Por Toda a Vida Fabiana Botinha

Resenhas - Por Toda a Vida

Tânia @isabooks2 11/06/2021

Por toda a vida

Este livro aborda temas muito importantes, como perda de memória seletiva, um vírus altamente transmissível, preconceito, luta pela vida e pelo amor verdadeiro.

A escrita da autora é muito fluida, repleta de vasto conhecimento sobre termos técnicos sobre as doenças citadas na história, às vezes um pouco descritivas de mais, na minha humilde opinião, mais nada que atrapalhe o contexto da história. Pois ajuda a entender melhor sobre uma doença que pouco se ouve falar hoje em dia, mas que ainda atinge muitas pessoas por todo o mundo.

Uma leitura muito agradável, válida para os amantes de romances e que curtem um triângulo amoroso. Se você ainda não leu, ou não teve a oportunidade de conhecer a escrita da autora ainda, não perca mais tempo, o livro está disponível na Amazon e na Bio da autora @fbotinha. Quer saber com quem Eduarda vai terminar nesse triângulo amoroso? Corra, e comece a ler logo esse livro para descobrir.

Angélica 20/02/2021

Eduarda sofre um grave acidente no dia do seu casamento e fica em coma, quando acorda percebe que teve seis anos de sua vida apagados de sua memória, como se simplesmente não tivesse vivido esse período. Ela não se lembra de ter sido namorada e noiva de Bruno, e todos que a conhecem falam para ela que ela sempre amou Bruno que eles eram perfeitos juntos, mas ela não se lembra de nada. E como seu noivo simplesmente a abandonou sem dar explicações, fica cada vez mais difícil para ela entender o que aconteceu.

Depois de um tempo ela decide buscar ajuda para tentar entender o que houve e para reencontrar a si mesma, então ela conhece Augusto e é amor à primeira vista, os dois se apaixonam e decidem seguir em frente com esse amor. Maaas quando Eduarda está feliz e prestes a se casar novamente, o passado bate a sua porta e traz consigo revelações fortes que fazem o mundo de Eduarda desabar e assim bagunçar todos os seus sentimentos, e agora o que ela irá fazer?!

Simplesmente uma leitura incrível, trata de assuntos muito importantes sobre saúde pública, e fala sobre HIV e AIDS eu nunca tinha lido um livro que tratava desse tema e a autora nos ensina tanto, aprendi muito lendo esse livro, é uma aula de biologia completíssima.

Durante a leitura é possível sentir um turbilhão de emoções, a dor da Eduarda de não lembrar de nada, a felicidade dela quando conhece Augusto e toda a sua dúvida quando o passado retorna e ela descobre o porquê Bruno a abandonou, é um livro forte, emocionante e de superação.

Eu amei a leitura, a escrita e a construção da história é ótima, eu só li mais devagar porque realmente é um livro cheio de emoções e tinha partes que eu precisava parar um pouco se não ia me acabar chorando hehe, e também por conter várias partes mais técnicas sobre a doença, acabou que ficava um pouco cansativo para ler essas partes, mas nada que atrapalhe a leitura.

Eu super recomendo, pois além do romance, o livro trata, sobre empatia, fé, apoio da família, amor, recomeços, superação e ensina muito sobre essa doença que pouca gente sabe realmente como funciona.

