Por Toda a Vida Fabiana Botinha

Resenhas - Por Toda a Vida

Nerd Book's 09/04/2024

Uma Jornada de Amor, Superação e Resiliência
"Por Toda a Vida" é uma obra que mergulha nas profundezas da experiência humana, explorando temas de amor, superação e saúde pública. A história de Eduarda, que após um acidente perde anos de memórias, nos conduz por uma jornada emocional repleta de reviravoltas e dilemas morais.

Desde o início, somos apresentados à complexidade dos sentimentos de Eduarda e à sua luta para reconstruir sua vida após a tragédia. A narrativa habilmente entrelaça passado e presente, revelando aos poucos os segredos que envolvem seu relacionamento com Bruno e sua conexão com Augusto.

Um dos pontos mais marcantes do livro é a sua abordagem sensível e realista da saúde pública, destacando questões importantes que muitas vezes são negligenciadas. A autora, Fabiana Botinha, demonstra um profundo conhecimento do tema, enriquecendo a narrativa com detalhes técnicos que adicionam profundidade à história.

Além disso, a força e resiliência de Eduarda são inspiradoras, proporcionando uma poderosa mensagem de esperança e perseverança. Ao longo da leitura, somos levados a refletir sobre as escolhas difíceis que ela enfrenta e a sua coragem para seguir em frente, mesmo diante dos desafios.

Apesar de algumas partes técnicas que podem tornar a leitura mais densa, o livro é envolvente e emocionante, tocando o coração do leitor com sua narrativa honesta e comovente. "Por Toda a Vida" é uma obra que não apenas entretém, mas também educa e inspira, deixando uma marca indelével na mente e no coração de quem o lê.

Eruditando trechos de livros 03/09/2023

Resenha
Preparem-se para chorar. Chorei do começo ao fim, muitas cenas realmente emocionantes, intrigantes e tudo mais. O livro conta a história de Eduarda, uma mulher jovem, formada em advocacia que sofreu um trágico acidente que muda completamente sua vida. Como sequela desse acidente, ela sofre uma perda de memória e começa uma grande agonia, pois ela sente um vazio, que falta algo. Todos ao seu redor tenta ajudá-la a se lembrar do dia do seu casamento, do seu noivo e tudo que ela não se lembra é de Bruno. Então quando foi fazer terapia se depara com um médico lindo, encantador e sedutor.
Então, deixe-me fazer minhas considerações, caso contrário acabarei contanto toda a história. Já tinha ouvido falar dos livros da Fabiana Botinha, mas ainda não tinha lido nenhum. Esse foi o primeiro, pois agora quero ler todos. Primeiro, como eu disse, chorei muito, sabem que eu sou “manteiga derretida”, e me emociono demais com as histórias. Bem, fiquei com raiva de Bruno, por mais que eu entenda seus motivos, não achei justo sua atitude. Vou dar a volta no parquinho aqui para expressar minha opinião sem dar spoilers. Ela sofreu demais, todas as coisas que Eduarda viveu mexeu muito comigo, pois me lembrei do dia do meu casamento, o medo de alguma coisa acontecer, tantas coisas na cabeça! Mas graças à Deus, deu tudo certo... Eu achei muito lindo o romance na história, todas situações muito reais, que mexeram muito comigo, me envolvi muito com toda a situação e tive empatia com Eduarda, também me sentiria agoniada, querendo saber o que realmente aconteceu, o que mudou.
Eu já sinto uma angustia quando não lembro de coisas banais, imagine de parte de uma vida. Mas ela foi muito forte, continuou, tentou uma e mais uma vez. Ela só queria ser feliz e é o que todo mundo quer! Sonhar faz parte da vida. Achei a personagem muito bem construída, forte, determinada, destemida. Confesso que fiquei um pouco indignada com algumas atitudes de todos os personagens. Ainda bem que Eduarda cresceu conforme a história, aprendeu a lidar com seus sentimentos, com o que as pessoas iriam falar, com suas dores e expectativas. É uma história muito bem construída, com muita coerência. Fiquei chocada com algumas coisas, principalmente com a sogra e cunhada de Eduarda, tamanha falta de amor por ela, julgando sem saber quem realmente Eduarda era, como se sentia e o que estava passando. É sempre assim, né... todos nós julgamos sem saber. Só temos que entender que cada um tem sua vida e que a situação civil dela a permitia fazer o que ela quisesse e quando quisesse!
Por último, mas não menos importante, quero ressaltar a quantidade de informação sobre uma questão de saúde pública que ouvimos tanto falar, mas pouco debatida. Aprendi muito mais, pois meu conhecimento era um pouco limitado e achei o máximo tanta explanação sobre o assunto, pois é importante e relevante, que precisa de um novo destaque, pois ainda mata! Obrigada Fabiana Botinha, por uma história tão maravilhosa... e você deve ter feito curso de “como fazer o leitor chorar”, pois me emocionei muito! História linda, obrigada!

