cada um, o tom de cada um, os gestos, as feições. Simplesmente me apaixonei mais por eles nesse segundo.

A Chama Negra é uma grande lição para quem acha que o impossível é realmente impossível: quando a gente acredita, algo impossível passa a ser improvável, e quando buscamos por isso o improvável passa a ser um grande talvez, e um talvez é muito melhor que impossível. Nada nesse mundo é impossível se você tiver fé, um coração bom, determinação e amor. Amor é a segunda palavra chave nesse livro, e a primeira é equilíbrio. A vida é um equilíbrio eterno. Enquanto existir o bom, existirá o ruim; enquanto existir o ruim, sempre existirá o bom. E tá tudo bem, o importante é aprender a equilibrar ambos.

Estou genuinamente com medo de como essa trilogia vai se encerrar. Fico feliz que A Chama Negra existe ?.

Lauren 05/05/2023

Chama Negra ?
A gente termina a Dama Branca achando que já tava quase tudo resolvido e que não teria mais muita história para contar - mas tem sim!!!! (e uma muito boa)

Esse livro traz a Alexia se descobrindo mais como Dama Branca, como filha, mulher e amiga. Tem muita coisa surpreendente, muita força (e teimosia principalmente), mas tem insegurança, medo e muuuitas novidades na descoberta desse novo mundo.

Esse livro é ótimo, eu to louca para poder ler a continuação que vai sair esse final de mês.

Duds42 26/04/2023

Começando pouco mais de um mês após o final do primeiro livro, aqui experimentamos sofrimento, amor e muita aventura em um livro onde temos a sensação de que já se passaram meses, mas tudo isso foi em apenas algumas semanas. E mais, temos um vilão que realmente bota terror.

Nessa história acompanhamos Lexie tendo que fugir após um incidente no palácio, onde ela começa a ser caçada pelo reino ao mesmo tempo que busca uma solução para salvar sua mãe Marlene que foi ferida no último livro. E posso dizer que todo esse plot de todo um grupo em busca de algo enquanto passam por diversas aventuras sem sombra de dúvidas é um dos meus favoritos, enquanto lia fui transportada direto para as séries que eu assistia na infância e isso me causou um sentimento ótimo.

Uma coisa que me irritou logo no início do livro são os Sábios, apesar de saber que tudo o que eles fazem tem um propósito, não pude deixar de ficar um pouco irritada com eles quando cheguei no final da história e percebi que a resposta estava bem na nossa cara. Mais, sim, reconheço que apesar de tudo toda essa jornada foi importante para o amadurecimento dos personagens e para o crescimento do vilão, assim pudemos ver ao longo dos capítulos como em pouco tempo Markus passou de um simples conselheiro real, para um homem desprezível que fez coisas que eu não podia imaginar

Aqui também temos um pouco mais de profundidade da relação do Kiam com a Lexie, onde apesar dos diversos atritos que eles têm na história, pudemos ver o amadurecimento deles e que sim, apesar de se gostarem bastante, tudo tem seu tempo, inclusive para eles ficarem juntos e a autora soube muito bem trabalhar nisso. Já não posso dizer o mesmo do Dan e da Lissa, ali senti que faltou um pouco mais de desenvolvimento e ao chegar no final me perguntei se tinha perdido alguma coisa do romance desses dois.

Porém, sem sombra de dúvidas toda a relação da protagonista com a chama negra foi a melhor coisa dessa história, o medo dela e das pessoas ao redor dela, do que esse poderes poderiam causar e a dúvida se ela iria matar novamente, se ela seria consumida pelo mal me instigou bastante e como tudo foi resolvido foi bastante real, afinal todo mundo tem o bem e o mal dentro de si, inclusive a dama branca.

Livia Santos 23/04/2023

Incrível!
Confesso que, em muitos momentos, entendia o lado da Lexi mas já não aguentava mais o quanto ela se mostrava insuportável e mimada na busca pelo coração de rubi, praticamente cega.

Tirando isso, a história desenvolveu muito bem, adorei entender os pontos que tinham ficado soltos no livro anterior!

O que dizer do epílogo?????? Sem palavras!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6