@cantinhode_leituras

Isabela 04/11/2021

Por Toda a Vida
Por Toda A Vida aborda temas que ainda são tabus. É possivel encontrar o amor verdadeiro duas vezes na vida? E mais ainda. Ao mesmo tempo? Calma. Não julgue antes de ler. Eduarda estava prestes a se casar quando um acidente a impede de se casar com o amor da sua vida. Bruno ficou desesperado com o atraso da amada. Ja se passaram 2 horas quando veio a noticia: um motorista bebado bateu no carro onde sua amada estava. Eduarda estava entre a vida e a morte. E como se não bastasse sua irmã tambem se feriu e seu amigo - e (quase) cunhado - morreu na hora.Bruno era medico e ao ver a situacao da amada sabia que só um milagre a traria de volta. Mas isso não é tudo. Quando ela precisou de uma transfusao de sangue Bruno foi o primeiro a doar - porem foi impedido por algo que destruiu seu mundo. Ele tinha uma doenca incuravel. E como contaria isso para Eduarda? E se ela o rejeitasse? Foram 6 anos de relacionamento. Eles se amavam. Mas ele sentiu medo. Porem a preocupacao era ela. Ela tinha que sobreviver. Depois de meses Eduarda acordou do coma e aparentemente estava bem. Os medicos a consideravam um milagre. Ate que contaram como foi o acidente. E ela nao se lembrava. Que casamento? Que noivo? Quem era Bruno? Ela se lembrava de todo mundo. Menos do noivo. De tudo o que aconteceu. Menos os que viveram com Bruno. Ao ouvir isso Bruno se recusou a entrar no quarto. Como olhar para o amor da sua vida e nao ser reconhecido? Ele considerou isso um aviso de Deus. E fugiu. Se ela nao se lembrava dele era por um bom motivo. A recuperacao de Eduarda foi longa. Mas ela venceu. Nao lembrava de Bruno mas fora isso estava bem. Fisicamente. Emocionalmente ela nao estava e resolveu procurar um psicologo. Augusto. E sua vida mudou para sempre. Eles se apaixonaram. 5 anos de namoro e prestes a se casarem. Quando ela se lembro de tudo. Do Bruno. Do seu amor por ele. E como fica? Ela amava Augusto e amava o Bruno. Por mais raiva que ela sentia do Bruno. E ela ficaria com ele ou Augusto? Mesmo depois do Bruno explicar seu lado. Por toda a vida é uma historia emocionante de como o amor e a fé muda uma vida. Quando duas pessoas é para ficarem juntas o Destino se encarrega de uni-las.

SubaLivros 28/12/2020

?A vida, porém, possuía caminhos que jamais pensamos trilhar. E esta era a magia de se viver! O inesperado, o surpreendente... Fazem valer cada respiração, cada pulsar do coração. Claro que existiam surpresas desagradáveis e dolorosas, mas sempre encontraremos flores entre os espinhos e as alegrias valiam por cada lágrima.?

Um livro tocante, que conta sobre as superações do amor em meio a tantas dificuldades. Mostra como tudo pode ser superado por aqueles que possuem um amor verdadeiro. Uma história cheia de surpresas e com um final surpreendente! Indico a leitura dessa obra nacional que trás muitas informações sobre saúde pública além de um enredo
envolvente.

Astrid - @livros_e_contos_ 02/02/2021

Uma história de amor e fé
Eduarda e Bruno eram muito apaixonados e iam se casar, mas no caminho para a igreja ela sofre um acidente.
Esse acontecimento faz uma reviravolta tanto na vida de Eduarda quanto na de Bruno. Num minuto ela estava realIzando um sonho e no seguinte vivendo um pesadelo.

Ela fica em coma durante um tempo e quando acorda não se lembra de Bruno e nem do que viveram juntos. Ele, durante o período de internação dela, recebe uma notícia que faz seu mundo desmoronar e, por isso, resolve se afastar de tudo e vai embora.

Eduarda ao acordar vai, aos poucos, retomando a sua vida tanto
profissional quanto pessoal. Mas continua sem lembrar de nada do seu passado.

Depois de 6 anos, ela reencontra Bruno e finalmente se lembra de tudo, mas ela está de casamento marcado com Augusto. Seu mundo desmorona e ela fica sem saber o que fazer com o turbilhão de sentimentos que começam a perturbá-la.

Passado e presente são constantes na vida dela e ela não sabe o que fazer com os sentimentos e dúvidas que tanto a atormentam.

A história, além de ser um romance que aquece o coração mostra como é importante amar sem pensar só em si mesmo, como é importante ter empatia e principalmente fé. É interessante também “conhecer “ um pouco da vida do portador de HIV, com as dúvidas e medos que o desconhecido traz e ajuda muito a entender essa doença que hoje, graças a Deus, pode ser controlada.

Sem dúvida um livro que recomendo .❤️❤️❤️

Cris crdso 17/02/2021

Por toda a vida
? ??????? -Por toda a Vida ??