Maria15475 14/10/2022

Emocionante
Eduarda está a caminho de seu casamento quando sofre um grave acidente e fica em coma, quando do acorda não lembra de seis anos de sua vida, do seu relacionamento  e seu noivo Bruno.
        Bruno é  um médico bonito   bem sucedido que entra em desespero com o acidente sofrido pela noiva. Enquanto  cuida de  Eduarda, recebe outra notícia que o deixa devastado e ele deixa tudo para trás e vai embora.
        Abandonada pelo noivo e sem memória, Eduarda tenta refazer a vida,   e quando pensa que tudo está certo,  o passado bate a sua porta trazendo revelações impactantes.

Um romance emocionante,  bem escrito,  com personagens marcantes e com uma reflexão sobre preconceito,  dores físicas e da alma e a conscientização do valor da vida, da família e da fé.

Recomendo a leitura

escritoramistica 11/05/2022

Ótimo livro
?? Pode conter gatilhos

Um romance que sem dúvidas vai lhe arrancar algumas lágrimas.

A autora aborda temas super sensíveis de forma muito cuidadosa e atenciosa.

Além do mais vemos uma personagem principal vivendo entre um amor do passado e um novo amor.

O livro nos mostra a importância de cultivar nossos relacionamentos.

Além do mais ele nos lembra de que mesmo com a morte algumas pessoas sempre estarão ao nosso lado.

E para finalizar, se prepare para as revelações e plots, você sem dúvidas vai surtar.

Jôjô 22/03/2022

No começo achei meio enrolado, cheio de detalhes, mas perto do final simplesmente não consegui parar de ler que reviravolta ,que final ,amei.

alinevelosos 11/03/2022

Excelente romance!
Para quem gosta de romances, este livro é um ?prato cheio?! Nele vemos a personagem principal lidar com os próprios sentimentos, vendo-se em dilemas que levam o leitor/a a se perguntar qual será a saída. Como superar a perda de parte da memória, o abandono do noivo, e enfrentar tantos sentimentos, novos e antigos, surgindo?

Em conjunto a isso, o livro é recheado de informações sobre um assunto de saúde pública bastante delicado (que não vou citar qual é, para não dar spoiler hahahaha). Mas ele nos traz informações importantes e ajuda para a desconstrução dos preconceitos a cerca da doença.

Eduarda é uma personagem com uma história envolvente, intrigante e cheia de altos e baixos. Confesso que chorei demais em alguns trechos do livro. Recomendo muito a leitura.

Katy 05/03/2022

Uau...
Por Toda A Vida conta a história de Eduarda, que a caminho de seu casamento sofreu um acidente que resultou em uma perda de memória. Ela esqueceu todos os detalhes sobre seu noivo e tudo o que estivesse relacionado a ele. 6 anos de relacionamento perdidos.
Quando Eduarda acordou do coma, Bruno tinha desaparecido sem dizer para onde iria, apenas deixando um bilhete com um pedido de desculpas.
Transtornada e sentindo que os outros sabiam mais de sua história do que ela mesma, Eduarda decide procurar ajuda psicológica para se lembrar de Bruno. Assim marca sua primeira consulta.
Nessa tal consulta, Eduarda conhece o Dr. Augusto, seu médico, que começa a mexer com ela de uma forma diferente. E parece que tudo em sua vida aponta para Augusto.
Mas, quando uma reviravolta do destino aparece, e um ser do passado ressurge, será que esse suposto romance entre Augusto e Eduarda vai seguir em frente? Ou vai cair mediante às circunstâncias?
Esse livro é muito necessário!! Aborda temas sobre saúde pública, HIV/AIDS, de um jeito técnico que nos ajuda a compreender mais profundamente o vírus e a vida dos seus portadores que até hoje sofrem tanto preconceito.
A Eduarda é uma personagem muito bem construída, tem todos os seus medos e tremores. Augusto apesar de parecer perfeito, também tem seus momentos de dúvida, o que nos conecta mais com os personagens, mostrando que eles também são humanos.
Se você tiver a oportunidade de ler, leia. É algo que vai te acrescentar muito e você nunca vai se arrepender. Um livro de tocar o coração e despertar inúmeros sentimentos.
Instagram literário: @hibou_books_

Leitora frenética 26/02/2022

Amei
O livro trás a dramatização em torno de Eduarda,uma mulher que sofreu um acidente a caminho de seu casamento,passou um período em coma e quando acorda nao consegue lembrar dos acontecimentos referentes aos últimos 6 anos,e nesse meio período seu noivo 'seguiu sua vida'.
Buscando a ajuda de um especialista,ela se vê em busca de entender o que está acontecendo consigo mesma,e ambos acabam se encantando um pelo outro. Porém,com esse sentimento,também surgem as dúvidas.
Augusto sabe que gosta de Eduarda,porém tem medo que Eduarda e sua memória seletiva,e que isso possa o machucar.
Eduarda se vê entre o que sente por Augusto e o que ja viveu com seu ex noivo,porém não recorda.