Sinopse: Após um grave acidente, Eduarda teve seis anos de sua vida apagados, como se nunca houvessem acontecidos. Desde então ela é obrigada a encarar uma dolorosa verdade: havia sido abandonada pelo noivo e talvez jamais recuperasse as lembranças perdidas! Recomeçar a vida, apaixonar-se novamente e continuar a viver seriam seus objetivos, mas... será que é tão fácil assim?

Quote: ?Não julgue seus sentimentos mais nobres ou mais importantes do que os meus. Cada um sabe o peso de sua dor. E cada um sabe como desfazê-la.?

Resenha: Aí gente a pobre Eduarda passou por muitos problemas inclusive quase morrer em um trágico acidente que matou o noivo da sua melhor amiga e a deixa sem a memória recente, ela se sente desestabilizada com todas as reviravoltas que sua vida teve. Por conta de um desentendimento com o pai ela não tem o apoio da forma como queria da mãe e da irmã. Buscando uma solução para a tempestade em seu interior ela passa a fazer sessões com o Augusto um psiquiatra muito atraente com quem Eduarda se sente acolhida o que os leva a partilhar um lindo romance. Mas o destino lhes reserva uma grande surpresa e Eduarda verá que nem tudo era como ela acreditou em relação ao seu passado e novos desafios vão surgir.

Minha opinião: Esse é um livro que nos leva a refletir sobre muitas coisas trazendo uma visão completa de como a vida tem grandes complexidades que precisam de muita sabedoria para ser entendidas. Gostei muito da leitura.

Adria Raquel 01/04/2021

Resenha @um_refugio_entre_livros
Era maio de 1999 e Eduarda com apenas 25 anos estava se dirigindo para o local de seu casamento com Bruno mas no caminho o inesperado acontece. Um acidente! Acidente esse em que um caminhão atinge o carro em que ela estava junto com Alice (madrinha de casamento) e Cláudio (padrinho e namorado de Alice). Eduarda só conseguia pensar que aquilo não deveria acontecer, era o seu dia, dia do seu casamento com o amor da sua vida. Ela só conseguia pensar em Bruno...

... 3 meses depois do acidente Eduarda sai do hospital mas com uma lacuna. Ela não se lembrava de 6 anos de sua vida, anos esse em que só a parte em que viveu com o noivo foi afetada. Ela não se lembrava de Bruno.

1 ano depois e nada. Eduarda continuava sem se lembrar de Bruno e foi ai que aceitou procurar ajuda de um profissional recomendado por seu neurologista para recuperar suas memórias. A sensação que ela tinha era que todos sabiam mais de sua vida do que ela mesma e decidiu que não queria mais viver na escuridão. Nesse momento ela conhece Augusto que é um psiquiatra e psicólogo e o inesperado mais uma vez acontece: Ela se apaixona por ele.
...
Eduarda estava bem e feliz com Augusto mas ai o Bruno reaparece e ela se lembra dele, se lembra do amor que tinham um pelo outro e o pior era que continuava a ama-lo como se nada tivesse acontecido. Eduarda o amava mas ao lembrar dele não se esqueceu de Augusto pois o amava também. Como isso poderia acontecer? Era imoral, não podia amar duas pessoas ao mesmo tempo ou podia?

?É nesse pique de mistério que lhes recomendo "Por toda a vida". O livro vai além do romance, é cheio de detalhes inclusive sobre algo que deve ser falado mas não irei dizer o que é pois é uma das surpresas do enredo. Ele é explicativo, científico e mostra algo que muitos não dão tanta atenção mas que deveriam!

?O livro é tocante mas demorei um pouco a me apegar aos personagens mas não deixou de me surpreender com a riqueza de conhecimento, cenários e diálogos. É um passatempo e uma baita informação relacionada a saúde pública.

RECOMENDO!!!

TonettoMayLivros 24/04/2021

Simplesmente emocionante!??
?RESENHA?

Livro: Por Toda a Vida
Autora: Fabiana Botinha
 5?+10??

Uau! Que livro mais impactante, foi um misto de emoções durante a leitura, ao mesmo tempo que fiquei feliz lendo, tbm sentia sentia uma tristeza e muitas vezes chorei, mas não trocaria nenhum segundo da leitura, o livro foi muito educativo, pude entender melhor sobre HIV/AIDS com uma narrativa leve e objetiva!

? Aqui conhecemos Eduarda, Augusto e Bruno.A história começa com um acidente terrível que Eduarda sobre a caminho da igreja no dia do seu casamento com Bruno, por esse motivo a mesma perde passa por uma perda de memória seletiva, ou seja, ela não esqueceu completamente de tudo, apenas de partes durante 6 anos da sua vida, justamente a parte que envolvia seu noivo Bruno!

?Bruno por sua vez, acha que isso possa ser um sinal, afinal descobrir no hospital que é portador do Vírus HIV, como ele descobriu? Quando foi doar sangue para sua amada, é sorte que por Eduarda não poder tomar nenhum contraceptivo eles sempre usaram camisinha, e assim os exames mostram que Eduarda não foi contaminada, Bruno aproveita a oportunidade de sua amada não se recordar dele e foge para outro estado!

? Augusto, conhece Eduarda por encaminhado por um neurologista para ele, tentar ajudar na questão da memória, os dois acabam se apaixonando e vivendo um grande amor por 4 anos, e às vésperas do casamento deles Eduarda, tem uma avalanche de emoções e lembranças, fica completamente dividida, e Augusto resolver terminar tudo, pois anseia pela felicidade de Eduarda, mesmo sofrendo ele se afasta!

?? Daí pra lá, são muitas emoções que passei durante a leitura, ao mesmo tempo que me vi, amando Augusto e sofrendo por ele, tbm tem Bruno que trouxe a mesma sensação e emoção ao meu coração, posso dizer que entendi completamente o embate de Eduarda, pq se eu como leitora fiquei com o coração na mão, imagina se estivesse vivenciando. Me senti completamente mergulhada e a cada página ansiava mais por saber como iria terminaria esse triângulo amoroso! Me surpreendi muito com o final, pois na minha cabeça já estava tudo organizado, me vi novamente sofrendo por ambos os personagens, que loucura viu!

#tonettomaylivrosresenhas

um livro nos contou 20/11/2020

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
Esse livro me fez parar para pensar em como existe a "doença da moda". Horrível usar esse termo, mas é isso. Eu havia esquecido completamente de como o HIV pode afetar a vida de uma pessoa, porque foi parado de falar tanto sobre a doença. Mas há pessoas que ainda se contaminam por falta de conhecimento, por descuido e descaso. E por mais que estejamos na era da informação, algumas pessoas seguem desinformadas. Só por isso a leitura desse livro deveria ser para hoje, ouviram?

Pois bem, dito isso, apresento o trio Eduarda, Augusto e Bruno. Um triângulo amoroso cheio de dramas, mas também muito momentos românticos, bem naquele estilo músicas de Ed Sheeran, "sigo sofrendo por te amar tanto". Nesse caso a protagonista se vê dividida entre dois amores! Siiim, caros leitores, ela ama dois seres saídos direto do Monte Olimpo. E é amada em igual ou até maior intensidade pelos dois. Quero entrar no pote de mel que Eduarda caiu quando nasceu! Mas como todo romance, nada é perfeito, e Eduarda não é safadesh, não vai ficar com os dois e fingir demência. Ela terá que escolher! Seria o famoso "tanto faz", mas que trará uma angústia imensurável na mocinha.

Agora vocês me perguntam, onde entra o HIV? Em quem entrou, é óbvio que não contarei. Capaz que darei spoiler. A pergunta é: Quem será que Eduarda irá escolher? Ela perdeu a memória em um trágico acidente, quando estava prestes a se casar com Bruno. E durante a amnésia se apaixona por Augusto. Quando sua memória volta, assim como o grande amor que sente por Bruno, como ela faz para lidar com o que sente por Augusto? E a doença jogada na rodinha? Como lidar com tudo isso?