Esse triângulo amoroso promete nos trazer reflexões e acompanhar essa história emocionante.

Alaide.Lira 23/02/2022

Incrível
Esse livroo está incrível, esplêndido!!
Eduarda sofre um acidente no dia do seu casamento, com isso acaba esquecendo 6 anos de sua vida, mais especificamente do seu noivo Bruno.
Bruno é um médico renomado que fica devastado quando descobre o acidente de sua amada... Mas acontece que ele descobre algo capaz de destruir a sua vida, por isso ele resolve ir embora, sem ao menos dizer adeus a Eduarda, até por que ela nem se lembrava dele.
Mas será que isso foi o certo?!
Augusto é um homem forte, determinado, incrível demais, ele acaba caindo no meio dessa estória, para fazer a diferença, ele é psicólogo/psiquiatra e Eduarda aparece como sua paciente, acontece que ele se atrai completamente por ela... Mas não pode, pois ela é sua paciente.
Acontece que Eduarda acaba se envolvendo com Augusto.
Mas o que acontece quando o destino resolve juntar o passado ao presente?!
E Bruno estará de volta e junto com ele vem todas as suas lembranças
Quem será que Eduarda irá escolher?!
Será se ela vai escolher alguém?!
Um livro no qual você vai surtar, chorar, dar risada, se apaixonar, ficar em dúvida, se decepcionar, perdoar, descobrir coisas que nunca ia imaginar, chorar de novo, se encantar pelos personagens.
Esse livro retrata um tema muito especial, em que todos devem ficar por dentro, pois é muito importante.
Esse livro representa demais aquela música de Ana Vilela...
" Que a vida é trem bala parceira e a gente é só passageiros prestes a partir..."
Só lendo para saber
Uma estória envolvente, personagens fortes e marcantes.
Um escrita maravilhosa!!
Eu estou apaixonada por esse livro!!
Leiammm não irão se arrepender.

Evy 21/02/2022

Emocionante
Quer ler aquele romance que vai fazer com que você se emocione em cada capítulo? Super recomendo esse livro!

A história de Eduarda, Bruno e Augusto me tocaram profundamente. Nessa história consegui ver a soberania de Deus em tudo e que em tudo há um tempo.

Me apeguei tanto aos personagens que até sonhei com eles kkkkk

Leiam esse livro, a escrita também é incrível, me surpreendi demais e recomendo outros livros da autora.

Tha_Bulhões 31/01/2022

Você acredita em amor a primeira vista? E alma gêmeas?

Eu acredito. E após ler Por toda a vida tenho certeza de que isso existe e que não sou a única que acredita.

Eduarda tinha uma vida feliz, um noivo lindo e tudo para viver seu felizes para sempre, até que um acidente terrível tira tudo isso dela.

Após alguns meses em coma, quando Eduarda acorda, se depara com uma perda de memória específica, não lembra de seu noivo Bruno e de nada que viveu com ele.

Para piorar, Bruno some sem explicação a deixa nessa escuridão sem fim que se tornou sua vida.

Decidida a recuperar o controle de sua vida, Eduarda decide procurar uma ajuda médica, um psiquiatra e terapeuta. O que ela não poderia imaginar é que, essa procura iria transformar sua vida.

Augusto é um psiquiatra jovem e lindo de mais, com um olhar que desestrutura Eduarda fazendo com que se sinta uma adolescente.

Os dois possuem uma conexão que não conseguem explicar, se entendem apenas com um olhar e, depois de muito resistirem, decidem se entregar à esse amor que os chama mesmo longe um do outro.

Mas sabe o destino? Ele gosta de pregar peças e desestabilizar o que achamos ser estável.

Uma viajem, uma ida a praia, um restaurante, um olhar e... Suas memórias voltam.

O que fazer com tudo o que está sentindo? Todas as emoções, todas as lembranças, todo o amor? Tudo volta intenso demais!

Por toda a vida vai além de uma história de amor. É uma história de superação, de recomeços, de aprendizados sobre uma doença sem cura, é uma história de almas!

Confesso que senti muita raiva da Eduarda pela decisão que tomou, mas consegui compreender que era preciso ela passar por tudo que passou.

Ela estava destinada a Augusto, eram alma gêmeas. Mas estava ligada à Bruno, eram o primeiro amor um do outro.

É possível amar duas pessoas? Encontrar dois amores verdadeiros, únicos, lindos e puro?