Único ponto que me incomodou um pouco foi o excesso de gostosura dos personagens! Aham, sou a louca! Essas coisas me incomodam. Personagens maravilhosos fisicamente e zero defeito me deixam nervosa. Entendi que a autora quis complicar a vida da própria mocinha colocando os dois rapazes perfeitos fisicamente e com bom caráter.

Porém, gosto de personagens marcados pelos sinais da vida, quando a beleza interior é maior que a padronização da beleza física. Mas óbvio né, que se caísse um Augusto ou um Bruno no colo, pessoa aqui não iria desdenhar! Enfim, a hipocrisia!
🍁
E Fabiana me fez pensar em mais um ponto fundamental em relacionamentos: quando o parceiro aceita o papel de ex, sabe seguir em frente e não se torna agressivo. Quantas mulheres são vítimas de ex-companheiros que não aceitam o término? Infernizam, mutilam, matam...Quem dera existissem mais homens como **********. Achou que eu ia contar quem ela escolhe né? Capaz, vai ter que ler!
🍁
Ainda tem o relacionamento conturbado de Eduarda com a família, especificamente com o pai, que é o modelo de criação machista abusivo. Onde esposa não tem voz e vez! Onde a filha é tratada como um troféu ou uma peça valiosa de um leilão, onde o mais abastado leva o dote. Temos aqui, caros espectadores, um exemplar perfeito de pai embuste ou father lixo, como preferir!
🍁
"Por Toda a Vida" é um livro que me fez pensar que preciso urgente de exercícios físicos e maiores cuidados de beleza! Aaah brinks! Ele faz pensar em como corremos riscos por nossas escolhas, em como cometemos erros que nos marcam para o resto da vida. Em como as aparências enganam e como ainda estamos longe de não nos deixarmos levar pelos estereótipos. Afinal, quem vê cara não vê doença. Uma única vez de sexo não seguro, pode nos comprometer para sempre e afetar a vida de várias pessoas. Um alerta que deveria estar em todos as propagandas, redes sociais, não somente no Carnaval, mas durante os 365 dias do ano.
🍁
Leiam mais livros nacionais, se gostarem divulguem. Existem obras escondidas que precisam tornar-se visíveis. Converse com os autores, conte o que gostou e o que não gostou. Isso é crescimento pessoal para todos!

site: INSTAGRAM @umlivronoscontou

natallyvictoriaaa 27/01/2021

🔖POR TODA A VIDA.
🦋Quando tive o primeiro contato com a história, acreditei que, como leitora, estávamos sendo apresentados à muitos detalhes. Claro que isso não é um ponto negativo, entretanto, foi o que me fez demorar um pouco a mais para engatar na escrita da autora. Porém, no decorrer da história, comecei a achar fascinante essa riqueza de cenários, conversas e descrições.

🦋O livro me tocou de uma forma bem particular, tratando de um assunto que ainda hoje, é visto com olhos preconceituosos. E a forma como o tema é retratado durante a leitura, nos faz sentir uma imensa compreensão. Aliás, gostei de como a autora pesquisou sobre essa particularidade e trouxe para nós, leitores, com um grande domínio.

🦋É incrível como somos condicionados ao amadurecimento de Eduarda, tanto como pessoa, quanto em relação às pessoas em seu redor.

🦋Um romance lindo sobre perdas e grandes recomeços. "O amor pode te tocar a qualquer momento, da forma mais inesperada. É preciso percepção para enxergá-lo e ousadia para aceitá-lo."
NOTA: 4⭐

Littera.ju 03/02/2021

"Por Toda a Vida", Fabiana Botinha
A minha impressão nas primeiras páginas foi de empatia pela personagem principal, Eduarda. Ela sofreu um grave acidente e perdeu todas as memórias relacionadas à pessoa mais importante de sua vida naquele momento.
Passaram-se anos e sua vida tomou outro rumo igualmente lindo até que diversos eventos a arrancam de sua paz habitual.
Ao longo da história a autora nos mostra como Eduarda e outros personagens igualmente importantes lidam com suas emoções e problemas.
Como disse, desde o início me identifiquei com a personagem principal principalmente porque ela é formada em Direito, minha graduação no momento. Ela tem um jeito especial de lidar com todos os conflitos de sua vida através de uma fé linda e inabalável.
Outro assunto de importância indispensável na trama é uma questão de saúde pública, não vou entrar em muitos detalhes porque seria um spoiler. No entanto, preciso destacar a discussão que a autora propõe sobre esse assunto ainda considerado um tabu para grande parte da sociedade. Fabiana Botinha conseguiu encaixar essa discussão perfeitamente dentro da narrativa e confesso que apesar de ser muito dedicada às aulas de biologia na escola eu aprendi muito mais sobre a questão durante a leitura dessa obra. Isso não quer dizer que meu ensino foi ruim, quer dizer que esse é um assunto que é muito pouco discutido nas salas de aula.
"Por Toda a Vida" é um livro emocionante, repleto de personagens fortes e discussões importantíssimas para um país onde ainda existem milhares de assuntos tabus.
Eu definitivamente recomendo para vocês.

?? GATILHOS - acidente violento, mortes, doenças crônicas ??

@escritadecabeceira_ 05/11/2021

Por Toda a Vida, é um romance para destruir e restaurar o nosso coração milhares de vezes!

Eduarda prestes a se casar, sofre um acidente, e se esquece de 6 anos de sua vida, mas não como um todo!

Ela se esquece de Bruno, e dos momentos vividos com ele. De forma, que nem mesmo a ciência explica o motivo dessa seletividade!

Mas, complicando tudo ainda mais, Bruno em seu desespero, vai embora sem olhar para trás. Deixando Eduarda apenas com as histórias contadas por seus amigos e fotos do passado.

Mas, para ela tudo parece irreal, uma pegadinha, um personagem construído pelos outros!

Após, sofrer muito, e ainda sem lembranças, Eduarda se vê frente a uma nova oportunidade de amar, mesmo que ainda sinta um vazio em seu peito.

E mesmo tendo anos se passando, quando a avalanche de emoções e momentos do passado se fazem presente, Eduarda precisa tomar uma decisão importante.

Mas, não pode se machucar ainda mais ou ainda, aqueles que ama! Muito menos deixar com que o amor destrua tudo isso!

site: Instagram.com/escritadecabeceira_

Be 07/02/2021

Uma prova de amor
Este livro me fez acreditar ainda mais no poder do amor. Você já imaginou acordar um belo dia e não lembrar dos últimos seis anos? Pois é, isso aconteceu com Duda, uma mulher linda e inteligente que acordou um dia sentindo um vazio em seu peito e resolveu procurar um médico para ajudá-la. Duda sofreu um acidente há um ano e perdeu a memória. Apesar da busca incessante por recupera-la, Eduarda não conseguia sentir nada! Quais memórias foram perdidas? As relacionadas ao seu amado noivo, Bruno. Imagine que angustiante todas as pessoas ao redor, amigos e familiares, tentando te fazer lembrar de tudo, mostrando fotos, mas nada vir em sua mente? Sim, infelizmente esta condição acontece muitas vezes e não se tem uma data limite para recuperar a memória perdida. Mas uma pergunta assombra a cabeça de Eduarda: porque este noivo, que se dizia tanto amá-la, jamais apareceu para vê-la? Pois é, leitor, esta pergunta será respondida e te fará se questionar como o amor age de formas inesperadas. O livro traz de maneira informativa questões que não podem mais ser tidas como ?tabu?, pois a medicina moderna é capaz de muitas coisas, não dando oportunidade para o preconceito.

escritoramistica 11/05/2022

Ótimo livro
?? Pode conter gatilhos

Um romance que sem dúvidas vai lhe arrancar algumas lágrimas.

A autora aborda temas super sensíveis de forma muito cuidadosa e atenciosa.

Além do mais vemos uma personagem principal vivendo entre um amor do passado e um novo amor.

O livro nos mostra a importância de cultivar nossos relacionamentos.

Além do mais ele nos lembra de que mesmo com a morte algumas pessoas sempre estarão ao nosso lado.

E para finalizar, se prepare para as revelações e plots, você sem dúvidas vai surtar.