Só digo uma coisa: leiam!

@escritadecabeceira_ 05/11/2021

Por Toda a Vida, é um romance para destruir e restaurar o nosso coração milhares de vezes!

Eduarda prestes a se casar, sofre um acidente, e se esquece de 6 anos de sua vida, mas não como um todo!

Ela se esquece de Bruno, e dos momentos vividos com ele. De forma, que nem mesmo a ciência explica o motivo dessa seletividade!

Mas, complicando tudo ainda mais, Bruno em seu desespero, vai embora sem olhar para trás. Deixando Eduarda apenas com as histórias contadas por seus amigos e fotos do passado.

Mas, para ela tudo parece irreal, uma pegadinha, um personagem construído pelos outros!

Após, sofrer muito, e ainda sem lembranças, Eduarda se vê frente a uma nova oportunidade de amar, mesmo que ainda sinta um vazio em seu peito.

E mesmo tendo anos se passando, quando a avalanche de emoções e momentos do passado se fazem presente, Eduarda precisa tomar uma decisão importante.

Mas, não pode se machucar ainda mais ou ainda, aqueles que ama! Muito menos deixar com que o amor destrua tudo isso!

site: Instagram.com/escritadecabeceira_

Isabela 04/11/2021

Por Toda a Vida
Por Toda A Vida aborda temas que ainda são tabus. É possivel encontrar o amor verdadeiro duas vezes na vida? E mais ainda. Ao mesmo tempo? Calma. Não julgue antes de ler. Eduarda estava prestes a se casar quando um acidente a impede de se casar com o amor da sua vida. Bruno ficou desesperado com o atraso da amada. Ja se passaram 2 horas quando veio a noticia: um motorista bebado bateu no carro onde sua amada estava. Eduarda estava entre a vida e a morte. E como se não bastasse sua irmã tambem se feriu e seu amigo - e (quase) cunhado - morreu na hora.Bruno era medico e ao ver a situacao da amada sabia que só um milagre a traria de volta. Mas isso não é tudo. Quando ela precisou de uma transfusao de sangue Bruno foi o primeiro a doar - porem foi impedido por algo que destruiu seu mundo. Ele tinha uma doenca incuravel. E como contaria isso para Eduarda? E se ela o rejeitasse? Foram 6 anos de relacionamento. Eles se amavam. Mas ele sentiu medo. Porem a preocupacao era ela. Ela tinha que sobreviver. Depois de meses Eduarda acordou do coma e aparentemente estava bem. Os medicos a consideravam um milagre. Ate que contaram como foi o acidente. E ela nao se lembrava. Que casamento? Que noivo? Quem era Bruno? Ela se lembrava de todo mundo. Menos do noivo. De tudo o que aconteceu. Menos os que viveram com Bruno. Ao ouvir isso Bruno se recusou a entrar no quarto. Como olhar para o amor da sua vida e nao ser reconhecido? Ele considerou isso um aviso de Deus. E fugiu. Se ela nao se lembrava dele era por um bom motivo. A recuperacao de Eduarda foi longa. Mas ela venceu. Nao lembrava de Bruno mas fora isso estava bem. Fisicamente. Emocionalmente ela nao estava e resolveu procurar um psicologo. Augusto. E sua vida mudou para sempre. Eles se apaixonaram. 5 anos de namoro e prestes a se casarem. Quando ela se lembro de tudo. Do Bruno. Do seu amor por ele. E como fica? Ela amava Augusto e amava o Bruno. Por mais raiva que ela sentia do Bruno. E ela ficaria com ele ou Augusto? Mesmo depois do Bruno explicar seu lado. Por toda a vida é uma historia emocionante de como o amor e a fé muda uma vida. Quando duas pessoas é para ficarem juntas o Destino se encarrega de uni-las.

Tânia @isabooks2 11/06/2021

Por toda a vida

Este livro aborda temas muito importantes, como perda de memória seletiva, um vírus altamente transmissível, preconceito, luta pela vida e pelo amor verdadeiro.

A escrita da autora é muito fluida, repleta de vasto conhecimento sobre termos técnicos sobre as doenças citadas na história, às vezes um pouco descritivas de mais, na minha humilde opinião, mais nada que atrapalhe o contexto da história. Pois ajuda a entender melhor sobre uma doença que pouco se ouve falar hoje em dia, mas que ainda atinge muitas pessoas por todo o mundo.

Uma leitura muito agradável, válida para os amantes de romances e que curtem um triângulo amoroso. Se você ainda não leu, ou não teve a oportunidade de conhecer a escrita da autora ainda, não perca mais tempo, o livro está disponível na Amazon e na Bio da autora @fbotinha. Quer saber com quem Eduarda vai terminar nesse triângulo amoroso? Corra, e comece a ler logo esse livro para descobrir.